Coca-Cola Oakley Prime - Kai Otton segura Raoni


Kai Otton faz a festa no Coca-Cola Oakley Prime 2011. Foto: Pedro Monteiro / Adding.

O australiano Kai Otton foi o campeão do Coca-Cola Oakley Prime, etapa do circuito mundial encerrada nesta segunda-feira, em ondas mexidas de até 2,5 metros em Itaúna, Saquarema (RJ).

Em final emocionante, Otton frustrou a torcida brasileira ao derrotar o local Raoni Monteiro por 15.43 a 14.93 pontos.

O aussie fatura US$ 40 mil pela vitória e soma 6500 pontos no ranking mundial, enquanto Raoni descola US$ 20 mil e 5200 pontos.

Para levar o título, Otton fez uma boa escolha de ondas e não mostrou bastante segurança nas manobras.

Raoni Monteiro é vice-campeão no quintal de casa. Foto: Tony D'Andrea.

Raoni saiu na frente com uma paulada de backside numa fechadeira avaliada em 7.33, mas o australiano rapidamente respondeu com 6.83.

O brasileiro voltou a abrir vantagem com 5.17 numa boa esquerda na qual caiu no balanço da onda e perdeu a oportunidade de arrepiar no inside e conseguir uma nota maior.

Otton mostrou que também queria muito o título e primeiro tentou passar por dentro de uma craca. Depois, achou uma boa esquerda e soltou uma bela rasgada, outra sem muita expressão na parte branca da onda e finalizou na junção espumada.

Os juízes avaliaram em 8.60 e a torcida entrou em desespero. O tempo foi passando e Raoni lutou bastante pela onda da virada, mas teve dificuldade para achar uma série com potencial no outside.

No último minuto, o top da elite mundial tentou repetir as viradas emocionantes que conseguiu nos duelos anteriores.

Acertou uma forte batida no crítico, uma rasgada e conectou até o inside. Na beira, atacou a junção com outra paulada, mas a areia impediu que completasse a manobra.

A torcida cercou o brasileiro e a expectativa ficou em torno das notas dos juízes. Para tristeza geral da plateia, o 7.60 não permitiu que Raoni conquistasse sua primeira vitória em casa, mas o atleta foi bastante aplaudido pela torcida.

Drama A semifinal deixou o público saquaremense tenso. Depois de levantar a galera com uma longa esquerda que rendeu 7.43, Raoni passou a buscar apenas 3.41 para virar o duelo contra o aussie Yadin Nicol.

Os minutos foram passando e o brasileiro esperou pacientemente no outside. Chegou a perder a prioridade numa fechadeira, mas estava iluminado e conseguiu achar a onda da virada nos últimos segundos, depois de muita oração nas areias de Itaúna.

Yadin também foi na onda, mas ficou preso na espuma turbulenta. Mais adiante, Raoni acertou uma bela batida numa onda da série e mandou uma rasgada por baixo do lip para arrancar 7.27 dos juízes.

Willian Cardoso para na semifinal e fica em terceiro lugar em Saquarema. Foto: Pedro Monteiro / Adding.

Adeus ao bi Na outra batalha, Kait Otton botou pressão no outside e não deu chance ao catarinense Willian Cardoso.

Otton repetiu a tática das baterias anteriores e saiu surfando tudo o que vinha pela frente. Com 7.60 e 6.67 nas duas melhores ondas, o australiano deixou o brasileiro precisando de combinação de notas.

Atual campeão da etapa, Willian teve dificuldade para reagir e não conseguiu mostrar o mesmo surf que vinha apresentando durante a semana.
De qualquer forma, o excelente terceiro lugar deixa o catarinense em ótima posição no ranking do circuito mundial.

Jet ski que levava Gabriel Medina de volta ao outside sobrevoa Itaúna. Foto: Pedro Monteiro / Adding.

Jet voador Depois de superar o norte-americano Cory Lopez por 14.50 a 12.43 na repescagem, o paulista Gabriel Medina enfrentou um verdadeiro sufoco nas quartas.

Medina perdia o duelo para o aussie Yadin Nicol e precisava de uma nota excelente. Pouco depois de fazer uma nota 5.77, ele foi auxiliado pela equipe de resgate para retornar ao outside.

Porém, uma grande série surgiu no horizonte e o piloto optou por encarar a bomba, dando um pulo enorme por cima do lip.

Medina abandonou o led (suporte para carregar os atletas) e sofreu um forte impacto na água. O atleta deixou a bateria faltando pouco menos de cinco minutos, sentindo dores nas costas.

O jet ainda foi engolido pela onda de trás e arrastado pela série. Depois de sofrer pane, restou apenas um equipamento para revezar no resgate dos atletas.
Sozinho no outside, Nicol ficou em situação tranquila na bateria e venceu por 15.63 a 12.10.

Família fora do pódio Outros brasileiros que ficaram de fora do pódio foram os primos Junior Faria e Jessé Mendes, que vinham muto bem na competição.
Na repescagem, Faria teve dificuldade para achar boas ondas e até chegou perto da virada no confronto com o australiano Lincoln Taylor.

O brasileiro tinha 6.33 na melhor onda e buscava 4.91, mas conseguiu apenas 4.27 na última tentativa.

Jessé, que já estava nas quartas, foi eliminado pelo australiano Kai Otton. O jovem paulista demorou a entrar em sintonia com as ondas e viu Otton abrir boa vantagem no placar.

Nos instantes finais, precisando de 9.44, Jessé achou uma esquerda pesada e desferiu uma belíssima rasgada no crítico, mas a onda fechou logo em seguida e proporcionou apenas 7.57 ao atleta.

Rumo ao Sul Agora, todos seguem em direção a Imbituba (SC), palco da próxima etapa do circuito mundial.

Também com status Prime, o evento está previsto para ser iniciado nesta terça-feira, na praia da Vila, que ficou conhecida por sediar a etapa brasileira do World Tour entre os anos de 2003 e 2010.

Resultado do Coca-Cola Oakley Prime 2011
1 Kai Otton (Aus)
2 Raoni Monteiro (Bra)
3 Yadin Nicol (Aus)
3 Willian Cardoso (Bra)
5 Gabriel Medina (Bra)
5 Lincoln Taylor (Aus)
5 Adam Robertson (Aus)
5 Jessé Mendes (Bra)
9 Junior Faria (Bra)
9 Damien Hobgood (EUA)
9 Adam Melling (Aus)
9 Cory Lopez (EUA)

Paulista Filipe Toledo é o brasileiro campeão mundial mirim 2011

 http://www.surfguru.com.br/noticias/noticia.asp?id=3803

Filipe Toledo campeão mundial Mirim Sub 16 ISA Quiksilver - foto: Otoney Xavier


O paulista de Ubatuba, Filipe Toledo, havia sido o primeiro surfista brasileiro a garantir vaga no quarteto Mirim (Sub-16) ao ISA Quiksilver Mundial Júnior 2011, encerrado neste sábado no Peru com sua vitória em sensacional virada no último minuto da final em grandes ondas de até dez pés ( acima de três metros) na praia peruana de Caballeros.

Em Señoritas e Caballeros, praias vizinhas em Punta Hermosa, o Peru sediou a maior, em tamanho de ondas e número de participantes, das nove edições realizadas desde 2003, esta do Peru a de primeira vitória brasileira entre os surfistas de máximo dezesseis anos, no Brasil chamada Mirim.

Felipe foi recordista de nota com um 9,8 - foto: Otoney Xavier.

Filipe, perdeu a chance de antecipar a ponta da disputa quando caiu na sua terceira onda, e ainda ouviu o peruano Joaquim Del Castilho empatar em 11,22 pontos com o sulafricano Dylan Lightfoot, que permaneceu liderando pelo critério de desempate até que, no último minuto, Filipinho surfou de forma segura e ainda finalizou com um arriscada manobra aéreo reverse para ultrapassar em cinco centésimos aos 6,03 que precisava e atingir os 11,28 que lhe valeram o inédito título que nenhum brasileiro ainda conquistara.

A delegação brasileira praticamente fez um novo desfile e a bandeira nacional era o diferencial que identificou à mesma no domingo em que chegaram ele e o júnior Sidney Guimarães, que chegando pela repescagem parou na oitava fase.

Filipe é um talento de segunda geração, filho do bicampeão brasileiro de surf profissional Ricardo Toledo, seu irmão Matheus é o atual campeão paulista de surf, e ele mesmo já tem no currículo dois títulos nacionais, foi o melhor da Iniciante em 2008 e e, na temporada passada, o melhor da Júnior. a Sub-18 na qual ele vai em busca de disputar ao ISA World Júnior Surfing Championship ano que vem, na busca do Brasil chegar nela ao quinto título e tentar seu segundo por seleção.

O Peru conquistou títulos duplamente neste sábado, com Cristobal de Col vencendo para confirmar sua seleção campeã em casa, e tendo quatro finalistas entre os totais doze, ausente apenas do quarteto da Júnior Feminina, esta com a francesa Cannelle Bulard, vinda da repescagem a exemplo de Cristobal, levando á melhor em uma disputa feminina que foi , em todas as baterias, de alto nível em altas ondas e registrando, no meio da semana, aos recordes 18,94 pontos de média, marca imbatível da capixaba e atual campeã brasileira Júnior Bárbara Segatto, que também permanece Sub-18 no próximo ano.

Filipe tratou com intimidade ás ondas de Punta Hermosa, especialmente as de Caballeros, onde no torneio foi recordista de nota com 9,8 (Em dez pontos possíveis) e surfou como se estivesse em Itamambuca, sua praia em Ubatuba, uma das mais tradicionais do surf em seu estado e no Brasil.

Certamente contribuiu para á vitória do carismático Filipinho seu talento e histórico de investimento em competições e treinos no Brasil e no mundo, sendo essa sua quinta estada no Peru, uma delas ano passado para precoce participação nos Jogos Mundiais de Surf.

Desta vez ele, integrando a mais jovem das seleções da CBS, comemorou com muita vibração ainda na finalização da onda da vitória, a que lhe sagrou o melhor mirim do mundo e confirmou um trabalho de base bem feito, daqueles que levam a bandeira do Brasil, e seu hino, ao lugar mais alto do surf.

Mirim

1o-Filipe Toledo 11,28 Brasil

2o-Joaquim Dell Castillo 11,22 Peru

3o- David Van Zyl 11,22 África do Sul

4o- Juninho Urcia 3,04 Peru

 

Júnior

1o-Cristobal del Col 14.36 Peru

2o- Vasco Ribeiro 11,44 Portugal

3o- David Brand 11,06 África do Sul

4o-Miguel Tudela 8.04 Peru

Júnior Feminina

1o-Cannele Bulard 13.86 França

2o- Bianca Buitendag 10,16 África do Sul

3o- Nikki Van Dijk 10,00 Austrália

4o-Codie Klein 3.88 Austrália

Protesto!!!!!

 por: Zezito Barbosa e Roberta Mayanah  - 29/05/11 - 19:34.

Zezito Barbosa e seu ato de protesto - foto: Roberta Mayanah.

A intenção e de atravez deste ato, salvar o Surf Pernambucano que sofre ameaça de extinção.

Trata-se de uma lei que logo logo entrara em vigor proibindo a pratica da modalidade em algumas praias do estado com estatistica zero em ocorrencias a ataques de tubarões.

Zezito Barbosa surfando na praia de Gaibu, uma das praias alvo da proibição com estatistica zero de ataques. Semi finais do Arrecifes Pro em 1985 - foto:Cláudio Maranhão.

Fica aqui registrado em foto o nosso apelo para que a midia em geral se junte a nos e a comunidade surfistica do nosso estado para impedir este absurdo. Associações de Surf do estado, vamos tomar atitude e defender o Surf Pernambucano.

Não vamos deixar que crucifiquem o Surf no nosso estado.

Contamos com o apoio de todos vocês amigos

Aloha!!!!!!

CBS BILLABONG DE SURF 2011 - SALVADOR,BA RANKING DA CATEGORIA < OPEN>

CBS BILLABONG DE SURF 2011 - SALVADOR,BA
RANKING DA CATEGORIA < OPEN >
ColocPts. Atleta
FUTURO,CESALVADOR,BAEtapa 3Etapa 4Etapa 5
ColPts ColPts ColPts ColPts ColPts
11900Michael Rodrigues ( ) 2 900 11000 0 0 0 0 0 0
21466Diego Michereff ( ) 5 656 3 810 0 0 0 0 0 0
31431Deivid Silva (SP ) 7 531 2 900 0 0 0 0 0 0
41282Jussemir Junior (SC ) 11000 13 282 0 0 0 0 0 0
51086Jose Francisco ( ) 5 656 9 430 0 0 0 0 0 0
6 841Demi Brasil ( ) 17 185 5 656 0 0 0 0 0 0
7 813Iago Silva (BA ) 13 282 7 531 0 0 0 0 0 0
8 810Luis Andre ( ) 3 810 0 0 0 0 0 0 0 0
9 729Elivelton Santos (PB ) 4 729 0 0 0 0 0 0 0 0
9 729Marcelo Alves ( ) 0 0 4 729 0 0 0 0 0 0
11 716Gabriel Castigliola ( ) 17 185 7 531 0 0 0 0 0 0
11 716Matheus Navarro ( ) 7 531 17 185 0 0 0 0 0 0
13 656Italo Ferreira (RN ) 0 0 5 656 0 0 0 0 0 0
14 615Lyssandro Leandro ( ) 9 430 17 185 0 0 0 0 0 0
15 510Ian Costa ( ) 25 80 9 430 0 0 0 0 0 0
16 467Caina Barletta ( ) 17 185 13 282 0 0 0 0 0 0
17 430Phelipe Maia ( ) 9 430 0 0 0 0 0 0 0 0
17 430Jose Wilson (CE ) 9 430 0 0 0 0 0 0 0 0
17 430Paulo Emrique (RN ) 9 430 0 0 0 0 0 0 0 0
17 430Thiago Barcellos (RJ ) 0 0 9 430 0 0 0 0 0 0
17 430Leandro Alberto ( ) 0 0 9 430 0 0 0 0 0 0
22 370Rafael Teixeira (ES ) 17 185 17 185 0 0 0 0 0 0
22 370Arthur Vilar ( ) 17 185 17 185 0 0 0 0 0 0
24 362Matheus Faria (RJ ) 13 282 25 80 0 0 0 0 0 0
25 282Adriano Santos ( ) 13 282 0 0 0 0 0 0 0 0
25 282Thomas Demetrio ( ) 13 282 0 0 0 0 0 0 0 0
25 282Wallace Sampaio ( ) 0 0 13 282 0 0 0 0 0 0
25 282Jefferson Oliveira ( ) 0 0 13 282 0 0 0 0 0 0
29 185Jackson Silva ( ) 17 185 0 0 0 0 0 0 0 0
29 185Levy Oliveira ( ) 17 185 0 0 0 0 0 0 0 0
29 185Willian Santana (SE ) 17 185 0 0 0 0 0 0 0 0
29 185Leo Sepulveda ( ) 0 0 17 185 0 0 0 0 0 0
29 185Tito Cezar ( ) 0 0 17 185 0 0 0 0 0 0
29 185Jorge Darze ( ) 0 0 17 185 0 0 0 0 0 0
29 185Leo Andrade ( ) 0 0 17 185 0 0 0 0 0 0
36 80Luis Santana ( ) 25 80 0 0 0 0 0 0 0 0
36 80Madson Costa ( ) 25 80 0 0 0 0 0 0 0 0
36 80Afonso Silva ( ) 25 80 0 0 0 0 0 0 0 0
36 80Jorge Evangelista ( ) 0 0 25 80 0 0 0 0 0 0
36 80Rodrigo Cardoso ( ) 0 0 25 80 0 0 0 0 0 0
36 80Joaquim Silva ( ) 0 0 25 80 0 0 0 0 0 0
36 80Igor Oliveira ( ) 0 0 25 80 0 0 0 0 0 0
36 80Herbert Vieira ( ) 0 0 25 80 0 0 0 0 0 0
36 80Victor Almeida ( ) 0 0 25 80 0 0 0 0 0 0
36 80Abel Baiao ( ) 0 0 25 80 0 0 0 0 0 0
Número de Atletas: 45