WT Quiksilver Pro France 2011

Início é adiado para a quarta-feira. O prazo do Quiksilver Pro France começou nesta terça-feira e vai até o dia 13 na costa sudoeste da França. O dia amanheceu com ondas de 2-3 pés em Hossegor e início do evento ficou em "stand by" até as 14 horas, quando foi decidido pelo seu adiamento para a quarta-feira. Antes, a final da triagem define os dois surfistas que competirão nas vagas de convidados. Um deles completará a sexta bateria, do líder Kelly Slater e Patrick Gudauskas.


WT Quiksilver Pro France 2011. Foto: Cauchê


Com três finais consecutivas, Kelly Slater e Owen Wright são os únicos que vão disputar a ponta do ranking na oitava etapa do ASP World Title Race 2011. Para Joel Parkinson, Adriano de Souza e Josh Kerr, a briga será pela vice-liderança do australiano Owen Wright. As baterias da primeira fase foram modificadas na manhã desta terça-feira na França e os três vão enfrentar brasileiros em suas estreias na "perna européia" do ASP World Tour.

O primeiro a tentar passagem direta para a terceira fase continua sendo o potiguar Jadson André na segunda bateria, contra o terceiro do ranking, Joel Parkinson, mas com o português Tiago Pires onde estava o havaiano John John Florence. Na sétima, o carioca Raoni Monteiro não enfrentará o seu algoz Kai Otton, com o veterano Taylor Knox passando a completar a sua bateria com Taj Burrow.

O havaiano Dusty Payne é o novo adversário da agora única bateria com participação dupla do Brasil, do número 4 do ranking, Adriano de Souza, e o também paulista Gabriel Medina. O sul-africano Travis Logie que estava contra eles, foi para o confronto do cearense Heitor Alves e o australiano Adrian Buchan.

A disputa seguinte seria a da estreia conjunta do catarinense Alejo Muniz e do paulista Miguel Pupo, que foi deslocado para a última bateria. Alejo agora ficou com o taitiano Michel Bourez e o australiano Daniel Ross. E Pupo disputa a última vaga para a terceira fase com o australiano Josh Kerr e o americano Damien Hobgood.

Esta primeira fase é classificatória e só os vencedores das baterias avançam, mas os perdedores têm uma segunda chance na repescagem. A terça-feira amanheceu com ondas de 2-3 pés na França e a triagem abriu o primeiro dia do prazo do Quiksilver Pro France. O peruano Gabriel Villaran participou da primeira bateria, mas foi eliminado da briga pelas duas vagas de convidados para a oitava etapa do ASP Tour na França.

PRIMEIRA FASE DO QUIKSILVER PRO – 1.o=Terceira Fase / 2.o e 3.o=Repescagem:
1.a: Jeremy Flores (FRA), Matt Wilkinson (AUS), John John Florence (HAV)
2.a: Joel Parkinson (AUS), Jadson André (BRA), Tiago Pires (PRT)
3.a: Mick Fanning (AUS), Brett Simpson (EUA), Fredrick Patacchia (HAV)
4.a: Owen Wright (AUS), Chris Davidson (AUS), Dane Reynolds (EUA)
5.a: Jordy Smith (AFR), Kieren Perrow (AUS) + wildcard
6.a: Kelly Slater (EUA), Patrick Gudauskas (EUA) + wildcard
7.a: Taj Burrow (AUS), Raoni Monteiro (BRA), Taylor Knox (EUA)
8.a: Julian Wilson (AUS), Bede Durbidge (AUS), Kai Otton (AUS)
9.a: Adriano de Souza (BRA), Gabriel Medina (BRA), Dusty Payne (HAV)
10: Adrian Buchan (AUS), Heitor Alves (BRA), Travis Logie (AFR)
11: Michel Bourez (TAH), Alejo Muniz (BRA), Daniel Ross (AUS)
12: Josh Kerr (AUS), Damien Hobgood (EUA), Miguel Pupo (BRA)
LINK AO VIVO

João Carvalho – Assessoria de Imprensa da ASP South America – joao@aspsouthamerica.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Pena Surf Interno 2011 só para funcionários

A Pena em seus 25 anos realiza a terceira edição do evento de surf e bodyboard, válido apenas para os funcionários da empresa. O evento Pena Surf Interno 2011 será realizado no dia 09 de outubro, na Praia de Icaraí, próximo ao restaurante Liny, na entrada do condomínio Morada do Sol.

Em 2009 o campeão da categoria Iniciante foi Cleber Lameu, da criação, e, na Open, Lima Jr., do Marketing. Em 2010 o vencedor da Iniciante foi Marquinhos, da Estamparia e, na Open, Heuler Frazão. Entre os bodyboarders, Heuler venceu em 2009 e, Rafael Pimentel, da criação, em 2010.

Este tipo de evento só vem a provar o quanto a Pena é uma marca surf, pois isso faz com que os seus funcionários continuem dentro d’água e ainda motiva os que não surfam a praticar o esporte. “Este evento é muito importante para os nossos funcionários, pois somos uma empresa surf e temos que despertar a vontade deles de estarem pegando onda. O surf é um esporte saudável e que nos faz criar um grande respeito com o próximo”, comentou Brígida Frazão, Diretora Financeira da Pena.

O evento será julgado por uma equipe que sabe tudo do assunto, os atletas Messias Félix, Isaías Silva, Alan Jhones e Saulo Carvalho. Além da competição entre os funcionários da Pena, haverá uma bateria de apresentação com parte da equipe de Surf e bodyboard da marca. Nomes como Messias Félix, Isaías Silva, Alan Jhones, Michel Adriano, Saulo Carvalho, Rafael Venuto, Juliana Sousa e Isabela Sousa do Boyboard entraram na água para mostrarem muito surf aos presentes na ocasião.

Assim como o surf a programação de esporte da Pena conta ainda com futebol, tênis, vôlei, natação e sinuca.

Carlos Burle lança o Projeto Hawaii Experience, no RJ

Projeto visa mostrar o life style havaiano através do prisma de Carlos Burle

O big rider Carlos Burle lança nesta terça feira, 4 de outubro, no Sportv Point, Barra da Tijuca, seu novo projeto, o HAWAII EXPERIENCE, cuja intenção é passar um pouco da experiência adquirida em mais de vinte temporadas no Arquipélago Havaiano. A iniciativa contará com atividades como SUP, safari de caiaque pelo Rio Haleiwa, Yoga, passeios de catamarã, e, claro, muito surfe! Tudo com o toque especial de quem é do ramo e sabe tudo de Havaí.

"A idéia do projeto é proporcionar uma experiência única, dentro da maior autenticidade de uma vivência nas ilhas havaianas, revelando seus aspectos ecológicos, históricos e sociais", diz Burle com a autoridade de quem tem dois títulos mundiais no currículo e fora o única brasileiro até hoje a participar do Eddie Aikau, mais importante evento do surfe em ondas grandes do mundo, que é realizado no arquipélago havaiano.

"Vão ser sete dias inesquecíveis”, completa o big rider, que será auxiliado por Edison de Paula, surfista, dono de uma das principais escolas de surfe do Arquipélago e morador do Havaí há 22 anos. O Q.G. do projeto ficará na Ilha de Oahu, mais especificamente em uma pousada em frente à praia de Haleiwa. As atividades serão direcionadas de acordo com a experiência de cada participante.

"Vamos nivelar a performance de cada um e realizar clinicas específicas para cada grau. Quem tiver um nível de surfe compatível poderá ir até Maui praticar tow in. Já os mais iniciantes, vão às praias ideais para seu nível".

Finalizando em grande estilo - No encerramento do programa, haverá um jantar de confraternização, no qual os participantes assistirão os vídeos e fotos da viagem e ainda receberão das mãos do próprio Burle um certificado de conclusão do Programa Hawaii Experience.

ASP divulga nova lista de confrontos para Hossegor

A  ASP soltou uma nova grade para o 1º round da oitava etapa do WT 2011 na França com modificações "suaves" nos atletas com menor seeding no ranking. Os cabeças de chave e seus adversários do meio da tabela foram mantidos.


1. Jeremy Flores (FRA) x Matt Wilkinson (AUS) x Taylor Knox (EUA)
2. Joel Parkinson (AUS) x Jadson André (BRA) x John John Florence (HAW)
3. Mick Fanning (AUS) x Brett Simpson (EUA) x Tiago Pires (POR)
4. Owen Wright (AUS) x Chris Davidson (AUS) x Dane Reynolds (EUA)
5. Jordy Smith (ZAF) x Kieren Perrow (AUS) x wildcard
6. Kelly Slater (EUA) x Freddy Pattachia x wildcard
7. Taj Burrow (AUS) x Raoni Monteiro (BRA) x Kai Otton (AUS)
8. Julian Wilson (AUS) x Bede Durbidge (AUS) x Dusty Payne (HAW)
9. Adriano de Souza (BRA) x Gabriel Medina (BRA) x Travis Logie (ZAF)
10. Adrian Buchan (AUS) x Heitor Alves (BRA) x Daniel Ross (AUS)
11. Michel Bourez (PYF) x Alejo Muniz (BRA) x Miguel Pupo (BRA)
12. Josh Kerr (AUS) x Damien Hobgood (EUA) x Patrick Gudauskas (EUA)

Há apenas algumas horas para o possível início da etapa em Hossegor, não haviam informações consistentes sobre o retorno do sul-africano Jordy Smith no WT. O surfista, no entanto, confirmou em seu Facebook sua presença no evento e voltará a competir. Contundido em Teahupoo, Jordy já tinha deixado de lado as etapas norte-americanas para se recuperar da lesão sofrida nos costelas, tendo, inclusive, acelerado o tempo de sua recuparação com a ajuda de uma câmera hiperbárica.

O cearense Heitor Alves também não tem sua participação 100% confirmada para a etapa francesa. Heitor acabou se machucando no R3 da etapa Prime de Açores na última semana e mesmo classficado, ficou de fora do R4 e R5 da competição. Em contato com o rookie Miguel Pupo, que estava no mesmo voo de Heitor para a França, averiguamos que o cearense deverá passar por alguns médicos por lá e agora fica para a expectativa para sabermos e extensão da lesão sofrida (joelho).

Já o desinteressado Dane Reynolds deve voltar para as disputas depois de um hiato que já dura mais de 9 meses. Fontes seguras nos revelaram que o norte-americano também já está na França e deverá fazer sua estreia no ano em Hossegor. Agora vai, Dane?

E notícias ruins para Adriano de Souza: ele que vem enfrentando um karma negativo em confrontos direto para brasileiros, terá logo em sua estreia na França o rookie Gabriel Medina. O que no começo parecia ser só uma coincidência ou falta de sorte, pode estar se tranformando num pesadelo sem fim para Mineirinho...

Caio Ibelli festeja primeira vitória brasileira em Bali

Oakley World Pro Junior começa a terça-feira com a repescagem feminina e realiza metade da primeira fase masculina no segundo dia na Indonésia

O paulista Caio Ibelli conquistou a única vitória entre os seis brasileiros que já estrearam no Oakley World Pro Junior na terça-feira de ondas de 3-4 pés em Canggu, Bali. Sua bateria foi a penúltima das oito realizadas no primeiro dia de disputas masculinas na Indonésia e também teve a participação de Deivid Silva, que foi o quinto brasileiro a cair para a repescagem na etapa que abre o Circuito Mundial Pro Junior da ASP. Mais três ainda vão estrear, depois do remanejamento de algumas baterias da primeira fase.

Caio Ibelli / Foto Basilio Ruy (Oakley)
A do paranaense Peterson Crisanto, que participa do Oakley World Pro Junior com um convite especial da Billabong, que sempre promoveu a decisão da categoria na ASP, passou a ser a 11.a, terceira a ser disputada no próximo dia. A do pernambucano Ian Gouveia mudou para a 12.a. E a do campeão sul-americano Sub-20, Filipe Toledo, é a 14.a das 16 baterias da rodada classificatória. A vitória vale passagem direta para a terceira fase.

E só quem conseguiu isso na terça-feira foi Caio Ibelli, que achou boas ondas para mostrar suas manobras no terceiro maior placar do dia. Ele totalizou 15,77 pontos contra o também paulista Deivid Silva e o havaiano Tanner Hendrickson. Esta marca só ficou abaixo dos 17,66 pontos do australiano Davey Cathels e dos 16,53 do norte-americano Conner Coffin no último confronto da terça-feira na Indonésia.

"Eu tentei de tudo para vencer a bateria e peguei muitas ondas para isso", disse Caio Ibelli, que foi semifinalista em Bali no ano passado. "Só me salvei no final e fiquei muito feliz pela nota 8,50 que me deu a vitória. Eu não sei o que estava acontecendo de errado comigo no início da bateria. A prancha está boa, mas eu estava muito nervoso e não posso ficar assim nas próximas".
Sarah Mason (NZL) / Foto Steve Robertson (ASP)
SÉRIE DE DERROTAS - A repescagem feminina abriu o segundo dia do Oakley World Pro Junior em Bali e a paulista Juliana Meneguel acabou eliminada pelas havaianas Alessa Quizon e Leila Hurst. Agora, só a catarinense Gabriela Leite defende a América do Sul e na abertura das oitavas de final ela volta a enfrentar a mesma surfista que mandou para a repescagem, Sarah Mason, da Nova Zelândia.

As derrotas continuaram na estreia da categoria masculina. O baiano Marco Fernandez perdeu por pouco para o japonês Kaito Ohashi, por 13,00 x 12,44 pontos, na segunda bateria. Nas seguintes, os catarinenses João Paulo Abreu e Gustavo Machado ficaram em último. E na sexta, o potiguar Italo Ferreira, que compete com convite da Oakley como Caio Ibelli, chegou perto da vitória, mas foi batido por 15,03 x 13,47 pelo havaiano Dyle Goodale.

Os quatro e Deivid Silva, último colocado na vitória de Caio Ibelli, terão uma segunda chance de classificação na repescagem. Eles aguardam o encerramento da primeira fase, provavelmente nesta quarta-feira em Bali, para saberem quem serão seus próximos adversários na primeira rodada de duelos homem-a-homem na Indonésia.
Dean Bowen (AUS) / Foto Steve Robertson (ASP)
MUDANÇA PARA KERAMAS - Depois de dois dias em Canggu, a primeira chamada da quarta-feira foi marcada para a 9 horas em Keramas, que no ano passado apresentou tubos espetaculares durante os dias decisivos do Oakley World Pro Junior. O evento é móvel em Bali e será realizado na praia que estiver com as melhores ondas.

"Eu amo os tubos de Keramas e estou muito animado que vamos para lá amanhã (quarta-feira)", vibrou Caio Ibelli, que no ano passado foi até as semifinais em Keramas. O vencedor foi o australiano Jake Freestone, que depois faturou o título mundial Pro Junior na outra única etapa do circuito de 2010, em Sydney, na Austrália. Em 2011 terá uma terceira prova inédita do ASP World Pro Junior na América do Sul, o Brasil Open de Surf nos dias 24 de outubro a 02 de novembro na Praia do Arpoador, Rio de Janeiro.

QUIKSILVER PRO ADIADO - O início da oitava etapa do ASP World Title Race 2011 foi adiado nesta terça-feira, pimeiro dia do prazo do Quiksilver Pro France. As ondas nas praias da costa sudoeste da França estavam muito pequenas e uma nova chamada foi marcada para as 8 horas da quarta-feira em Hossegor. Veja mais detalhes e todas as baterias clicando em NOTICAS no www.aspsouthamerica.com.br
Kaito Ohashi (JAP) / Foto Steve Robertson (ASP)
Oitavas de final Femininas - 2.a=9.o lugar - US$ 1.000 e 3.750 pontos:
1.a: Sarah Mason (NZL) x Gabriela Leite (BRA)
2.a: Dimity Stoyle (AUS) x Leila Hurst (HAV)
3.a: Faye Zoetmulder (AFR) x Nao Omura (JAP)
4.a: Bianca Buitendag (AFR) x Alessa Quizon (HAV)
5.a: Felicity Palmateer (AUS) x Lani Doherty (EUA)
6.a: Joanne Defay (FRA) x Maud Le Car (FRA)
7.a: Philippa Anderson (AUS) x Quincy Davis (EUA)
8.a: Coco Ho (HAV) x Ren Hashimoto (JAP)
Repescagem Feminina - 1.a=Terceira Fase / 2.a=17.o lugar - US$ 750 e 1.750 pontos:
1.a: 13.50=Sarah Mason (NZL), 4.47=Ren Hashimoto (JAP), 3.84=Diah Dewi Rahayu (IND)
2.a: 14.50=Alessa Quizon (HAV), 9.53=Leila Hurst (HAV), 5.83=Juliana Meneguel (BRA)
Primeira fase masculina - 1.o=Terceira Fase / 2.o e 3.o=Repescagem:
1.a: 15.10=Dean Bowen (AUS), 14.10=Garrett Parkes (AUS), 5.23=Noa Deane (AUS)
2.a: 13.00=Kaito Ohashi (JAP), 12.44=Marco Fernandez (BRA), 7.90=Slade Prestwich (AFR)
3.a: 14.23=Kiron Jabour (HAV), 14.16=William Aliotti (FRA), 11.33=João Paulo Abreu (BRA)
4.a: 14.74=Maxime Huscenot (FRA), 13.17=Thomas Woods (AUS), 7.60=Gustavo Machado (BRA)
5.a: 17.66=Davey Cathels (AUS), 13.83=Vasco Ribeiro (PRT), 12.23=Matt Banting (AUS)
6.a: 15.03=Dylan Goodale (HAV), 13.47=Italo Ferreira (BRA), 10.16=Shaun Joubert (AFR)
7.a: 15.77=Caio Ibelli (BRA), 13.83=Tanner Hendrickson (HAV), 10.94=Deivid Silva (BRA)
8.a: 16.53=Conner Coffin (EUA), 15.57=Jack Freestone (AUS), 9.36=Ida Bagus Putu Simarai (IDN)
---------------baterias que ficaram para o próximo dia:
9.a: Nat Young (EUA), Keanu Asing (HAV), Darmaputra Tonjo (IDN)
10: Dale Staples (ZAF), Eziekel Lau (HAV), Mateia Hiquily (TAH)
11: Peterson Crisanto (BRA), Chase Wilson (EUA), Jake Halstead (EUA)
12: Ian Gouveia (BRA), Evan Thompson (EUA), Kan Watanabe (JAP)
13: Beyrick De Vries (AFR), Arashi Kato (JAP), Dylan Lightfoot (AFR)
14: Medi Veminardi (REU), Kaishu Tanaka (JAP), Filipe Toledo (BRA)
15: Ryan Callinan (AUS), Andrew Doheny (EUA), Hiroto Arai (JAP)
16: Frederico Morais (PRT), Keala Naihe (HAV), Michael February (AFR)