Louise Frumento quer a vitória no Rip Curl Grom Search

Com a vantagem de competir “em casa”, Louise Frumento quer a vitória no Rip Curl Grom Search, na Praia do Tombo, em Guarujá

Ela estará competindo, literalmente, no quintal de casa, onde surfa todos os dias. Terceira colocada na abertura do Circuito, em Santa Catarina, e agora com a vantagem de conhecer muito bem o “pico”, Louise Frumento quer a vitória na 2ª etapa do Rip Curl Grom Search, nestes sábado e domingo (7 e 8), na Praia do Tombo, em Guarujá. A competição reunirá os melhores surfistas do País com até 16 anos de idade e nas categorias mirim e feminina, definirá os seis melhores dos rankings para a final brasileira, na Praia de Maresias, em São Sebastião.

[caption id="attachment_1829" align="aligncenter" width="568"]Louise Frumento Louise Frumento / LIKOSKA ADRENALIMITZ[/caption]

Apesar de vir de uma família de surfistas e conhecer bem o local das disputas, Louise não esconde a ansiedade. “Quero surfar bem, fazer um bom resultado, ganhar. Estou um pouco nervosa, pois é um campeonato muito importante, mas estou feliz por competir em casa em uma onda que conheço muito bem”, revela a surfista de 14 anos, que mora bem próximo à praia e é filha do experiente Luiz Juquinha, conceituado shaper e que por muitos anos disputou o Circuito Mundial de Longboard.

“Amo o Rip Curl Grom Search. É um campeonato muito divertido, onde conhecemos novas praias e ondas, lugares e pessoas, além de ser um estágio muito importante para a carreira de um atleta”, complementa. Na etapa inicial, Louise foi a única surfista de Guarujá a fazer final e ficou em terceiro lugar, superada pela catarinense Thainá Hinckel e a carioca Luara Thompson. “Agora estarei na onda que sempre treino”, ressalta.

Em seu 16º ano de história, o Rip Curl Grom Search é disputado em quatro categorias. Além da mirim e da feminina, para surfistas com até 16 anos, estarão em ação a iniciante (limite de 14 anos) e a grommet (sub12). Junto às competições nas ondas, o evento conta com diversas atrações na areia, como brincadeiras e gincanas socioambientais, além da tradicional confraternização entre os atletas, pais e técnicos. Para quem não puder comparecer à praia, todas as baterias serão transmitidas ao vivo pela internet, pelo site da Rip Curl, o www.ripcurl.com.br.

O 16º Rip Curl Grom Search é uma realização da Rip Curl, com patrocínios das lojas Sul Nativo e Overboard. Apoios: Jandaia, Skullcandy, GoPro, OHP Surfboards, Skygraf, prefeituras municipais de Garopaba e de Guarujá. Supervisão: Confederação Brasileira de Surf, Federação Catarinense de Surf e Federação Paulista de Surf. Divulgação: FMA Notícias e cobertura da Revista Fluir e portal Waves.

Silvana Lima volta a encarar Stephanie Gilmore no WCT

Stephanie Gilmore se recuperou da derrota na estreia na segunda fase do Roxy Pro Gold Coast na terça-feira e terá um novo confronto com a brasileira na Austrália

 

A brasileira Silvana Lima vai voltar a enfrentar a hexacampeã mundial Stephanie Gilmore no Roxy Pro Gold Coast na Austrália. A cearense estreou no sábado com um ainda imbatível placar de 18,16 pontos de 20 possíveis na vitória sobre a australiana que defende o título desta primeira etapa do Samsung Galaxy World Surf League Championship Tour 2015. Depois de dois dias sem competições na Gold Coast, as ondas melhoraram na terça-feira em Snapper Rocks para realizar a rodada das meninas que perderam no sábado. A número 1 do mundo aproveitou a segunda chance de classificação e agora vai disputar a segunda bateria da terceira fase com Silvana Lima e a sua compatriota australiana, Dimity Stoyle.

[caption id="attachment_1823" align="aligncenter" width="810"]Silvana Lima Roxy Pro Gold Coast Silvana Lima Kirstin Scholtz / WSL[/caption]

Nesta rodada, a vitória vale passagem direta para as quartas de final, mas ela não é eliminatória e as derrotadas podem se recuperar nos confrontos diretos da quarta fase, como os que aconteceram na terça-feira de ondas de 2-3 pés em Snapper Rocks. As condições do mar ainda estavam um pouco irregulares e a segunda fase do Quiksilver Pro Gold Coast foi adiada pelo terceiro dia consecutivo. As previsões indicam a entrada de uma ondulação mais consistente só a partir de sexta-feira, então os surfistas que não conseguiram vencer suas baterias no sábado, incluindo Kelly Slater, Mick Fanning e seis dos sete brasileiros da elite do WCT, foram dispensados e uma nova chamada para eles anunciada para as 7h00 da quarta-feira na Austrália.

Já as meninas competiram na terça-feira e a única surpresa do dia foi a estreante Tatiana Weston-Webb, que fez os recordes da segunda fase até ali para bater a vice-campeã do Roxy Pro Gold Coast do ano passado, Bianca Buitendag. A havaiana totalizou 15,93 pontos nas duas ondas computadas, contra 11,07 da sul-africana. A marca de Tatiana Weston-Webb foi superada no duelo seguinte que fechou o dia pela também havaiana Coco Ho, que atingiu 16,16 pontos para despachar a australiana Laura Enever. Com isso, o recorde da temporada 2015 permanece com Silvana Lima com os 18,16 pontos que somou na bateria que marcou o seu retorno ao grupo das top-17 da World Surf League, depois de recuperar a vaga em primeiro lugar no ranking do Qualifying Series em 2014.

As duas surfistas que a cearense derrotou no sábado voltaram a se enfrentar na terça-feira, mas Stephanie Gilmore não deu qualquer chance para a convidada do Roxy Pro Gold Coast, Bronte Macaulay, vencendo o duelo australiano por 15,27 a 12,00 pontos. Na disputa seguinte, a vice-campeã mundial Tyler Wright, que também tinha estreado com derrota, foi outra favorita que se recuperou e despachou a havaiana Alessa Quizon por 14,70 a 11,24. As outras vitórias do dia foram conquistadas pela australiana Nikki Van Dijk sobre a francesa Johanne Defay e por Courtney Conlogue na bateria norte-americana com Sage Erickson que abriu a terça-feira em Snapper Rocks.

O prazo do Roxy Pro Gold Coast, bem como do Quiksilver Pro Gold Coast, começou no sábado e vai até 11 de março em Snapper Rocks, em Coolangata, Queensland, com as duas competições sendo transmitidas ao vivo da Austrália pelo www.worldsurfleague.com

ROXY PRO GOLD COAST - Terceira Fase - Vitória=Quartas de Final / 2.a e 3.a=Quarta Fase:
1.a: Sally Fitzgibbons (AUS), Malia Manuel (HAV), Tatiana Weston-Webb (HAV)
2.a: Stephanie Gilmore (AUS), Dimity Stoyle (AUS), Silvana Lima (BRA)
3.a: Tyler Wright (AUS), Courtney Conlogue (EUA), Coco Ho (HAV)
4.a: Carissa Moore (HAV), Lakey Peterson (EUA), Nikki Van Dijk (HAV)

RESULTADOS DA TERÇA-FEIRA NO ROXY PRO GOLD COAST:

SEGUNDA FASE ELIMINATÓRIA - Vitória=Terceira Fase / Derrota=13.o lugar com 1.750 pontos:
1.a: Courtney Conlogue (EUA) 14.07 x 12.27 Sage Erickson (EUA)
2.a: Nikki Van Dijk (AUS) 15.47 x 14.77 Johanne Defay (FRA)
3.a: Stephanie Gilmore (AUS) 15.27 x 12.00 Bronte Macaulay (AUS)
4.a: Tyler Wright (AUS) 14.70 x 11.24 Alessa Quizon (HAV)
5.a: Tatiana Weston-Webb (AUS) 15.93 x 11.07 Bianca Buitendag (AFR)
6.a: Coco Ho (HAV) 16.16 x 13.27 Laura Enever (AUS)

RESULTADOS DO SÁBADO NO ROXY PRO GOLD COAST:

PRIMEIRA FASE CLASSIFICATÓRIA - Vitória=Terceira Fase / 2.a e 3.a=Segunda Fase:
1.a: 1-Malia Manuel (HAV)=13.80, 2-Sage Erickson (EUA)=13.33, 3-Johanne Defay (FRA)=12.03
2.a: 1-Sally Fitzgibbons (AUS)=16.56, 2-Courtney Conlogue (EUA)=16.30, 3-Nikki Van Dijk (AUS)=12.50
3.a: 1-Silvana Lima (BRA)=18.16, 2-Stephanie Gilmore (AUS)=14.00, 3-Bronte Macaulay (AUS)=9.73
4.a: 1-Dimity Stoyle (AUS)=11.76, 2-Alessa Quizon (HAV)=10.26, 3-Tyler Wright (AUS)=6.97
5.a: 1-Carissa Moore (HAV)=15.00, 2-Tatiana Weston-Webb (HAV)=14.86, 3-Laura Enever (AUS)=12.00
6.a: 1-Lakey Peterson (EUA)=15.40, 2-Coco Ho (HAV)=14.13, 3-Bianca Buitendag (AFR)=12.63

SEGUNDA FASE DO QUIKSILVER PRO GOLD COAST - Vitória=Terceira Fase / Derrota=25.o lugar com 500 pontos:
1.a: Mick Fanning (AUS) x Dane Reynolds (EUA)
2.a: Kelly Slater (EUA) x Jack Freestone (AUS)
3.a: Michel Bourez (TAH) x Glenn Hall (IRL)
4.a: Adriano de Souza (BRA) x C. J. Hobgood (EUA)
5.a: Taj Burrow (AUS) x Ricardo Christie (NZL)
6.a: Josh Kerr (AUS) x Brett Simpson (EUA)
7.a: Kolohe Andino (EUA) x Jeremy Flores (FRA)
8.a: Owen Wright (AUS) x Keanu Asing (HAV)
9.a: Adrian Buchan (AUS) x Italo Ferreira (BRA)
10: Filipe Toledo (BRA) x Adam Melling (AUS)
11: Kai Otton (AUS) x Wiggolly Dantas (BRA)
12: Miguel Pupo (BRA) x Jadson André (BRA)

Por:João Carvalho