
Cheyne Horan. Foto: Pierre Tostee/ASP

Victor Ribas. Foto: Pierre Tostee/ASP
Todos estão na lista da Association of Surfing Professionals (ASP), com participação confirmada pelo critério técnico de resultados no Circuito Mundial. Entre os 22 relacionados para a categoria Master (36 a 49 anos de idade), sete são do Brasil. Já na relação dos 14 para a Grand Master (50 anos ou mais), o único é Daniel Friedman, carioca que participou da última edição do Mundial Masters da ASP, dez anos atrás na Irlanda.
O SuperSurf ASP World Masters Championship resgata o evento que não era realizado desde 2001, já oferecendo um prêmio recorde de 220 mil dólares para a categoria. A Abril Midia adquiriu os direitos da competição, firmando um contrato de 3 anos com a ASP para realizar o Mundial Masters no Brasil. A Peugeot é o principal patrocinador desta primeira edição na Praia do Arpoador e o evento também conta com o co-patrocínio da Pioneer e Hang Ten, uma das pioneiras no ramo da surfwear no mundo, além do apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro.
O Mundial Masters da ASP aconteceu entre os anos de 1997 e 2001 e a única participação brasileira foi com Daniel Friedman na Grand Master. Agora, sete já estão confirmados para marcar a estreia do Brasil na categoria Master da ASP, Victor Ribas (RJ), Fábio Gouveia (PB), Peterson Rosa (PR), Teco Padaratz (SC), Guilherme Herdy (RJ), Jojó de Olivença (BA) e Renan Rocha (SP). Os três últimos entraram na lista principal nos lugares de Damien Hardman e Shane Powell que estão contundidos e de Matt Hoy, que também não poderá competir no Rio de Janeiro.
TRIAGEM - Para completar os números de 24 participantes da Master e 16 da Grand Master, a ASP reserva duas vagas em cada categoria para convidados da organização do evento. A Abril Midia poderia simplesmente indicar os surfistas, mas preferiu realizar uma triagem na segunda-feira, dia 25, visando dar oportunidade para mais atletas com história no surfe brasileiro e outros que já representaram o país no Circuito Mundial, pudessem disputar estas vagas dentro d´água, em igualdade de condições. O número máximo é de 24 inscritos na triagem Master e 16 na Grand Master.
COLETIVA DE IMPRENSA - Também para a segunda-feira, dia 25, está prevista uma coletiva de imprensa com as principais estrelas do SuperSurf ASP World Masters Championship 2011. O local e o horário ainda serão anunciados durante esta semana. Entre os relacionados para compor a mesa, estão Tom Curren, Barton Lynch, Mark Occhilupo, Gary Elkerton, Cheyne Horan, Wayne Bartholomew, Terry Richardson e Shaun Tomson, cujos nomes ainda aguardam confirmação da ASP. Além deles, os brasileiros Fabio Gouveia, Victor Ribas, Daniel Friedman e Renan Rocha, que foi recentemente contratado pela Hang Ten e vai defender a marca no evento pela primeira vez.
Alguns já competiram e até venceram campeonatos no Arpoador, durante os primeiros anos do Circuito Mundial na década de 70. O carioca Daniel Friedman ganhou a segunda edição do histórico Waimea 5000 em 1977. Cheyne Horan foi bicampeão em 1978 e 1981 e outro australiano, Terry Richardson, venceu a última em 1982. Richardson ainda foi o primeiro a conquistar o título de campeão mundial Master da ASP, em 1997 nas Ilhas Fiji.
CATEGORIA MASTER - em ordem pelo índice técnico da ASP:
01: Barton Lynch (AUS)
02: Gary Elkerton (AUS)
03: Tom Curren (EUA)
04: Mark Occhilupo (AUS)
05: Luke Egan (AUS)
06: Rob Bain (AUS)
07: Brad Gerlach (EUA)
08: Victor Ribas (BRA)
09: Jake Paterson (AUS)
10: Fabio Gouveia (BRA)
11: Derek Ho (HAV)
12: Peterson Rosa (BRA)
13: Flavio Padaratz (BRA)
14: Richie Collins (EUA)
15: Kaipo Jaquias (HAV)
16: Shea Lopez (EUA)
17: Marty Thomas (AUS)
18: Nathan Webster (AUS)
19: Richard Lovett (AUS)
20: Guilherme Herdy (BRA)
21: Jojó de Olivença (BRA)
22: Renan Rocha (BRA)
Próximo substituto: Armando Daltro (BRA)
GRAND MASTER - por índice técnico da ASP:
01: Shaun Tomson (AFR)
02: Wayne Bartholomew (AUS)
03: Michael Ho (HAV)
04: Cheyne Horan (AUS)
05: Hans Hedemann (HAV)
06: Glen Winton (AUS)
07: Simon Anderson (AUS)
08: Terry Richardson (AUS)
09: Buzzy Kerbox (HAV)
10: Peter Townend (AUS)
11: Ian Cairns (AUS)
12: Terry Fitzgerald (AUS)
13: Daniel Friedman (BRA)
14: Iain Buchanan (NZL)
Próximo substituto: Cauli Rodrigues (BRA)
CAMPEÕES MUNDIAIS MASTER (35 a 44 anos) E GRAND MASTER (45 ou mais):
2001: Gary Elkerton (AUS) e Mark Richards (AUS) em Bundoran - IRLANDA
2000: Gary Elkerton (AUS) e Michael Ho (HAV) em Lafitenia - FRANÇA
1999: Cheyne Horan (AUS) e Wayne Bartholomew (AUS) em Lafitenia - FRANÇA
1998: Joey Buran (EUA) e Buzzy Kerbox (HAV) em Puerto Escondido - MEXICO
1997: Terry Richardson (AUS) foi o primeiro campeão em Cloudbreak, Tavarua Island - FIJI
Adiv Surf