Abertura do Oakley Pro 2013

De 28 a 30 de junho os melhores surfistas profissionais do país se enfrentam na Praia Central na briga pela ponta dos rankings catarinense e brasileiro
Mais uma vez, a bela cidade de Balneário Camboriú vai receber as feras do surfe profissional brasileiro, para as disputas na segunda etapa do Oakley Pro 2013, que vai acontecer de 28 a 30 de junho, na Praia Central.
A etapa de abertura do Oakley Pro 2013 foi realizada na Praia da Joaquina, em Florianópolis, com grande sucesso e um verdadeiro show de surfe, onde o vencedor foi catarinense Tomas Hermes, em uma das finais mais disputas dos últimos anos do circuito catarinense de surf profissional da Fecasurf.
Tomas começou mal na bateria, sem achar ondas, enquanto isso seus adversários vinham firme na briga, mas na metade da bateria, entrou aquela onda tão esperada, e sem vacilar, Tomas manobrou muito bem, conseguindo arrancar uma boa nota de 8,43 pontos dos juízes, entrando na briga pelo título.  Na liderança estava Ricardo Wendhausen lutando para manter a frente, somando 5,50 pontos da sua primeira onda, mais 8,00 pontos da sua segunda onda, mas na sequência Tomas achou mais uma onda excelente e marcou a nota máxima, 10,0 pontos, totalizando 18,43 pontos nas suas duas melhores ondas, assumindo a ponta e deixando Riquinho na segunda colocação.  Ricardo ainda fez uma nota dez nos últimos segundos da bateria com um belo aéreo, sua marca registrada, mesmo assim acabou batendo na trave, somando 18,00 pontos.  Completaram o pódio o paranaense Jihad Khodr na terceira colocação somando 15,60 pontos, e o potiguar Ítalo Ferreira na quarta colocação somando 13,34 pontos
“Fiquei muito feliz pela vitória na praia da Joaquina, não me acertei no começo da bateria, fiquei até em combinação, mas decidi que precisava fazer alguma coisa, então corri atrás e achei uma boa onda que fiz 8,43 pontos. Em sintonia, voltando para o pico, consegui achar a minha melhor onda da bateria, que me rendeu uma nota dez. Fiquei bem feliz por conseguir marcar essa pontuação numa final, e parabéns para o Riquinho que é meu grande amigo, já competimos juntos há muito tempo, e também conseguiu fazer uma nota 10 naquela final emocionante. Agora vamos para a próxima”, declarou Tomas Hermes, que foi campeão catarinense de surfe profissional em 2010 e campeão brasileiro profissional em 2011.
As inscrições para esta segunda etapa do Oakley Pro 2013 devem ser reservadas no escritório da Fecasurf pelo fone (48) 3025-1880 ou com o Klaus Kaiser através do email: klauskaiser68@gmail.com até o dia 26 de junho.  O valor é R$ 160,00 e o pagamento deverá ser obrigatoriamente feito na praia.
A segunda etapa do Oakley Pro 2013 é válida pelo circuito catarinense de surf profissional da Fecasurf, também pela quinta etapa do circuito brasileiro de surf profissional da Abrasp, e vai distribuir R$ 30.000,00 de premiação, além de 1.500 pontos para o Ranking Catarinense Pro e 1.500 para o Ranking da Abrasp.
O Oakley Pro 2013 é apresentado pelo Governo do Estado de Santa Catarina através do Fundesporte e Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, tem o patrocínio do Matte Leão, Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú através da Fundação Municipal de Esportes, o apoio, Bhally Hotel, Tropikalya Hotel, Faculdade Avantis, Surfers Paradise, a Divulgação do Site Waves e Jornal Drop, e a realização da Fecasurf, Abrasp e Associação de Surf de Balneário Camboriú.

RANKING DO OAKLEY PRO 2013


01º  Tomas Hermes (SC)                  – 1.500 pontos            
02º  Ricardo Wendhausen (SC)      – 1.290  
03º  Cauê Wood (SC)                          –    915
04º  Jeferson Duarte (SC)                   -    915
05º  Yuri Gonçalves (SC)                    –    600             
07º  André Luiz (SC)                              -    600
06º  Marcio Farney (CE)                   -    540
08º  Alex Lima (SC)                           -    540
09º  André Zanini (SC)                      -    480


RANKING BRASILEIRO DA ABRASP 2013

1º - Flávio Nakagima (SP)              3.420 pontos
2º - Franklin Serpa (BA)                    3.405
3º - Bruno Galini (BA)                         3.225
4º - Saulo Junior (SP)                        3.203
5º - Rudá Carvalho (BA)                   3.120
6º - Jihad Khodr (PR)                         3.075
7º - Halley Batista (PE)                     3.015
8º - Bruno Santos (RJ)                      3.000

GALERIA DE CAMPEÕES CATARINENSES PROFISSIONAIS


1980 - Campeão: Roberto Lima/Vice: Bita Pereira

1981 - Campeão: Picuruta Salazar (SP)

1982 - Campeão: David Huzadel

1983 - Campeão: David Huzadel
1984 - Campeão: David Huzadel

1985 - Campeão: Waldemar "Bilo" Wetter

1986 - Campeão: Luiz Neguinho (SP) /Vice: "Bita" Pereira

1987 - Campeão: Ivan Junkes
1988 - Campeão: Ícaro Cavalheiro

1989 - Campeão: Ivan Junkes
1990 - Campeão: Saulo Lyra/Vice: Carlos Kxot

1991 - Campeão: não houve circuito

1992 - Campeão: Carlos Santos/Vice: Carlos Kxot

1993 - Campeão: Fábio Carvalho - Vice: Ivan Junkes

1994 - Campeão: Junior Maciel 

1995 - Campeão: Guga Arruda - Vice: Roni Ronaldo

1996 - Campeão: James Santos
1997 - Campeão: Luli Pereira - Vice: Evandro dos Santos

1998 - Campeão: Teco Padaratz - Vice: Andreas Eduardo
1999 - Campeão: Guga Arruda - Vice: Fábio Carvalho

2000 - Campeão: James Santos - Vice: Guga Arruda

2001 - Campeão: Fábio Carvalho - Vice: Pedro Norberto
2002 - Campeão: Neco Padaratz - Vice: André Zanini

2003 - Campeão: Raphael Becker - Vice: Ricardo Ortiz
2004 - Campeão: Diego Rosa - Vice: Guga Arruda

2005 - Campeão: Jean da Silva - Vice: Pedro Norberto

2006 - Campeão: Diego Rosa - Vice: Jean da Silva

2007 - Campeão: Marco Pólo - Vice: Márcio Farney 

2008 - Campeão: Marco Pólo - Vice: Guilherme Ferreira
2009 - Campeão: Tânio Barreto - Vice: Tomas Hermes

2010 – Campeão: Tomas Hermes – Vice: Willian Cardoso
2011 – Campeão: Tiago Bianchini – Vice: Marco Polo
2012 – Campeão: Yuri Gonçalves – Vice: Guilherme Ferreira
Por:fecasurf


Vitórias de Mineirinho e Filipe na abertura do Oakley Pro Bali

Adriano de Souza e Filipe Toledo foram os únicos brasileiros que estrearam com vitórias na nova etapa do ASP World Tour nas direitas de Keramas na Indonésia


Já começou a quinta etapa da acirrada corrida pelo título mundial do ASP World Tour 2013 no primeiro dia do prazo do Oakley Pro Bali, que estreia no calendário da divisão principal do esporte esse ano. Os melhores surfistas do mundo saíram das esquerdas das Ilhas Fiji para as direitas de Keramas, que já bombou boas ondas de 4-6 pés no primeiro dia do seu prazo na Indonésia. Adriano de Souza ganhou a bateria que inaugurou o campeonato que vai até o dia 29 em Bali. Porém, o outro único brasileiro que começou com vitória e passou direto para a terceira fase com os seus aéreos mortais foi Filipe Toledo. Os outros cinco participantes desta etapa perderam, mas têm uma nova chance de classificação na repescagem.

"Estou muito feliz por estar aqui em Keramas", disse Adriano de Souza. "Eu tive um mau resultado em Fiji, então resolvi vir pra cá mais cedo pra conhecer melhor essa onda. É uma grande onda e a galera vai fazer algumas coisas malucas aqui esta semana. É uma onda de alto desempenho, perfeita, com tubo e que dá pra fazer várias manobras. Fiquei feliz em passar minha bateria hoje (terça-feira) e espero fazer um bom evento aqui em Bali".

O principal adversário de Mineirinho na primeira bateria do Oakley Pro Bali no ASP World Tour foi Bede Durbidge. O brasileiro ganhou por pouco, totalizando 12,93 pontos em duas ondas que valeram notas 6,60 e 6,33. Com elas superou os 12,17 das notas 6,67 e 5,50 do australiano. Mas, a melhor onda da bateria foi surfada pelo havaiano Dusty Payne, no entanto foi a única boa que ele pegou e com a nota 7 ficou em último com 8,60 pontos.

BRIGA PELA PONTA - Adriano de Souza é um dos seis surfistas com chances matemáticas de brigar pela ponta da corrida do título mundial no Oakley Pro Bali. Mas, para ele e para o americano Nat Young, só interessa a vitória em Keramas e ainda torcer pelo tropeço dos quatro primeiros colocados no ranking do WCT. Kelly Slater reassumiu o primeiro lugar com a vitória no Volcom Fiji Pro e a batalha entre ele e o australiano Mick Fanning é fase a fase em Bali.

O sul-africano Jordy Smith tem que ficar duas colocações à frente para superar Slater e Fanning. E o australiano Taj Burrow só consegue isso quando alcançar a grande final, desde que o dez vezes campeão mundial não vença nenhuma bateria na Indonésia. A primeira ele já perdeu na terça-feira, para o compatriota americano Damien Hobgood. E Burrow também vai encarar a repescagem, pois foi batido pelo igualmente australiano Yadin Nicol.

LÍDER NA REPESCAGEM - Dos concorrentes ao posto de número 1 do WCT 2013, apenas os dois saíram derrotados do mar em suas estreias no Oakley Pro Bali. O vice-líder, Mick Fanning, o terceiro do ranking, Jordy Smith, o quinto, Adriano de Souza, e o sexto, Nat Young, confirmaram o favoritismo e passaram direto para a terceira fase. Slater abre a repescagem com o australiano Jack Robinson e Burrow enfrenta outro convidado, o havaiano Bruce Irons, no segundo duelo do próximo dia de competição na Indonésia.

A partir da bateria de Nat Young, a sétima do dia, o mar melhorou bastante em Keramas e o americano fez o maior placar da terça-feira até ali, 17,03 pontos com a nota 9,10 da sua melhor onda. O catarinense Willian Cardoso também fez bonito conseguindo um 9 dos juízes, mas faltou outra nota consistente pra somar e o reforço do Brasil na etapa da Indonésia acabou escalado em um duelo verde-amarelo na repescagem com Gabriel Medina.

"Foi muito boa a bateria", disse Young. "O mar começou a bombar bem na hora que entramos no mar e deu altas ondas. Algumas pessoas acham que as direitas aqui de Keramas podem ser complicadas para quem surfa de backside (de costas para a onda), mas quando fica maior é muito mais vertical e eu gosto disso. Fico feliz por ter vencido hoje e estou bem ansioso para o restante do evento".

VITÓRIA BRASILEIRA - Na disputa seguinte, Filipe Toledo já apresentou os seus aéreos para atingir 16,07 pontos contra os australianos Kieren Perrow e Josh Kerr na segunda e última vitória brasileira na rodada inicial do Oakley Pro Bali. Voltando da contusão que o tirou do Volcom Fiji Pro, Raoni Monteiro não achou as ondas no confronto vencido pelo americano C. J. Hobgood. E Gabriel Medina foi outro que só surfou uma onda boa - nota 8,93 - na bateria que o taitiano Michel Bourez elevou o recorde de pontos para 17,30 com notas 8,67 e 8,63.

RECORDES DO DIA - No entanto, todas estas marcas foram batidas no último confronto do dia. Foi quando rolaram as melhores ondas da terça-feira, com direitas incríveis em Keramas para o show dos dois havaianos que estrearam junto com o paulista Miguel Pupo. John John Florence arrancou o primeiro 10 da história do Oakley Pro Bali no WCT para totalizar impressionantes 19,87 pontos de 20 possíveis. E só assim para superar os 19,37 das notas 9,80 e 9,57 de Sebastian Zietz na bateria dos recordes que fechou o primeiro dia na Indonésia.

TRANSMISSÃO AO VIVO - A primeira chamada para o início da repescagem do Oakley Pro Bali foi marcada para as 6:30 horas da quarta-feira na Indonésia e a quinta etapa do ASP World Tour 2013 está sendo transmitida ao vivo pela internet, com o link podendo ser acessado clicando-se no banner do evento na capa do www.aspsouthamerica.com

Por:João Carvalho

Bruno Fontes compete na Alemanha

Catarinense viaja nessa terça-feira (18) para Kiel, norte da Alemanha, para as disputas da Kieler Woche

Nessa terça-feira, 18, o catarinense Bruno Fontes (UNIMED/ AGE DO BRASIL) prepara-se para mais uma viagem importante. O velejador embarca para a cidade de Kiel, norte da Alemanha, para as disputas da 131ª edição da Kieler Woche, etapa do Circuito Europeu de Vela, que acontece entre os dias 22 e 30 de junho, oferecendo pontos no ranking mundial.

“A Semana de Vela em Kiel é muito importante para mim. Tenho tido um bom ciclo de treinamentos e estou me sentindo confiante para esse evento. Será um bom termômetro para ver como estou em relação aos melhores atletas do mundo. Tenho tido bons desempenhos, mas ainda esta faltando uma medalha e vou atrás disso nessa etapa”, comentou Bruno.

Após ótimos desempenhos nas etapas da Copa do Mundo de Vela, quanto teve atuações bem constantes em Miami, Palma de Mallorca, Hyeres, além das disputas do Europeu em Medemblik, na Holanda, Bruno encara mais um desafio em território europeu diante dos melhores velejadores do mundo.

“Estou bem preparado para essa etapa e acredito que tenho tudo para conquistar um bom resultado, sempre respeitando meus adversários, mas sabendo o quão longe posso chegar. Meu foco este ano está nas disputas do Mundial, e todos estes eventos são muito importantes para eu aprimorar cada vez mais minha técnica e chegar bem preparado”, avalia Bruno.

O velejador Bruno Fontes tem os patrocínios da Unimed e AGE do Brasil e conta com o apoio da Confederação Brasileira de Vela.

Por:Danilo Caboclo