Maratona Caixa da Bahia acontece neste domingo

Segunda edição da prova terá largada no Jardim de Alah com presença de 2000 atletas nos percursos de 42km, 10km e 5km

caixaNeste domingo (24) as ruas de Salvador abrem espaço para aproximadamente dois mil corredores na segunda edição da Maratona Caixa da Bahia. Com largada e chegada no Jardim de Alah, a prova tem os percursos de 42km, 10km e 5km.

Em 2013 coube a Ronaldo Santos Menezes e Graciete Moreira Santana levantarem o título de campeões da prova. Para esse ano, muitos são os candidatos ao título, entre eles dois nomes em especial: Sivaldo Viana e Adriana Domingos da Silva.

Sivaldo Viana chega embalado para a prova. No último domingo, 17, o corredor venceu a Maratona Caixa de Santa Catarina e chega com status de favorito para a prova em Salvador.

No entanto, a prova não se resume apenas aos atletas de elite. Diversos corredores têm como principal objetivo superarem a si próprios, baixando suas marcas pessoais. Dessa forma, a prova contempla ainda percursos de 5km e 10km para os atletas que ainda não competem na categoria Maratona.

Entrega de kits:

A entrega de kits começou nessa sexta-feira, 22, e vai até o sábado, 23, sendo realizada na Loja Centauro do Salvador Shopping, durante o horário de funcionamento da mesma.

Para efetuar a retirada, o atleta deve comparecer ao local com comprovante de pagamento e documento oficial (RG ou Carteira de Habilitação).

Recordes da Maratona Caixa da Bahia:

42km – Masculino – Ronaldo Santos Menezes – 2h32m04s
42km – Feminino – Graciete Moreira Santana – 2h58m28s
10km – Masculino – Eduardo dos Santos – 34m07s
10km – Feminino – Simone dos Santos – 44m25s
5km – Masculino – Nilton de Jesus – 17m38s
5km – Feminino – Luana de Souza – 21m04s

Serviço:
Maratona Caixa da Bahia
Data: 24/08/2014
Largada: Jardim de Alah
Percursos: 42km, 10km e 5km
Informações: www.maratonadabahia.com.br

A Maratona Caixa da Bahia é uma apresentação da Caixa Econômica Federal e tem o co-patrocínio da Fila. O evento conta com o apoio de Servis Segurança, Sportpass, Gatorade, Frutas Doce Mel, Rádio CBN, Jornal Correio e Esporte Interativo. O evento é uma organização da Latin Sports e realização da ABEE.

Por:Danilo Caboclo

www.surftotal.com  www.surfguru.com.br

Rip Curl Guarujaense de Surf

Presidente da Associação de Surf de Guarujá, Paulinho Tomboys está ansioso com a decisão do Rip Curl Guarujaense de Surf


 PAULINHO TOMBOYS NO PÓDIO E COM RICARDO SIMONIAN. FOTO: SILVIA WINIK
PAULINHO TOMBOYS NO PÓDIO E COM RICARDO SIMONIAN, Rip Curl Guarujaense de Surf FOTO: SILVIA WINIK
O nome é Paulo Gonçalves. Mas pouquíssimas pessoas o conhecem ou chamam assim. Agora, se falar Paulinho Tomboys ou Lobisomem, para os mais chegados, a história é outra. O presidente da Associação de Surf do Guarujá vem comandando a entidade muito bem, com a realização de um dos principais circuitos regionais do Estado, o Rip Curl Guarujaense de Surf, fomentando a modalidade em nove categorias, desde a estreante até a master, passando pela longboard e o Sup.

Nos próximos dias 30 e 31, o evento tem a terceira e última etapa, para definir os novos campeões municipais e, a grande atração, o supercampeão, valendo uma viagem para a Indonésia, com passagens aéreas e hospedagem durante dez dias na ilha de Bali. Empolgado, Paulinho confessa a grande ansiedade na espera pelo evento, na torcida de outro grande sucesso, como foram as duas disputas iniciais.

“Quase nem durmo, só para ver a hora chegar e a grande decisão. A disputa será acirrada. Todos querem a viagem para a Indonésia. Vai ser demais, finais de alto nível”, comenta Paulinho, que está no cargo há quatro anos. “Estou muito feliz de ver o Circuito Guarujaense cada vez mais forte, com novidades, aumentando as categorias, agora com o Sup. Como presidente estou muito satisfeito”, valoriza.

Diretamente ligado ao Rip Curl Guarujaense, está a formação da equipe nas categorias de base para o Circuito Paulista. Paulinho ressalta a revelação de grandes talentos, para manter sempre o elevado nível técnico da cidade, que é conhecida como uma das capitais do surf.

“É um campeonato forte, tradicional, onde conseguimos realmente revelar e formar novos valores, que competem junto com os mais velhos, servindo para ganhar experiência”, fala o presidente da ASG, que tem a importante colaboração em sua administração de Ricardo Simonian, o Rolley, hoje diretor executivo e ex-presidente da entidade. “É uma dupla que deu certo. Ele é essencial no Circuito”, elogia. Surf e equipamentos

Aos 49 anos, Paulinho Tomboys começou surfar aos seis anos. “Na época com prancha de isopor e também tinha umas de madeira”, lembra. Em 1977, decidiram fazer um evento na Praia Tombo e daí surgiu o famoso nome Tomboys. Na época, uma galera conhecia frequentava o pico e a turma, como Paulo Rabello, os irmãos Neno, Paulo e Amaro Matos, entre outros.

“Naquela época, a Praia do Tombo era linda. Uma vila de caiçaras. Tudo mato, muito verde, tudo natural. E com altas ondas. Em meados de 77, chegou ao Brasil o Jhonny Rice com a sua família e ele foi fazer pranchas na minha casa. Foi o início do surf. Explodiu no Guarujá com suas pranchas”, recorda o sempre bem-humorado Paulinho.

A etapa final do Rip Curl Guarujaense de Surf segue com as inscrições abertas. Os atletas podem garantir vaga no Palanque Fixo Paulo Tendas, na Praia do Tombo, de segunda a sexta-feira, das 14 às 17h30. A taxa é de R$ 80,00 e cada atleta deverá colaborar com um quilo de alimento não perecível (exceto sal e açúcar) para doação a instituição beneficente da Cidade. surf e equipamentos

O local das disputas será definido dias antes das disputas, conforme a previsão das ondas, para beneficiar os surfistas. “A grande atração será a disputa do Supercampeão, como fazemos todos os anos, para garantir emoção até o final. Os campeões voltam para o mar e juntos disputam uma bateria valendo o prêmio especial, a viagem para a Indonésia”, destaca Rolley.

O Rip Curl Guarujaense de Surf tem patrocínio da Rip Curl, copatrocínios da Prefeitura Municipal de Guarujá e Secretaria Municipal do Esporte e Lazer. Apoios da Shaper Neco Carbone, Academia Flex, Shaper Helio Coconuts, Seeds of Sea Surfboards, Wave Shape Center, Skygraf do Brasil, Náutica Tintas Fiberglass, Malhas Sticle, Aquarela do Brasil Tinturaria. Supervisão da Federação Paulista de Surf. Cobertura da Hardcore. Divulgação da FMA Notícias. Realização da Associação de Surf do Guarujá.

Por: Fabio Maradei

www.surfguru.com.br  www.wavenews.com.br