José Willame de Oliveira e Esdras Tikim deram show no evento, que contou com 150 toneladas de gelo picado Os dois principais atletas brasileiros do sandboard (modalidade praticada com uma prancha em areias ou dunas) participaram da 8º edição do Desafio Brasileiro Senseo de Snowboard SlopeStyle no último sábado (09/07) e deram um show de ousadia e belas manobras.
José Willame
O evento, que aconteceu no Ski Mountain Park em São Roque, reuniu mais de 40 atletas profissionais e amadores do snowboard e também de outros esportes de neve. E dessa vez, o campeão da disputa veio da areia. Quem subiu no lugar mais alto do pódio da categoria Open (aberta a atletas amadores) foi cearense José Willame de Oliveira, de 25 anos de idade e 10 de sandboard.
Em uma pista de 200 metros de comprimento e coberta com 150 toneladas de gelo, o atleta mostrou intimidade com a prancha de snowboard, mesmo sem nunca ter tido alguma experiência anterior. E garantiu que ainda pode melhorar sua performance na neve. “Eu nunca tinha praticado snowboard no gelo e nem mesmo na neve. Mas apesar das diferenças que existem entre o sandboard e o snow, eu acredito que tenho boas chances caso um dia dispute um campeonato profissional de Slopestyle, como o Brasileiro, que acontece no Chile. Mas, para isso, tenho que me preparar na neve”, revelou o confiante atleta.
José Willame no pódio
Quem também deu um show à parte no desafio, que teve a chancela da Confederação Brasileira de Desportos na Neve, foi Esdras Luis Rocha Cavalcante, o Tikim. Dono de inúmeros títulos em competições de sandboard, o jovem cearense mostrou mais uma vez que tem muita habilidade também nesse esporte de inverno e garantiu o terceiro lugar na mesma categoria, a Open.
O slopestyle integra a área de Freestyle (ou estilo livre) do snowboard que abrange as disciplinas mais radicais da modalidade e é praticado em pista com obstáculos, rampas de salto, caixotes, mesas, trilhos, corrimãos e escadas. Nas competições, vence quem desenvolver as melhores manobras avaliadas de acordo com o nível de dificuldade, altura, e aterrissagem.
Tikim
De acordo com Pedro Cavazzoni, superintendente técnico da CBDN - Confederação Brasileira de Desportos na Neve - uma competição como essa realizada em São Roque tem como objetivo fomentar o esporte e claro, identificar novos talentos. “O Ski Mountain Park tem sido um parceiro muito importante no desenvolvimento dos esportes de neve no Brasil, e em especial do Snowboard. O Desafio de Slopestyle nos proporciona uma oportunidade ímpar para a detecção de novos talentos, além de possibilitar o primeiro contato com a neve para novos praticantes e atletas de outros boardsports.” Nesse ano, foram premiados os três melhores atletas nas categorias Open, Expert, Master e Feminino.
Entre as mulheres, a carioca Raquel Iendrick garantiu o bicampeonato, deixando Renata Desidério em segundo e Shaiani Gyrão em terceiro. Na categoria Master, Rômulo Alvarenga ocupou o local mais alto do pódio, seguido por Eduardo Cesconetto e Zé Canonero.
Snowboard Slopestyle
Na categoria Open, aberta a todos os amantes do esporte e também dos esportes de prancha em geral, foi o renomado atleta de sandboard José Williame de Oliveira quem garantiu o primeiro lugar. O cearense deixou Thiago Correa Martins e Esdras Luis Rocha Cavalcante com o segundo e terceiro lugar respectivamente.
Pra fechar a competição os habilidosos Fabio Abreu, Andre Cywinski e Gustavo Bauer conquistaram as melhores colocações na categoria Expert, a principal da oitava edição do Desafio Slopestyle de Snowboard.
Tikim
Este ano, a competição teve o patrocínio do café Senseo e apoio das marcas ...Lost, Red Bull e Terrano. fonte:innersport
Estão abertas as inscrições para a primeira etapa do 34° Ubatuba Pro Surf que acontecerá nos dias 05 a 07 de agosto na Praia Grande. O evento conta com 14 categorias, e é o maior circuito municipal do Brasil.
O circuito Ubatuba de Surf é realizado pela AUS, apresentado pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, tem o copatrocínio do Jija Motos e Bikes, o apoio da Associação Comercial de Ubatuba, Teccel, Hotel São Charbel,Perfect Waves, Marmot, X-treme, Circuit, Rikwil, Jomar Sorvetes, Itamambuca Eco Resort e Parada Obrigatória do Açaí. Conta com a colaboração do Empório Cerealista e do Varejão Santa Rita, supervisão da Federação Paulista de Surf e divulgação da Revista Vitti, do Ubatuba Surf Cam , da Ubatuba em Revista e da TV Litoral.
Competição continua nesta quinta-feira, com a entrada dos principais nomes do surfe nacional
Com ondas que variavam de meio a um metro na Praia de Geribá, em Búzios, começou nesta quarta-feira a segunda etapa do Brasil Surf Pro, com a realização das duas primeiras fases do masculino.
As condições estavam difíceis, tornando as disputas ainda mais acirradas e decididas por diferenças mínimas nos placares. Nesta quinta-feira os principais nomes do Circuito Brasileiro entram na água, para a disputa da terceira fase, entre eles os catarinenses Jean da Silva e Tomas Hermes, o atual campeão nacional e o vencedor da primeira etapa do ano. Também está prevista a disputa da primeira fase do feminino.
Todas as emoções da etapa de Búzios podem ser acompanhadas ao vivo no www.brasilsurfpro.com.br.
Num dia marcado pelo equilíbrio e um mar difícil, destaque para o cearense André Silva, que conseguiu a única nota verde do primeiro dia. Cada onda que receba a nota oito ou acima representa mais cinco árvores plantadas dentro da plataforma sustentável da Petrobras Surfe Pelas Florestas. André Silva deu sua contribuição ao tirar oito para vencer a quinta bateria da segunda fase, com um total de 12,30.
"A bateria foi difícil, com poucas ondas. Comecei meio perdido, só no final que dei sorte. Foram as minhas duas últimas ondas que me classificaram. Estou feliz por ter conseguido essa onda e por ter passado de fase. Agora é torcer para continuar dando onda", disse André Silva.
Quem fez a maior soma do dia, porém, foi o também cearense Pablo Paulino, que marcou 14,27 ainda na fase de triagem. Paulino ainda venceu mais uma bateria, mas acabou eliminado na segunda fase.
Quem também está no terceiro round é o catarinense William Cardoso, que faz boa campanha das etapas WQS e pode assumir um lugar no WT, a elite mundial, a partir de setembro. Cardoso, que não pôde participar da primeira etapa, fez questão de estar presente na segunda:
"O Brasil Surf Pro é muito bom. Sempre participo, mesmo quando estou competindo fora. Dia 23 viajo para Califórnia, de lá sigo para mais três etapas do WQS na Inglaterra, França e Espanha. Disputo essa competição com meu máximo, afinal ganhar um evento é sempre bom. Ainda mais o Brasil Surf Pro, que tem uma premiação muito boa", disse Cardoso, que na segunda fase teve de se contentar com o segundo lugar, vencida pela experiente Rodrigo "Pedra" Dornelles, do Rio Grande do Sul, outro destaque do dia, com uma nota 7,57 pontos
Todos os resultados do dia estão no fim deste texto.
RESULTADOS
Segunda fase
Oito baterias (3º fica em 33º, com 320 pontos e R$ 1500,00/4º fica em 41º, com 280 pontos e R$ 1.200,00)
1º Alex Lima SC 11.94 2º Tânio Barreto AL 11.34 3º Daison Pereira RS 5.46 4º Rudá Carvalho BA 3.97
1º David do Carmo SP 11.43 2º Haley Batista PE 10.97 3º Pablo Paulino CE 10.44 4º Saulo Júnior SP 10.20