Circuito Brasileiro de Bodyboarding

Campeões serão conhecidos neste sábado. A sexta-feira(09/09), terceiro dia de competições no Radical Wave apresenta Bahia Bodyboarding Show, contou com as definições dos finalistas para o sábado decisivo, que encerra as competições na Praia de Jaguaribe, em Salvador. No último dia de competição serão conhecidos os grandes campeões nas cinco categorias: Super Top, Pro Trials, Pro Girls, Open Masculino e Sub-16 Masculino.

 
Maylla Venturim. Foto: Fabriciano Jr./ Surf Bahia


Na categoria Super Top, foram definidos os quatro atletas que avançaram as quartas de final para encontrar os outros competidores já classificados após vitória na primeira fase. Na repescagem, o domínio foi total dos capixabas, que faturaram três das quatro vagas. Léo Costa, atual bicampeão brasileiro, Wanderson Araujo e Erisberto Abrantes garantiram presença entre os oito melhores após as disputas desta sexta-feira.

Principal destaque na repescagem, Eribsero eliminou o favorito Uri Valadão, que vinha de título mundial na etapa do Circuito Mundial em Sintra, Portugal, e ocupava a vice-liderança do ranking brasileiro. “Isso é o reconhecimento do meu trabalho. É muito bom isso. Venho voltando de lesão e ainda não estou 100% fisicamente. Agora é ver o que vai acontecer”, ressaltou Beto.

Sendo assim, os três capixabas e mais o carioca Israel Eduardo formam os encaixes de bateria com Alexandre Milazzo (BA), Bruno Invik (RJ), Hellinton Loureiro (ES) e Eder Luciano, líder do ranking brasileiro.

Outra capixaba que se destacou nesse terceiro dia de competições foi Maylla Venturim. Vice-campeã em Salvador no ano de 2009, a atleta somou mais uma vitória e segue com 100% de aproveitamento após três fases. A competidora de Jacaraípe, segunda colocada em Búzios, briga para assumir a liderança do tour. Porém, não é somente na liderança do ranking que Maylla está de olho.

“Eu quero muito vencer aqui. A liderança do ranking é uma meta, mas caso eu vença eu tenho a possibilidade de abrir mais vantagem para as minhas adversárias. Além do que, uma vitória será muito boa para mim como atleta”, frisou.

Agora Maylla enfrenta  a carioca Nicole Calheiros que também vem despontando na etapa como uma das favoritas. Na outra semifinal, o duelo será entre Isabela Sousa (CE), atual campeã brasileira e mundial, e Maria Helena (RJ).

Encerrando o domínio capixaba nas principais categorias do evento, o top-16 do ranking mundial Lucas Nogueira mostrou que está em um ritmo muito consistente e passou mais uma bateria, alcançando as semifinais da etapa.

“Competir com quatro atletas na água é mais complicado, pois a série oferece apenas duas ou três ondas então alguém sobra. Eu tive que me concentrar bastante e aproveitar as ondas que subiram para mim, apesar de não ter conseguido achar as melhores. O importante é que passei mais uma bateria e agora estou próximo do meu objetivo que é chegar a decisão”, definiu.

Confira as baterias do sábado decisivo:

Super Top – Quartas de final:
1 – Alexandre Milazzo (BA) x Leo Costa (ES)
2 – Bruno Invik (RJ) x Israel Eduardo (RJ)
3 – Hellinton Loureiro (ES) x Erisberto Abrantes (ES)
4 – Eder Luciano (SC) x Wanderson Araujo (ES)

Pro Girls – Semifinais:
1 – Maylla Venturim (ES) x Nicole Calheiros (RJ)
2 – Maria Helena (RJ) x Isabela Sousa (CE)

Pro Trials – Semifinais:
1 – Iraí Rodrigues (PE) x Silvio José (RN) x Junior Silva (BA) x Wesley Santos (BA)
2 – Lucas Nogueira (ES) x Tiago Souza (BA) x Junior Camarão (BA) x Francirley Ferreira (RJ)

Programação do sábado decisivo em Salvador:
08:30 – Super Top (Quartas de final)
09:50 – Open Masculino (Semifinal)
10:20 – Pro Girls (Semifinal)
11:00 – Pro Trials (Semifinal)
11:40 – Super Top (Semifinal)
12:20 – Sub-16 (Final)
12:35 – Open Masculino (Final)
12:50 – Pro Girls (Final)
13:10 – Pro Trials (Final)
14:30 – Super Top (Final)

A última chamada do evento acontece as 08h30min, com início previsto para às 09h30min.

A produção da competição é uma parceria da Dendê Produções e Axé Mix, com apresentação da Radical Wave e patrocínio do Governo do Estado da Bahia, da Prefeitura Municipal de Salvador e das empresas Petrobras, Skol, Azul Linhas Aéreas. Juntos, os organizadores visam difundir a prática saudável do esporte e a difusão da cultura e produções artísticas locais.



Danilo Caboclo – Assessoria de Imprensa CBRASB – danilo@gruposix.com.br – (11)7667-9636 ou (48) 9935-2019
Izabel Pinho – Assessoria de Imprensa Radical Wave apresenta Bahia Bodyboarding Show – izabel@laboratoriodanoticia.com.br – (71) 9182-8876

Pena Surf Nordeste Amador 2011

Capital Sergipana pronta para receber a 4ª etapa. A quarta e penúltima etapa do Circuito Nordestino de Surf Profissional, o Pena Surf Nordeste, terá início neste sábado, 10, na Praia do Atalaia, Aracaju, Sergipe.



Estrutura do evento sendo preparada. Foto: Lima Jr.


Atletas de diversos Estados do esquadrão de amadores nordestinos já estão no pico afiando suas pranchas para esta importante etapa do PSN, que terá apenas mais uma parada aonde já serão definidos os campeões do Tour 2011.

Desde esta quinta-feira boas ondas quebram no Atalaia, a previsão é que o swell segure até o último dia do evento proporcionando condições favoráveis para o show de surf desta nova geração regional.

O cearense e líder nas categorias Junior e Open Michael Rodrigues chegou confiante em terras sergipanas e já calibrou suas balas para fazer bonito e sair de Aracaju com um bom resultado.

“Estou muito focado na competição, venho de dois excelentes resultados na Bahia que me deram ainda mais instiga, tenho treinado bastante na trip que venho fazendo pelo Nordeste para obter a vitória aqui e quem sabe garantir os títulos Open e Júnior ao final do circuito”, falou Michael.

A surf wear cearense Pena patrocinadora oficial do PSN em parceria com a Top 16 e a Federação Sergipana de Surf, traz pelo segundo ano consecutivo uma etapa do maior circuito amador do País ao Estado, com o objetivo de incentivar os atletas locais e o surf na região.

“Aracaju é um lugar lindo e muito acolhedor, mais uma vez a Pena está muito feliz em realizar este evento aqui e comemorar também com os sergipanos os 25 anos da marca nesta grande festa que é o Circuito Nordestino Amador”, ressaltou Lima Jr. Gerente de Marketing da Pena.

“Netuno também deu sua contribuição e mandou boas ondas para o evento. Espero contar com a presença dos atletas e de todo o público local para completar a festa”, finalizou Lima.

Na tarde desta sexta-feira e no sábado os atletas do time Pena de Competição Saulo Carvalho, Isaías Silva e Michel Adriano estarão dando autógrafos nos seguintes locais:
09/09 - Sunset no Sol Nascente às 16hs e Sumã em Nossa Sra. do Socorro às 18:00hs
10/09 – Pipeline no Shopping Rui Mar às 16hs e Planet Music às 20hs no Shopping Jardins.


O Pena Surf Nordeste premia os campeões Junior e Open com uma moto 0km, para o vice Open está em jogo uma passagem para qualquer lugar da América do Sul. Os campeões das demais categorias recebem passagens para Fernando de Noronha.

O Pena Surf Nordeste será transmitido ao vivo pelo site www.pena.com.br .

O evento conta com o patrocínio da marca Pena, Governo do Estado de Sergipe e Prefeitura de Aracaju. Apoios Blocos Teccel, Filati, Matesa Têxtil, Welcom, Açaí e Cia, Planet Music, Eberle, Starboard, Sumã Surf Shop, WL Surf Board e Haco. Divulgação aqui no portal  Emfocosurf e nos sites Cearasurf, Surfbahia, Waves, Ondulacão, Surfguru, Rádio 104,9 FM Programa Adrenalina, revista Wave Wind. Realização da Top 16 promoções, Federação Sergipana de Surf– FSS e Associação Nordestina de Surf – ANS.

Ranking após 3 etapas:

Iniciante
1º Rafael Venuto        CE   2900
2º Rafael Tigrão         CE   2800
3º Davi Sobrinho        CE   2349
4º Antônio Francisco   RN   1341
5º Arthur Alves          RN   1312

Junior
1º Michael Rodrigues   CE   2556
2º José Francisco        PB   2431
3º Rafael Venuto        CE   2195
4º Elivelton Santos      PB   1992
5º Ítalo Ferreira         RN 1729

Feminino
1º Larissa dos Santos CE   3000
2º Taís                        CE    2349
3º Estefani Freitas     CE    2331
4º Yanka dos Santos CE    2087
5º Naiara Silva          CE    1997

Longboard
1º Geraldo Lemos        CE     3000
2º Johnny Quest          CE     1629
3º Ricardo Rodrigues    PI     900
3º Thiago Lucas           PB     900
5º Boca Dagua            PB     810

Máster
1º  João Maria          RN    2620
2º  Sérgio Ricardo     CE    2312
3º  Elias Lamas         RN    2260
4º  Flávio Sukita        CE    2160
5º  Lyro Boy             PB    1330

Sênior
1º  Flávio Sukita            CE    2456
2º  Sérgio Ricardo          CE    2260
3º  Emanoel de Souza     RN    1656
4º  André Fagundes        RN    1000
5º  Leandro de Souza     CE    900

Veteran

1º  Edu Elias            RN    3000
2º  Vladimir Lobo      CE    2285
3º  Marco Leleu        RN    1539
4º  Sr. Amélio          CE    1341
5º  Charles Brown     PB    1043

Open
1º  Michael Rodrigues     CE    2431
2º  José Francisco         PB    2197
3º  José Wilson             CE    2087
4º  Ítalo Ferreira           RN    1810
5º  Carlos Alexandre      CE    1690

Tag Team
1º  Rio Grande do Norte     2720
2º  Ceará                        2590
3º  Paraiba                      1730
4º  Piauí                          1340
5º  Bahia                           730

Brasil terá sete competindo na elite mundial

Gabriel Medina, com 17 anos, é o mais jovem surfista a se classificar para o Circuito Mundial, ele já estava garantido, mas, ao fim da etapa de Nova York, teve seu nome confirmado no WT
Gabriel Medina no sexto dia do San Miguel Pro Zarautz 2011 - foto: Aquashot /  Asp europa

Raoni Monteiro nas quartas de final do Billabong Pro Tahiti 2011 - foto: ASP/Robertson



O grupo mudará a partir do dia 18, quando começa a disputa de Trestles, na Califórnia, o sétimo dos 11 desafios da temporada. Além de Gabriel Medina, o Brasil terá o reforço de Miguel Pupo.

Ao todo serão sete brasileiros entre os 32 competidores da elite mundial. O quinteto que iniciou este ano conseguiu se manter: Adriano Mineirinho e Jadson André já competiam no ano passado, este ano entraram Alejo Muniz, Raoni Monteiro e Heitor Alves.

Medina vai completar 18 anos em 22 de dezembro, dois dias depois do término da janela do Pipeline Masters, a mais tradicional competição do calendário do surfe.

Ele quebra um recorde que pertencia a Mineirinho aqui no Brasil. Em 2005, então com apenas 18 anos, ele tornou-se o mais jovem a garantir classificação para competir no World Tour. Porém naquela época as regras eram diferentes, e o grupo só mudava ao fim de cada temporada.

Agora, o que vale para se manter na elite é o ranking unificado, lista que leva em conta os resultados no Circuito Mundial, juntamente com o resultado da divisão de acesso (WQS).

Este sistema causou polêmica desde o princípio. O americano Bobby Martinez, que é atualmente 27º do ranking mundial, ficou com uma má colocação no ranking unificado e saiu do World Tour. Ele fez duras críticas durante uma entrevista ao vivo em Nova York, e a Associação dos Surfistas Profissionais (ASP) o desclassificou.

Outros americanos: CJ Hobgood, campeão mundial de 2001, e o havaiano Fred Patacchia, também foram desclassificados do WT.

Ranking unificado – decide o grupo da elite:

1. Kelly Slater EUA 72.500
2. Jordy Smith AFS 52.000
3. Owen Wright AUS - 47.000
4. Mick Fanning AUS - 44.949
5. Taj Burrow AUS - 44.240
6.Jeremy Flores FRA - 40.820
7. Joel Parkinson AUS - 40.007
8. Adrian Buchan AUS - 36.391
9. Bede Durbidge AUS - 36.013
10. Michel Bourez TAH - 35.500
11. Adriano de Souza BRA-SP - 35.000
12. Julian Wilson AUS - 34.833
13. Damien Hobgood EUA - 33.970
14: Josh Kerr AUS - 31.799
15: Alejo Muniz BRA-SC - 31.749
16: Gabriel Medina BRA-SP - 28.870
17: Kieren Perrow AUS - 27.900
18: Raoni Monteiro BRA-RJ - 27.845
19: Matt Wilkinson AUS - 27.650
20: Jadson André BRA-RN - 27.640
21: Heitor Alves BRA-CE - 27.295
22. Chris Davidson AUS - 26.807
23. Brett Simpson EUA - 25.700
24. Patrick Gudauskas EUA - 24.270
25. Daniel Ross AUS - 22.956
26. Yadin Nicol AUS - 22.701
27. Miguel Pupo BRA-SP - 22.283
28. Dane Reynolds EUA - 22.020
29. Dusty Payne HAV - 21.975
30. Kai Otton AUS - 21.650
31. Taylor Knox EUA - 21.550
32. Tiago Pires PRT - 20.516

Ranking mundial – decide o título da temporada:

1. Kelly Slater EUA 34.950
2. Owen Wright AUS 31.900
3. Joel Parkinson AUS 30.200
4. Jordy Smith AFS 27.000
5. Adriano de Souza BRA 26.750
6. Josh Kerr AUS 25.600
7. Taj Burrow AUS 25.250
8. Mick Fanning AUS 23.000
9. Michel Bourez TAH 20.500
10. Jeremy Flores FRA 19.700
11. Alejo Muniz BRA 19.650
12. Jadson André BRA 17.400
13. Tiago Pires POR 16.250
13. Adrian Buchan AUS 16.250
15. Bede Durbidge AUS 16.000
16. Damien Hobgood EUA 14.950
17. Julian Wilson AUS 14.900
17. Matt Wilkinson AUS 14.900
19. Brett Simpson EUA 13.650
20. Heitor Alves BRA 12.700
21. Raoni Monteiro BRA 12.450
22. Adam Melling AUS 11.500
23. Fredrick Patacchia HAV 11.250
23. Daniel Ross AUS 11.250
25. Chris Davidson AUS 11.200
26. Kai Otton AUS 10.250
26. C.J. HobgoodUEUA 10.250
28. Dusty Payne HAV 10.200
29. Travis Logie AFS 8.750
30. Kieren Perrow AUS 8.000
31. Bobby Martinez EUA 7.450
32. Patrick Gudauskas EUA 6.750
32. Cory Lopez EUA 6.750
34. Taylor Knox EUA 5.500
35. Gabe Kling EUA 4.250
36. Dane Reynolds EUA 1.500