Colgate Plax Girls Rio Pro é decisivo na briga do título mundial


Etapa brasileira do ASP Womens Tour no Rio de Janeiro abre a reta final da corrida pelo título mundial feminino e da definição das top-16 para o WCT de 2014
                                                     Silvana Lima (BRA)/Kirstin Scholtz / ASP
                                                       Tyler Wright (AUS)/Steve Robertson / ASP
Carissa Moore (HAV)/Kelly Cestari / ASP

O prazo do Colgate Plax Girls Rio Pro começa nesta quarta-feira no Rio de Janeiro e as meninas já estão escaladas para estrear nas ondas do Postinho da Barra da Tijuca. O nível técnico do surfe feminino subiu bastante com a renovação da elite e a atual é, talvez, a mais talentosa de toda a história do Circuito Mundial. Enquanto o Billabong Rio Pro pode terminar até 19 de maio, a etapa feminina vai só até o dia 14 e é decisiva porque inaugura a reta final da temporada. Depois do Brasil, só tem mais duas provas para definir a campeã mundial e o grupo das top-16 para o WCT de 2014, uma na França e a final nos Estados Unidos.

A líder do ranking é a havaiana Carissa Moore, que já conquistou uma vitória no Rio de Janeiro em 2011. Ela venceu duas etapas na Austrália neste ano e estreia na terceira bateria do Colgate Plax Girls Rio Pro, junto com a única brasileira da elite, a cearense Silvana Lima. Antes delas, a australiana Sally Fitzgibbons faz a sua primeira defesa do título da etapa brasileira do ASP Womens Tour, contra a neozelandesa Paige Hareb e a norte-americana Sage Erickson.

Duas campeãs mundiais não vão competir no Rio de Janeiro, a australiana Stephanie Gilmore dona de cinco títulos e a peruana Sofia Mulanovich. Gilmore era uma das cinco únicas surfistas com chances de brigar pela ponta do ranking no Brasil, mas não se recuperou da contusão sofrida em Bells Beach e teve que cancelar sua participação. Com isso, praticamente sai da disputa do título mundial da temporada.

As principais candidatas para ficar com o seu troféu de número 1 do mundo são Carissa Moore e Tyler Wright, que foi finalista nas três primeiras etapas do ano na Austrália. Ganhou a primeira na final australiana contra Sally Fitzgibbons na Gold Coast, mas perdeu para a havaiana em Margaret River e em Bells Beach. Na Nova Zelândia, a norte-americana Courtney Conlogue foi a campeã e assumiu o terceiro lugar no ranking, entrando na briga direta pelo título mundial de 2013.

Uma das quatro vai sair do Brasil na frente para os dois últimos confrontos do ano para as meninas, na França e nos Estados Unidos. O Colgate Plax Girls Rio Pro também será decisivo na outra ponta da tabela, na luta para terminar a temporada entre as dez primeiras do ranking, grupo que permanece na divisão de elite feminina. A brasileira Silvana Lima está em 12.o lugar e precisa de um bom resultado no Rio de Janeiro para entrar na zona de classificação.

COLETIVA DE IMPRENSA - A cearense é uma das atletas que vai compor a mesa da primeira coletiva de imprensa da etapa brasileira do WCT, que será realizada nesta terça-feira, ao meio-dia no Royalty Hotel, na Av. do Pepê na Barra da Tijuca. A havaiana Carissa Moore, a australiana Sally Fitzgibbons e a norte-americana Courtney Conlogue também, assim como Kelly Slater, Joel Parkinson e Adriano de Souza, entre os participantes do Billabong Rio Pro.

SOBRE A GEO - A GEO é a plataforma de eventos ao vivo das Organizações Globo. Dedicada à promoção e realização de eventos de esportes, entretenimento e negócios, a GEO tem como objetivo criar oportunidades para as pessoas se encontrarem, se conectarem e se divertirem.

SOBRE COLGATE PLAX - Colgate, a marca mais recomendada pelos dentistas, conta com uma linha completa de enxaguantes bucais clinicamente testados, incluindo 6 variantes zero álcool que oferecem 12 horas de proteção contra placa e bactéricas (Plax Classic, Plax Fresh Mint, Plax Soft Mint, Plax Tea Fresh, Plax Sensitive e Plax Complete Care), uma linha branqueadora (Plax Whitening e Luminous White) e a variante Plax Ice, que proporciona intenso hálito fresco. Além disso, conta com 2 variantes infantis (Plax Kids e Plax Magic).


PRIMEIRA FASE DO COLGATE PLAX GIRLS RIO PRO - 1.a=Terceira Fase / 2.a e 3.a=Repescagem:
1.a bateria: Lakey Peterson (EUA), Bianca Buitendag (AFR), Rebecca Woods (AUS)
2.a: Sally Fitzgibbons (AUS), Paige Hareb (NZL), Sage Erickson (EUA)
3.a: Carissa Moore (HAV), Silvana Lima (BRA) e a convidada do evento
4.a: Tyler Wright (AUS), Malia Manuel (HAV), Phillipa Anderson (AUS)
5.a: Courtney Conlogue (EUA), Laura Enever (AUS), Alize Arnaud (FRA)
6.a: Coco Ho (HAV), Alana Blanchard (HAV), Pauline Ado (FRA)

PRIMEIRA FASE DO BILLABONG RIO PRO - 1.o=Terceira Fase / 2.o e 3.o=Repescagem:
1.a bateria: Josh Kerr (AUS), Alejo Muniz (BRA), Patrick Gudauskas (EUA)
2.a: Adriano de Souza (BRA), Matt Wilkinson (AUS), Yadin Nicol (AUS)
3.a: Taj Burrow (AUS), Sebastian Zietz (HAV) e 1 wildcard (convidado)
4.a: Mick Fanning (AUS), Filipe Toledo (BRA) e 1 wildcard
5.a: Joel Parkinson (AUS), Miguel Pupo (BRA) e 1 wildcard
6.a: Kelly Slater (EUA), Kieren Perrow (AUS) e 1 wildcard
7.a: Julian Wilson (AUS), Travis Logie (AFR), Glenn Hall (IRL)
8.a: Gabriel Medina (BRA), Damien Hobgood (EUA), Dusty Payne (HAV)
9.a: Jeremy Flores (FRA), Nat Young (EUA), Raoni Monteiro (BRA)
10: Jordy Smith (AFR), Kai Otton (AUS), Adam Melling (AUS)
11: Michel Bourez (TAH), Bede Durbidge (AUS), Brett Simpson (EUA)
12: C. J. Hobgood (EUA), Adrian Buchan (AUS), Kolohe Andino (EUA)

Luan Wood vence na Praia do Bispo

Luan Wood na 3ª etapa do Circuito Catarinense Oceano de Surf Amador na Praia do Bispo
Balneário de Barra do Sul (SC)foto: Diego Viana



A terceira etapa do Circuito Catarinense Oceano de Surf Amador reuniu 144 atletas em Balneário de Barra do Sul

A bela Praia do Bispo em Balneário de Barra do Sul, recebeu neste fim de semana, a presença de 144 surfistas amadores de todo o estado em mais uma boa disputa na terceira etapa do Circuito Catarinense Oceano de Surf Amador 2013, que é realizado pela Fecasurf.
Neste domingo o tempo não colaborou, e a chuva e o vento acabaram atrapalhando bastante na formação das ondas que ficaram na faixa de meio metro.  Mesmo em condições difíceis a molecada deu um verdadeiro show de surfe na Praia do Bispo.
O campeão na categoria Open foi o surfista de Florianópolis, Luan Wood, que apesar do friozinho deste domingo chuvoso, suou muito para vencer seus adversários.  Luan venceu a categoria Open somando 11,70 pontos contra 11,35 pontos de Fernando Santiago que ficou na segunda colocação. Completaram o pódio Ramiro Rubin na terceira colocação somando 7,65 pontos e Fernando Paulino na quarta colocação somando 6,65 pontos.
O surfista de São Francisco do Sul Gustavo Ramos foi o grande campeão nas categorias Junior e Mirim, mostrando que estar com a prancha no pé, e em ótima fase. Com a vitória Gustavo assumiu a ponta do ranking nas categorias Junior e Mirim.
Na categoria Iniciantes Giovani Picaski, de Imbituba também fez uma boa apresentação e venceu a etapa de Balneário de Barra do Sul, assumindo a liderança do ranking da Fecasurf.  Na categoria Infantil, o surfista de Florianópolis Lucas Vicente foi o melhor na final e garantiu a vitória na Praia do Bispo e também a liderança do ranking.
A final da categoria Máster foi umas das baterias mais disputadas da competição e finalizou com a vitória do surfista de Garopaba Roni Ronaldo. Já na categoria Feminino a paranaense Jéssica Bianca foi a campeã.
Os melhores resultados desta terceira etapa foram de Gustavo Ramos na Categoria Junior com 8,25 pontos na maior nota da competição, e Lucas Vicente com 14,50 pontos na maior somatória do evento na categoria Infantil.
A próxima etapa do Circuito Catarinense Oceano de Surf Amador 2013 ainda está com local e data indefinidos, devido à algumas alterações no calendário da Fecasurf. 
A Fecasurf agradece a participação de todos, principalmente ao pessoal da Associação de Surf de Balneário de Barra do Sul e seus apoiadores,  em mais um evento realizado com grande sucesso,
O Circuito Catarinense Oceano de Surf Amador 2013 é apresentado Arnette e tem o patrocínio da Oceano,Mormaii, Skull Surf Boards, Dalila Têxtil, o co-patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte,Fundesporte, Prefeitura Municipal de Balneário de Barra do Sul, Câmara Municipal de Balneário de Barra do Sul, Secretaria de Esporte e Turismo de Balneário de Barra do Sul, o apoio do Hotel Bandeirantes, Cia Wax, Pizzaria Don Jean e Restaurante do Chico, a divulgação do Site Waves, Jornal Drop, Solto, e a realização é da Federação Catarinense de Surf e Associação de Surf de Balneário de Barra do Sul.           

Resultados – Praia do     Bispo
OPEN
1º - Luan Wood        
2º - Fernando Santiago        
3º - Ramiro Rubin    
4º - Fernando Paulino          

JUNIOR
1º - Gustavo Ramos
2º - Ian Tavares       
3º - Luan Wood        
4º - Luan Garcia       

MIRIM
1º - Gustavo Ramos
2º - Fábio Martins    
3º - Ian Tavares       
4º - André Heiden    

INICIANTES
1º - Giovani Picaski 
2º - Anderson Junior
3º - Fábio Martins    
4º - Matheus Herdy 

INFANTIL
1º - Lucas Vicente   
2º - Wallace Vasco  
3º - Guilherme Marques      
4º - Uriel Sposaro    

FEMININO
1º - Jéssica Bianca  
2º - Caroline Provenzano    
3º - Bruna Lopes      
4º - Ana Julia Junkes

MÁSTER
1º - Roni Ronaldo     
2º - Alvaro Bacana   
3º - Adriano Lemos  
4º - Rubens Farias    
DEFICIENTES AUDITIVOS      
1º - Kevin Espada    


Líderes do Ranking Catarinense Fecasurf 2013   

Open           - 
Fábio Carvalho        4318 pontos
                     - Fernando Paulino   4318

Júnior         - Gustavo Ramos       5312pontos    

Mirim          - 
Gustavo Ramos      5800 pontos    

Iniciantes    - Giovani Picaski       5600 pontos    

Infantil         - Lucas Vicente         5600 pontos    

Feminina     - Larissa Adriano     4750 pontos

D.Auditivos - Sérgio Renato         3620 pontos    

Máster        - 
Álvaro Bacana         5258 pontos

Fonte:fecasurf

Melhores do mundo confirmados no Billabong Rio Pro


Os campeões mundiais Joel Parkinson, Kelly Slater, Mick Fanning e C. J. Hobgood, já estão escalados para estrear na etapa brasileira do WCT que começa na quarta-feira
                                                 Miguel Pupo (BRA)/Steve Robertson / ASP
Mick Fanning (AUS)/Kirstin Scholtz / ASP
Kelly Slater (EUA)/Kirstin Scholtz / ASP

O Billabong Rio Pro começa nesta quarta-feira com os grandes astros do Circuito Mundial confirmados na etapa brasileira do WCT no Rio de Janeiro. O defensor do título mundial, Joel Parkinson, o onze vezes campeão Kelly Slater, o bicampeão Mick Fanning e C. J. Hobgood, que também tem um troféu de melhor do mundo, já estão escalados para estrear nas ondas do Postinho da Barra da Tijuca. Eles, os outros 26 tops do ASP World Tour 2013 e os dois substitutos dos atletas contundidos. O Brasil tem seu time completo pela primeira vez no ano, com Adriano de Souza na briga direta pela ponta do ranking liderado por Kelly Slater.

Ele estava na Indonésia, surfando as ondas perfeitas das Ilhas Mentawaii, junto com Miguel Pupo, que vai estrear na temporada 2013 no Rio de Janeiro. Contundido, Pupo não competiu nas duas provas da Austrália, mas retorna agora no Billabong Rio Pro. A volta será na quinta bateria, logo a do atual campeão mundial Joel Parkinson, que arrancou para a conquista do título de 2012 com o vice-campeonato na etapa brasileira do WCT. Adriano de Souza estreia na segunda, contra os australianos Matt Wilkinson e Yadin Nicol.

"Para mim, a Indonésia foi uma boa preparação antes de voltar para o Brasil", disse Adriano de Souza. "É um lugar que permite você surfar boas ondas e aumentar sua performance. Surfei de seis a sete horas por dia lá e foi ótimo". Mineirinho também falou sobre repetir a vitória de 2011 no Billabong Rio Pro, que lhe garante a liderança do ranking como foi naquele ano. "Sei que o caminho para chegar a final é enorme, não é fácil e vou ter que lutar muito por ela".

Ausente na etapa brasileira do WCT no ano passado, desta vez Kelly Slater vem defender a ponta no Rio de Janeiro. Ele entra na sexta bateria, depois das apresentações de Joel Parkinson e de todos os outros principais concorrentes ao título neste início de temporada. O quarto do ranking, Adriano de Souza, está na segunda, os vice-líderes Taj Burrow e Mick Fanning na terceira e quarta e Parko na quinta. Uma final entre dois destes cinco no Billabong Rio Pro, vale o primeiro lugar na corrida pelo troféu de campeão mundial do ASP Tour 2013.

COLETIVA DE IMPRENSA - Kelly Slater, Joel Parkinson e Adriano de Souza são alguns componentes da mesa na primeira coletiva de imprensa da etapa brasileira do WCT, que será realizada nesta terça-feira, ao meio-dia no Royalty Hotel, na Av. do Pepê na Barra da Tijuca. Além deles, a havaiana Carissa Moore, a australiana Sally Fitzgibbons, a norte-americana Courtney Conlogue e a brasileira Silvana Lima, também estarão atendendo aos jornalistas.

No dia seguinte começa o prazo do Billabong Rio Pro e do Colgate Plax Girls Rio Pro e a expectativa é grande para que os brasileiros repitam a ótima atuação da etapa passada, em Bells Beach, encerrada com a inédita vitória de Adriano de Souza na Austrália. Antes, Kelly Slater foi barrado por Willian Cardoso, no duelo seguinte Raoni Monteiro ganhou de Joel Parkinson e o estreante Filipe Toledo também brilhou nas direitas de Bells Beach. O fenômeno Gabriel Medina e o campeão mundial C. J. Hobgood foram duas vítimas dos aéreos do ubatubense de apenas 18 anos de idade, filho do bicampeão brasileiro Ricardo Toledo.

Filipe vai estrear no Billabong Rio Pro na quarta bateria, encabeçada pelo australiano Mick Fanning. O também paulista Gabriel Medina está na oitava com o norte-americano Damien Hobgood e o havaiano Dusty Payne. Na seguinte, o carioca Raoni Monteiro fecha a participação brasileira enfrentando o francês Jeremy Flores e o californiano Nat Young. Quem abre é o catarinense Alejo Muniz, escalado na primeira bateria com o australiano Josh Kerr e o americano Patrick Gudauskas.

QUATRO CONTUNDIDOS - O time verde-amarelo já tem dois reforços confirmados pela ausência de quatro tops do WCT que estão contundidos. Não virão ao Rio de Janeiro o atual campeão do Billabong Rio Pro, John John Florence, o também havaiano Fredrick Patacchia, o australiano Owen Wright e o português Tiago Pires. Pelas regras, a ASP pode substituir apenas dois com os primeiros "alternates" da temporada, o australiano Yadin Nicol e Patrick Gudauskas.

Mesmo participando das duas etapas da Austrália, inclusive vencendo Kelly Slater em Bells Beach, o catarinense Willian Cardoso ficou de fora da etapa brasileira do WCT porque Yadin Nicol vai competir desta vez. O Tour Manager da ASP, Renato Hickel, esclarece o critério técnico do regulamento para substituir os contundidos nas etapas.

"Uma pena realmente. Ele (Willian Cardoso) é o número 3 da relação e a ASP tem apenas duas vagas pros quatro contundidos, ou seja, o Willian e o Heitor Alves só entram se os dois primeiros substitutos declinam o convite, como fez o Yadin Nicol nas duas primeiras provas", explicou Renato Hickel, por e-mail. As outras duas vagas ficam então para a organização do evento, além dos dois convidados que já tem direito a nomear.

TRIAGEM CARIOCA - O indicado pela Billabong foi o atleta da sua equipe, o australiano campeão mundial Pro Junior da ASP, Jack Freestone. Com a divulgação dos quatro contundidos, a vaga da GEO, que organiza a etapa brasileira do WCT, já foi confirmada para o cearense Messias Felix, pelo título brasileiro conquistado no ano passado.

Ele ia ter que participar de uma triagem contra três cariocas, o campeão estadual Gustavo Fernandes, Jerônimo Vargas representando a Associação de Surf da Barra da Tijuca (ASBT) e Simão Romão pela Associação de Surf do Arpoador. Os três ainda vão disputar uma das duas novas vagas dos contundidos, em uma bateria antes do início do evento. E a organização do campeonato irá definir o último participante para completar a primeira fase.

SOBRE O BILLABONG RIO PRO - O Billabong Rio Pro é a etapa brasileira do Circuito Mundial de Surf patrocinada pela Billabong. O evento é apresentado pela Prefeitura do Rio de Janeiro e pela RIOTUR, com patrocínio da Colgate Plax, parceiros Oficiais Bony Açaí e Água Bioleve, apoio da Monster Energy, Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ), Associação de Surf da Barra da Tijuca, Arpoador Surf Club e Favela Surf Club e realização da GEO.

PRIMEIRA FASE DO BILLABONG RIO PRO - 1.o=Terceira Fase / 2.o e 3.o=Repescagem:
1.a bateria: Josh Kerr (AUS), Alejo Muniz (BRA), Patrick Gudauskas (EUA)
2.a: Adriano de Souza (BRA), Matt Wilkinson (AUS), Yadin Nicol (AUS)
3.a: Taj Burrow (AUS), Sebastian Zietz (HAV) e 1 wildcard (convidado)
4.a: Mick Fanning (AUS), Filipe Toledo (BRA) e 1 wildcard
5.a: Joel Parkinson (AUS), Miguel Pupo (BRA) e 1 wildcard
6.a: Kelly Slater (EUA), Kieren Perrow (AUS) e 1 wildcard
7.a: Julian Wilson (AUS), Travis Logie (AFR), Glenn Hall (IRL)
8.a: Gabriel Medina (BRA), Damien Hobgood (EUA), Dusty Payne (HAV)
9.a: Jeremy Flores (FRA), Nat Young (EUA), Raoni Monteiro (BRA)
10: Jordy Smith (AFR), Kai Otton (AUS), Adam Melling (AUS)
11: Michel Bourez (TAH), Bede Durbidge (AUS), Brett Simpson (EUA)
12: C. J. Hobgood (EUA), Adrian Buchan (AUS), Kolohe Andino (EUA)

PRIMEIRA FASE DO COLGATE PLAX GIRLS RIO PRO - 1.a=Terceira Fase / 2.a e 3.a=Repescagem:
1.a bateria: Lakey Peterson (EUA), Bianca Buitendag (AFR), Rebecca Woods (AUS)
2.a: Sally Fitzgibbons (AUS), Paige Hareb (NZL), Sage Erickson (EUA)
3.a: Carissa Moore (HAV), Silvana Lima (BRA) e a convidada do evento
4.a: Tyler Wright (AUS), Malia Manuel (HAV), Phillipa Anderson (AUS)
5.a: Courtney Conlogue (EUA), Laura Enever (AUS), Alize Arnaud (FRA)
6.a: Coco Ho (HAV), Alana Blanchard (HAV), Pauline Ado (FRA)
Por:João Carvalho