Maresias Recebe evento Inédito Neste Final De Semana

Desafio Waterman: os homens e mulheres que não saem de perto do mar, reunidos em competição inédita neste final de semana
Cartaz Do Evento


Evento homenageará os watermen em um desafio com natação, stand up paddle, canoa havaiana e surf

Entre os dias 10 e 11 de setembro acontece o 1º Desafio Waterman na Praia de Maresias, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo. O evento inédito reunirá alguns dos maiores big riders do mundo competindo em quatro modalidades: natação, stand up paddle, canoa havaiana e surf.

O termo waterman evoluiu além daqueles que ganham a vida dentro do mar como um pescador, que pode ser considerado “homem das águas”, onde todos que se adaptam a quaisquer condições do mar e se envolvem em várias formas de esportes aquáticos como o surf, caiaque, stand up paddle, natação, canoa havaiana e bodysurfing <http://en.wikipedia.org/wiki/Bodysurfing> .

A versatilidade de um waterman depende muito do esforço, coragem, treino e também de patrocínios, pois a prática de vários esportes em conjunto demanda custos altos. O surf em ondas gigantes, por exemplo, é uma das modalidades mais caras já que envolvem viagens, jet sky para reboque, equipe para suporte ao praticante etc.

Entre as modalidades do waterman a que mais chama atenção aqui no Brasil é o Stand Up Paddle - SUP, que apesar de milenar e bem difundida no exterior – principalmente no Havaí - ainda é recente no Brasil. O SUP é uma junçã o de canoagem e surf originário das ilhas polinésias, que com o passar dos séculos surgiu na praia de Waikiki, capital de Honolulu, quando os surfistas queriam tirar fotos dos alunos turistas, e para isso se equilibravam nas enormes pranchas com auxílio de um remo. A palavra na língua havaiana é KU Hoe He’e Nalu: ficar, remar, surfar, uma onda.

Atualmente o SUP é praticado pelos surfistas também como preparação física, pois uma hora de remada do SUP equivale a sete horas de remada do surf, dando assim um ótimo condicionamento físico ao atleta.

Entre os grandes nomes da modalidade convidados para o 1º Desafio Waterman em Maresias estão: Haroldo Ambrosio, Sylvio Mancusi, Leco Salazar, Carlos Burle, Felipe Cesarano, Jorge Pacelli, entre outros.

As meninas também chegam firme, entre elas está Viviane Matero e as atletas Si lvia Nabuco, Nicole Pacelli e Camila Callado.

“Com a realização do 1º Desafio Waterman Maresias – São Sebastião – nasce um novo esporte na cultura mundial e esses novos heróis serão espelhos de comportamento para as novas gerações”, afirma Romeu Andreatta, idealizador do evento, referindo-se sobre os atletas.

Esta competição promete agitar o litoral norte de São Paulo, com os melhores e mais conceituados atletas do mar. Além de ser uma grande oportunidade da interação do público com o evento.

Serviço
Evento: 1º Desafio Waterman
Data: 10 e 11 de setembro de 2011
Local: Praia de Maresias, São Sebastião, São Paulo, Brasil
Endereço: Rodovia Manoel Hyppolito Rego – SP 055 – BR 10 1 Rio-Santos
Entrada: Grátis
Para mais informações, acesse:
www.almasurf.com
www.desafiowaterman.com.br

O 1º Desafio Waterman Maresias-São Sebastião tem apresentação da Skol, patrocínio da Billabong e customização da Plataforma Alma Surf. Patrocínios de mídia e apoio da Editora Trip, New Advance, e Prefeitura de São Sebastião. O evento tem apoio do Governo do Estado de São Paulo; através da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude; com a Lei Paulista de Incentivo ao Esporte.

Inscrições abertas para o PUCSurf de 2011

O campeonato universitário abre temporada de competições no dia 17 de setembro, para a 1ª etapa do circuito

O circuito universitário PUCSURF está indo para sua 8ª edição e como sempre promete muita diversão e confraternização entre alunos e ex-alunos da universidade. A primeira etapa será realizada dia 17 de setembro, sábado, próximo ao Posto 3 da Praia da Barra da Barra da Tijuca a partir das 8h. O ponto de encontro da PUC na praia, este ano, vem com suas parcerias renovadas e contando com o apoio das marcas Hurley e Jamf.

As inscrições estarão abertas a partir de hoje, 8/09 na lanchonete Fastway, localizada no pilotis da ala Kennedy da PUC-Rio ou na loja Jamf do Shopping Downtown, na Barra da Tijuca. O valor da inscrição é de R$ 20 para quem se antecipar e 40 reais no dia. Nesta edição teremos as categorias masculino e feminino; alunos e ex-alunos; e confronto universitário, em que poderão se inscrever equipes com 6 atletas de qualquer instituição. E o confronto não pára por aí, durante o evento será realizado um desafio de altinha e outro de slackline para quem gosta de testar o equilíbrio. Fechando o dia de competição com “chave de ouro”, um show especial será oferecido para curtir o pôr do sol com cerveja do tradicional Bar Seu Pires.
Para abrir em grande estilo a temporada de 2011, no próximo dia 15/09, será realizado um “happening” no pilotis Kennedy na PUC,  para confraternização de todos envolvidos no evento com a intenção de já ir deixando a galera no astral do evento que não é só um dia de competição, é uma forma de interação entre os alunos que curtem o esporte além de ser um meio de cada um testar suas aptidões onde a participação dos estudantes que contribuem de alguma forma para a realização do campeonato, “dá um norte” além de agregar no currículo. O Circuito PUCSURF conta com patrocínio da Hurley e Jamf, apoio Monster Energy Drink, Electric, Fastway, Seu Pires, Pranchas IA, Perfilme Produções e PUC-Rio, apoio de mídia Revista Surfar e Pilotis, apoio social Sea Shepherd. Outras informações no pucsurf@yahoo.com.br.

Eudázio e Kajyia estão na final da 2ª etapa do Kite Tour 2011

Além de baterias de Freestyle, o primeiro dia de competição também contou com disputas na Regata. A segunda etapa do Tour nacional acontece até domingo (11/09), seguida do Kitesurf Wind Riders (14 a 18/09)

Depois de passar por Cumbuco (CE), o VOLKSWAGEN KITE TOUR 2011 realiza sua segunda etapa no paraíso de Barra do Cunhaú (em frente ao Resort Blue Dream), no município de Canguaretama (RN). Até domingo (11/09), os principais kitesurfistas nacionais promovem um verdadeiro espetáculo de manobras com as pipas coloridas em busca de valiosos pontos no ranking brasileiro. E foram os atletas do Freestyle, categoria mais radical do esporte, que deram início à competição nesta quinta-feira (08/09).

Eudázio Silva (CE), Barra do Cunhaú, RN 
Após sete baterias masculinas de Qualify, a competição seguiu até finalizar a chave principal, que teve como campeão o vencedor da primeira etapa do Tour, Eudázio Silva (CE). Ao derrotar o bicampeão brasileiro e sétimo colocado no ranking mundial, Reno Romeu (RJ), Eudázio Silva garantiu a vitória após vencer o atual campeão brasileiro, Carlos Madson (CE). A bateria, que contou com “batalhas” de manobras alucinantes, garantiu a Eudázio uma vaga na final da etapa. "É muito bom vencer os melhores do Freestyle, como meu amigo Madson e Reno. As condições do vento e do mar melhoraram muito à tarde, vou torcer para que continue assim até domingo. Vou seguir na competição como na primeira etapa, dando meu melhor para ser campeão brasileiro de 2011", disse Eudázio.

No feminino, vitória de Bruna Kajyia (SP) que, como Eudázio, está na final do campeonato após derrotar Carol Freitas (RJ). Nesta sexta-feira (09/09), a competição da categoria segue na fase de repescagens, a partir das 9h. Ainda nesta tarde estão previstas competições na categoria regata, que devem acontecer em todos os dias do campeonato. Por apresentar melhores condições para a prática do surfe, as disputas de kitewave acontecerão no canto esquerdo da Praia do Pontal (em frente ao restaurante Ponto Máximo) sábado (10/09) e domingo (11/09), pela manhã.

De 14 a 18/09 entra em cena o Kitesurf Wind Riders, a etapa brasileira do Mundial da PKRA, que terá mais de 90 competidores de 17 diferentes países, todos competindo pelo Freestyle. Entre eles, representando a bandeira verde-amarela, estão Bruna Kajiya (SP) e Reno Romeu (RJ) que, em busca de uma melhor posição no ranking (terceiro e sétimo lugares, respectivamente), irão enfrentar Youri Zoon, da Holanda e Gisela Pulido (ainda não confirmada na competição), da Espanha, campeões por atencipação do Circuito Mundial.
Bruna Kajyia, na Praia de Cumbuco, CE, em agosto de 2011
Nesta temporada, o VOLKSWAGEN KITE TOUR 2011, que oferece R$ 120.000,00 em prêmios, passará por cinco estados. Depois das etapas do Ceará e Rio Grande do Norte, será a vez dos atletas da categoria Waves enfrentarem os ventos fortes de Florianópolis. Já as disputas no Freestyle e Regata acontece em Vitória (ES), de 27 a 30 de outubro, como dito anteriormente. A grande final, que volta a reunir atletas de todas as modalidades, acontece no Rio de Janeiro de 15 a 19 de dezembro.

Uma realização da Dream Factory Sports e parte técnica a cargo da ABK e da CBVM, o Volkswagen Kite Tour 2011 tem o patrocínio da Volkswagen, co-patrocínio da Associação de Kitesurf e Surf do Estado do Rio Grande do Norte (AKSRN), Associação Viva Barra e Ministério do Turismo, além do apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte, Emprotur e Tam Viagens, operadora de turismo oficial do campeonato.  Também uma realização da Dream Factory Sports, a Etapa Brasileira do Circuito Mundial tem a parte técnica a cargo da PKRA.

Resultados da primeira etapa do VOLKSWAGEN KITE TOUR 2011 (Campeonato Brasileiro): 
FREESTYLE - MASCULINO  
1- Eudázio Silva - CE - 1000 pontos
2- Tomás Teixeira - CE - 900 pontos
3-  Ivanildo Ferreira - CE - 810 pontos
4- Evandro Silva - CE - 730 pontos
5- Carlos Madson - CE - 680 pontos
FEMININO
1- Bruna Kajiya - SP - 1000 pontos
2- Martina D´Eustáquio - CE - 900 pontos
3- Carol Freitas - RJ - 810 pontos
4- Stefânia dos Santos - CE - 730 pontos
5- Samy Marins - SC - 680 pontos
Milla Ferreira (RJ)
INICIANTE  
1 - Set Teixeira - CE - 1000 pontos
2 - Carlos Mário - CE - 900 pontos
3 - Erick - CE - 680 pontos
REGATA  - MASCULINO
1-  Wilson Bodete - PB - 1000 pontos
2-  Victor Adamo - SP - 900 pontos
3-  Ricardo Dutra - PB - 810 pontos
4-  George Feitosa-  PB - 730 pontos
5-  Pedro Carvalho - PB - 680 pontos
FEMININO
1- Nayara Licarião - PB - 1000 pontos
2- Carol Freitas - RJ - 900 pontos
3- Luana do Anjos - CE - 810 pontos
MASTER  
1 - Luiz Nuno  - 1000 pontos
2 - Chicó Moura - 900 pontos
3 - Cristobal Saubidet -  810 pontos
WAVES  - MASCULINO 
1-  Fillipe Ferreira - RJ - 1000 pontos
2 - Fábio Nunes - SC - 900 pontos
3-  Anderson Santos - PB - 810 pontos
3-  Bruno Bordovsky - CE - 730 pontos
5 - Guilly Brandão  - SP - 680 pontos
 FEMININO 
 1- Milla Ferreira - RJ - 1000 pontos
 2- Carol Freitas - RJ - 900 pontos
 3- Maria Angélica - CE - 810 pontos
 3- Nayara Licarião - PB - 680 pontos

2º Campeonato Periferia Skateboards

                                Periferia Skateboards 

A marca Periferia Skateboards realizará no dia 25 de setembro, seu segundo campeonato no Skatepark da Caxangá.

O campeonato contará com às categorias Mirim, Iniciante e Amador Open, as inscrições seram feitas a partir das 12h, no dia e local da competição.

Mais informações :
8656-9677 Fabiano Padeiro
periferiaskateboards@hotmail.co

Terceira etapa do Circuito Recifense Overall de Skate 2011 - Lagoa do Araçá

Dia 18 de setembro às 13h (sem atrasos), vai rolar na Mini-ramp localizada nas margens da Lagoa do Araçá, bairro da Imbiribeira, a terceira etapa do Circuito Recifense Overall de Skate 2011. O campeonato irá contar com as categorias Iniciante, Amador Open e Master, está última participando skatistas com idade acima de 30 anos. No dia também vai rolar um The Best Trick (melhor manobra) da marca Magra Skateboards!!!

Obrigado a todas as marcas qua apoiam o Circuito Recifense Overall de Skate 2011. Sugestive Skateboards, Picos e Pistas, Wasted! Skates, Future, Qix, Disco Ouro, Myllys Skateboards, Costamar, Nação Skate, Água Mineral Prata do Vale, Jokers, Periferia Skateboards, Sofs, Mak Burguer, Maloqueiro S/A, Ripple, D'outro Jeito, Necta, Moloken, Campeonatos de Skate.com.br, Finn Read, Magra Skateboards e MT Tattoo Studio!
 
 
FONTE:Picos e pistas

3ª Etapa Circuito Maremoto skate 2011 Lorena (SP)

Competição acontece dias 17 e 18 de setembro para amador 1 e 2, feminino 1, iniciante e mirim.
Pela primeira vez em seus cinco anos de existência o Circuito Maremoto de Skate desembarca no Vale do Paraíba e o ponto de encontro dos principais skatistas brasileiros será em Lorena. A competição acontece nos dias 17 e 18 de setembro, no Centro Social Urbano (CSU), que fica na rua Alcides da Costa Vidigal, no bairro Nova Lorena.
No sábado, dia 17, a categoria mirim inicia as atividades a partir das 9h e em seguida será a vez da garotada do iniciante. As meninas do feminino 1 também competem no sábado com final direta. Já no domingo (18) o dia começa com os amadores 2 e finaliza com as estrelas do amador 1. E para Lorena o Circuito Maremoto traz uma boa novidade: será utilizada a área de competição da Switch Skate Park (Rib. Preto), a mesma dos anos anteriores do Circuito Paulista.
Pontuando como 3ª etapa do ranking, a competição em Lorena vai distribuir R$ 12 mil em mercadorias e também a chance do skatista despontar na disputa pela gorda premiação para os melhores de 2011. Mas não poderia ser por menos, uma vez que o melhor em cada categoria, depois de 5 etapas, leva pra casa moto 0km (amador 1), notebook (amador 2), filmadora digital (iniciante e feminino 1) e playstation2 (mirim).
Então anota na agenda os dias 17 e 18 de novembro, começa a separar aquela grana a partir de agora e já reserva sua vaga na van porque essa etapa será uma das melhores, com certeza! Mais informações: contato@maremotoskate.com.br, (17) 3279-8397 ou (17) 8115-9940.
Ficha técnica:
3ª etapa do Circuito Maremoto
Lorena/SP, dias 17 e 18 de setembro
Sábado, dia 17: Mirim, iniciante e feminino1 (eliminatórias mirim e iniciante, final mirim, semifinal iniciante, final direto feminino 1, final iniciante e premiação)
Domingo, dia 18: Amador 2 e amador 1 (eliminatórias amador 2 e amador 1, final amador 2 e amador 1 e premiação)
Informações: contato@maremotoskate.com.br, (17) 3279-8397 ou (17) 8115-9940
Onde ficar:
Hotel DOM: (12) 3157-7393
Hotel Guarany: (12) 3153-1002
Hotel Colonial: (12) 3152-1644
Hotel Olympia - (12) 3153-2924

Demo Allan Mesquita Banks de Itaguaí(RJ)


Atenção galra que curti um Bowl e um Banks, demo com Allan Mesquita no Tri Banks de Itaguaí,na praça Vila do Céu, todos esão convidados.
Presença confirmada de Jorge Zunga, Robertinho Hoho Plant, Pedro Tibáu, Lucas Diniz"Cofrinho" contamos com a presença de todos neste grande dia, Magal, Uilson Speed, Bart Olo, Zero, Raphael Índio, Nicolas Grilo e quem quiser comparecer, é neste sabado dia 10 de setembro, a partir das 14hs..
Vai rolar sorteio de peças e a apresentação fica a cargo da Loja Gil Marcas.
Valeu!!

Campeonato Street Skate da Independência Cubatão(SP)

Dia 11 de setembro , vai acontecer o Campeonato Street Skate da Independência na cidade de Cubatão(SP), a partir das 9:00hs.
As inscrções serão feitas no local.
Inscrições: 10,00 + 1 kg de alimento não perecível.
Premiação para os três primeiros colocados.

Categorias:
Infantil
Mirim
Inciante

Brasileiro de bodyboarding 2011

vento é iniciado em Jaguaribe - BA. O primeiro dia do Radical Wave apresenta Bahia Bodyboarding Show, válido como segunda etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboarding, começou com boas ondas na praia de Jaguaribe. Em ondas de 1,0 metro e formação boa, foram disputadas três categorias nesta quarta-feira (07/09): Pro Trials, Pro Girls e Sub-16.
 

Israel Salas comandou o ataque em Jaguaribe – Foto: CBRASB/Divulgação

Nicole Calheiros passou em primeiro com o melhor somatório da etapa – Crédito: Leon Jr.
Tatiane Meneses se destacou competindo em casa - Foto: Leon Jr.
 
O público aproveitou o feriado da independência para prestigiar o evento e os atletas fizeram questão de presenteá-los com um show de bodyboarding nas águas baianas. Líder do ranking Pro Trials, o cearense Fábio Rodrigues entrou na água levando certo favoritisimo e não decepcionou. Com uma atuação consistente, o atleta de Fortaleza garantiu sua passagem para a segunda fase.

“Eu estou aqui para pegar boas ondas e me divertir, mas ao memso tempo estou de olho em uma das quatro vagas para o Super Top em 2012”, frisou o atleta. “Tem muita gente boa nessa categoria e não posso perder a atenção, pois qualquer descuído é fatal. Estou muito feliz em competi aqui na Bahia, pois é um local que me sinto em casa”, encerrou.

Quem também não desampontou foi o capixaba Lucas Nogueira. Top-16 do Circuito Mundial, Lucas busca retornar a elite após cair para a categoria Pro Trials em 2010. Nogueira foi autor de um dos melhores somatórios do dia – 15,00. “O que eu fiz hoje é o mínimo que tenho que fazer nas próximas baterias. O nível é muito alto e eu estou precisando muito de um bom resultado. Eu estou muito motivado e preciso me dar bem aqui”, definiu Lucas.

Baianos ditam o ritmo:
Na edição passada do Bahia Bodyboarding Show, o baiano Israel Salas, apareceu com o grande destaque nos primeiros dias de evento, totalizando os melhors somatórios das fases inicias. Neste ano, na abertura do Radical Wave apresenta Bahia Bodyboarding Show, o baiano fez o mesmo. Com uma linha expressiva de ondas, Israel totalizou 15,50 pontos e começu bem sua trajetória na etapa.

“Estou muito feliz com minha atuação. O povo baiano envia muita energia boa e isso me motiva a ir cada vez melhor nas competições. Estou bastante motivado e vou correr o circuito brasileiro todo, buscando os resultados”, enfatiza Israel. “Agradeço muito a Deus e espero conseguir me dar bem mais uma vez neste evento”, encerrou.

Quem também se destacou foi a atleta Tatiane Meneses . Em uma duelo bastante disputado co m a carioca Maria Helena, a baiana acabou empatada na primeira posição, mas no critério de desempate – terceira melhor onda – a atleta de Salvador terminou com a liderança e grantiu sua vaga para a segunda fase.

“Estou muito melhor fisicamente e psicológicamente do que nos outros anos. Hoje acredito muito mais no meu potencial e sei que posso me dar bem. Quero fazer meu melhor aqui. A minha única vantagem é que estou competindo em casa, mas fora isso o nível é muito alto e preciso ficar atenta”, ressaltou.

Líder cai no feminino e atual campeã avança:
Antes da bateria de Tatiana Meneses, dois duelos chamaram a atenção nas disputas da categoria feminina. A primeira favorita a cair na água foi a cearense Isabela Sousa. Atual campeã brasileira e mundial, Isabela não teve dificuldades para avançar em sua bateria. Com notas 7,00 e 7,75 a cearense totalizou 14,75 pontos em 20 possíveis.

Logo na sequencia uma bateria muito intensa caiu no mar de Jaguaribe. A atual campeã do Bahia Bodyboarding Show, Neymara Carvalho, passou sufoco para se classificar para a próxima fase. Com uma onda salvadora nos minutos finais, a capixaba confirmou o favoritismo e decetou sua passagem para o Round 2.

“Ano passado, quando eu venci o evento, foi exatamente dessa maneira. Espero que a sorte esteja ao meu lado novamente este ano. O importante é que consegui passar, mesmo que não tenha sido da maneira como eu gostaria”, frisa a atleta, que deixou de fora atual líder do ranking brasileiro Jéssica Becker da disputa.

O domínio da bateria ficou por conta da carioca Nicole Calheiros. Com uma excelente atuação em Salvador, a atleta obteve notas 8,00 e 7,00, para somar 15,00 pontos e passar com bastante folga para a fase seguinte. “Eu venho treinando muito. Eu sei que posso melhorar a cada evento e estou mais confiante. Quando você fica mais relaxada dentro d´água as coisas acontecem de outra forma”, ressaltou Nicole.

O evento recomeça nessa quinta-feira (08/09) a partir das 08h00min. O check-in dos atletas está marcado para trinta minutos antes e a categoria Super Top deve abrir as disputas. Ainda na quinta-feira acontecerão as disputas da 2ª fase do Pro Trials, Pro Girls e Sub-16, além da 1ª fase da Open Masculino.

A produção da competição é uma parceria da Dendê Produções e Axé Mix, com apresentação da Radical Wave e patrocínio do Governo do Estado da Bahia, da Prefeitura Municipal de Salvador e das empresas Petrobras, Skol, Azul Linhas Aéreas. Juntos, os organizadores visam difundir a prática saudável do esporte e a difusão da cultura e produções artísticas locais.


 Danilo Caboclo – Assessoria de Imprensa CBRASB – danilo@gruposix.com.br – (11) 7667-9636 ou (48)9935-2019

Izabel Pinho – Assessoria de Imprensa Radical Wave apresenta Bahia Bodyboarding Show – izabel@laboratoriodanoticia.com.br – (71) 9182-8876

Mundial Master Isa 2011

CBS convoca seleção brasileira. A Confederação Brasileira de Surf (CBS), através de seu presidente Adalvo Argolo, divulgou a primeira listagem completa dos convocados para a seleção brasileira de surf ao Mundial Master da International Surfing Association (ISA) em Punta Roca, El Salvador, e cuja principal despesa, ( o trecho aéreo São Paulo/ El Salvador/ São Paulo), será paga pela entidade, que dá prazo até o próximo dia 12 para que os atletas da primeira convocação efetuem depósito referente á inscrição e hospedagem. O evento obedece a critérios olímpicos, só países filiados a entidade mundial ISA podem participar e há exame anti-doping como nas olimpíadas e torneios outros do Comitê Olimpíco Internacional (COI) no qual a ISA é o associado que representa a modalidade surfe.



David Husadel. Foto: LUÍS CLAÚDIO / DIVULGAÇÃO Fecasurf

Fábio Gouveia. Foto: LUÍS CLAÚDIO / DIVULGAÇÃO Fecasurf

Jojó de Olivença (BA) . Foto: LUÍS CLAÚDIO / DIVULGAÇÃO Fecasurf

"A partir do dia seguinte ao prazo ( 12 de setembro), convocaremos outros atletas em substituição aos convocados que não cumprirem o prazo", determina Adalvo Argolo.

Na Master, para os acima de trinta e cinco anos, o primeiro das três seletivas o baiano o bicampeão brasileiro de surf profissional (1988/1992) Jocélio de Jesus, o “Jojó de Olivença”, está convocado com outro destaque, o catarinense Júnior Maciel.

Na Grand Master, de mínimos quarenta anos, dois outros ex-bicampeões nacionais são os nomes, o paulista Ricardo Toledo (1991/1995) e o paraibano Fábio Gouveia (1998/2005), vencedores de etapas e pais respectivamente do campeão mundial Sub 16 Filipe Toledo e do quarto melhor do ISA Games, Ian Gouveia, que são os recentes campeão e vice Sub 20 Sulamericano.

A Kahuna, leva na dupla brazuca maior de quarenta e cinco anos o catarinense David Husadel e o carioca Sergio Penna, vice na edição do ano passado, no Panamá.

O baiano Jorge “Pisca” Bittencourt, na Grand Kahuna, de mínimos cinqüenta anos, e a cearense Tita Tavares, no Master Feminino, completam convocação original que deve ser a que embarcará em 13 de outubro.

Vacina contra febre amarela e passaporte para comprovar a nacionalidade são exigidos dos atletas a exemplo do comprovante de depósito no valor de R$ 800 referente à inscrição e estadia,

Normalmente chove bastante em El Salvador no mês de outubro e Punta Rocas faz jus ao nome sendo praia cujas ondas quebram acima de um fundo de pedra, o que torna recomendável seguro contra acidentes.
Site oficial CBS www.cbsurf.org.br

O catarinense David Husadel declarou após recente  vitória na categoria Kahuna e se firmar na liderança do ranking rumo a El Salvador.

“É muito bom ter conquistado mais esta vitoria e estar na liderança do ranking.  Ano passado o mundial foi no Panamá e não consegui ir, mas este ano estou focado e querendo muito essa classificação para poder representar o Brasil no mundial da categoria”, declarou David Husadel, um dos grandes nomes do surf catarinense.

Ranking das Seletivas Máster – 3 etapas
Máster

1º Jojó de Olivença (BA)  2260
2º Junior Maciel (SC)  1911
3º Renato Coutinho (ES) 1312 pontos
4º Victor Ribas (RJ)  1000

Grand Máster
1º Jojó de Olivença (BA) 2456 pontos
2º Junior Maciel (SC) 2358
3º Fabio Gouveia (PB)  2000 (Descarta zero, venceu ás duas que disputou)
4º Marcio Zanotti (ES)  1997

Kahuna
1º David Husadel (SC)  2900 pontos
2º Sergio Penna (RJ) 2629
3º Cardoso Junior (CE) 2520
4º Beto Cavallero (RJ) 1539

Grand Kahuna
1º Jorge Bittencourt (BA) 2700 pontos
2º Odalto de Castro (CE)  2062
3º Renato Larica (ES) 1312
4º Ricardo Bocão (RJ) 1000

CBS convoca seleção brasileira. A Confederação Brasileira de Surf (CBS), através de seu presidente Adalvo Argolo, divulgou a primeira listagem completa dos convocados para a seleção brasileira de surf ao Mundial Master da International Surfing Association (ISA) em Punta Roca, El Salvador, e cuja principal despesa, ( o trecho aéreo São Paulo/ El Salvador/ São Paulo), será paga pela entidade, que dá prazo até o próximo dia 12 para que os atletas da primeira convocação efetuem depósito referente á inscrição e hospedagem. O evento obedece a critérios olímpicos, só países filiados a entidade mundial ISA podem participar e há exame anti-doping como nas olimpíadas e torneios outros do Comitê Olimpíco Internacional (COI) no qual a ISA é o associado que representa a modalidade surfe.

Arpoador é o palco da 2ª etapa do Circuito Petrobras nas Ondas 2011

Cerca de 140 competidores são esperados para o evento, que é válido pelo Circuito Brasileiro – Brasil Tour - e vai reunir diferentes gerações.
o carioca Simão Romão que está na briga direta pela liderança do ranking  no quarto dia do SuperSurf Internacional 2010 - foto: Daniel Smorigo




O Circuito Petrobras nas Ondas chega ao Rio de Janeiro entre os dias 14 e 18 de setembro como principal novidade da temporada de surfe nacional em 2011, reunindo, no mesmo espaço, os melhores surfistas do país, além de opções de entretenimento, esporte, cultura e ações socioambientais. A primeira etapa foi realizada em junho, no Guarujá (SP).

Entre os destaques, o local Simão Romão e os atuais campeões brasileiros, Jean da Silva e Suelen Naraísa. Outra estrela é a talentosa paraibana Diana Cristina, a melhor entre as mulheres no desafio realizado no Guarujá.

O evento terá cinco dias de duração com as finais masculinas e femininas sendo disputadas em dias distintos. As mulheres decidirão o título do torneio no sábado, com premiação de R$ 25 mil, e os homens no domingo, com premiação de R$ 40 mil. Além disso, no masculino, o campeão ganha um prêmio extra de R$ 5 mil, a melhor média do evento ganha R$ 2,5 mil e o atleta com melhor somatório da competição receberá R$ 2,5 mil.

Além do torneio principal, a Batalha de Novos Talentos será uma competição entre jovens destaques do surfe nacional indicados pelas Federações. No masculino, participarão atletas com até 12 anos e no feminino, competidoras com até 14 anos.

Bobby Martinez é desclassificado em Nova York

O americano, que já tinha sido multado anteriormente por textos publicados em redes sociais e aberto mão das etapas de Jeffreys Bay e Teahupoo, se revoltou com o novo sistema de ranking, baseado no tênis.
Bobby Martinez foi desclassificado  da etapa de Nova York do Circuito Mundial depois que ele criticou a ASP durante entrevista após a  repescagem - foto: ASP/Kirstin
Bobby Martinez derrotou o australiano Bede Durbidge na repescagem no terceiro dia do Quiksilver Pro New York 2011 - foto: ASP/Kirstin
A Associação dos Surfistas Profissionais desclassificou Bobby Martinez da etapa de Nova York do Circuito Mundial depois que ele criticou a entidade durante entrevista após a repescagem.

Depois de Nova York, a elite será formada pelos 32 primeiros colocados no ranking unificado. Martinez, até o momento, é o 49º no unificado. No ranking mundial, que determinará o campeão do mundo, ele ocupa a 29ª posição.

Bobby usou palavras duras para criticar o formato, inspirado nos rankings de tênis - os surfistas acumulam resultados das últimas 52 semanas. Na lista unificada, são considerados os resultados do Circuito Mundial e da divisão de acesso (WQS).

- Em primeiro lugar, eu gostaria de dizer que não quero fazer parte desse “quero ser tênis” Circuito Mundial. Todos esses surfistas profissionais querem ser jogadores de tênis. Como pode alguém que não compete contra pessoas do nosso calibre estar à frente de 100 de nós na classificação um mundo? Eles nunca estiveram aqui. Não me venham com essa. Isso é besteira. É por isso que eu não vou mais a esses campeonatos estúpidos. Este é o meu último. Eu não gosto de tênis. Se meu patrocinador não estivesse aqui, eu não teria vindo para esse campeonato tolo. ASP? Eles estão acabando com o surfe. O surfe está indo para o lixo graças a essas pessoas - disse Bobby, depois de vencer o australiano Bede Durbidge.

Campeão mundial de 2000, Sunny Garcia assistia a tudo pela internet e escreveu uma mensagem para a ASP em uma rede social.

- Vocês dizem que os surfistas são obrigados a dar entrevista depois das baterias e então os desclassificam por dizerem o que pensam? Queria saber o que acontece a vocês quando vocês descumprem as suas próprias regras? - escreveu.

A ASP enviou a Sunny o comunicado em que explicava que Bobby descumpriu as regras. O havaiano respondeu.

- Vocês também são culpados, pois sabiam como o Bobby se sentia e ainda assim o deixaram dar entrevista.

Fred Patacchia, que também corre risco de sair da elite após Nova York, apoiou Martinez.
- Bobby levantou bons pontos. O corte do meio do ano é burro, e nós não somos tênis. Precisamos achar nosso próprio sistema, um que funcione - disse.

A ASP respondeu - não a Fred Patacchia, mas a Sunny Garcia:

- Os surfistas apresentaram as mudanças, votaram nelas e são eles quem têm poder para mudar novamente.

Mineirinho vence duas e vai às oitavas em Nova York

Adriano manda Travis Logie de combi pra casa na repescagem, e três horas depois passa por Pat Gudauskas. Jadson também se classifica

Adriano Mineiro apareceu com toda a força no terceiro round e tirou Pat Gudauskas da competição no terceiro dia do Quiksilver Pro New York 2011 - foto: ASP/Rowland
Taj Burrow derrotou o conterrâneo Adam Melling na primeira bateria do terceiro round no terceiro dia do Quiksilver Pro New York 2011 - foto: ASP/Rowland
Fred Patacchia lançou alguns bons aeriais durante a repescagem no terceiro dia do Quiksilver Pro New York 2011 - foto: ASP/Kirstin
 
Adriano de Souza, o Mineirinho, tinha visto os quatro companheiros brasileiros vencerem – e bem – na estreia da etapa de Nova York do Circuito Mundial. Mas ele, quarto colocado do ranking, tropeçou e teve de pegar o caminho mais longo.

Nesta quarta-feira, o paulista conseguiu se recuperar do mau começo. Na repescagem, venceu o sul-africano Travis Logie por combinação, a chamada “goleada” no surfe. Depois, passou pelo americano Patrick Gudauskas e se garantiu nas oitavas de final. Na última bateria do dia, Jadson André derrotou o americano Damien Hogbood e também se garantiu.

Assim como Jadson, Alejo Muniz, Raoni Monteiro e Heitor Alves também venceram na estreia e passaram direto à terceira fase. Eles ainda vão competir na terceira fase.

Primeiro adversário de Mineirinho, Travis entrou na competição depois que seu compatriota Jordy Smith, vice-líder do ranking, desistiu de ir a Nova York por ainda se recuperar de uma queda nas ondas de Teahupoo, penúltima etapa. Na bateria contra o brasileiro, Travis não teve chances. Mineirinho abriu o duelo nas ondas de Long Beach, em Long Island, com uma nota 7,50. Depois dez minutos, tirou 8,73, quando a vitória parecia certa, ainda aumentou a vantagem ao ganhar 9,20.

Foram três horas de descanso. Mineirinho viu o australiano Taj Burrow derrotar o compatriota Adam Melling e conquistar a primeira vaga nas oitavas. Depois, o brasileiro voltou ao mar para enfrentar o americano Patrick Gudauskas.

O americano saiu na frente com uma nota 6,17. Depois de ver duas ondas se fecharem, Mineirinho arrancou um 8,00 para assumir a ponta. Ganhou ainda um 4,00, mas logo descartou-o por um 6,06. Gudauskas também tirou uma nota na casa dos 6,00 pontos, mas ainda tinha de trocar uma delas por 7,58.

Nova York, então, jogou a favor do brasileiro. Não deu a americano uma onda que lhe rendesse a nota de que precisava. E, a 3 minutos do fim, deu a Mineirinho mais uma boa esquerda. Ele a rasgou com duas manobras e ganhou 7,60, selando a vitória.

Bicampeão mundial e sexto do ranking, o australiano Mick Fanning foi outro a se recuperar do susto na estreia, quando perdeu para Heitor Alves. Derrotou o local Balaram Stack. O também aussie Owen Wright, quinto da temporada e batido na primeira fase por Jadson André, passou por Asher Nolan, surfista que entrou na chave principal depois de vencer as triagens.


Repescagem:
1. Mick Fanning (AUS) 15.20 x 7.06 Balaram Stack (EUA)
2. Owen Wright (AUS) 14.07 x 11.33 Asher Nolan (EUA)
3. Adrian Buchan (AUS) 12.10 x 9.00 Keanu Asing (HAV)
4. Bobby Martinez (EUA) 14.06 x 13.73 Bede Durbidge (AUS)
5. F. Patacchia (HAV) 13.10 x 11.27 M. Bourez (TAH)
6. Damien Hobgood (EUA) 13.13 x 10.00 Gabe Kling (EUA)
7. Adriano de Souza (BRA) 17.93 x 14.40 Travis Logie (AFS)
8. Kieren Perrow (AUS) 13.17 x 12.50 Cory Lopez (EUA)
9. Adam Melling (AUS) 15.70 x 13.97 Matt Wilkinson (AUS)
10. Kai Otton (AUS) 13.50 x 12.43 Chris Davidson (AUS)
11. Brett Simpson (EUA) 12.93 x 11.20 Taylor Knox (EUA)
12. Patrick Gudauskas (EUA) 14.93 x 8.86 Dan Ross (AUS)


Terceira fase:
1. Taj Burrow (AUS) 17.10 x 12.87 Adam Melling (AUS)
2. Adriano de Souza (BRA) 15.60 x 12.67 Patrick Gudauskas (EUA)
3. Jeremy Flores (FRA) 13.60 x 12.73 Tiago Pires (POR)
4. Jadson André (BRA) 13.17 x 7.93 Damien Hobgood (EUA)
5. Josh Kerr (AUS) x Raoni Monteiro (BRA)
6. Kelly Slater (EUA) x Bobby Martinez (EUA)
7. Mick Fanning (AUS) x Fred Patacchia (HAV)
8. Kieren Perrow (AUS) x Alejo Muniz (BRA)
9. Adrian Buchan (AUS) x Heitor Alves (BRA)
10. Joel Parkinson (AUS) x Kai Otton (AUS)
11. Julian Wilson (AUS) x Brett Simpson (EUA)
12. Owen Wright (AUS) x CJ Hobgood (EUA)