Pena Surf Nordeste Pro - Tríplice Coroa

Edvan Silva vence em Itacaré. O bicampeão nordestino Edvan Silva caprichou no estilo e na radicalidade neste domingo, 28, na praia da Tiririca em Itacaré, capital baiana do surf, para levantar a taça de campeão da sétima etapa do Tour Nordestino 2011 o Pena Surf Nordeste Pro.

Edvan Silva. Foto: Fabriciano Jr / Surfbahia.com.br

Edvan Silva. Foto: Fabriciano Jr / Surfbahia.com.br

Bruno Galini. Foto: Fabriciano Jr / Surfbahia.com.br

Pódio final. Alan Jhones, Alanderson Martins, Bruno Galini e Edvan Silva. Foto: Fabriciano Jr

Nas primeiras baterias de hoje as condições não eram tão adequadas quanto às do primeiro dia da prova, o vento maral entrou e prejudicou a formação das valas. Já no início da tarde, apesar da insistência do vento, com a maré mais cheia o mar mostrou reação e as ondas que chegaram a quase 1 metro apresentaram séries mais estáveis. A escolha foi primordial, se deu melhor quem conseguiu a difícil conexão e finalização no inside ou aquele que garantiu uma nota alta logo no primeiro movimento.

O experiente atleta local da Praia da Leste-Oeste em Fortaleza Edvan Silva, que carrega na bagagem os títulos de bicampeão do circuito e tricampeão cearense, fez bonito na terra do axé e desbancou os donos da casa na grande final. Edvan surfou com maestria e saiu vitorioso de todos os confrontos que participou. Na grande final após tirar a melhor nota da bateria um 8.50 ficou em segundo precisando de uma onda que lhe rendesse 5.80 para ultrapassar Bruno Galini. Nos minutos finais, após várias tentativas, veio uma esquerda salvadora que ele não desperdiçou, apostou na variação das manobras e descolou um 5.93 para virar em cima do anfitrião e sair do mar direto para comemorar o lugar mais alto do pódio na Bahia.

O vice-campeão Bruno Galini, sempre muito concentrado e que quase não comete erros em suas manobras, mais uma vez deu o show de surf que os árbitros gostam de assistir. Chegou à final com traquilidade e confiança, nas duas melhores somou 6.93 e 7.67 e ficou na ponta até os minutos finais quando Edvan conseguiu trocar sua nota e superá-lo por uma diferença apertada. Com o resultado o ilheense ocupa a quinta posição no ranking do ANS e quarta na Tríplice Coroa.

O baiano voador Alandreson Martins, local do pico e vice-campeão na etapa de 2010, mostrou categoria de sobra, principalmente na semifinal quando mandou um aéreo muito radical, quase perfeito, que valeu nota 9,0, e seguiu aumentando a vantagem pata totalizar 15,73, segunda melhor média do dia. Na grande final somou notas não tão significativas quanto às de seus oponentes (4.50 e 6.83) e ficou com o terceiro posto do Pena Surf Nordeste Pro.

Alan Jhones campeão de 2009 e vice-brasileiro em 2010 mesmo machucado esbanjou estilo nos embates anteriores a final. Durante as quartas carimbou a melhor nota da prova (9,50) em um aéreo de backside insano e com alto grau de dificuldade, e neste mesmo combate foi o recordista de média do evento, conseguindo 17.50 dos 20 pontos possíveis. Na bateria decisiva o potiguar não encontrou as ondas certas e somou apenas notas fracas para ficar com a quarta colocação e trocar de posição no ranking com Edvan Silva. Após esta etapa Edvan é o líder do ANS Pro Tour e da Tríplice Coroa e Jhones o vice do ANS e terceiro da Tríplice.

Os cearenses Felipe Martins e Gutembergue Silva, que estreou este ano como profissional, deram adeus ao PSN Pro quando ficaram em terceiro nas semifinais. A dupla apresentou desempenho notável e finalizou o evento na quinta colocação mostrando um surf competição afiado.

Ulisses Meira e Bernardo Lopes também se despediram do evento na semi. Meira pegou as boas e soltou pancadas agressivas no crítico da onda para avançar, mas na penúltima fase não conseguiu reagir a seus adversários ficando em sétimo na Tiririca.

Bino, atual vice-campeão do circuito, não conseguiu repetir o feito do ano passado, quando além de vencer a competição também foi coroado Rei do Nordeste. O atleta integrante do robusto e preparado esquadrão baiano que passou por seus adversários nas rodadas anteriores com  atuação invejável e sem ser incomodado não teve a mesma sorte na semifinal, pegou duas ondas fracas e acabou ficando com a sétima posição.

Jhon Max (RN) vencedor da etapa de abertura do circuito 2011 que até então liderava o ranking da Tríplice Coroa foi barrado nas oitavas-de-final, agora ele é o terceiro no Tour e detém o segundo melhor resultado nas etapas que valem a cobiçada passagem para o Havaí, ofertada ao Rei do Nordeste 2011.

O gigante do surf cearense Itim Silva que foi eliminado no round 3, decolou com requinte em um belo aéreo e faturou o prêmio de R$ 1. 000,00 no Pena Air Show.

Todos os resultados estão disponíveis no site www.pena.com.br.

O Pena Surf Nordeste Pro contou com os patrocínios da marca Pena, Prefeitura de Itacaré, Secretaria de Turismo e Cultura, Secretaria de Esporte e Juventude, ITI Instituto de Turismo de Itacaré, Villa de Ecoporan Hotel Charme SPA & eventos e Speed Gás – Revendedor Brasil gás.

Apoio: Subway, Café Brasil, Bivolt Drink Energy, Pousada Vila do Dengo, Aldeia do Mar Hotel Charme, Pousada Sítio Paraíso, Pousada Che Lagarto Hostels, Pousada Raísis, Pousada Tãnara, Pousada Estrela, Pousada Colalá, Locadora de Veículos Nininho Rent a Car, Intertel Net - Tecnologia e Soluções. Restaurantes Mistura Fina,Manga Rosa e Pizzaria Recanto das Artes.

Divulgação: Aqui no site Emfocosurf, Waves, Cearasurf, Surfbahia e Surfguru, Itacare.com, Itacarenaonda.com, Itacare.ba.gov.br, revistas Fluir e Wave Wind, canais de TV ESPN e Woohoo e Itacaré FM.

Realização: ANS (Associação Nordestina de Surf), ASI (Associação de Surf de Itacaré), FBsurf (Federação baiana de Surf) e ABRASP.

Resultados da Etapa:
1º Edvan Silva – CE - 14.43pts
2º Bruno Galini – BA - 14.30pts
3º Alandreson Martins – BA - 11.33pts
4º Alan Jones – RN - 6.46pts
5º Felipe Martins – CE – 9.03pts
5º Gutembergue Silva – CE- 9.53pts
7º Ulisses Meira– PB – 8.70pts
7º Bino Lopes – BA – 8.93pts

Ranking após 7 Etapas:
1ºEdvan Silva CE 7760
2ºAlan Jones RN 7420
3ºJohn Max RN 6360
4ºBino Lopes BA 6050
5ºBruno Galini BA 5740
6ºFelipe Martins CE 5690
7ºAntônio Eudes CE 5540
8ºGutemberg Silva CE 5260
9ºArthur Silva     CE 5250
10ºMichel Roque CE 5140
11ºIsaias Silva CE 5130
12ºCésar Aguiar PE 4930

Ranking Tríplice Coroa Pena
1° Edvan Silva CE – 3000pts
2º Jhon Max RN - 2800pts
3º Alan Jones  RN - 2680pts
4º Bruno Galini - BA  -2620pts
4º Bino Lopes - BA – 2570pts
6º Artur Silva CE - 2520 pts
LINK AO VIVO

                               

Sub 14 no Rio de Janeiro

3ª etapa definiu campeões. Infantil, Pré Petit e Feminino Iniciantes já tem seus campeões estaduais; rankings das outras duas categorias (Iniciantes e Petit) serão definidos na última etapa no Arpoador em Novembro.

Arraial do Cabo amanheceu neste domingo (28/08) parecendo saber que era dia de decisão. Os melhores surfistas até 14 anos do estado que chegavam à praia encontravam belas ondas de até 1 metro, muito sol e um vento soprando de terral na Praia Grande, tudo perfeito para o fechamento da terceira etapa do 'Oakley apresenta: Circuito Estadual WQSurf Matte Leão Sub 14'. E a molecada retribui o presente dado pela natureza com um show de surfe para a galera que estava na praia. E, com o circuito chegando ao fim, a etapa contou com finais ainda mais emocionantes em 3 categorias, a Feminino Iniciantes (meninas até 14 anos), Pré Petit (até 8 anos) e Infantil (até 12 anos). Isto porque em cada uma destas categorias havia surfistas que poderiam sagrar-se campeões estaduais por antecipação. Porém, antes das finais ainda rolaram as baterias que iriam decidir quem iria à decisão da Pré Petit e da Petit (até 10 anos).
 

Pódio feminino iniciante. Foto: Cesar Aiello / FESERJ

Pódio infantil. Foto: Cesar Aiello / FESERJ

Pódio Iniciantes. Foto: Cesar Aiello / FESERJ

Pódio Petit. Foto: Cesar Aiello / FESERJ

Pódio Pre Petit. Foto: Cesar Aiello / FESERJ

Boas ondas durante todo o evento. Foto: Cesar Aiello / FESERJ

FEMININO INICIANTES
Realizadas as bateria que faltavam, chegou o grande momento das finais. E tudo começou com a categoria Feminino Iniciantes, em que a local de Cabo Frio, Karol Ribeiro, tinha chances de sagrar-se campeã estadual caso vencesse em Arraial. Mas para isso, ela teria pela frente as adversárias Kayane Reis, Luara Thompson e Nicole Cravo. A cabofriense mostrou porque era a líder do ranking e logo no início fez uma onda que lhe rendeu 7,50. Conseguindo sair na frente, ela administrou a bateria e conseguiu se manteve na liderança até o final. Com família e amigos presentes, foi só esperar o resultado oficial para comemorar junto à torcida.

"Estou muito feliz. Treinei todo dia para conseguir essa vitória. É meu primeiro título estadual e quero muito ser bicampeã ano que vem. Quero agradecer a Deus, meus patrocinadores, família e à torcida," disse Karol Ribeiro logo após sair da água.

PRÉ PETIT
A Pré Petit era outra categoria que vivia um dia de decisão para o título estadual. O local de Arraial do Cabo, Kauai Pinheiro, que já havia dado um show na etapa anterior na Barra da Tijuca tirando uma nota 10, precisava apenas terminar em segundo para conseguir o título. Seus adversário na final eram Enzo Geslot, Gustavo Fleming e Diego Templar. Kauai, porém, já começou a bateria com tudo, e em sua primeira onda tirou uma nota 7,50. Ele surfou mais uma boa onda, conseguindo somar mais 5,75 à sua pontuação, e sacramentou a vitória na etapa e o título estadual. Ao sair da água ele vibrou muito com toda sua família, que estava presente em peso, torcendo pelo título do jovem surfista.

"Dei meu melhor já que não pude treinar muito antes, pois estava doente. Fiquei um pouco ansioso mas consegui pegar boas ondas e garantir a vitória. Quero ir para a última etapa para vencer de novo," falou Kauai ao descer do ombro de seu pai, Américo, que o levantou em comemoração.

PETIT
Na Petit a briga foi mesmo pelo título da etapa e por mais pontos no ranking, já que ninguem tinha chances matemáticas de sagrar-se campeão estadual. A final foi composta pelos atletas Danilo de Souza (6o no ranking até então), Daniel Templar (2o), Bernardo Ribeiro (9o) e Valentino Belga (5o). E quem se deu melhor foi Danilo de Souza, local de Itacoatiara em Niterói. Com duas boas notas, um 6,50 e um 6,15, conseguiu a vitória e a aproximação aos atletas que estavam mais no topo do ranking.

"Gosto dessa onda porque tem muita parede e é melhor pra manobrar. Surfei todo dia para me preparar para esta etapa e conseguir essa vitória, que dedico a meu pai e meus patrocinadores," concluiu Danilo.

INFANTIL

Três atletas que disputaram a final da categoria Petit também estavam presentes na última bateria da Infantil. Foram eles: Danilo de Souza, Daniel Templar e Valentino Belga. Porém, o principal adversário dos três nesta final era o líder do circuito, João Vitor Chumbinho, que venceu as duas primeiras etapas e precisava da vitória para garantir o título estadual por antecipação. A bateria foi disputada onda a onda, e apesar de ter saltado na frente com uma onda de 7 pontos, Chumbinho foi ameaçado durante boa parte da bateria. Nos minutos finais, Daniel Templar quase conseguiu impedir o título de Chumbinho. Daniel precisava de uma nota 7,35 para conseguir a vitória, e surfou muito bem sua última onda, conseguindo chegar aos 7,15 pontos. Porém não foi o suficiente para ir para primeiro, e João Vitor comemorou seu título estadual com 1 etapa de antecedência.

"Me esforcei demais para esse título. Moro no Recreio e nos últimos dias não deu para treinar muito devido às ressacas. Mas consegui fazer meu surfe e sair com a vitória," completou João Vitor muito feliz ao lado de seus amigos na areia.

INICIANTES
A final da categoria Iniciantes foi disputada no formato homem a homem pela primeira vez na história do circuito. A decisão ficou entre Vitor Drummond, de Saquarema, e Luan Carlos, atleta de Barra de Guaratiba e que fez a melhor nota do evento, um 9,00 no sábado. Vitor conseguiu achar boas ondas no início da bateria e em pouco tempo já tinha em seu somatório um 7,25 e um 7,50, fazendo com que naquele momento Luan precisasse de uma 10 para virar a bateria. Próximo ao fim da bateria, Luan ainda conseguiu uma nota 7,65, diminuindo a diferença, mas já era tarde demais para tentar a virada, fazendo com que a vitória fosse para o atleta de Saquarema.

"Esperei as ondas boas. Tinha acompanhado as baterias anteriores e me posicionei onde achei que as melhores viriam. Dei sorte e pude mostrar meu surfe. E essa vitória vai para a galera de Saquarema que me apoiou muito," comemorou Vitor Drummond, que consegue sua primeira vitória no ano.

Durante a premiação, o presidente da FESERJ (Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro) agradeceu ao grande apoio dado ao evento por parte da Prefeitura de Arraial do Cabo através do Secretário de Esportes Henrique Barreto. O secretário também aproveitou para lembrar o quanto o crescimento do surfe é importante para Arraial do Cabo, que tem grande potencial para o esporte. Arrail do Cabo é o único município que tem um diretor específico para o surfe ligado diretamente à Prefietura e à Secretaria de Esportes. Com isso eles esperam movimentar ainda mais o potencial do esporte na cidade.

A quarta e última etapa do 'Oakley apresenta: Circuito Estadual WQSurf Matte Leão Sub 14' será disputada nos dias 5 e 6 de Novembro no Arpoador no Rio de Janeiro.

A terceira etapa do Circuito Sub14 2011, tem o patrocínio da Oakley, WQSurf e Matte Leão. O apoio de mídia é da Revista SURFAR. Apóiam também o evento o Canal Woohoo, RicoSurf,  Governo do Estado do Rio de Janeiro e Prefeitura da Cidade de Arraial do Cabo. A organização e realização do Circuito é da Feserj, com apoio nessa etapa da Associação de Surf de Arraial do Cabo.

RESULTADO DAS FINAIS DA TERCEIRA ETAPA

Feminino Iniciantes
1. Karol Ribeiro - 11,75
2. Luara Thompson - 5,85
3. Kayane Reis - 4.75
4. Nicole Cravo - 2,90

Pré Petit
1. Kauai Ribeiro - 13,25
2. Enzo Geslot - 9.00
3. Diego Templar - 5,50
4. Gustavo Fleming - 3,60

Petit
1. Danilo de Souza - 12,65
2. Valentinho Belga - 9,00
3. Daniel Templar - 8,25
4. Bernardo Ribeiro - 6,75

Infantil
1. João Vitor Chumbinho - 12,25
2. Daniel Templar - 12,05
3. Danilo de Souza - 9,50
4. Valentino Belga - 5,70

Iniciantes
1. Vitor Drumond - 14,75
2. Luan Carlos - 12,40
3. Luca Nolasco e Matheus Rodrigues

RANKING ATUALIZADO

Feminino Iniciantes

1. Karol Ribeiro - 3.000 pontos (campeã estadual)
2. Luara Thompson - 2.610
3. Nicole Cravo - 2.114

Pré Petit
1. Kauai Pinheiro - 3.000 pontos (campeão estadual)
2. Diego Templar - 2.430
3. Christian Barcellos - 1.800

Petit
1. Daniel Templar - 2.620 pontos
2. Gustavo Aigner - 2.556
3. Kauai Marinho - 2.285
4. Valentino Belga - 2.212
5. Danilo de Souza - 2.187

Infantil
1. João Vitor - 3.000 pontos (campeão estadual)
2. Daniel Templar - 2.456
3. Danilo de Souza - 2.070

Iniciantes
1. Luca Nolasco - 2.430 pontos
2. Victor Soares - 2.212
3. Andress Almeida - 2.041
4. Yuri Fernandes - 1.938
5. Luan Carlos - 1.861
6. Matheus Rodrigues - 1.810

Por: Daniel Vianna
MidiaBacana
www.midiabacana.com.br
adivsurf.blogspot.com

Seletiva Máster ISA 2011

Confirmada em Balneário de Barra Velha/SC. As lendas do surfe nacional com idade acima 35 anos tem encontro marcado durante os dias 03 e 04 de setembro em Santa Catarina


Cartaz do evento.

A terceira etapa das seletivas máster para o mundial da ISA que estava marcada para acontecer em Itajaí, agora será em Balneário de Barra Velha/SC, litoral norte catarinense, durante os dias 03 e 04 de setembro, com a presença confirmada dos principais nomes que fizeram história no surf brasileiro que estarão em ação disputando as vagas para o mundial que acontece em El Salvador de 16 a 23 de outubro.

As disputas serão nas categorias Máster (acima de 35 anos), Grand Máster (acima de 40 anos), Kahuna (acima de 45 anos), Grand Kahuma (acima de 50 anos) e na categoria Feminino (acima de 35 anos).

A Confederação Brasileira de Surfe vai custear as passagens aéreas SP / El SALVADOR / SP aos campeões de todas as categorias e os vice-campeões das categorias Máster, Gran Máster e Kahuna, para representarem o país na competição.

A Seletiva Máster ISA 2011 é apresentada pela Oakley e Vivo com patrocínio do Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Jornal Drop, Site Waves, Eco Foam, a realização da Fecasurf e Associação de Surf Costão dos Náufragos, e a promoção é do Grupo RBS e da Atlântida FM.

adivsurf.blogspot.com