Bodyboard Ferrol Pro 2011

rio brasileiro avança em Ferrol. O segundo dia de competições do Ferrol Pro 2011, disputado em Doniños, na Espanha, foi muito bom para os brasileiros. O trio Eder Luciano (SC), Luis Villar (SC) e Roberto Bruno (CE) garantiu presença nas oitavas de final após passarem por suas baterias do Round 4, nas ondas de 1,0 a 1,5 metro.

Os três brasileiros ficaram em segundo lugar em suas respectivas baterias e agora avançam para a fase homem a homem, que será disputada neste domingo (04/09), dia que será encerrado a etapa de nível 6 estrelas do GQS (Global Qualifying Series).

O primeiro brasileiro a cair nas oitavas de final será o catarinense Luis Villar. Atleta de Balneário Camboriú, Luis terá como adversário o argentino Nicholas Ciara. Depois será a vez do cearense Roberto Bruno encarar o espanhol Guillermo Cobo. Por fim, o atleta de Itapema, Santa Catarina, Eder Luciano, terá pela frente o australiano Joe Clarke.

Além dos três atletas classificados o dia de sábado também foi de baixas para os brasileiros. O potiguar Marcus Lima e o paulista Renan Faccini não conseguiram avançar no Round 3 e acabaram eliminados do evento.

Uma nova chamada acontece nesse domingo (04/09), às 04h30min (horário de Brasília)

O evento tem transmissão ao vivo através do site: www.grossoweb.com

Roberto Bruno e Luis Villar. Foto: Elmo Ramos/ Ride It

Danilo Caboclo – Assessoria de Imprensa IBA South America – danilo@gruposix.com.br – (11) 7667-9636 ou (48) 9935-2019

Brasil Tour Surf Universitário 2011

Disputas tem início em Baía Formosa-RN. Com boas ondas de meio metro emolduradas pelo exuberante visual da Praia do Pontal de Baía Formosa, situada a 90 km da capital potiguar, teve início o Brasil Tour Surf Universitário 2011.
 
O sábado começou a todo vapor e a primeira categoria a cair na água foi a Open Estudantil. Por contemplar alunos do ensino Fundamental e Médio, o maior contingente de atletas veio do estado do Rio Grande do Norte. Boas brigas e muita rivalidade deram o tom das disputas da novíssima geração do surf potiguar que fez bonito na abertura da competição.

Após uma breve pausa para a Cerimônia Oficial de abertura do Brasil Tour Universitário de Surf 2011, com a execução do Hino Nacional e o Hasteamento da Bandeira do Brasil pelas autoridades presentes e delegações dos 12 Estados participantes, foi a vez da principal categoria da competição, a Open Universitário, iniciar suas disputas.

Destaque para os atletas Cláudio Alves-RJ, Washington Martins-PE, Leandro Mendes-BA e os cearenses Marcos Otávio, Fernando Nunes e Walisten Lima. Todos avançaram suas baterias na primeira colocação, com Fernando perfazendo a maior nota do primeiro dia, 9.0 e o maior somatório, 15.35 pontos, de vinte possíveis.

Na sequência foi a vez da categoria Free Surf Universitário entrar na água. Vale ressaltar que esse ano a categoria veio com grande renovação para o cenário nacional da modalidade trazendo novos nomes e oxigenando a competição. Mayckson dos Santos-SC, Felipe Queiroz-PE, Cláudio Freitas-RJ e os potiguares Kaylanny Gomes, Marcel Maciel, Rafael Cabral e Caio César foram os maiores destaques da primeira fase dessa categoria.

E quem imaginava que o show ia ficar mesmo por conta das novas gerações teve uma grande surpresa. Os veteranos da Master Degree, categoria composta por ex-alunos que hoje já são graduados, mostraram que estão em grande forma e as disputas pelas vagas do domingo foram acirradas e de alto nível técnico. Destaque para o favorito e herói local, André Fagundes e para o cearense Phelipe Maia que fizeram as maiores notas dessa categoria.

O Circuito Brasileiro começou com todo gás, mas os principais astros e estrelas do Brasil Tour Surf Universitário 2011 só entram em cena no domingo. Tanto os pré-classificados pelo ranking de 2010 da categoria Open Universitário Masculino quanto as representantes da categoria feminino só estreiam no último e mais importante dia da competição, quando conheceremos os nomes dos competidores que sairão na frente da corrida em busca dos títulos e da boa premiação, já que o circuito oferece 1 CARRO 0KM para o grande vencedor da categoria Open Universitário e 3 MOTOS ZERINHAS para os vencedores das categorias Free Surf, Master Degree e Feminino. O vencedor do circuito na categoria Open Estudantil fatura 1 Passagem para o paraíso de Fernando de Noronha.

Intensa movimentação na VILA UNIVERSITÁRIA
A VILA UNIVERSITÁRIA, grande estrutura montada para o evento composta por Palanque Principal, Arena Digital, Arena de Atletas, Espaço de Saúde, Ambulância, Palco e Passarela para o Desfile da eliminatória potiguar do Concurso de Beleza Universitária Brasil está bombando. A intensa movimentação reflete o sucesso da etapa inaugural que atraiu muita gente bonita vinda de Natal, João Pessoa e municípios adjacentes para conferir o primeiro dia de competição. A expectativa é que neste domingo a Praia do Pontal de Baía Formosa fique lotada de espectadores ansiosos para conferir as principais disputas no domingo e torcer por seus ídolos.

FESTA
O final de tarde pode ter marcado o final da ação dentro d’água, mas as atividades do MUNDO UNIVERSITÁRIO continuam com a Festa Oficial da Abertura do Brasil Tour Surf Universitário comandada por Andread Jó e Banda Rastafeeling. A Entrada é Franca e será a partir das 22:00h desse sábado, 03/09.

O Circuito MUNDO UNIVERSITÁRIO 2011 tem o Patrocínio de SURF BRASIL e Coca-Cola. Apoio da Prefeitura Municipal de Baía Formosa, Governo do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer, Confederação Brasileira de Surf, Confederação Brasileira de Desporto Universitário, Federação Potiguar de Surf, Disc_Disco e Felipe Souto Surf Boards. Divulgação: site Waves. Realização: Classic Promoções e ABRASU - Associação Brasileira de Surf Universitário. Promoção Rádio Mix.

Cerimônia de abertura. Foto: Talles Freitas

Estrutura do evento. Foto: Talles Freitas

Marcos Otávio(CE). Foto: Talles Freitas

Pedro Henrique (RN) Foto: Talles Freitas


Por George Noronha
W. Noronha Comunicação Ltda.
gwnoronha@gmail.com
+55 85 9685.1000
+55 85 8762.1363
+55 85 9121.4613

Wqs 2* Billabong Surf Eco Festival

Vitória baiana de Bino Lopes. Praia de Jaguaribe, Salvador / Bahia (Sábado, 3 de setembro) - Com notas 9 e 7 nas primeiras ondas que surfou na bateria final, o baiano Bino Lopes, 23 anos, faturou o título do Billabong Surf Eco Festival em casa, na Praia de Jaguaribe, em Salvador, Bahia. A decisão foi com o jovem cearense Michael Rodrigues, 16, que também foi finalista no Pro Junior vencido pelo paulista Filipe Toledo na quarta-feira. A vitória de Bino Lopes na etapa do ASP World 2-Star valeu um prêmio de 5.000 dólares e 500 pontos para o ranking mundial unificado da ASP e para o Sul-americano profissional do ASP South America Surf Series 2011.

Bino Lopes. Foto: Fabriciano Júnior / SurfBahia

Bino Lopes. Foto: Fabriciano Júnior / SurfBahia

Pódio.  Foto: Fabriciano Júnior / SurfBahia

"Já fazia um ano que eu não ganhava um evento, já estava angustiado com isso, mas agora deu tudo certo, estou em casa, treino sempre aqui nessa praia e acho que tudo conspirou para a minha vitória", disse Bino Lopes, depois de ser carregado pela torcida. "Eu entrei na água sabendo que a final ia ser bastante difícil. O moleque (Michael Rodrigues) vinha sendo o destaque dessa semana, desde o Pro Junior que ele também fez final, mas minha estratégia de esperar as melhores ondas funcionou, comecei bem e aí foi só administrar a vantagem".

Depois de uma semana de Sol e boas ondas em Salvador, o Billabong Surf Eco Festival foi encerrado no sábado de céu carregado de nuvens, chuva, vento maral fortíssimo e mar "stormy" com ondas mexidas de 4-6 pés em frente ao SESC Piatã na Praia de Jaguaribe. Condições de desafio para os oito surfistas que chegaram ao último dia do evento na capital baiana. As quartas de final começaram ao meio-dia e um bom público enfrentou a chuva e o vento forte para vibrar com a vitória do surfista local, Bino Lopes.

"Essa galera que compareceu aqui para torcer por mim foi essencial, foi primordial para que tudo desse certo", afirmou Bino Lopes. "Essa energia toda dessa torcida, de toda a minha família, foi demais, muito emocionante. Teve também as baterias baianas que disputei antes da final que foram alucinantes, contra o Marquinho (Marco Fernandez) nas quartas de final, com o (Crhistiano) Spirro na semi, o evento todo foi muito legal e estou muito feliz pela vitória".

Mesmo perdendo as duas finais, o cearense Michael Rodrigues foi o grande destaque da quarta edição do Billabong Surf Eco Festival na Bahia. Ele começou a final arriscando os aéreos, enquanto Bino Lopes usou as manobras executadas com bastante pressão para arrancar as maiores notas da bateria. Com um 9 e um 7 logo nas primeiras ondas, deixou o adversário precisando de uma nota 10 para virar o resultado, que acabou encerrado em 16,00 x 11,00 pontos.

"A Bahia me deu sorte dessa vez e, mesmo não ganhando, estou amarradão por fazer duas finais. Agora só quero curtir esse momento", vibrou Michael Rodrigues. "O mar hoje ficou muito difícil, me desgastei bastante nas duas baterias que eu disputei antes da final, estava um pouco cansado por causa da correnteza também, fora o vento forte, mas vamos analisar o que deu errado aqui e corrigir nos próximos eventos para eu poder ser campeão".

SEMIFINALISTAS - Completaram o pódio o mais experiente e o mais jovem entre os oito classificados para o sábado decisivo do Billabong Surf Eco Festival, os semifinalistas Crhistiano Spirro, 38 anos, da Bahia e Elivelton Santos, 15, da Paraíba. Eles dividiram o terceiro lugar no evento e cada um recebeu 1.750 dólares de prêmio, além de 281 pontos nos rankings mundial e sul-americano. Elivelton perdeu o duelo da nova geração contra o cearense Michael Rodrigues e Spirro ficou na semifinal baiana contra o campeão Bino Lopes.

Depois de passar por Dennis Tihara, o experiente Crhistiano Spirro voltou a enfrentar as difíceis condições do mar no outro confronto baiano com Bino Lopes. Ele chegou até a liderar a bateria, mas só surfou uma onda boa e acabou batido por apenas meio ponto de diferença no placar encerrado em 10,75 x 10,25 pontos.

"As condições realmente estão extremas hoje, exigindo demais do preparo físico do atleta e foi difícil porque o mar ficou totalmente loteria", disse Crhistiano Spirro. "A onda tem que bater no peito da gente, porque não dá para escolher, não dá pra fazer nada. Eu consegui pegar uma onda boa, mas infelizmente foi só uma. Mas é isso aí, está em casa, na Bahia, o Bino (Lopes) representou bem nosso estado na final e o importante foi voltar a sentir essa energia de campeonato, a ‘vibe’ da galera de novo, então saio do evento muito feliz por tudo isso".

BAHIA É SURFE TAMBÉM - Depois de fechar o Circuito Sul-americano Sub-20 pelo terceiro ano consecutivo em Salvador e realizar a quarta edição do Billabong Surf Eco Festival na Bahia, o principal organizador do evento, Railton Lemos, da Dendê Produções, também gostou da primeira vitória baiana. Nas outras duas vezes que o evento promoveu uma etapa masculina do ASP World Star, os ganhadores foram o paulista Adriano de Souza, em 2008 na Praia do Forte, e o cearense Márcio Farney, no ano seguinte em Salvador.

"Foi muito bom o resultado. Mais uma vez deu tudo certo no evento e a gente consolidou a Bahia no cenário internacional do esporte, tirando aquela imagem de que aqui é só terra de Carnaval. Aqui é terra do surfe também. São quatro anos consecutivos deste evento e estou muito feliz. Obrigado pelo apoio da ASP, da Billabong e de todos os patrocinadores mais uma vez e no ano que vem tem mais", agradeceu Railton Lemos.

O Surf Eco Festival é uma parceria da Dendê Produções e Axé Mix, com apresentação da Billabong e patrocínio do Governo do Estado da Bahia, da Prefeitura Municipal de Salvador e das empresas Petrobras, Skol, Azul Linhas Aéreas e Monster Energy. Juntos, os organizadores visam difundir a prática saudável do esporte, junto com a cultura e produções artísticas locais, além de promover várias ações de educação ambiental durante a semana do evento. Mais informações no www.surfecofestival.com.br e www.aspsouthamerica.com.br

FINAL DO BILLABONG SURF ECO FESTIVAL:
Campeão: Bino Lopes (BRA) com 16,00 pontos - US$ 5.000 e 500 pontos
Vice-campeão: Michael Rodrigues (BRA) com 11,00 pontos - US$ 2.500 e 375 pontos

SEMIFINAIS - 3.o lugar - US$ 1.750 e 281 pontos:
1.a: Michael Rodrigues (BRA) 9.25 x 8.35 Elivelton Santos (BRA)
2.a: Bino Lopes (BRA) 10.75 x 10.25 Christiano Spirro (BRA)

QUARTAS DE FINAL - 5.o lugar - US$ 1.100 e 211 pontos:
1.a: Elivelton Santos (BRA) 12.65 x 10.35 Pablo Paulino (BRA)
2.a: Michael Rodrigues (BRA) 13.25 x 10.50 Cesar Aguiar (BRA)
3.a: Bino Lopes (BRA) 12.65 x 10.75 Marco Fernandez (BRA)
4.a: Christiano Spirro (BRA) 10.15 x 6.75 Dennis Tihara (BRA)

RANKING ASP SOUTH AMERICA SURF SERIES 2011 - SUL-AMERICANO PROFISSIONAL - 7 etapas:
1.o: Gabriel Medina (BRA) - 12.020 pontos
2.o: Raoni Monteiro (BRA) - 7.600
3.o: Hizunomê Bettero (BRA) - 6.940
4.o: Alejo Muniz (BRA) - 6.900
5.o: Heitor Alves (BRA) - 5.005
6.o: Willian Cardoso (BRA) - 4.985
7.o: Jessé Mendes (BRA) - 4.700
8.o: Miguel Pupo (BRA) - 4.250
9.o: Junior Faria (BRA) - 4.000
9.o: Ricardo dos Santos (BRA) - 4.000

ÚLTIMAS ETAPAS DO ASP SOUTH AMERICA SURF SERIES 2011:
Out 11-16 - ASP 6-Star SuperSurf Internacional em Ubatuba ou São Sebastião (SP) - US$ 145.000
Out 18-23 - ASP 6-Star Brazil Open of Surfing na Praia do Arpoador, Rio de Janeiro (RJ) - US$ 145.000

João Carvalho - Assessoria de Imprensa da ASP South America
(48) 9988-2986 - joao@aspsouthamerica.com.br

EMFOCOSURF.com.br - O portal do surf.

2ª etapa do Maresia Paulista Surf Pro

Atual campeão estadual quer repetir, nos próximos dias 10 e 11, a vitória obtida no ano passado na praia das Pitangueiras, no Guarujá, local da disputa

Repetir a vitória alcançada no Guarujá (SP) no ano passado e que abriu caminho para o título paulista profissional de 2010. Esta é a meta do ubatubense Matheus Toledo na segunda etapa do Maresia Paulista de Surf Pro 2011, que será realizada nas ondas da praia das Pitangueiras, nos próximos dias 10 e 11 de setembro.

A Federação Paulista de Surf (FPS), organizadora do circuito que define o campeão paulista da temporada, disse que, à priori, as disputas ocorrerão apenas sábado e domingo. Contudo, caso o número de inscritos seja muito grande a entidade pode dar início à competição na sexta-feira, dia 9.



Matheus Toledo, campeão no Guarujá, em 2010 / Foto Daniel Smorigo
"Estou treinando forte para vencer novamente no Guarujá e, assim, entrar na briga pelo bicampeonato, já que não fui bem na primeira etapa deste ano (em maio, na praia de Itamambuca, em Ubatuba/SP)", disse Matheus Toledo, que ainda se recupera de uma luxação o tornozelo direito. "A cada dia estou melhor e conseguindo treinar em um ritmo mais forte", acrescentou o surfista de 20 anos.

Matheus Toledo, que é filho do bicampeão brasileiro (1991 e 1995) Ricardo Toledo e irmão de Filipe Toledo, atual campeão mundial Mirim e sul-americano Júnior, disse que gosta muito de surfar na praia das Pitangueiras. "As ondas são parecidas com as de Ubatuba e costumo me dar bem lá. Sem falar que tenho muitos amigos no Guarujá e, por isso, me sinto em casa", afirmou.

O vencedor da etapa de abertura do Maresia Paulista de Surf Pro e, portanto, líder do ranking estadual é o também ubatubense Hizunomê Bettero. Na bateria final, ele superou nas ondas da praia de Itamambuca os conterrâneos Wiggoly Dantas (2º), Gustavo Henrique (3º) e o baiano Marco Fernandez, este último integrante do "Team Maresia".

Inscrições - As inscrições para a segunda etapa do Maresia Paulista de Surf Pro estão abertas para surfistas profissionais e amadores de São Paulo e também de outros estados. Elas devem ser feitas pelo e-mail inscricao@fpsurf.com.br e pagas no local do evento. Foram disponibilizadas 128 vagas pela FPS. O prazo final para garantir a vaga é no dia 5 de setembro.



Matheus Toledo / Foto Renato Boulos
O Maresia Paulista de Surf Pro 2011 terá premiação total superior a R$ 100 mil. A cada etapa são R$ 30 mil para serem distribuídos aos melhores colocados e mais R$ 1 mil para o vencedor da Overboard Expression Session. O campeão paulista receberá da Tent Beach uma motocicleta 0Km e o primeiro colocado do circuito ganhará da Nias Tour uma viagem (passagem aérea e hospedagem) para El Salvador.

O público que acompanhar o evento na praia ou pela transmissão ao vivo pela Internet nos sites www.maresia.com.br e/ou www.fpsurf.com.br também será premiado a cada etapa com duas pranchas oferecidas pela marca Wave Star, produzidas pelo renomado shaper Reco.

A segunda etapa do Maresia Paulista de Surf Pro tem o patrocínio exclusivo da marca de moda surf genuinamente brasileira Maresia, tendo como parceiros as redes de lojas Overboard e Tent Beach, a agência de viagens Nias Tour e a marca de pranchas Wave Star.

O apoio é da Federação Paulista de Surf, Governo do Estado de São Paulo - junto a Secretária da Juventude, Esporte e Lazer -, Sun Rocha, Ilha do Mel Surf Shop, Zona Neutra, Akaloko, Prefeitura do Guarujá e Associação de Surf do Guarujá (ASG). A divulgação oficial é da Rádio Metropolitana - 98,5 FM, revista Fluir e portal Waves.