A paradisíaca praia da Tiririca receberá de 29 a 31 de julho os melhores atletas do estado que disputarão R$5mil em premiação na categoria Pro/Am, além de pranchas, kits e troféus.
As lojas Backdoor apresentam a 3ª etapa do Circuito Bivolt de Surf e Bodyboarding 2011, na praia da Tiririca, Itacaré, sul da Bahia. Depois de alguns anos fora do cenário, a cidade sedia uma etapa que será válida pelo Festival Baiano de Surf.
Prova faz parte da Super Copa Continental, competição inédita que fará sua estreia em Nevados de Chillán A segunda edição do Campeonato Brasileiro BOO-BOX/BABY de Ski Cross abrirá a temporada de competições de esportes de inverno 2011 no hemisfério Sul. Organizada pela CBDN - Confederação Brasileira de Desportos na Neve, a prova acontecerá em Nevados de Chillán (sul do Chile) entre os dias 04 e 08 de agosto e reunirá além dos melhores atletas brasileiros da modalidade, renomados esquiadores de outros países, pois toda prova oficial da modalidade é aberta a participação internacional dentro das regras da FIS – International Ski Federation.
Christian Blanco _ Ski Cross
Além do Campeonato Brasileiro de Ski Cross, os atletas presentes em Nevados de Chillán irão disputar preciosos pontos para o ranking mundial da modalidade na Super Copa Continental Sulamericana, competição nunca antes realizada e que contará com uma maior pontuação. De acordo com Stefano Arnhold, presidente da Confederação Brasileira de Desportos na Neve, o Brasil, que já inovara em 2010 ao organizar a primeira prova oficial de Ski Cross em solo Latino-Americano, agora dá mais um notável passo na evolução do esporte com a realização dessa nova competição. “Organizar a primeira Super Copa Continental de Ski Cross da história da Federação Internacional de Ski proporciona uma oportunidade ímpar aos atletas brasileiros de conquistarem importante pontuação para o ranking mundial rumo a classificação para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014”. O Ski Cross estreou nos Jogos Olímpicos de Vancouver em fevereiro de 2010 e foi recentemente confirmado no programa olímpico de Sochi 2014 na Rússia. A disciplina faz parte do Freestyle Skiing (esqui de estilo livre) e tem grande similaridade com o Snowboard Cross. Entre os atletas brasileiros que mais se destacam nessa nova modalidade do Esqui estão Christian Blanco, Bruno Monti e Pietro Marano. Os dois primeiros participaram do Mundial de Ski Cross realizado no começo o ano em Deer Valey, nos Estados Unidos, registrando pela primeira vez na história, o nome de atletas brasileiros nesse torneio. Filiada ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), à Federação Internacional de Esqui (FIS) e à União Internacional de Biathlon (IBU), a CBDN é a entidade nacional de administração dos esportes de neve no Brasil, tendo iniciado com o Esqui Alpino em 1966, graças aos esforços do esquiador Domingos Giobbi, então presidente do Clube Alpino Paulista. Hoje, conta também com as modalidades olímpicas de Snowboard, Ski Cross Country, Biathlon de Inverno e Freestyle, além de promover o Rollerski, o Biathlon de Verão e o Esqui na Grama.
Brasileiro de Ski Cross
Campeonatos Brasileiros CBDN 2011 Campeonato Brasileiro e Sulamericano de Biathlon– Portillo (Chile) 05 a 10/08 Campeonato Brasileiro de Ski Cross Country e Marcha Blanca – Ushuaia (Argentina) 27 a 30/08 Campeonato Brasileiro e Copa Continental Sulamericana de Ski Alpino– Valle Nevado (Chile) – 24 a 26/08 Campeonato Brasileiro FIS, Campeonato Brasileiro Open(aberto a amadores) e Sulamericano de Snowboard – Valle Nevado (Chile) - 15 a 22/08 Campeonato Brasileiro e Copa do Mundo de Ski Alpino Master - Valle Nevado (Chile) – 18 a 22/09
Os campeões mundiais Tom Curren, Mark Occhilupo, Derek Ho, Wayne Bartholomew, Shaun Tomson, Peter Townend, além de Gary Elkerton, Cheyne Horan, Barton Lynch e outras estrelas do surfe mundial, estarão no Brasil na última semana de julho.
O SuperSurf ASP World Masters Championship 2011 promove o reencontro destes grandes ídolos nos dias 25 a 29 na igualmente histórica Praia do Arpoador, conhecida como o berço do esporte no Rio de Janeiro.
Todos estão na lista da Association of Surfing Professionals (ASP), com participação confirmada pelo critério técnico de resultados no Circuito Mundial. Entre os 22 relacionados para a categoria Master (36 a 49 anos de idade), sete são do Brasil. Já na relação dos 14 para a Grand Master (50 anos ou mais), o único é Daniel Friedman, carioca que participou da última edição do Mundial Masters da ASP, dez anos atrás na Irlanda.
O SuperSurf ASP World Masters Championship resgata o evento que não era realizado desde 2001, já oferecendo um prêmio recorde de 220 mil dólares para a categoria. A Abril Midia adquiriu os direitos da competição, firmando um contrato de 3 anos com a ASP para realizar o Mundial Masters no Brasil. A Peugeot é o principal patrocinador desta primeira edição na Praia do Arpoador e o evento também conta com o co-patrocínio da Pioneer e Hang Ten, uma das pioneiras no ramo da surfwear no mundo, além do apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro.
O Mundial Masters da ASP aconteceu entre os anos de 1997 e 2001 e a única participação brasileira foi com Daniel Friedman na Grand Master. Agora, sete já estão confirmados para marcar a estreia do Brasil na categoria Master da ASP, Victor Ribas (RJ), Fábio Gouveia (PB), Peterson Rosa (PR), Teco Padaratz (SC), Guilherme Herdy (RJ), Jojó de Olivença (BA) e Renan Rocha (SP). Os três últimos entraram na lista principal nos lugares de Damien Hardman e Shane Powell que estão contundidos e de Matt Hoy, que também não poderá competir no Rio de Janeiro.
TRIAGEM - Para completar os números de 24 participantes da Master e 16 da Grand Master, a ASP reserva duas vagas em cada categoria para convidados da organização do evento. A Abril Midia poderia simplesmente indicar os surfistas, mas preferiu realizar uma triagem na segunda-feira, dia 25, visando dar oportunidade para mais atletas com história no surfe brasileiro e outros que já representaram o país no Circuito Mundial, pudessem disputar estas vagas dentro d´água, em igualdade de condições. O número máximo é de 24 inscritos na triagem Master e 16 na Grand Master.
COLETIVA DE IMPRENSA - Também para a segunda-feira, dia 25, está prevista uma coletiva de imprensa com as principais estrelas do SuperSurf ASP World Masters Championship 2011. O local e o horário ainda serão anunciados durante esta semana. Entre os relacionados para compor a mesa, estão Tom Curren, Barton Lynch, Mark Occhilupo, Gary Elkerton, Cheyne Horan, Wayne Bartholomew, Terry Richardson e Shaun Tomson, cujos nomes ainda aguardam confirmação da ASP. Além deles, os brasileiros Fabio Gouveia, Victor Ribas, Daniel Friedman e Renan Rocha, que foi recentemente contratado pela Hang Ten e vai defender a marca no evento pela primeira vez.
Alguns já competiram e até venceram campeonatos no Arpoador, durante os primeiros anos do Circuito Mundial na década de 70. O carioca Daniel Friedman ganhou a segunda edição do histórico Waimea 5000 em 1977. Cheyne Horan foi bicampeão em 1978 e 1981 e outro australiano, Terry Richardson, venceu a última em 1982. Richardson ainda foi o primeiro a conquistar o título de campeão mundial Master da ASP, em 1997 nas Ilhas Fiji.
CATEGORIA MASTER - em ordem pelo índice técnico da ASP: 01: Barton Lynch (AUS) 02: Gary Elkerton (AUS) 03: Tom Curren (EUA) 04: Mark Occhilupo (AUS) 05: Luke Egan (AUS) 06: Rob Bain (AUS) 07: Brad Gerlach (EUA) 08: Victor Ribas (BRA) 09: Jake Paterson (AUS) 10: Fabio Gouveia (BRA) 11: Derek Ho (HAV) 12: Peterson Rosa (BRA) 13: Flavio Padaratz (BRA) 14: Richie Collins (EUA) 15: Kaipo Jaquias (HAV) 16: Shea Lopez (EUA) 17: Marty Thomas (AUS) 18: Nathan Webster (AUS) 19: Richard Lovett (AUS) 20: Guilherme Herdy (BRA) 21: Jojó de Olivença (BRA) 22: Renan Rocha (BRA) Próximo substituto: Armando Daltro (BRA)
GRAND MASTER - por índice técnico da ASP: 01: Shaun Tomson (AFR) 02: Wayne Bartholomew (AUS) 03: Michael Ho (HAV) 04: Cheyne Horan (AUS) 05: Hans Hedemann (HAV) 06: Glen Winton (AUS) 07: Simon Anderson (AUS) 08: Terry Richardson (AUS) 09: Buzzy Kerbox (HAV) 10: Peter Townend (AUS) 11: Ian Cairns (AUS) 12: Terry Fitzgerald (AUS) 13: Daniel Friedman (BRA) 14: Iain Buchanan (NZL) Próximo substituto: Cauli Rodrigues (BRA)
CAMPEÕES MUNDIAIS MASTER (35 a 44 anos) E GRAND MASTER (45 ou mais): 2001: Gary Elkerton (AUS) e Mark Richards (AUS) em Bundoran - IRLANDA 2000: Gary Elkerton (AUS) e Michael Ho (HAV) em Lafitenia - FRANÇA 1999: Cheyne Horan (AUS) e Wayne Bartholomew (AUS) em Lafitenia - FRANÇA 1998: Joey Buran (EUA) e Buzzy Kerbox (HAV) em Puerto Escondido - MEXICO 1997: Terry Richardson (AUS) foi o primeiro campeão em Cloudbreak, Tavarua Island - FIJI
Gabriel Adisaka chegou à final da primeira etapa do Hang Loose Surf Attack 2011, que terminou no último domingo (17), na praia de Itamambuca, Ubatuba (SP). Depois de competir bem em todas as baterias que disputou, o surfista de Ubatuba (SP) terminou na quarta colocação no confronto final, que teve como vencedor o ubatubense Arthur Aguiar (Ubatuba), seguido do conterrâneo Lucas Santos e de Diego Silva.
Gabriel Adiska, 4º lugar em Itamambuca / Foto Munir El Hage/Divulgação
Com este resultado, Gabriel Adisaka saiu da água com a sensação de dever cumprido. "Claro que queria ter vencido depois de tanta batalha para chegar à decisão da etapa. Mas o mais importante é ter feito a final e alcançado este quarto lugar, o que me deixa muito bem na briga pelo bicampeonato e com mais visibilidade no meio do surfe. Isso é fundamental na briga que tenho travado na busca por um patrocinador principal", afirmou o atual campeão paulista Júnior.