Marroquino rouba a cena no Quiksilver Saquarema Prime


Ramzi Boukhiam bateu todos os recordes que Gabriel Medina tinha acabado de registrar nas poderosas esquerdas da Praia de Itaúna que também é conhecida como o Maracanã pela qualidade internacional das suas ondas
Gabriel Medina (BRA)/Daniel Smorigo / ASP

Ramzi Boukhiam(MAR) /Pedro Monteiro / Adding

Praia de Itaúna, Saquarema (RJ) - O Maracanã do surfe brasileiro já comprovou sua fama no primeiro dia do Coca-Cola apresenta Quiksilver Saquarema Prime. A Praia de Itaúna mostrou a potência das suas ondas nas séries pesadas de 4-6 pés na quarta-feira para a abertura da segunda etapa do ASP World Prime do ano na "Cidade do Surf" da Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Surfistas de dezessete países, incluindo quinze dos top-34 da elite do WCT, estão em Saquarema para disputar os 6.500 pontos no ranking mundial unificado da ASP, com todos os 96 participantes entrando na primeira fase iniciada nas boas ondas da quarta-feira na Praia de Itaúna.

Os grandes destaques do dia foram o brasileiro Gabriel Medina e o marroquino Ramzi Boukhiam, que bateu todos os recordes que o fenômeno de Maresias tinha acabado de registrar nas esquerdas poderosas de Itaúna. Na 13.a das dezesseis baterias realizadas na quarta-feira, Medina ganhou nota 9,43 na sua melhor onda e totalizou 18,36 pontos de 20 possíves. E no confronto seguinte, Boukhiam atingiu 18,47 pontos somando notas 9,80 e 8,67 na vitória sobre os havaianos Granger Larsen e Torrey Meister e o porto-riquenho Brian Toth.

"Estou muito feliz. Estava muito difícil de competir, mas consegui pegar duas ondas muito boas e quero agradecer a toda minha equipe, porque eu precisei muito do preparo físico pra enfrentar essas condições difíceis do mar", falou Ramzi Boukhiam. "É a primeira vez que eu venho competir aqui em Saquarema e achei as ondas muito boas, fortes e já estão falando pra mim que vai aumentar ainda mais, então estou muito feliz por continuar no campeonato".

Gabriel Medina também estreou batendo todos os recordes do Quiksilver Saquarema Prime 2013. Recebeu nota 9,43 na sua melhor onda e ainda tirou uma 8,93 para alcançar 18,36 pontos. Até a sua vitória sobre o havaiano Kiron Jabour, o neozelandês Billy Stairmand e o saquaremense Yan Guimarães, as maiores marcas eram do havaiano Dusty Payne, que tinha feito 17,17 pontos com a nota 9,27 da sua melhor apresentação.

"É bom estrear com boas notas em um campeonato importante como esse", disse Gabriel Medina. "Estou amarradão em estar aqui em Saquarema de novo. Aqui sempre dá altas ondas, no ano passado consegui um bom resultado e quero tentar ser melhor ainda. O mar não está fácil. Até tentei dar um aéreo ali, mas a onda é muito volumosa, então as manobras são outras, meio que feijão com arroz mesmo. As batidas e rasgadas fortes é o que valem aqui e estou feliz por ter achado boas ondas para vencer a bateria com grandes notas".

LOCAL DE SAQUAREMA - Quase metade das estrelas do WCT ficou no Brasil para participar do Quiksilver Saquarema Prime. O primeiro a se apresentar foi o carioca Raoni Monteiro, que mora em Saquarema e compete em casa na Praia de Itaúna. Ele estreou derrotando três estrangeiros na terceira bateria do dia. O australiano Davey Cathels passou em segundo lugar, com o norte-americano Andrew Doheny e o espanhol do País Basco, Hodei Collazo, sendo eliminados na primeira rodada da competição iniciada nas grandes ondas da quarta-feira.

"O mar subiu bastante de um dia pro outro. Ontem (terça-feira) estava com meio metro de onda, hoje (quarta-feira) já tem séries de dois metros. É uma onda difícil de surfar, meio balançada, mas bom que consegui vencer a bateria", falou Raoni Monteiro. "Mesmo assim, as ondas estão com uma boa parede pras manobras, com força e é só pegar a certa que você vai tirar notão. Dei sorte que o Hodei (Collazo) desistiu de uma onda, peguei ela mais no rabo, mas reformou embaixo e foi minha melhor onda. Estou surfando em casa, confiante, com torcida a meu favor, então é ir passo a passo pra ver até onde posso chegar".

DEFENSOR DO TÍTULO - Outra estrela da elite mundial que estreou com vitória foi o defensor do título do Quiksilver Saquarema Prime, Matt Wilkinson. O australiano venceu o quinto confronto do dia, contra o seu compatriota, Heath Joske, o brasileiro Halley Batista e o único representante da ilha Guadalupe, Charles Martin. Na segunda fase, Wilko enfrenta os brasileiros Jessé Mendes e Jadson André e o havaiano Dusty Payne.

"Foi muito difícil porque fiquei muito tempo parado esperando as ondas aparecerem", ressaltou Matt Wilkinson. "Era preciso ter sorte na escolha e estar bem posicionado para não errar. Quando a onda apareceu, eu tive que fazer o melhor possível porque talvez não tivesse uma segunda chance. E foi isso o que eu fiz. Tive sorte de achar outra onda mais fraca no final para passar e deu tudo certo. Estou aqui com objetivo de vencer novamente o campeonato, vim aqui para isso e não para perder".

TOP ELIMINADO - Já o primeiro top da elite mundial a ser eliminado logo em sua estreia no Quiksilver Saquarema Prime foi uma das sensações do Brasil no WCT, o paulista Filipe Toledo. Ele acabou em último na bateria em que o alemão Nic Von Rupp derrotou três brasileiros. O paulista Jessé Mendes se classificou em segundo lugar, mas o outro carioca que mora em Saquarema, Leonardo Neves, acabou sendo barrado junto com Filipe Toledo.

"Bateria muito difícil, contra o Filipe (Toledo) que vem surfando muito bem no WCT, o Jessé (Mendes) também e o Leonardo Neves, que é daqui e é muito experiente", destacou Nic Von Rupp. "O mar está bem difícil, mas consegui pegar uma onda muito boa para acertar duas manobras fortes e ganhar uma nota na casa dos 8 pontos que me garantiu a classificação. Eu nunca tinha vindo aqui pra Saquarema e gostei bastante, a onda tem força como várias praias que costumo surfar em Portugal, onde eu moro, então praticamente me senti em casa aqui".

VAGAS NO WCT - O objetivo de todos é vencer em Saquarema, principalmente aqueles que não fazem parte do grupo atual dos top-34 do WCT. É o caso do potiguar Jadson André, que saiu da elite no ano passado e pretende ingressar na lista dos dez indicados pelo ASP World Ranking aqui no Brasil. No momento, estão previstas no calendário mundial de 2013 apenas oito etapas com nível "Prime", que são as principais na luta por vagas na elite, com a vitória valendo os mesmos 6.500 pontos de um terceiro lugar nas provas do WCT.

"Sem dúvida, são poucos Primes esse ano, então tem que fazer o máximo de pontos possíveis porque meu objetivo mesmo é voltar para a elite", sentenciou Jadson André. "O mar está mudando bastante a cada bateria, então tem ficar esperto. Essa onda aqui de Saquarema é superdifícil de surfar e a que você pegar tem que fazer de tudo pra tirar uma boa nota. Eu comecei bem rápido a bateria com uma nota 6 e pouco, que é bom para essas condições difíceis de mar, mas eu não sabia minha situação. Não consegui ouvir as notas e só soube que estava passando a bateria nos minutos finais, aí fiquei um pouco mais tranquilo".

Outro que está correndo atrás da classificação para o WCT é o jovem Evan Geiselman, de 19 anos apenas, que bateu até o top da elite, seu compatriota Brett Simpson, no nono confronto do dia. Os dois fizeram uma dobradinha norte-americana contra o bicampeão brasileiro Messias Felix, do Ceará, e o paraibano Jano Belo.

"As condições do mar mudaram muito em relação à hoje (quarta-feira) de manhã", constatou Evan Geiselman, que ocupa a 54.a posição no ranking que está garantindo até o 32. colocado no WCT de 2014. "A maré encheu, mas ainda assim eu consegui escolher boas ondas para vencer a bateria. Foi difícil, com o Brett (Simpson) na minha cola o tempo todo, mas no fim deu tudo certo e estou muito feliz por ter passado pra segunda fase, até porque a gente sabe que vai dar altas ondas nesta semana aqui".

INÍCIO AS 7H00 - No primeiro dia, foram realizadas dezesseis das 24 baterias da primeira fase. A 17.a, entre o sul-africano Travis Logie e os brasileiros Heitor Alves (CE), Simão Romão (RJ) e Peterson Crisanto (PR), ficou para começar às 7h00 da quinta-feira na Praia de Itaúna. As previsões indicam que as ondas vão continuar bombando boas ondas nos próximos dias e o show de surfe está garantido em Saquarema até o fim de semana.

O Coca-Cola apresenta Quiksilver Saquarema Prime é uma realização da Adding Sports, com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro - Lei de Incentivo ao Esporte, Peugeot e Prefeitura Municipal de Saquarema, apoio da Concessionária Peugeot Montreal, CCR Via Lagos, Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ) e Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP). O evento homologado pela ASP South America como segunda etapa do ASP Prime 2013 será transmitido ao vivo na internet pelo www.quiksilver.com.br/primesaquarema13 

Brasileiros avançam na estreia em Arica

Quatro dos sete integrantes brasileiros no evento principal avançaram para o terceiro round. Evento foi paralisado devido forte entrada de vento e mais três brasileiros terão nova chance nessa quinta-feira (23)



Israel Salas segue em ótimo momento nas ondas de Arica

Arica amanheceu com boas ondas 

Após cinco dias de triagens e competições femininas, foi iniciado nessa quarta-feira (22), o evento principal do Grand Slam IBA GoPro Arica Chilean Challenge, válido como terceira etapa do Circuito Mundial de Bodyboard, no temido fundo de pedra de El Gringo, em Arica, no Chile. Todos os brasileiros entraram em ação nessa quarta-feira, em ondas de 6-8 pés (2,0 a 2,5 metros), com quatro deles garantindo vaga na terceira fase e outros três disputando a repescagem, que terá sequencia nessa quinta-feira (23).

Primeiro dos brasileiros a estrear, Sergio Luis teve uma bateria difícil pela frente e acabou caindo para a repescagem. O campeão das triagens do Itacoatiara Pro 2012, acabou ficando atrás de Dave Winchester (AUS) e Sacha Specker (AFS) e agora terá uma nova chance nessa quinta-feira.

Guilherme Tâmega, vice-campeão do evento em 2012 e campeão em 2011, foi o segundo brasileiro nas disputas e conseguiu uma excelente estreia. Ao lado do havaiano Dave Hubbard, o hexacampeão mundial mostrou que o pico de Arica é praticamente sua casa e somou 13,11 pontos para avançar em segundo, direto ao Round 3.

Quem também conseguiu uma excelente atuação foi o capixaba Magno Passos. Maguinho sempre protagoniza boas apresentações em Arica e dessa vez não foi diferente. Em uma bateria bem complicada, o brasileiro conseguiu avançar ao lado do sul-africano Jared Houston para a terceira fase.

Campeão mundial em 2008, Uri Valadão foi mais um brasileiro a competir nessa quarta-feira. O baiano voador lutou bastante, mas a dupla australiana Ben Player e Dallas Singer ditou o ritmo de bateria desde o começo, colocando o brasileiro na respescagem, que será disputada nessa quinta-feira.

Na sexta bateria do dia, os brasileiros Roberto Bruno e Eder Luciano entraram em cena. Atual campeão latino e do ISA Bodyboarding Games, o catarinense Eder Luciano vive grande momento e mostrou isso dentro d´água. Surfando muito bem, Eder cravou a segunda posição, atrás apenas da lenda Mike Stewart, que no alto de seus cinquenta anos recém-completos cravou 15,96 pontos, totalizando o maior somatório da etapa até o momento. Já Roberto Bruno terá que disputar a repescagem.

Grande destaque das triagens, Israel Salas caiu na mesma bateria de Guilherme Tâmega e acabou na disputando a repescagem. No entanto, na última bateria do dia antes da paralisação devido a entrada de vento, o atual campeão brasileiro mostrou estar adaptado as poderosas ondas de Arica e passou pela repescagem na segunda posição.

Uma nova chamada acontece nessa quinta-feira (22), às 08h (horário de Brasília). A previsão é para que essa quinta seja um dos melhores dias de ondulação durante todo o período de campeonato e, portanto, as expectativas para o prosseguimento da etapa são grandes.

Confira os resultados dessa quarta-feira:

Round 1: 1º e 2º - 3º Round/ 3º e 4º - Repescagem
H1: Dave Winchester (AUS) 14,00 x Sacha Specker (AFS) 9,13 x Renato Arellano (CHI) 6,46 x Sergio Luis (BRA) 4,33
H2: Dave Hubbard (HAW) 14,98 x Guilherme Tâmega (BRA) 13,11 x Amaury Laverhne (REU) 12,63 x Israel Salas (BRA) 5,81
H3: Jared Houston (AFS) 14,78 x Magno Passos (BRA) 12,51 x George Humphreys (AUS) 12,51 x Babby Quinones (PRC) 11,33
H4: Jacob Romero (HAW) 15,30 x Jeff Hubbard (HAW) 13,76 x Diego Cabrera (I. CAN) 13,26 x Brahim Iddouch (MAR) 8,03
H5: Ben Player (AUS) 13,28 x Dallas Singer (AUS) 12,88 x Alan Espinoza (CHI) 8,71 x Uri Valadão (BRA) 8,13
H6: Mike Stewart (HAW) 15,96 x Eder Luciano (BRA) 12,90 x Lachlan Cramsie (AUS) 6,46 x Roberto Bruno (BRA) 5,70
H7: Pierre Louis Costes (FRA) 14,45 x Alan Munoz (CHI) 13,31 x Jake Stone (AUS) 12,35 x Ryan Hardy (AUS) 11,46
H8: Yoan Florentin (REU) 15,86 x Alex Uranga (BAS) 13,25 x Matias Dias (CHI) 11,75 x Alberto Colucci (VEN) 8,78

Round 2: 1º e 2º - Round 3/ 3º e 4º - Eliminados
H9: Renato Arellano (CHI) 11,63 x Israel Salas (BRA) 10,78 x Brahim Iddouch (MAR) 9,78 x George Humpreys (AUS) 9,03
H10: Amaury Laverhne (REU) x Sergio Luis (BRA) x Diego Cabrera (I. CAN) x Babby Quinones (PRC)
H11: Alan Espinoza (CHI) x Roberto Bruno (BRA) x Jake Stone (AUS) x Alberto Colucci (VEN)
H12: Lachlan Cramsie (AUS) x Uri Valadão (BRA) x Matias Dias (CHI) x Ryan Hardy (AUS)


Por:Danilo Caboclo

Super Game SK8 em Belo Horizonte


O Campeonato de Skate Super Game SK8 vai rolar na Skate Park do Parque das Mangabeiras em Belo Horizonte/MG, no dia 26 de maio das 09h00 às 16h30.


Organizado pela Planet Gueto, o Super Game SK8 terá as seguintes categorias:
Kids - 20 vagas para skatistas com menos de 8 anos
Mirim - 20 vagas para skatistas entre 9 e 13 anos
Feminino
Iniciante

As inscrições serão realizadas de forma antecipada e no local da competição com os seguintes valores:
Kids - R$ 10,00
Mirim - R$ 10,00
Feminino - R$ 15,00
Iniciante - R$ 17,00

Premiações do 1º ao 3º lugar

Apresentação do Dj AlbertiniZ

O evento contará com duas oficinas pró-skate para crianças

Rua de Lazer com cama elástica e outras atrações


Informações e contatos:
Rodrigo Ferreira
Fone: (31) 9409-5592
Email: equipe@planetgueto.com.br

Alana Smith,Medalha de Prata nos X Games Barcelona

A última etapa dos X Games realizada em Barcelona entre os dias 16 e 19 de Maio, ficou marcada pelas atuações dos futuros rippers do skate mundial que  competiram no mesmo nível de algumas das lendas da modalidade.


 

Foi o caso do jovem medalhista Mitchie Brusco que competiu pela 1ª vez nos X Games quando tinha 14 anos de idade, e realizou nesta edição dos jogos o primeiro 1080 na história da "MegaRampa".

Agora, uma das maiores revelações do skate nos X Games Barcelona foi a conquista da medalha de prata pela skater Alana Smith, com apenas 12 anos tornou-se a medalhista mais jovem desde a criação dos X Games. 

Diante daquilo que conseguimos apurar em sua curta carreira, Alana Smith nascida em Mesa, AZ., no dia 20 de Outubro do ano de 2000, sem duvidas irá revolucionar o skate feminino nos próximos anos, e poderá tornar-se imbatível em algumas categorias da modalidade, visto que hoje ela é destaque em todas as competições que participa, seja ela no Street, Vert ou Bowl, ou seja, ela com apenas 12 anos de idade é uma das skaters mais completas da atualidade, imaginem daqui a uns anos.  
Alguns feitos documentados desta jovem skater não serão esquecidos pela história, como o facto dela tornar-se a primeira mulher a  executar um "540 McTwist" em competições, sendo também uma das únicas meninas no mundo atualmente que enfrenta a descida da MegaRampa, quer mais !!! rss. 


A pequena e bela Alana atrai os olhares de muitos miúdos por sua simpatia, alegria, sorriso contagiante e belos olhos, porém, é na radicalidade notada desde cedo por seus familiares que ela vem conquistando cada vez mais a admiração e respeito das pessoas pelo mundo.


Para aqueles que queriam acompanhar a trajetória da vida e carreira de Alana Smith vamos disponibilizar alguns sites de consulta com entrevistas, fotos e vídeos, fiquem atentos ao futuro desta skater.


Uri Valadão estreia no mundial de Arica


Previsão de início da etapa do Grand Masculino no Chile é para essa quarta-feira (22)


Foto: IBA/Divulgação


Após as disputas das triagens, o baiano Uri Valadão fará sua estreia nessa quarta-feira (22), no IBA GoPro Arica Chilean Challenge, terceira etapa do Circuito Mundial de Bodyboard 2013, disptuado nas ondas de El Gringo, no Chile. Com dois australianos e um chileno pela frente, Uri sabe que terá dificuldades, mas espera fazer uma boa competição.

“A expectativa para o começo do mundial aqui no Chile é a melhor possível. Estão todos esperando a entrada desta grande ondulação e eu já estou me preparando bastante. Os adversários são todos muito bons, nem adianta ficar olhando muito, pois todos são de alto nível. Estou bem tranquilo para fazer o meu trabalho”, revela Uri.

Na estreia , o baiano voador terá pela frente a dupla de australianos Ben Player, vencedor da etapa de Pipeline, no Havaí, na abertura do mundial 2013, e Dallas Singer, além do local Alan Espinoza.

Em 2012, Uri teve um grande momento durante a perna sul-americana do Circuito Mundial, com etapas no Chile e Brasil, e esse ano espera repetir os bons resultados para crescer no ranking mundial.

Uri conta com patrocínio da Cobra D’agua, Kpaloa, Lemurian Bodyboards e ainda tem o apoio da produtora Dêxa e academia Rhanc.



Por:Danilo Caboclo