Inscrições abertas para o Quiksilver King of The Groms

O Quiksilver King of The Groms 2011 começa na Praia do Arpoador, Rio de Janeiro, entre os dias 18 e 19 de junho. A etapa é aberta para surfistas de todo o país, com até 16 anos.

Palco de grandes eventos internacionais no Brasil, e um dos principais cenários do surf do país, a praia do Arpoador (RJ) recebe nos dias 18 e 19 de junho a elite do surfe brasileiro, com até 16 anos, para a disputa da primeira etapa do Quiksilver King of The Groms 2011. Esta vai ser a sétima edição deste tradicional evento que classifica o campeão de cada seletiva (serão duas no Brasil) para a grande final do King of the Groms, que acontece de 4 a 13 de outubro, na França, em paralelo ao Quiksilver Pro France, etapa do circuito mundial da ASP (Association of Surfing Professionals).

Além das vagas, os campeões das seletivas recebem passagem para França, hospedagem e ajuda de custo durante o campeonato. Para a final mundial, estarão escalados 16 surfistas de várias partes do Mundo. Além dos dois brasileiros, garantem vagas dois surfistas da Austrália, dois dos Estados Unidos, dois da Europa, um do Havaí, um da África do Sul, um da Nova Zelândia, um da Indonésia, um das Ilhas Reunião, um do Japão, um do Taiti e um da América Latina. “O objetivo do Quiksilver King of the Groms é revelar e dar projeção mundial a novos talentos. Os atletas que classificarem para a finalíssima da França, já poderão conviver com o ambiente do WT e ter reconhecimento de toda a mídia e surfistas do Tour. Acredito que nestes seis anos os resultados foram muito satisfatórios” destacou, o ex-top da elite mundial, Piu Pereira, marketing da Quiksilver no Brasil.




TÍTULOS DO BRASIL - Em seis anos de história, o Brasil já tem seu nome gravado duas vezes na galeria de títulos do Quiksilver King of the Groms, da França. Logo na primeira edição, em 2005, Wiggolly Dantas, de Ubatuba, foi coroado campeão. Já no ano de 2009, houve dobradinha brasileira com Gabriel Medina vencendo Caio Ibelli numa final histórica, em que o atleta de São Sebastião obteve duas notas dez.

Ano passado, Filipe Toledo foi vice-campeão e ainda tem idade pra disputar o Quiksilver King of the Groms em 2011. O atleta acaba de vencer o Quiksilver ISA 2011 no Peru. A segunda etapa da seletiva brasileira para o Quiksilver King of Groms 2011 acontece nos dias 23 e 24 de julho, local a confirmar. Se o surfista nasceu de 1995 em diante terá chances de obter tratamento de Rei na elite do surf mundial, conhecendo e competindo com os maiores surfistas do planeta.

INSCRIÇÕES – A inscrição para a primeira etapa do Quiksilver King of the Groms 2011 custa R$ 90,00 (noventa reais), e pode ser feita até o dia 16 de junho, na sede regional da Feserj, situada na Rua Senador Rui Carneiro, 8 –  Praia da Macumba/ Recreio dos Bandeirantes. Atletas de fora do Rio, ou que preferirem, podem fazer depósito na conta da Feserj (Itaú – ag. 8392 c.c. 28963-6), e enviar o comprovante do depósito com o nome de bateria para o fax XX-21-2490-0754 ou por email para simone_feserj@hotmail.com. Todos devem confirmar o recebimento.

FILIAÇÃO - Os atletas do estado do Rio de Janeiro que ainda não estão filiados devem efetuar o pagamento da taxa de filiação no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais), enviar o recibo de depósito com nome de identificação para o fax XX-21-2490-0754 ou para o e-mail simone_feserj@hotmail.com, confirmar o recebimento, e entregar na praia uma cópia do documento de Identificação (RG ou Certidão de Nascimento) e 2 fotos 3X4.

DOCUMENTAÇÃO / INDISPENSÁVEL PARA TODOS OS ATLETAS:
Considerando as exigências contidas na Portaria 14 / 2004 da Vara da Infância, Juventude e Idoso do Município do Rio de Janeiro, todos os atletas menores de 18 anos, filiados a FESERJ, para poderem participar desta etapa, devem encaminhar os seguintes documentos abaixo relacionados para a FESERJ (Rua Senador Ruy Carneiro 8, Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro, RJ, CEP: 22790-650) até a data limite de inscrições (25/11/2010):
- Autorização do responsável (preencher ficha modelo disponível no site da FESERJ);
- Atestado médico de aptidão para prática de esporte;
- Comprovante de matrícula escolar;
- Cópia do CPF e Identidade do responsável que assinou a autorização.

O Quiksilver King of the Groms 2011 tem o patrocínio da Quiksilver, com os apoios - nessa primeira seletiva - da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro, Arpoador Surf Club, Favela Surf Clube, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Revista Hardcore, Portal Surfar e supervisão da Confederação Brasileira de Surf.

ADIV SURF... 


Billabong Brasileiro de Surf Amado r2011.




Michael Rodrigues(CE) é nome certo no time brazuca. Foto: Everardo Santana


Quarta etapa tem data alterada. CBS mantém próxima data e altera á final da temporada Região dos lagos do Rio de janeiro recebe Circuito de seleções de surf dia 05 de Agosto e  ganha nova data em ondas gaúchas.

A Confederação Brasileira de Surf (CBS) fará no segundo semestre as decisivas terceira e quarta etapas do Circuito Billabong Brasileiro de Surf, disputada em seis categorias além do confronto por seleções estaduais.

A próxima etapa se mantém confirmada para acontecer de 05 a 07 de Agosto na região dos lagos fluminenses, mas o embate final em ondas do Rio Grande do Sul passou a ser entre 07 e 09 de Outubro, ambas as etapas em  praia de cidade a ser divulgada em breve pela Confederação que, agora no final do mês  embarca o time do Brasil para os Jogos Mundiais de Surf que se define um novo país campeão no início de junho, já estando certos no selecionado brazuca Michael Rodrigues, do Ceará, Diego Michereff, de Santa Catarina, e Gilvanilta Ferreira, do Rio Grande do Norte, nomes saídos das disputas da primeira metade da temporada nacional que ainda vai ao Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul este ano, em que a ponta entre seleções é de São Paulo, que tem na equipe o novo campeão mundial Mirim (Sub-16) Filipe Toledo.

“Breve também divulgaremos mais um nome feminino, os dois que fecham ao quarteto masculino e a dupla dos pranchões do Longboard” lembra Adalvo Argolo, presidente da Confederação Brasileira de Surf.

Abaixo reprodução do ofício da CBS

COMUNICADO OFICIAL
A Confederação Brasileira de Surf junto com a Federação Gaucha de Surf vem através desta informar que a data da quarta etapa do Circuito Billabong Brasileiro de Surf foi alterada.

A quarta etapa do Circuito Billabong Brasileiro de Surf 2011 fica adiada para os dias 07, 08 e 09 de outubro de 2011, no Rio Grande do Sul , em praia e cidade a ser divulgada em breve.
Salvador BA – 08 Junho de 2011
Adalvo Argolo
Presidente


ADIV SURF...

Brasil Surf Pro 2011 - 1ª etapa






Halley Batista. Foto: Fábio Miduim.




Halley inicia evento com o pé direito. O pernambucano Halley Batista foi o grande destaque da abertura do Brasil Surf Pro 2011, válido pela primeira etapa do Circuito Brasileiro Profissional e que acontece até este domingo na paradisíaca praia do Cupe, Ipojuca (PE).

Nesta quarta-feira, em ondas de meio metro e bastante prejudicadas pelo vento, o atleta da vizinha Maracaípe fez a festa da torcida local ao garantir classificação para a segunda fase com a maior nota e o maior somatório do dia.

Halley exibiu sintonia com as ondas do Cupe logo na primeira bateria e mesclou rasgadas, batidas e aéreos para cravar 15.17 pontos com notas 7.17 e 8.00. Ele ainda descartou um 7.00 para avançar ao próximo round ao lado do paulista Robson Santos.

"Minhas pranchas estão muito boas e a torcida está ao meu lado. Espero saber usar isso a meu favor. Há um mês venho treinando nessas ondas e ganhei confiança na última etapa do Nordestino", comemora Halley, que venceu a quinta etapa do Nordestino Pro no último domingo na praia do Atalaia (SE).

Com boas batidas de backside e notas 6.50 e 6.43, Robson Santos garantiu o segundo lugar e também a vaga para a segunda fase. Os pernambucanos Alexandre Ferraz (3º) e Bruno Rodrigues (4º) acabaram eliminados da competição.

Nos duelos seguintes, o equilíbrio prevaleceu e os atletas da elite nacional tiveram que suar a lycra para conseguir avançar ao segundo round, quando estreiam mais 16 cabeças-de-chave do Brasil Surf Pro no litoral Sul pernambucano.

Na segunda bateria, o catarinense Marco Polo venceu apenas pelo critério de desempate. Polo, que fez parte do World Tour na última temporada, bateu forte de backside para cravar nota 7.03 e classificar-se ao lado do cearense Felipe Martins, que somou 7.00 pontos em sua maior onda e terminou em segundo, com os mesmos 12.03 no somatório.

"Muito legal o Circuito Brasileiro começar aqui pelo Nordeste. A onda do Cupe é forte, cavada e proporciona manobras radicais. Tive sorte de achar aquela esquerda. Soltei três batidas de backside e estou muito feliz por ter passado. Vou com tudo tentar o título nacional deste ano", relata Polo, que eliminou o carioca Jorge Spanner (3º) e o potiguar Danilo Costa (4º).

A terceira bateria do dia reuniu os veteranos Pablo Paulino e Thiago de Sousa e os atletas da nova geração, Luel Felipe e Caio Ibelli. Foram muitas ondas surfadas e quem se deu melhor foi o paulista Caio Ibelli, que garantiu a vitória no finalzinho com boas batidas de backside de nota 4.37.

O atleta, que já havia feito nota 6.83 com boas batidas e um 360º na finalização, conseguiu tomar a liderança do cearense Thiago de Sousa, que anotou 10.70 no somatório e também vai à segunda fase do BSP.

O cearense Pablo Paulino precisava de 5.21 para se classificar, mas atingiu o limite máximo de ondas surfadas (doze) e ficou em terceiro. O pernambucano Luel Felipe passou por situação parecida, só podia surfar mais uma onda. Ele optou por esperar, mas as séries não apareceram e terminou em quarto, precisando de 5.68.

"É bem complicado competir aqui. Todos surfam muito bem e elevam o nível. Do meio da bateria para o final consegui esquecer um pouco dos adversários e me concentrar mais. Foi uma bateria importante, pois dá mais auto-estima para o próximo round", analisa Ibelli, que ganhou vaga no Brasil Surf Pro deste ano por ser o campeão brasileiro Pro Junior de 2010.

O potiguar John Max foi outro destaque nas ondas do Cupe. Com um surf moderno e manobras progressivas, ele cravou o segundo maior somatório do dia, 14.50, na bateria que também classificou o cearense Edvan Silva. Foram eliminados nesta disputa o tricampeão brasileiro Peterson Rosa (3º) e o gaúcho Daison Pereira (4º).

"As ondinhas estão bem parecidas com Ponta Negra, Natal (RN), onde eu moro. Meio metro e fechando muito. Consegui achar duas ondas e mostrar o surf. Ano passado não fui muito bem e espero melhorar nesta temporada", diz Max, classificado ao BSP deste ano pelo ranking do último Brasil Tour.

Outros atletas que também garantiram vaga em primeiro lugar foram Magno Pacheco (SP), Isaías Silva (CE), Marco Fernandez (BA) e Ulisses Meira (CE). Avançaram à segunda fase ainda Igor Morais (RJ), Arthur Silva (CE), Patrick Tamberg (FN) e Cesar ''Molusco'' Aguiar (PE).

Válido pela primeira etapa do Circuito Brasileiro Profissional, o Brasil Surf Pro 2011 na praia do Cupe, Ipojuca (PE), distribui os primeiros 1.000 pontos no ranking, além de R$ 160 mil de premiação total.

Uma nova chamada acontece nesta quinta-feira às 7:20 horas (horário de Brasília).



ADIV SURF...