Itacoatiara recebe o Circuito Estadual Sub 18 de Surf

pós alguns anos sem receber o estadual amador, a praia de Niterói será o palco da segunda etapa (25 e 26 de Junho); as inscrições já estão abertas


 O Circuito Estadual SUB 18 da FESERJ (Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro) volta a incluir um dos principais palcos do surfe fluminense, a praia de Itacoatira. Os melhores surfistas amadores do estado vão competir nas ondas perfeitas e tubulares desta praia da região oceânica de Niterói já pensando em consolidar uma boa posição no ranking. A escolha do local como palco do circuito, passa por uma reformulação do evento, que conta com novos investidores. Duas grandes empresas do mercado - Reef e Rusty - se aliaram com uma grande surf shop - Board Session - e uma bebida que é a cara do Rio de Janeiro - Matte Leão -  para incentivar a nova geração fluminense do esporte.
Foram mantidas, porém, as mesmas categorias de 2010: Surdos, Júnior, Longboard Júnior, Júnior, Mirim e Feminino Júnior. Os locais de disputa são: Recreio (que já aconteceu), Itacoatiara, Barra e Saquarema, contando os 3 melhores resultados obtidos nas 4 etapas. Os campeões da primeira etapa, e atuais líderes do ranking, são: Thiago Barcellos (Júnior), Lucas Chumbinho (Mirim), Karol Ribeiro (Feminino Jr), Gabriel Vitorino (Longboard Jr) e William Fontes (Surdos). E, para quem quiser enfrentar esse desafio, as inscrições estão abertas para a primeira etapa. Confira abaixo o procedimento para efetuar sua inscrição:

Inscrição

Os surfistas do Estado do Rio de Janeiro filiados à FESERJ - e também os que não são - devem pagar a anuidade 2011, no valor de R$50,00 (cinquenta reais), na primeira etapa de participação neste ano. O valor deve ser pago na sede regional da FESERJ, situada na Rua Rui Carneiro, 8 - Praia da Macumba - das 9h até às 13h. Para os atletas que são de fora da cidade do Rio de Janeiro, ou aos que preferirem, a inscrição pode ser feita por depósito na conta da FESERJ (Itaú, Agência: 8392 / CC: 28963-6), com o envio do recibo por fax para o telefone 0xx21 2490 0754 ou por e-mail para
simone_feserj@hotmail.com, colocando o nome da categoria, Estado de procedência, telefone de contato e, se possuir, o endereço e-mail. Além do pagamento, os atletas não filiados, e os filiados com pendências de documentação, devem imprimir a ficha de filiação, disponível no site da FESERJ (www.feserj.org), preencher e entregar na sede da FESERJ ou no primeiro dia do evento, junto com 2 fotos 3x4 e xerox dos documentos de identidade e CPF.
Documentação indispensável para todos os atletas:
Considerando as exigências contidas na Portaria 14/2004 da Vara da Infância, Juventude e Idoso do Município do Rio de Janeiro, todos os atletas menores de 18 anos filiados a FESERJ, para poderem participar desta etapa, devem encaminhar os seguintes documentos para a sede regional da FESERJ (Rua Senador Ruy Carneiro 8, Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro, RJ, CEP: 22790-650) e/ou entrega-los antes do início das baterias no primeiro dia do evento:

- Autorização do responsável (preencher ficha modelo disponível no site da FESERJ);

- Atestado médico de aptidão para a prática de esportes;
- Comprovante de matrícula escolar;
- Cópia do CPF e Identidade do responsável que assinou a autorização;
- Cópia do documento de identificação do atleta (RG ou Certidão).

O Circuito Estadual de Surf Sub 18 é apresentado por Reef e Rusty, com o patrocínio da Board Session e Matte Leão. A organização e realização do circuito é da FESERJ. Também apoiam o evento a Sequencial Eventos, VideoBar, o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, e o apoio de mídia da Revista Surfar.

http://adivsurf.blogspot.com/

SuperSurf ASP World Masters Championship 2011

Ídolos que fizeram a história do esporte se apresentam na Praia do Arpoador da capital carioca no mês de julho


 Os primeiros ídolos do surfe mundial serão as grandes atrações do SuperSurf ASP World Masters Championship nos próximos dias 26 a 31 de julho, no Rio de Janeiro. Depois do retorno triunfal da etapa brasileira do ASP World Tour, com a vitória emocionante do novo número 1 do mundo, Adriano de Souza, a capital carioca agora vai sediar o evento especial para os surfistas que já fizeram história no esporte. Os títulos mundiais Master e Grand Master voltarão a ser disputados depois de longos dez anos e o palco da decisão será a igualmente histórica Praia do Arpoador.
Curren com a familia em 2005
O berço do surfe brasileiro participou do início do Circuito Mundial na década de 70, com alguns campeões da etapa brasileira na época já estando confirmados no SuperSurf ASP World Masters 2011. A Abril Midia adquiriu os direitos de realização do Mundial Masters da Association of Surfing Professionals (ASP) pelos próximos três anos no Brasil e vai oferecer uma premiação recorde para a categoria nesta primeira edição no Rio de Janeiro.

A competição distribuirá um total de 220 mil dólares com patrocínio da Peugeot e da Hang Ten, uma das pioneiras na confecção de roupas e acessórios para a prática do surfe no mundo. Foi criada em 1960 no Sul da Califórnia (EUA) por Duke Boyd e pela costureira Doris Boeck, que bordou dois pés dourados na frente dos primeiros calções fabricados especialmente para surfistas. O desenho simboliza a clássica manobra dos dez dedos dos pés no bico dos pranchões da época, que é utilizada até hoje pelos surfistas em competições de Longboard.


A Peugeot já patrocina as três etapas do SuperSurf Internacional 2011 e a novidade no SuperSurf ASP World Masters é a marca Hang Ten no evento que também resgata a história do esporte. A premiação será dividida para as duas categorias: a Master, dos participantes com idade entre 36 e 49 anos, e a Grand Master, para 50 anos ou mais. Até a última edição, em 2001, na Irlanda, os limites eram de 35 a 44 anos na Master e 45 ou mais para a Grand Master.

MASTER NO BRASIL - No final daquele ano, o Mundial Masters de 2002 foi anunciado pela primeira vez para o Brasil, na data de 28 de abril a 04 de maio na mesma cidade do Rio de Janeiro, mas na Prainha. E, só agora, dez anos depois, a torcida brasileira poderá rever as estrelas que brilharam nos primeiros anos do Circuito Mundial durante as décadas de 70 a 90. Eles voltarão a competir nas mesmas ondas do Arpoador das etapas da extinta IPS (*), entre 1976 e 1982.

Dois australianos que venceram esse campeonato naquela época vão competir na categoria dos 50 anos ou mais do SuperSurf ASP World Masters Championship. Terry Richardson ganhou a última edição em 1982 e Cheyne Horan foi o único bicampeão no Arpex, repetindo a vitória de 1978 em 1981. Eles também já foram campeões mundiais Master da ASP. Richardson faturou o primeiro título da história, em 1997 nas Ilhas Fiji. E Horan levou o de 1999 na França, sendo forte candidato para conquistar o feito inédito de ser campeão mundial na Grand Master também.


TOM CURREN
- Na Master, um verdadeiro mito do esporte já está confirmado, o tricampeão mundial Tom Curren. Detentor de vários recordes da ASP quando abandonou o circuito em 1992, todos batidos por Kelly Slater na Era do ASP World Championship Tour iniciada no mesmo ano, o californiano ainda é o único da história a festejar títulos nas categorias Junior e Open do Mundial Amador antes de ser campeão do Circuito Profissional da ASP.
Tom Curren
Falta o Master para Tom Curren continuar o seu ciclo de conquistas e ele chegou bem perto disso em 2000 na França, mas perdeu a grande final para o australiano Gary Elkerton, outro que já está garantido no Rio de Janeiro. O Brasil também vai disputar o título no SuperSurf ASP World Masters Championship 2011. Fábio Gouveia, Teco Padaratz, Peterson Rosa e Victor Ribas, já fazem parte da lista principal dos vinte selecionados pela ASP para a categoria Master, de acordo com as participações no Circuito Mundial.

(*)- IPS - International Professional Surfers, entidade que organizou o Circuito Mundial entre 1976 e 1982 e foi extinta com a criação da Association of Surfing Professionals (ASP) a partir de 1983.


CAMPEÕES MUNDIAIS MASTER (35 a 44 anos) E GRAND MASTER (45 ou mais):
2001: Gary Elkerton (AUS) e Mark Richards (AUS) em Bundoran - IRLANDA
2000: Gary Elkerton (AUS) e Michael Ho (HAV) em Lafitenia - FRANÇA
1999: Cheyne Horan (AUS) e Wayne Bartholomew (AUS) em Lafitenia - FRANÇA
1998: Joey Buran (EUA) e Buzzy Kerbox (HAV) em Puerto Escondido - MEXICO
1997: Terry Richardson (AUS) foi o primeiro campeão em Cloudbreak, Tavarua Island - FIJI

http://adivsurf.blogspot.com/

Ibelli faz a melhor nota do dia no Quiksilver Pro Portugal

A terceira etapa foi completada hoje no Quiksilver Pro Portugal, com exibições de surf do mais alto nível. Agora, 12 atletas competem pelo título de 2011

 A manhã foi caracterizada por um swell desordenado, que melhorou com a mudança da maré, proporcionando a disputa de baterias acirradas em Ribeira d’Ilhas. No Quiksilver Pro Portugal ASP Prime estão em jogo muitos pontos que atraem os melhores atletas do mundo, com vista à qualificação ou manutenção da sua posição no ranking do circuito mundial da ASP.
Caio Ibelli
Caio Ibelli, 17 anos, destruiu as direitas longas de Ribeira d’Ilhas com uma performance que lhe conquistou um 9,10 em 10 pontos possíveis, numa única onda, a melhor pontuação do dia. “Estou mesmo feliz por ter encontrado uma boa onda logo no início da bateria”.
Ibelli confrontou com Alain Riou (PYF), 27 anos, que lhe respondeu com uma pontuação de 8,10, deixando-o pouco atrás de Ibelli. “O Alain (Riou) surfou muito bem e houve, realmente, uma grande pressão nesta bateria”. Caio, atual nº 141 no ranking mundial da ASP, assegurou o seu melhor resultado de sempre num evento ASP Prime e vai, agora, competir com seu amigo Miguel Pupo (BRA), 19 anos, e Davey Cathels (AUS), 20 anos, na próxima bateria. “Este é o meu melhor resultado num evento Prime. O ano passado fiquei em terceiro lugar num evento 6* e ambiciono mais”.
Gabriel Medina
Outro brasileiro, Júnior Faria, 24 anos, atual nº 56 do circuito mundial da ASP, obteve mais um excelente resultado no Quiksilver Pro Portugal. Ao competir com Heat Joske (Nambucca Heads, AUS), 22 anos, Faria pontuou 7,50 em 10 pontos possíveis. “Há um grande período de espera entre ondas e, mesmo quando elas aparecem, temos de escolher bem. Estou numa ótima fase e vou, definitivamente, melhorar a minha posição no ranking”.

Jeremy Flores (FRA), 23 anos, competiu arduamente com André Silva (BRA), 28 anos, necessitando de lutar até ao final da bateria para conquistar a vitória. “Estive em desvantagem na pontuação durante toda a bateria mas, no final, consegui uma boa onda que me garantiu a passagem para a próxima fase”.
Jay Quinn
Jay Quinn (Gisbourne, NZL), 27 anos, demonstrou toda a sua capacidade de controlo sobre a prancha ao pontuar, num total de duas ondas, 18,10 em 20 pontos possíveis, derrotando o atual campeão do Quiksilver Pro Portugal, Hodei Collazo (Zarautz, País Basco), 27 anos. “Me sinto melhor depois desta bateria. Estava bem posicionado e o Hodei (Collazo) estava um pouco mais longe, por isso, acabei por pegar umas boas ondas”.

Quinn, finalista do ASP 6* que ocorreu na Escócia, no início do ano, competiu com a sua prancha favorita, que já o conduziu a uma final. “Usei a mesma prancha com que surfei na Escócia. Ainda me faltam passar algumas baterias para poder começar a pensar na final. O meu próximo objetivo são as quartas-de-final”.

John John Florence
John John Florence (HAW), 17 anos, competiu contra Brandon Jackson (ZAF), arrecadando 8,67 em 10 pontos possíveis e um total, em duas ondas, de 16,27, uma das mais altas pontuações do dia. “Peguei ondas muito boas e tive sorte. Este spot tem as melhores ondas em que competi nos últimos tempos".

Pat Gudauskas (San Clemente, EUA), 25 anos, competiu com Travis Logie (ZAF), 32 anos. “Não consegui ouvir as pontuações até ao final da bateria. Tentei perceber, por alto, de quanto precisaria o Travis (Logie) e, aí, relaxei. O vento hoje estava onshore, o que torna tudo um pouco mais difícil. Mesmo assim, apanhei boas ondas”.


O Quiksilver Pro Portugal recomeça amanhã, 18 de Junho, com Gabriel Medina, Júnior Faria e Corey Lopez (EUA).

RED BULL MANNY MANIA

Final nacional do campeonato internacional de skate reunirá os melhores skatistas amadores do país em inédita disputa na pista do IAPI. Campeão representará o Brasil no Mundial em Nova York.
A pista de skate do IAPI recebe, no dia 19 de junho, a final nacional do Red Bull Manny Mania - o maior campeonato internacional de street skate amador. O evento classificará um atleta brasileiro para a final mundial envolvendo 34 paises, marcada para dia 19 de agosto, em Nova York.
O Red Bull Manny Mania é um campeonato de skate exclusivo para atletas amadores, onde são válidas apenas as manobras combinadas com aterrissagens em “manual”, ou seja, equilibrando-se em duas rodas, ou até uma, do skate. Os tradicionais “ollies” e “flips” do skate de rua ganham maior dificuldade quando os atletas combinam as manobras na mesa e nas bordas com os manuais, antes ou depois dos truques.
Na parte da manhã, 40 atletas locais disputarão a seletiva gaúcha na tradicional pista de skate, que classificará dois atletas para a final entre os dez melhores brasileiros na parte da tarde. Os dois atletas locais enfrentarão skatistas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, classificados em seletivas ao longo do último mês, pelo título nacional e pela vaga no Red Bull Manny Mania World Final 2011 em Nova York.
Campeão da seletiva realizada em São Paulo, o paulista Daniel Marques, de 24 anos, já está garantido entre os finalistas brasileiros. “Nunca estive em Porto Alegre, mas sei que o skate lá é muito forte. Quem vencer aqui no Brasil, com certeza vai ser alguém que anda muito de manual e vai ter as mesmas chances de ser campeão em Nova York”, garantiu o atleta paulistano.
RED BULL MANNY MANIA – FINAL NACIONAL
Pista Pública de Skate do IAPI
19 de junho
11h


http://adivsurf.blogspot.com/

RED BULL MANNY MANIA

Final nacional do campeonato internacional de skate reunirá os melhores skatistas amadores do país em inédita disputa na pista do IAPI. Campeão representará o Brasil no Mundial em Nova York.


Circuito Brasileiro de Bodyboarding


Irai Rodrigues em Noronha março 2011 - foto: Damangar 
Irai Rodrigues

Irai Rodrigues chegou ontem a Búzios para mais uma etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboaring, o showman, como é conhecido, tem treinado metodicamente e buscado nos últimos meses, desenvolver aspectos que vão muito além de seu repertório de manobras.

Sua postura profissional, sua atitude e psicologico, são alguns dos pre-requesitos “fora dágua” que o atleta julga importantes para ser um campeão.
Assistir uma session de Irai Rodrigues nos últimos meses confirma a teoria do rapaz, que tem voado cada vez mais alto das ondas e para os pódios.

Focado no Circuito Brasileiro ele visa se preparar para enfrentar os gringos e proporcionar baterias eletrizantes para que curte o esporte das ondas cavadas e pranchinhas voadoras.

Irai fica em Búzios até o dia 20 de junho, quando volta a Pernambuco (esperamos que com a mala cheia de troféus) para tramar outra atuação bilhante em algum outro pico ilustre.

Confira os vídeos de preparação para a viagem.

Vai começar a 3ª etapa do Circuito Cearense de Skate 2011

Nos dias 25 e 26 de junho, o Circuito Cearense de Skate 2011, desembarca no pacato município de Amontada, para a 3ª etapa do certame estadual de 2011. Os principais skatistas cearenses, assim como as diferentes gerações de atletas que acompanham o circuito, terão a Pista Pública do município como palco para as suas performances e manobras radicais.

Na liderança isolada da principal categoria do circuito, a Amador 1, está o atleta de Fortaleza Suênio Campos. Após ter vencido as duas primeiras etapas, Suênio é o ‘cara’ a ser batido e poderá consolidar a liderança ou abrir espaço para que outros atletas encostem na pontuação.
Mas não é apenas na categoria Amador 1 que temos um atleta em destaque. As categorias Feminino 1 e Grand Master também têm seus líderes isolados depois de terem vencido as duas primeiras etapas do circuito. São eles Edilândia Pepeta (Sobral) e Ronaldo Tucano (Fortaleza). As demais categorias estão mais equilibradas e também prometem fortes emoções no final de semana de despedida das férias.

Os maiores nomes do skate cearense já confirmaram presença. Willian Doug, Anderson Resende, Alisson Pardal, Edilândia Pepeta, Yago Juan, Renato Big Black e muitos outros já estão inscritos garantindo o espetáculo aos que estiverem presentes.
NOVIDADE
A grande novidade do circuito 2011 foi a confirmação da premiação recorde: 01 MOTO HONDA TITAN 0km para o Campeão do Circuito na categoria Amador 1, e, uma TV’s ‘de PLASMA para o Vice-Campeão da Amador 1 e aos campeões das demais categorias: Amador 2, Mirim, Iniciante, Feminino 1, Feminino 2 e Grand Master.
A PISTA
Inaugurada em 29 de agosto de 2009, a Pista Pública de Amontada servirá de palco para o show do melhor skate cearense. Durante os dois dias de competição, Amontada será a capital cearense do skate e coroará os campeões estaduais nas cinco categorias em disputa: Mirin, Iniciate, Grand Master, Feminino 1 e 2 e Amador 1 e 2.
IMPORTANTE: A FESK informa que independentemente do número de etapas o Circuito Cearense de Skate 2011 terá uma etapa de descarte.

A 3ª Etapa do Circuito Cearense de Skate 2011 conta com o patrocínio de MARESIA, TENT BEACH, Governo do Estado do Ceará através da Secretaria do Esporte, Banco do Nordeste, Cagece, Governo Federal e Prefeitura Municipal de Amontada. Realização: FESK - Federação Cearense de Skate. Cobertura: Sites Emfocosurf e Pé na Lixa; Blogs Difusor e Manobra Radical/Diário do Nordeste; Revista Beach Show e Canal WooHoo.

http://adivsurf.blogspot.com/

Kelly Slater é homenageado com chave da cidade do surf

O presidente do Condado de Orangen situado na Califórnia, vai entregar a chave da cidade de Huntington Beach a Kelly Slater. Esta é a segunda chave de honra que o campeão do mundo recebe, em 2008 recebeu a de San Clemente. A cerimônia vai ocorrer no dia 21de junho, às 18h, durante o Surf City Nights e vai ser dirigida pelo primeiro campeão do mundo de surf, Peter Townend.
Kelly Slater se tornou a uma das pessoas mais reconhecidas do mundo do surf, com multidões a cercarem por onde passa. Segundo o surfista, "Huntington foi parte do meu crescimento. Passei muitas horas enquanto a adolescente a surfar no lado norte durante o Verão e no lado sul nos campeonatos. Tive a primeira chance de surfar contra o meu ídolo, Tom Curren, aqui, quando tinha cerca de 13, 14 anos. Esta cidade faz parte da história do surf. Estou muito honrado por este gesto." concluiu.

A cidade quer homenageá-lo não só pelos seus feitos no surf mas também pelo seu empenho em cuidar do meio ambiente.

http://adivsurf.blogspot.com/


Começa a disputa pela vaga na final do Quiksilver King Of The Groms 2011

Atletas credenciados disputam uma vaga nas ondas do Arpoador neste fim de semana na sétima edição do Quiksilver King Of The Groms 2011, evento que classifica o campeão de cada seletiva (serão duas no Brasil) para a grande final do King of the Groms, que acontece de 4 a 13 de outubro, na França, em paralelo ao Quiksilver Pro France, etapa do circuito mundial da ASP (Association of Surfing Professionals).
Luan Wood na Praia Brava / Foto Basilio Ruy 
Filho de uma família de surfistas e com 16 anos, o ubatubense Filipe Toledo já tem uma coleção de importantes conquistas. São seis títulos paulistas, campeão brasileiro júnior em 2009, na França durante o Quiksilver King Of The Groms bateu na trave com o vice-campeonato internacional em 2010.

Agora, que acabou de vencer o Quiksilver ISA Mundial Júnior 2011, no Peru, o atleta quer se consagrar campeão da final internacional do Quiksilver King Of The Groms, em 2011, na França. “Cada campeonato é uma história e tem que passar uma bateria de cada vez. Além do mais, são vários surfistas de ponta e sempre precisamos respeitar todos. Voltei agora do Peru com um título muito bom. Com certeza quero mais um título, ainda mais com vaga para a França”, completa Filipinho.

O surfista é filho do bicampeão brasileiro profissional Ricardo Toledo, e, será, uma das atrações na etapa inicial do Circuito, voltado para surfistas com até 16 anos, nestes sábado e domingo (dias 18 e 19), na Praia do Arpoador, no Rio de Janeiro (RJ), um dos palcos brasileiros do surf.
Deivid Silva / Quiksilver KOTG - Foto Basilio Ruy 
O atleta guarujaense, Deivid Silva, 16 anos, campeão brasileiro Iniciante em 2009, campeão Mirim e vice Júnior em 2010, é outro destaque da competição e chega ao Arpoador bastante credenciado. “Todo mundo quer essa vaga, a passagem, ir para a França, o Quiksilver King Of The Groms é o maior campeonato sub 16 do mundo”, destaca o atleta.

Outros fortes candidatos aparecem na lista, como Pedro Neves, atual campeão estadual do Rio de Janeiro Iniciante, o também carioca Lucas Silveira, o paraibano Elivelton Santos, atual campeão brasileiro Iniciante, o capixaba Jhonny Botelho, e os catarinenses Alcides Lopes e Luan Wood.

A previsão de ondas para o sábado no arpoador é de meio metro com perfeitas condições. O presidente da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (Feserj), Abílio Fernandes, ressalta a força do evento. “Teremos uma competição de nível técnico excelente com os melhores atletas sub 16 do país, mais um show de surf na cidade do Rio de Janeiro”, afirma Fernandes.
Lucas Silveira na Praia Brava / Foto Basilio Ruy
TÍTULOS DO BRASIL - Em seis anos de história do Quiksilver King of the Groms, o Brasil já tem seu nome gravado duas vezes na galeria de títulos, da França. Logo na primeira edição, em 2005, Wiggolly Dantas, de Ubatuba, foi coroado campeão. Já no ano de 2009, houve dobradinha brasileira com Gabriel Medina vencendo Caio Ibelli numa final histórica, em que o atleta de São Sebastião obteve duas notas dez.
Todas as informações, fotos e vídeos sobre a competição vão estar disponíveis no site do evento: http://www.quiksilver.com.br/kotg11/
O Quiksilver King of the Groms 2011 tem o patrocínio da Quiksilver, com os apoios - nessa primeira seletiva - da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro, Arpoador Surf Club, Favela Surf Clube, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Revista Hardcore, Portal Surfar e supervisão da Confederação Brasileira de Surf.
 
http://adivsurf.blogspot.com.