Gabriel Medina campeão do Billabong Pro Tahiti

Gabriel Medina campeão do Billabong Pro Tahiti Em Teahupoo

Gabriel Medina venceu o Norte-Americano Kelly Slater e fica com o título do Billabong Pro Tahiti , e dispara na liderança do ranking mundial da ASP. Em uma final emocionante disputada até a última onda, o Fenômeno brasileiro Gabriel Medina mostrou muito surf, vencendo Kelly slater. Com o resultado, o brasileiro continua como líder do ranking.

[caption id="attachment_1158" align="alignleft" width="300"]Gabriel Medina Foto:kirstin Gabriel Medina Foto:kirstin[/caption]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rip Curl Guarujaense de Surf 2014

Eduardo Motta luta pelo tetra no Rip Curl Guarujaense de Surf 2014 

[caption id="attachment_1286" align="alignleft" width="341"]Eduardo Motta Foto: SILVIA WINIK Eduardo Motta Foto: SILVIA WINIK[/caption]

Principal nome entre os “caçulas” de Guarujá, o surfista Eduardo Motta pode garantir um feito inédito no Rip Curl Guarujaense. O circuito terá a sua terceira e última etapa no sábado e domingo (30 e 31), em praia a ser definida no meio de semana, de acordo com a previsão das ondas. Das nove categorias em disputa, Mottinha pode comemorar títulos em duas.

Ele está muito próximo do tetracampeonato na estreantes (até 12 anos) e pode fazer uma dobradinha, levando a iniciantes (no máximo 14 anos). O competidor que este ano já faturou o caneco no Rip Curl Grom Search, justamente em Guarujá, e defende o título paulista em sua categoria, mostra tranquilidade ao falar de novas conquistas. “Vou surfar, tentando a vitória, como sempre. O Rip Curl é um campeonato forte e quero garantir esses dois títulos”, afirma o atleta da Prainha Branca.

Na estreante, ele lidera com 1.900 pontos, com uma vitória e um segundo lugar, enquanto que na iniciante tem 100% de aproveitamento. O caminho para os novos triunfos estão mais fáceis, porque seu principal rival, Mateus Lima, vice nas duas, é de Itanhaém, e não pode erguer as taças de campeão municipal. “O Mateus vem sendo um grande adversário”, comenta Eduardo Motta.

Além das disputas para os surfistas mais novos, a estreante e a iniciante, o Rip Curl Guarujaense de Surf 2014 conta com as categorias open, júnior, mirim, feminina, master, longboard, e stand up paddle (SUP) wave. A etapa final também reserva um momento mais do que especial, a disputa para definir o supercampeão do Circuito. Todos os campeões municipais (exceto estreante, feminina e SUP) voltam ao mar numa bateria, valendo um prêmio especial, uma viagem para a para a Indonésia, com passagens aéreas e hospedagem durante dez dias na ilha de Bali.

“Um prêmio que qualquer surfista quer. Com certeza, teremos mais uma etapa muito disputada, de alto nível. Desde a nova geração, como é o caso do Eduardo Motta até os mais velhos, como o Jojó de Olivença, por exemplo, um bicampeão brasileiro profissional, ex-integrante do WCT e que prestigia o nosso Circuito”, afirma Fernando Gonzalez, do marketing da Rip Curl, lembrando que o evento conta com diversas ações, como a arrecadação de alimentos na inscrição, para a doação para instituição social, e a distribuição de mudas de árvores nativas ao público.

O Rip Curl Guarujaense de Surf 2014 tem patrocínio da Rip Curl, copatrocínios da Prefeitura Municipal de Guarujá e Secretaria Municipal do Esporte e Lazer. Apoios da Shaper Neco Carbone, Academia Flex, Shaper Helio Coconuts, Seeds of Sea Surfboards, Wave Shape Center, Skygraf do Brasil, Náutica Tintas Fiberglass, Malhas Sticle, Aquarela do Brasil Tinturaria. Supervisão da Federação Paulista de Surf. Cobertura da Hardcore. Divulgação da FMA Notícias. Realização da Associação de Surf do Guarujá.

Por;Fabio Maradei

CONSURF 2014

O Congresso da Gestão do Surf está marcado para os dias 02, 03 e 04 de setembro, e reúne profissionais e empresários num ciclo de palestras e debates sobre o esporte




[caption id="attachment_1278" align="alignleft" width="321"]Consurf 2014 Consurf 2014[/caption]

Na próxima semana, de 02 à 04 de setembro, acontece a segunda edição da CONSURF – Congresso da Gestão do Surf, evento que vai reunir um time de grandes profissionais do esporte, onde estarão palestrando e debatendo o atual momento do surfe catarinense e mundial.


Além das palestras e debates, também acontece o seminário de arbitragem em surfe com curso de formação de novos árbitros, ministrado por Jordão Bailo Jr.  Diretor Técnico da CBS – Confederação Brasileira de Surfe.


Entre os convidados para palestrarem estão o Sr. Klaus Kaiser, Tour Manager da ABRASP – Associação Brasileira de Surf Profissional, que abre o ciclo de palestras falando sobre a História da ASP – The Association of Surfing Professional e sua metodologia, e também sobre o novo cenário do surf mundial.


O empresário Affonso Eggert , proprietário da marca Oceano Surf Wear, repassa um pouco de sua experiência e fala sobre a criação da marca e sua trajetória vencedora.


O Departamento de Educação Física da Univille estará representado pelo Professor Pedro Morales, que estará explanando sobre os Treinamentos Físicos Adicionais para os atletas, visando força, equilíbrio, resistência e flexibilidade, na busca de melhores performances.


A abertura da segunda CONSURF é no dia 02 de setembro, as 19:00 hs no palco da Arena Multiuso no Centreventos Cau Hansen, em Joinville/SC. Para mais informações acesse www.consurf.com.br.


PROGRAMAÇÃO DA CONSURF


Dia 02/09/2014  -   ( Terça Feira)


19h      - Abertura do evento


19:30   - Palestra Klaus Kaiser


21h      - Apresentação da empresa Surf no Pé Escola de Surf


21:40   - Palestra com Affonso Eggert  - Oceano Surf Wear


Dia 03/09/2014   -   (Quarta Feira)


19:30 – Palestra  - Depto. de Educação Física da Univille com Professor Pedro Morales.


20:15 – Fórum/ Debate


·       O atual cenário do surf no Brasil


·       Causas e consequências


Dia 04/09/2014  -   (Quinta Feira)


19h - Seminário de Arbitragem em Surfe.


20h – Curso de Formação de novos árbitros


 Por:Norton Evaldt

Billabong Pro Tahiti 2014

Gabriel Medina dá mais um show nos tubos de Teahupoo


Brasileiro segue defendendo a liderança do ranking em mais um dia histórico de mar épico no Billabong Pro Tahiti 2014 que deve ser encerrado em condições clássicas nesta segunda-feira




[caption id="attachment_1272" align="alignleft" width="340"] Gabriel Medina Foto:Kirstin Scholtz / ASP Gabriel Medina Foto:Kirstin Scholtz / ASP[/caption]

O brasileiro Gabriel Medina deu mais um show em Teahupoo nos tubos de 6-10 pés do domingo e segue firme na liderança da corrida pelo título mundial no Samsung Galaxy ASP World Championship Tour 2014. Ele aumentou para 18,80 pontos o recorde do Billabong Pro Tahiti 2014 contra o australiano Nathan Hedge e na bateria seguinte o vice-líder Joel Parkinson acabou eliminado por um dos últimos colocados do ranking, o norte-americano Brett Simpson. Medina agora tem duas chances para alcançar as quartas de final no Taiti e a primeira será contra o californiano Kolohe Andino e o australiano Bede Durbidge no segundo confronto da segunda-feira, que promete ser mais um dia de ondas fantásticas na bancada de corais mais perigosa do mundo.


"Deu altas ondas na minha bateria, dava vontade de ir em todas e eu nunca surfei tanto tubo numa bateria, um melhor do que outro", disse Gabriel Medina, que somou notas 9,77 e 9,03 para derrotar o algoz de Adriano de Souza no Taiti, Nathan Hedge. "Eu estava preocupado com o Nathan (Hedge), que vinha surfando muito bem desde as triagens. Nós dois começamos bem com notas nove, depois ele ficou esperando e eu saí pegando os tubos que entravam sem parar, mas tudo poderia acontecer porque ele já tinha tirado a única nota 10 do campeonato (que eliminou Adriano de Souza na repescagem)".


Gabriel Medina já provou sua qualidade em qualquer condição de mar. Em ondas menores ou médias, utiliza os aéreos e a grande variedade de manobras modernas para dizimar seus adversários. Ele já venceu competindo de backside em ondas para a direita, como na etapa que abriu a temporada na Gold Coast, Austrália. E vem mostrando ser um dos melhores do mundo em tubos para a esquerda, conquistando mais uma vitória inédita para o Brasil nas Ilhas Fiji esse ano, também já fez grandes apresentações em Banzai Pipeline no Havaí e agora em Teahupoo no Taiti.


"Esta é a terceira vez que eu venho aqui para o Taiti, mas é a primeira que eu pego Teahupoo tão grande e realmente as ondas são assustadoras lá dentro", conta Gabriel Medina. "Amanhã (segunda-feira) vai ter altas ondas de novo, minhas pranchas estão boas, estou me sentindo bem, confiante, estou na casa de umas pessoas muito especiais aqui no Taiti, com uma vibração positiva muito boa, então é deixar as coisas irem acontecendo. Eu vou continuar tentando me divertir nas baterias, procurando surfar os melhores tubos para ir seguindo em frente".


BRIGA PELA PONTA - O brasileiro precisa vencer mais uma bateria apenas para manter a primeira posição no ranking no Billabong Pro Tahiti. Isto porque os dois principais concorrentes foram surpreendidos pelos seus adversários no domingo. O vice-líder Joel Parkinson foi batido pelo norte-americano Brett Simpson logo após sua vitória sobre Nathan Hedge. E o terceiro do ranking, Mick Fanning, perdeu a última bateria do dia para o também australiano Dion Atkinson. Justamente os dois que decidiram o título do Billabong Pro Tahiti em 2012, vencido pelo atual campeão mundial, Mick Fanning.


Mais um australiano, Taj Burrow, ocupava a quarta posição e já despencou para a sexta com a derrota para Tiago Pires na abertura da quarta fase. O português pegou ótimos tubos para fazer os primeiros recordes do domingo com nota 9,67 e 18,67 pontos. Com isso, apenas dois surfistas ainda ameaçam a liderança de Gabriel Medina, mas tanto o taitiano Michel Bourez como a fera Kelly Slater, passam a necessitar da vitória em Teahupoo para superar os 40.150 pontos que o brasileiro já garantiu no ranking com a classificação para a quarta fase.

Michel Bourez vai disputar a primeira vaga direta para as quartas de final no confronto que abre a segunda-feira na Polinésia Francesa, contra o australiano Adrian Buchan que defende o título do Billabong Pro Tahiti e o português Tiago Pires. O taitiano teve dificuldades para passar pelo espanhol Aritz Aranburu por uma pequena diferença de 14,90 a 14,77 pontos. Já Kelly Slater não deu qualquer chance para o outro brasileiro que disputou a terceira fase no domingo, o potiguar Jadson André. O maior ídolo do esporte surfou praticamente todos os tubos que entraram na bateria para totalizar incríveis 19,44 pontos de 20 possíveis.


RECORDISTA ABSOLUTO - Mais impressionante ainda foi o havaiano John John Florence, que igualmente surfando de backside (de costas para a onda) as esquerdas de Teahupoo, já havia atingido 19,93 pontos com a segunda nota 10 do ano no Taiti. O novo recordista absoluto do Billabong Pro Tahiti 2014 ainda jogou fora um 9,67 e um 8,77 no duelo sensacional contra o também havaiano Sebastian Zietz, que totalizou 18,50 pontos somando 9,37 com 9,13. A terceira nota máxima saiu no confronto seguinte para o australiano Kai Otton superar o norte-americano Nat Young por 18,17 a 18,06 pontos em outra bateria fantástica no domingo de tubos perfeitos na bancada mais temida do mundo.

O Billabong Pro Tahiti será encerrado nesta segunda-feira com as previsões indicando grandes ondas para fechar com chave de ouro o maior espetáculo do Samsung Galaxy ASP World Championship Tour com transmissão ao vivo em inglês e português na internet pelo www.aspworldtour.com. A primeira chamada está marcada para as 7h00 na Polinésia Francesa, 14h00 pelo fuso horário de Brasília e Gabriel Medina defende a liderança do ranking na segunda bateria do dia, contra Kolohe Andino e Bede Durbidge. Mas, esta quarta fase não é eliminatória. A vitória vale passagem direta para as quartas de final, mas os perdedores têm uma segunda chance de classificação na repescagem.

QUARTA FASE DO BILLABONG PRO TAHITI - Vitória=Quartas de Final / 2.o e 3.o=Repescagem:
1.a: Michel Bourez (TAH), Adrian Buchan (AUS), Tiago Pires (PRT)
2.a: Gabriel Medina (BRA), Kolohe Andino (EUA), Bede Durbidge (AUS)
3.a: John John Florence (HAV), Kai Otton (AUS), Brett Simpson (EUA)
4.a: Kelly Slater (EUA), Owen Wright (AUS), Dion Atkinson (AUS)


TERCEIRA FASE - Derrota=13.o lugar com US$ 9.500 e 1.750 pontos:
1.a: Tiago Pires (PRT) 18.67 x 13.57 Taj Burrow (AUS)
2.a: Adrian Buchan (AUS) 16.33 x 14.73 Josh Kerr (AUS)
3.a: Michel Bourez (TAH) 14.90 x 14.77 Aritz Aranburu (ESP)
4.a: Kolohe Andino (EUA) 18.10 x 10.17 Mitch Crews (AUS)
5.a: Bede Durbidge (AUS) 13.10 (8.17) x 13.10 (6.67) C. J. Hobgood (EUA)
6.a: Gabriel Medina (BRA) 18.80 x 13.44 Nathan Hedge (AUS)
7.a: Brett Simpson (EUA) 16.23 x 13.17 Joel Parkinson (AUS)
8.a: John John Florence (HAV) 19.93 x 18.50 Sebastian Zietz (HAV)
9.a: Kai Otton (AUS) 18.17 x 18.06 Nat Young (EUA)
10: Kelly Slater (EUA) 19.44 x 6.43 Jadson André (BRA)
11: Owen Wright (AUS) 18.36 x 5.36 Matt Wilkinson (AUS)
12: Dion Atkinson (AUS) 16.50 x 5.94 Mick Fanning (AUS)


SEGUNDA FASE - REPESCAGEM - Vitória=Terceira Fase / Derrota=25.o lugar com US$ 8.000 e 500 pontos:
-------bateria que abriu o domingo:
12: Matt Wilkinson (AUS) 13.27 x 8.83 Adam Melling (AUS)
-------fecharam a segunda-feira:
1.a: Joel Parkinson (AUS) 17.17 x 12.50 Taumata Puhetini (TAH)
2.a: Nathan Hedge (AUS) 12.00 x 11.77 Adriano de Souza (BRA)
-------resultados da terça-feira:
3.a: Josh Kerr (AUS) 17.90 x 11.24 Mitch Coleborn (AUS)
4.a: Brett Simpson (EUA) 11.50 x 5.33 Jordy Smith (AFR)
5.a: John John Florence (HAV) 11.00 x 2.43 Raoni Monteiro (BRA)
6.a: Bede Durbidge (AUS) 6.33 x 2.93 Glenn Hall (IRL)
7.a: Tiago Pires (PRT) 7.77 x 7.60 Julian Wilson (AUS)
8.a: Aritz Aranburu (ESP) 17.46 x 17.04 Fredrick Patacchia (HAV)
9.a: C. J. Hobgood (EUA) x w.o-contusão Travis Logie (AFR)
10: Mitch Crews (AUS) 10.17 x 8.60 Miguel Pupo (BRA)
11: Sebastian Zietz (HAV) 15.80 x 2.00 Alejo Muniz (BRA)


Por:João Carvalho

festival ecovias 2014

Catarinense Adriano Trinca Ferro defende título da Porto Seguro Auto Expression Session, em Santos

[caption id="attachment_1269" align="alignleft" width="321"]Adriano Trinca Ferro Foto:RICARDO SAIBUN Adriano Trinca Ferro Foto:RICARDO SAIBUN[/caption]

Atual terceiro colocado no ranking brasileiro de Stand Up Paddle (Sup) Wave, o catarinense Adriano Trinca Ferro defenderá o título da Porto Seguro Auto Expression Session, uma das atrações do 8º Festival de Praia Ecovias, no domingo (31), em Santos. No ano passado, ele foi o vencedor da disputa, onde o que vale é a manobra mais radical no surf com remos.

A prova exclusiva para convidados será realizada às 11h25, tendo como prêmio uma passagem aérea para o Peru. “Vou para defender esse título e radicalizar é o que mais gosto de fazer, e é o que faz o meu coração bater mais forte. Adoro sentir adrenalina”, afirma o surfista de 33 anos, 20 pegando ondas e há três no Sup.

Ele vem de um importante segundo lugar no Brasileiro da modalidade, na Bahia, o que lhe dá mais motivação. “Atualmente, vivo o melhor momento da minha carreira”, afirma o atleta, que estará no mar em outras duas atrações, o Tag Team Vivo, revezamento de remadas, também com Sup, e o grande momento do dia, a tentativa de quebra de recorde do maior numero de surfistas numa mesma onda.

Na disputa remando, ele fará dupla com o também catarinense Kainoa Teixeira, apontado como uma das grandes revelações do País e com títulos expressivos, como o vice júnior no sup wave na etapa do Mundial no Havaí, e o primeiro lugar na mesma faixa etária, no Battle of the Paddle, em Cabo Frio. “Adoramos competição de remada e sou o vice-líder do ranking catarinense de race profissional. Então, vamos remar para cima dos adversários”, adianta.

Na tentativa de recorde, o objetivo será colocar mais de 110 atletas, superando a marca da África do Sul. “Vai ser um grande prazer participar ao lado de muitos amigos e vamos conseguir. Estou confiante”, anuncia Trinca Ferro, elogiando a iniciativa do Festival, que tem como objetivo alertar a comunidade dos riscos do Aquecimento Global. “Esse evento é muito importante para o desenvolvimento do nosso esporte, além de conscientizar a nossa nova geração da importância da preservação das nossas praias e natureza em geral”, conclui.

O 8º Festival de Praia Ecovias terá início às 8 horas com uma prova de natação e surfski. Na sequência, às 8h5, o Passeio Regata Onda Limpa, aberto a todos os interessados e com limite de 100 vagas. Depois, às 10h40 será a vez do Tag Team Vivo. A Porto Seguro Auto Expression Session é a próxima atração, às 11h25, e ao meio-dia, mais disputa radical, com a Expression Session da Associação Santos de Surf, desta vez com pranchinhas. A tentativa de recorde tem início às 12h50 e às 14h o público acompanha a premiação e sorteios.

Todos os participantes deverão confirmar a presença no evento na sexta-feira ou no sábado, das 9 às 15 horas, junto à estrutura do evento, levando um quilo de alimento não perecível. Todos os detalhes no link do site Ricosurf.Globo.com: ricosurf.globo.com/noticias/surf/festival-de-praia-ecovias-2014/, na comunidade de Facebook:www.facebook.com/events/637820569647840/?fref=ts, pelo e-mail mkt.ricosurf@globo.com ou pelos telefones (21) 2438.4096 ou (21) 98554.6012.

O 8º Festival de Praia Ecovias 2014 é uma realização da Rico Esporte e Comunicação, com patrocínio da Ecovias, copatrocínios da Porto Seguro Auto e Vivo, com apoios da Federação Paulista de Surf, FPSUP, Associação Santos de Surf, Pioneiros Surf Club, The Surfer’s Journal Brasil, VitShop, Rádio Rock, Art in Surf, RCH Sports, Prefeitura de Santos/Secretaria Municipal de Esportes.

Por: Fabio Maradei

festival ecovias 2014