Oakley Pro Junior 2013 abre com boas ondas

O potiguar Ítalo Ferreira comanda o show de surfe neste primeiro dia de competições na praia de Itamambuca
A décima edição do Oakley Pro Junior 2013, evento que define o campeão brasileiro sub-20 desde 2008, começou com boas ondas e muito sol nesta quarta feira, 05 de junho, dia mundial do meio ambiente, na praia de Itamambuca, em Ubatuba  no litoral norte paulista.
As ondas ficaram na faixa de meio metro com séries maiores, boa formação e a molecada aproveitou as valas para radicalizar geral, com muitos aéreos e manobras progressivas que marcaram este primeiro dia de competições do Oakley Pro Junior 2013.
O atual campeão brasileiro sub-20, Ítalo Ferreira (RN), estreou muito bem na defesa de seu título na oitava bateria do primeiro round.  Ítalo venceu sua bateria com facilidade e ainda cravou os recordes da competição até o momento, marcando 9,50 pontos na maior nota e 17,43 pontos no maior somatório do dia.
“Esta bateria foi muito boa, os moleques surfaram muito bem, mas eu consegui pegar uma boa esquerda que me rendeu 9,50 pontos e depois achei algumas direitas e consegui somar mais 8,43 pontos”, declarou o potiguar.  “Surfei bem solto nas ondas e consegui me adaptar bem às direitas aqui de Itamambuca.  Estou focado e venho para brigar pelo título”, completou Ítalo Ferreira que avançou direto para o terceiro round e está mais perto do título inédito de bicampeão brasileiro sub-20.
Os ubatubenses Phillipe Chagas, Arthur Aguiar e Lucas Santos, representaram muito bem a casa, vencendo suas baterias, passando direto para o terceiro round do Oakley Pro Junior 2013.
Nesta quinta feira, a primeira chamada está marcada para 07h45min min., com a continuação do primeiro round da competição, pela nona bateria.
O Oakley Pro Junior 2013 distribui R$ 40.000,00 de premiação além de garantir uma vaga na elite do surfe brasileiro de 2014.
Todas as baterias e tudo que rola durante a competição pode ser acompanhado ao vivo pelo link http://www.fpsurf.com.br/eventos/13/pjr/aovivo.html.
O Oakley Pro Junior 2013 tem o patrocínio da Oakley, o co-patrocínio da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, o apoio da New Era, Go Pro,  Prefeitura Municipal de Ubatuba, a divulgação da Revista Fluir e Site Waves, homologado pela Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) e pela Confederação Brasileira de Surf (CBS), com a realização da Federação Paulista de Surf (FPSURF), e Associação Ubatuba de Surf (AUS).
Baterias do Oakley Pro Junior 2013 - primeiro round
1ª  –  1º Phillipe Chagas (SP), 2º José Francisco (PB), 3º Gustavo Santos (SP);
2ª  –  1º Jesse Mendes (SP), 2º Leonardo Guimarães (SP), 3º Lucas Chumbinho (RJ);
3ª  – 1º Marcos Correa (SP), 2º Matheus Dutra (SP), 3º Kadu Medeiros (SP);
4ª  – 1º Gustavo Ramos (SC), 2º Nathan Moreira (RJ), 3º Derek Matos (SP);
5ª  – 1º Victor Bernardes (SP), 2º Samuel Igo (PB), 3º Ricardo Lima (SP);
6ª – 1º Arthur Aguiar (SP), 2º Tales Araújo (SP), 3º Wesley Dantas (SP);
7ª – 1º Lucas Santos (SP), 2º Wesley Leite (SP), 3º Lyssandro Leandro (ES);
8ª – 1º Ítalo Ferreira (RN), 2º João Victor Chumbinho (RJ), 3º Carlos André (SP);
9ª – Pedro Miguel (SP), Guilherme Silva (SP), Alex Sandro Santos (SP);
10ª – Renan Argemiro (SP), Daniel Araújo (SP), Raul Reis (SP);
11ª – Edgar Groggia (SP), Wayan Hinckel (SC), Yuri Aguiar (SP);
12ª – Gabriel Adisaka (SP), Samuel Pupo (SP), Yohan Sarandi (SP);
13ª – Victor Valentin (PR), Raul Rodrigues (SP), Paulo Andrade (RJ);
14ª – Caio Ibelli (SP), Paulo Henrique, Matheus Herdy (SC);
15ª – Armando Tenório (AL), Johnny Botelho (ES), Luan Rosa (SP);
16ª – Matheus Navarro (SC), Ian Tavares (SC), KJ Norton (SP);

Galeria dos campeões brasileiros Pro Junior da Abrasp
2012 –  Ítalo Ferreira (RN)
2011 -  Krystian Kymerson (ES)
2010 -  Caio Ibelli (SP)
2009 -  Alejo Muniz (SC)
2008 -  Thiago Camarão (SP)

Galeria dos campeões do Oakley Pro Junior no Brasil
2012 – Ítalo Ferreira (RN) na praia do Campeche, Florianópolis (SC);
2011 - Krystian Kymerson (ES) na praia do Campeche, Florianópolis (SC);
2010 - Caio Ibelli (SP) nas praias da Joaquina e do Campeche, Florianópolis (SC);
2009 - Alejo Muniz (SC) na praia do Atalaia, Itajaí (SC);
2008 - Thiago Camarão (SP) na praia de Itamambuca, Ubatuba (SP);
2007 - Pablo Paulino (CE) nas praias de Itaúna e Vila, Saquarema (RJ);
2006 - Jadson André (RN) na praia de Itamambuca, Ubatuba (SP);
2005 - Hizunomê Bettero (SP) e Taís de Almeida (RJ) nas praias da Joaquina, Matadeiro e Vila, Imbituba (SC);
2004 Adriano de Souza (SP), evento móvel no Rio de Janeiro (RJ);

Campeonatos adiados em Fiji e no Peru na quarta-feira

No WCT de Fiji o mar estava pequeno e no ASP 3-Star do Peru o motivo foi excesso de ondas em Piedras Negras com o swell gigante que atingiu o litoral sul peruano

foto:Kirstin Scholtz / ASP

Nada de campeonatos no mundo na quarta-feira. O Volcom Fiji Pro foi adiado porque as ondas estavam pequenas em Cloudbreak e Restaurants para a continuação do quarto desafio do ASP World Tour nas Ilhas Fiji. E no Peru, o motivo foi o contrário, excesso de ondulação com o swell que chegou gigante na cidade de Ilo, em Moquegua, no litoral sul do país andino. Enquanto em Fiji ainda tem uma chamada na quinta-feira, no Peru já foi confirmado que a competição só retorna na sexta-feira, quando o mar deve acertar para fechar a etapa do ASP 3-Star em altas ondas na sexta e no sábado.

"Hoje (quarta-feira) o campeonato foi cancelado com a chegada de uma nova ondulação que já estava prevista, mas que entrou bastante grande para o pico de Piedras Negras", afirmou Roberto Perdigão, diretor regional da ASP South America, escritório que organiza as etapas do Circuito Mundial no continente sul-americano. "Apesar de haverem algumas ondas boas, o mar se mostrou inconsistente e com bastante influência de oeste, fazendo as ondas correrem muito para o meio da praia, com pouca área de manobras".

O dirigente também explicou que, como a perspectiva é de que este swell perdure até amanhã (quinta-feira), o mar vai permanecer muito grande e sem boas condições para a realização de um campeonato de surfe em Piedras Negras. Com isso, a comissão técnica decidiu já decretar "day-off" também para a quinta-feira e a próxima chamada foi marcada para as 8h00 da sexta-feira, dia 7 de junho, no pointbreak de esquerdas de Ilo.

"A previsão é de ondas excelentes para fechar o campeonato na sexta e no sábado", garante Roberto Perdigão. "Alguns surfistas chegaram a contestar a decisão da organização, mas após uma reunião entre todos os surfistas e o Diretor de Prova, o peruano Chalo Espejo, decidiram acatar a decisão e a prova foi então oficialmente adiada, com retorno previsto para a próxima sexta-feira".

O Rip Curl Pro Piedras Negras Ilo Moquegua tem prazo até sábado para ser encerrado no Peru, enquanto o Volcom Fiji Pro ainda vai até o dia 14 de junho e terá chamada para analisar as condições do mar na quinta-feira, às 7h00 em Fiji. Os dois eventos estão sendo transmitidos ao vivo pela internet, com os links podendo ser acessados clicando-se nos respectivos banners na capa do www.aspsouthamerica.com.

Por:João Carvalho

Uri Valadão preparado para mundial em Itacoatiara

Campeão mundial já se encontra no Rio de Janeiro para as disputas da etapa brasileira do Circuito Mundial de Bodyboard

Após encarar as geladas ondas chilenas, o campeão mundial de 2008, Uri Valadão, já chegou ao Rio de Janeiro, onde participa nessa semana da quarta etapa do Circuito Mundial de Bodyboard, em Itacoatiara – Niterói. Depois de uma grande campanha em Arica (Chile), quando finalizou a etapa na quinta posição, Uri espera conquistar outro bom resultado em terras brasileiras.


Foto – DÊXA – Divulgação
“Eu gosto muito dessa onda de Itacoatiara. Eu me sinto muito bem aqui, pois esse é o estilo de onda que eu mais gosto de surfar. A vibração deste local é incrível e as pessoas daqui fazem com que eu me sinta em casa”, conta Uri, que no mês de abril venceu uma etapa do Circuito Regional na própria praia de Itacoatiara.

Inclusive, o baiano voador está bem familiarizado com a onda de Itacoatiara. Antes da viagem pra perna chilena do Tour Mundial, Uri fez boa parte de sua preparação nas ondas do Rio de Janeiro e chega para esse evento com o surf afiado.

“Estou bem focado para essa etapa. Ano passado eu fui bem aqui e esse ano espero conseguir mais um bom resultado para subir no ranking. Temos atletas muito fortes na competição e o nível estará bem alto, mas estou preparado”, encerra Uri.

A janela de espera do campeonato será aberta nessa quinta-feira (06) e a previsão aponta para um possível inicio já neste primeiro dia de competições.

Uri Valadão tem o patrocínio da Cobra D’agua, Kpaloa, Pranchas Lemurian e conta com o apoio da Dêxa, Academia Rhanc, Anderson Tribal, Rander Net e CCV.

Confira um vídeo produzido pela DÊXA com o atleta Uri Valadão nas ondas de Itacoatiara - https://vimeo.com/65570416

Por:Danilo Caboclo

Rip Curl Pro Piedras Negras

Krystian Kymerson surfou o tubo mais incrível da terça-feira e Ian Gouveia registrou um novo recorde de pontos para a etapa do ASP 3-Star de Moquegua no sul do Peru
foto:Javier Larrea
Mais um dia de grandes ondas e muitos tubos nas esquerdas do pointbreak Piedras Negras para o ASP 3-Star Rip Curl Pro em Ilo, cidade do estado de Moquegua no litoral sul do Peru. Os brasileiros se destacaram nas condições desafiadoras do mar na terça-feira, com Krystian Kymerson tirando a primeira nota 10 em um tubaço incrível e Ian Gouveia estreando com o maior placar do campeonato. O peruano Carlo Mario Zapata também surfou um tubo muito bom que valeu nota 9 para se classificar na última bateria da terça-feira e a previsão é de ondas gigantes para os próximos dias no sul do Peru.

"Supercontente de ter conseguido este feito, pois a bateria foi difícil e com pontuações muito altas", destacou Carlo Zapata, que passou em segundo lugar na disputa vencida pelo brasileiro David do Carmo. "Tiveram muitos tubos e todos os quatro surfistas estavam brigando pela classificação com notas bem altas. Fico orgulhoso por ser o único peruano a seguir no evento e estou encantado com o potencial desta região sul do Peru. As ondas são excelentes e quero concentrar agora na próxima fase, já que este campeonato é bastante importante para mim".

A terça-feira foi encerrada com as quatro primeiras baterias da terceira fase, classificando metade dos dezesseis surfistas que vão brigar pelas vagas para os duelos homem a homem das quartas de final. A maioria é do Brasil, com David do Carmo, Marco Fernandez e Thiago Guimarães tendo que competir juntos com o argentino Lucas Santamaria e só dois se classificam. Antes, Sidney Guimarães enfrenta o peruano Carlo Zapata, o uruguaio Marco Giorgi e o norte-americano Myles Laine-Toner na abertura da rodada dos dezesseis finalistas, última de confrontos formados por quatro competidores.

A outra metade dos concorrentes ao título do ASP 3-Star de Moquegua será definida na manhã desta quarta-feira, a partir das 8 horas em Piedras Negras. Entre eles, estão os dois destaques do dia na terça-feira, o nota 10 Krystian Kymerson e Ian Gouveia, que registrou um novo recorde de 16,60 pontos nas esquerdas poderosas do litoral sul peruano. E os dois entrarão juntos no segundo confronto do dia para disputar duas vagas com outro brasileiro, Lucas Silveira, além do chileno Nicolas Guajardo.

"Estou impressionado com a qualidade das ondas daqui de Piedras Negras", disse Krystian Kymerson, que falou sobre o melhor tubo do campeonato. "Fiquei lá dentro, a onda abriu toda e eu sai no spray. Quando ouvi a nota 10, fiquei super instigado porque fui o primeiro a conseguir o score máximo aqui neste pico, onde pela primeira vez rola uma etapa da ASP".

O nota 10, Krystian Kymerson, ganhou uma bateria só de brasileiros, como a que abriu a terça-feira com Rafael Teixeira e Lucas Silveira conseguindo as primeiras classificações do dia. Na segunda bateria, Ian Gouveia pegou tubo e manobrou forte em uma esquerda da série para receber nota 9 e vencer por 16,60 pontos, maior placar do campeonato. O sul-africano Michael February passou em segundo lugar, com o experiente Victor Ribas sendo eliminado junto com Carlos Gonçalves, único representante do Equador no Rip Curl Pro Piedras Negras.

"Fiquei amarradão em passar para a próxima fase e mais ainda por ter competido na mesma bateria do Victor Ribas", destacou Ian Gouveia, filho do grande ídolo do surfe brasileiro, Fábio Gouveia. "Ele (Ribas) é um dos grandes surfistas do Brasil e competiu durante muitos anos com meu pai no Tour da ASP. Dei muita sorte em achar aquela onda nota 9 e fazer um 7.6 na bateria também. Parece que meu surfe se adaptou bem a este tipo de onda aqui de Ilo".

SEGUNDA FASE - A quantidade de brasileiros é tão grande que a quarta-feira já começa com três contra o sul-africano Michael February, Ricardo dos Santos, Rafael Teixeira e Yan Daberkow. Na segunda bateria do dia o fato se repete, com Krystian Kymerson, Ian Gouveia e Lucas Silveira enfrentando o chileno Nicolas Guajardo na disputa por duas vagas para a fase dos dezesseis melhores do Rip Curl Pro Piedras Negras.

Já o terceiro combate da quarta-feira será internacional, entre o norte-americano Matt Pagan, o argentino Leandro Usuña, o chileno Guillermo Satt e o brasileiro Yuri Gonçalves, todos muito bons de tubos como os de Ilo no sul do Peru. E um clássico dos esportes na América do Sul fecha a segunda fase do ASP 3-Star de Moquegua, com Santiago Muniz e Agustin Bollini defendendo a Argentina contra os brasileiros Michael Rodrigues e Yago Dora.

O Rip Curl Pro Piedras Negras Ilo Moquegua tem prazo até sábado para ser encerrado no Peru e está sendo transmitido ao vivo pela internet, com o link podendo ser acessado clicando-se no banner do evento na capa do www.aspsouthamerica.com. A chamada para as quatro últimas baterias da segunda fase foi marcada para as 8 horas da quarta-feira em Piedras Negras.

Na terça-feira foram realizadas as oito baterias restantes da primeira fase e as quatro primeiras da segunda rodada, para adiantar a competição. "Hoje (terça-feira), o campeonato começou às 9h30 com a continuação da primeira fase e, após consultar os surfistas, decidimos colocar quatro baterias da segunda fase na água porque a previsão é que o mar fique gigante nos próximos dois dias, talvez sem condicões de surfe aqui em Piedras Negras", informou Roberto Perdigão, diretor regional da ASP South America.

SEGUNDA FASE - Round of 32 - 3.o=17.o lugar (US$ 800 e 178 pts) / 4.o=25.o lugar ($ 700 e 145 pts):
------------baterias que fecharam a terça-feira:
1.a: 1-Marco Giorgi (URU), 2-Marco Fernandez (BRA), 3-Landon McNamara (HAV), 4-Brent Symes (AUS)
2.a: 1-Sidney Guimarães (BRA), 2-Lucas Santamaria (ARG), 3-David Van Zyl (AFR), 4-Manoel Roncalla (PER)
3.a: 1-David do Carmo (BRA), 2-Carlo Zapata (PER), 3-Marcelo Rodriguez (ARG), 4-Wellington Carane (BRA)
4.a: 1-Thiago Guimarães (BRA), 2-Myles Laine-Toner (EUA), 3-Manuel Selman (CHL), 4-Enrique Ariitu (TAH)
------------ficaram para abrir a quarta-feira:
5.a: Ricardo dos Santos (BRA), Rafael Teixeira (BRA), Michael February (AFR), Yan Daberkow (BRA)
6.a: Nicolas Guajardo (CHL), Lucas Silveira (BRA), Ian Gouveia (BRA), Krystian Kymerson (BRA)
7.a: Leandro Usuña (ARG), Matt Pagan (EUA), Yuri Gonçalves (BRA), Guillermo Satt (CHL)
8.a: Agustin Bollini (ARG), Michael Rodrigues (BRA), Santiago Muniz (ARG), Yago Dora (BRA)

PRIMEIRA FASE - Round of 64 - 3.o=33.o lugar (US$ 500 e 133 pts) / 4.o=49.o lugar ($ 300 e 75 pts):
------------baterias que abriram a terça-feira:
10: 1-Rafael Teixeira (BRA), 2-Lucas Silveira (BRA), 3-Igor Moraes (BRA), 4-Luan Carvalho (BRA)
11: 1-Ian Gouveia (BRA), 2-Michael February (AFR), 3-Carlos Gonçalves (EQU), 4-Victor Ribas (BRA)
12: 1-Krystian Kymerson (BRA), 2-Yan Daberkow (BRA), 3-João Abreu (BRA)
13: 1-Leandro Usuña (ARG), 2-Agustin Bollini (ARG), 3-Matheus Faria (BRA), 4-Nahuel Amalfitano (ARG)
14: 1-Matt Pagan (EUA), 2-Michael Rodrigues (BRA), 3-Eala Stewart (HAV), 4-Danilo Cerda (CHL)
15: 1-Santiago Muniz (ARG), 2-Yuri Gonçalves (BRA), 3-Casey Grant (AFR), 4-Juan Arca (ARG)
16: 1-Yago Dora (BRA), 2-Guillermo Satt (CHL), 3-Dunga Neto (BRA), 4-James Fazio (EUA)
1.a bateria: 1-Landon McNamara (HAV), 2-Manuel Roncalla (PER), 3-Felipe Sepulveda (CHL), 4-Liam McNamara (HAV)
------------baterias realizadas na segunda-feira:
2.a: 1-Marco Fernandez (BRA), 2-David Van Zyl (AFR), 3-Davey Brand (AFR)
3.a: 1-Lucas Santamaria (ARG), 2-Brent Symes (AUS), 3-Cheyne Willis (HAV)
4.a: 1-Sidney Guimarães (BRA), 2-Marco Giorgi (URU), 3-Robson Santos (BRA), 4-Alexandre Chacon (BRA)
5.a: 1-David do Carmo (BRA), 2-Myles Laine-Toner (EUA), 3-Aurelio Santana (BRA), 4-Ramon Santiago (PRI)
6.a: 1-Marcelo Rodriguez (ARG), 2-Thiago Guimarães (BRA), 3-Martin Jeri (PER)
7.a: 1-Manuel Selman (CHL), 2-Wellington Carane (BRA), 3-Ygor Arakaki (BRA), 4-Diego Conti (ARG)
8.a: 1-Enrique Ariitu (TAH), 2-Carlo Zapata (PER), 3-Gustavo Ribeiro (BRA), 4-Alon Campestrini (BRA)
9.a: 1-Ricardo dos Santos (BRA), 2-Nicolas Guajardo (CHL), 3-Alcides Lopes (BRA), 4-Patrick Korny (BRA)

Por:João Carvalho