Pororoca Chinesa

Brasileira entra para história. Chloé Calmon, longboarder brasileira de apenas 16 anos, e a californiana Mary Osbourne entraram para a história do surfe como as primeiras mulheres a surfar a pororoca chinesa. A jovem brasileira entrou na água nessa quarta (14/9) no primeiro dia da expedição à Black Dragon.
 


Chloé Calmon. Foto: Gugah Mariano


Chloé surfou muito bem, alternando vários cutbacks e longos hang fives em excelentes ondas para a esquerda de 1,5 m, enquanto milhares de pessoas assistiam nas margens do Rio Quintang,

“Depois que fui “batizada” no surf da Black Dragon, me sinto mais segura e confiante para os próximos dias” revelou por telefone a surfista, que é a atual nona colocada no Mundial de Longboard, e não conseguiu disfarçar a emoção e alegria de estar participando desta incrível aventura.

“Essa sem dúvida está sendo a experiência mais incrível da minha vida,” finalizou Chloé. 

Também surfaram a Black Dragon os brasileiros Serginho Laus e Everaldo “Pato” Teixeira, e o americano Robert “Wingnut” Weaver (estrela do filme Endless Summer 2), que juntos com Chloé e Mary deram início aos três dias de comemorações na Black Dragon.

Apoiada pelo jet ski pilotado ora por Serginho ora pelo americano Cuirren Caples, Chloé surfou com segurança, mesmo quando a onda perdia a força e exigia mais de sua técnica. Ao todo foram mais de 60 minutos surfando. Só para ilustrar, a duração média de uma onda no Brasil tem de 10 a 20 segundos 'surfáveis'.

A onda quebra no "Quintang", que tem cerca de 20 quilômetros, localizado na cidade de Hangzhou, na China, que tem seis milhões de habitantes. O fenômeno acontece nos dias 18 do calendário lunar chinês. 

Na noite anterior, os atletas foram recebidos para um jantar de gala oferecido pelo Governador da província e pela Autoridade de Esportes da região. Entre as delícias da culinária chinesas, Chloé conta ter comido coisas que nunca imaginou comer.

“Comi um camarão vivo. Nem acredito que consegui” contou a surfista.

Assim que voltar da China, Chloé pretende retornar intensamente aos treinos, pois em Outubro voltará novamente à China, na Ilha de Hainan, para disputar a última etapa do circuito mundial.

Notícia enviada por: Vanessa Corrêa
EMFOCOSURF.com.br - O portal do surf.

Sétima etapa do ASP World Tour será na Calífórnia

A 7ª etapa do ASP World Tour começa já no próximo domingo dia 18 e vai até o dia 24 de setembro, em Trestles na Califórnia. O Hurley Pro 2011 irá rolar na famosa onda de Lower Trestles, em San Clemente. O elenco será formado pelo novo top 34, após a rotação do meio do ano, com a participação de novas caras que com certeza vão querer realizar excelentes performances contra os já veteranos do tour.

Na atual corrida ao título, Kelly Slater vai na frente seguido de muito perto por Owen Wright, vencedor do Quiksilver Pro New York e pelo australiano Joel Parkinson.

Esta etapa é vista como uma das mais importantes na corrida ao titulo, onde tudo pode acontecer. Quem ganhar aqui é um dos fortes candidatos ao título, tal como aconteceu em 2009 com Mick Fanning, que nem figurava, na ocasião, nos primeiros lugares do ranking, depois venceu este evento e mais tarde sagrou-se campeão do mundo.

Ao top 32 do World Tour irão juntar-se quatro wildcards, Rob Machado, Conner Coffin, Miguel Pupo e Nate Yeomans. São esperadas milhares de pessoas para abrilhantar este fantástico evento, que será transmitido ao vivo.

Fonte ASP

Os 16 melhores streeteiros estarão no Game of Skate

A Smith Grinders vai realizar no dia 27 de novembro, um evento que vai reunir os 16 melhores streeteiros das 4 regiões da cidade de São Paulo (Norte/Sul/Leste/Oeste), para participarem do GAME OF S.K.A.T.E.

A intenção é que os escolhidos defendam a sua "quebrada" e, assim, saberemos qual da região possui os melhores com os carrinhos nos pés. O local do desafio será no Centrão de Sampa!

Informações e inscrições apenas por e-mail: smithgrinders@hotmail.com. Não perca tempo, pois as vagas são limitadas. Lembre-se, são apenas 16 por região! Mais informação: faça a sua inscrição...

Por Smith Grinders

Over Limits é adiado sem data definida

A organização do Over Limits, evento esportivo que reúne três modalidades radicais, informa que a competição foi adiada, sem data definida, por motivos de logística em função de percalços encontrados em sua realização 
 
O jet waves será uma das modalidades em disputa no Over Limits - foto: Maurício Brandão
Devido ao ineditismo de competições de duas das três modalidades do evento, a organização encontrou problemas para solucionar, mas que não garantiriam a perfeita execução da competição a tempo de sua realização.

Prevista para acontecer entre os dias 23 e 25 de setembro, na praia de Maresias, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, a organização pede desculpas aos atletas já inscritos e reafirma seu emprenho a toda a comunidade dos esportes Jet Waves, Sling Shot e paraquedismo Swoop em manter a iniciativa.

Pensando em promover uma competição com excelente infraestrutura e segurança, a organização comunica que assim que tiver nova previsão de data e local, informará a todos os envolvidos a partir de seus canais de comunicação via site, Twitter e Facebook.

Nordeste Arretado se Despede de Aracaju

A Trip de Surf Nordeste Arretado que chegou a Aracaju na última quinta-feira, 8, para realização do Pena Surf Nordeste Amador pegou a estrada nesta segunda, 12, sentido a Praia do Francês. 
Nordeste Arretado em Aracajú - foto: Lima Jr
Depois de muita competição e várias visitas aos clientes da Pena chegou a hora da nossa equipe seguir a romaria de volta, com mais de 4 mil km rodados e muitas ondas arretadas durante os 26 dias de estrada os cangaceiros invocados seguiram viajem de retorno a terrinha.

A viagem de hoje foi destinada ao lado cultural do Nordeste e também das belezas naturais que só as bandas de cá tem.

Saímos de Aracaju por volta das 10 horas da manhã e logo na saída fizemos imagens alucinantes da Ponte que dá acesso a entrada da capital sergipana, onde parece que estamos em um outro País. Oh Estado véi invocado esse de Sergipe, não é a toa que é a terra de Lampeão, que segundo o Raimundo Bernardo se o homi tivesse conhecido o surf naquela época já tínhamos tido um bocado de campeão mundial.

Seguimos viagem sentido a Neopólis que ainda fica dentro de Sergipe, pagamos uma quantia de 20 reais para fazer a travessia sentido a Penedo no estado de Alagoas.

Com um visual único e paradisíaco nossa Maria Bonita fez mais um a trajetória firme e forte, fomos até uma Praia conhecida pelos locais alagoanos por Fazendinha, um secret que não podemos divulgar o nome da cidade apenas o apelido, mas infelizmente a falta de um swell na região fez com o que o mar não estivesse funcionando e a nossa equipe seguiu sem registros de surf do local.

Partimos então para Marechael Deodoro, onde fica localizada a praia do Francês, mas antes disso fizemos uma visita ao Mirante da Praia do Guga que tem um visual único no planeta, um contraste entre o verde dos milhares de coqueiros com o mar e a entrada do rio.

Fizemos várias fotos que vão ficar marcadas na “cabeça chata” de cada um, ainda tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura alagoana como a criação de artesanatos feitos de palha, uma cultura que já vem sendo passada por varias gerações.

Depois de muita estrada Deus abençoou os cabras da peste com um pôr do sol que só estando presente para ver, pois palavra nenhuma descreve a energia da natureza que nos foi transmitida.

Chegamos a Praia do Francês por volta das 19 horas e nos hospedamos na companhia do cabra cantador, o cearense Wilcler Natural que entrou na barca para sentir a vibe da trip e deixar o nosso retorno a Terra do Sol ainda mais arretada.

Koxa Grava para o Programa Esporte Espetacular

Na última segunda-feira, os Big Riders brasileiros Rodrigo Koxa, Vitor Faria, Carlos Burle, Pedro Scooby e Felipe Cesarano , fizeram uma gravação para o programa Esporte Espetacular (TV GLOBO) que será exibido no próximo domingo a partir das 10:00

Rodrigo Koxa descendo um bomba em Teahupoo - foto: Tim Bonython
O programa irá mostrar o maior swell já registrado em Teahupoo, uma sessão de tow in que ficará marcada para a história, como a sessão com as maiores e mais perfeitas ondas. Feliz da vida, o big rider Rodrigo Koxa contou um pouco como foi essa experiência à TV Globo.

“Primeiramente quero agradecer a Deus por fazer parte dessa galera que busca as maiores ondas do planeta e ainda por cima estarmos todos com o reconhecimento da TV GLOBO. É com muito amor que surfamos ondas grandes! Convido a todos os meus amigos para assistirem o próximo ESPORTE ESPETACULAR. Obrigado às pessoas e empresas que fazem parte do nosso trabalho”, falou Koxa, que amanhã grava na ESPN Brasil.


Não percam o BIG SURF brasileiro no ESPORTE ESPETACULAR!!!

Bruna Kajiya preparada para o Mundial de Kitesurfe, em Cunhaú

A brasileira Bruna Kajiya, única representante brasileira na elite do kitesurfe mundial, compete a partir de hoje (14), na etapa brasileira do Circuito Mundial, prevista para terminar em 19 de setembro, em Barra do Cunhaú, Rio Grande do Norte.

Bruna compete na categoria freestyle e atualmente ocupa a terceira posição no ranking e vê na etapa brasileira uma oportunidade de assumir a ponta. “Estou em casa e com certeza sinto essa vibração.
Estou preparada, testei meus equipamentos e vou com tudo para essa etapa”, diz Bruna, campeã mundial em 2009.
Depois da etapa brasileira, que oferece 37 mil dólares de premiação, o Circuito Mundial da PKRA faz sua penúltima parada em Nova Caledônia, de 23 a 27 de novembro. 
O evento é uma realização da Dream Factory Sports e parte técnica a cargo da PKRA, o Kitesurf Wind Riders tem o patrocínio da Volkswagen, co-patrocínio da Associação de Kitesurf e Surf do Estado do Rio Grande do Norte (AKSRN), Associação Viva Barra e Ministério do Turismo, além do apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte e Emprotur.

adiv surf

Circuito Carioca de Bodyboard 2011

3ª etapa acontece nos dias 17 e 18/09. A Federação de Bodyboarding do Rio de Janeiro confirmou a realização da 3ª etapa do Circuito Carioca de 2011 para o posto 5, na praia de Copacabana. A competição terá premiação em dinheiro para a categoria profissional masculino, o que acirrará ainda mais as disputas. A competição acontecerá entre os dias 17 e 18 de Setembro. A competição servirá de treinamento para a 3ª etapa do circuito brasileiro que acontecerá em São João da Barra nos dias 22 a 25 de Setembro.





Cartaz do evento.



O posto 5 é um dos mais tradicionais picos para a prática do bodyboarding no Brasil. O local foi o berço de atletas como Guilherme Tâmega, Pablo Rodrigo, Claudia Castello e Francirley Ferreira e todo ano vem revelando uma nova safra de bons competidores.

"O ano de 2011 marcou a volta do circuito carioca para as principais praias do Rio. Estamos muito felizes em trazer o esporte para sua origem.", completa Flavio Brito, presidente da FEBBRJ

O circuito é liderado por Matheus Yoharana na categoria profissional masculino e Maria Helena na categoria profissional feminino.

CATEGORIAS

Sub 14 masculino - 08 vagas / R$ 30,00
Sub 16 masculino - 08 vagas / R$ 30,00
Iniciante feminino - 08 vagas / R$ 30,00
Open masculino (Idade livre) - 24 vagas / R$ 40,00
Pro Feminino - 8 vagas / R$ 50,00
Profissional masculino - 24 vagas /  R$ 80,00

As inscrições se encerram dia 14 de Setembro  e informações de como e onde fazer podem ser obtidas no site da FEBBRJ - www.FEBBRJ.com.br

O Circuito Carioca de Bodyboarding é patrocinado por: Mineirinho e Void Rider. Tem o apoio de Genesis, Vortec, K&K, Paipo, Subprefeitura Municipal do Rio de Janeiro.

A realização da etapa é da Federação de Bodyboarding do Rio de Janeiro e conta com a supervisão da Associação Carioca de Bodyboard e da Confederação Brasileira de Bodyboard.


Outras informações no site da FEBBRJ – www.FEBBRJ.com.br – ou com Felipe Freitas (21)7832-7683 e-mail felipeoitenta@hotmail.com ou Flavio Brito (21) 8855-1774.

adiv surf

CBS renova com ABRASU

A CBS renova sua aliança com ABRASU para realizar o maior circuito universitário brasileiro de todos os tempos
Glauciano Rodrigues (CE) no brasileiro universitário na Praia do Bispo, Barra do Sul, Santa Catarina, 2009 - foto: Poleza
Ana Ceccarelli (PR) no brasileiro universitário na Praia do Bispo, Barra do Sul, Santa Catarina, 2009 - foto: Poleza
Renato Coutinho (ES) no brasileiro universitário na Praia do Bispo, Barra do Sul, Santa Catarina, 2009 - foto: Polenza
Renan Batalha faturou a sexta etapa do Circuito Catarinense de Surf Amador rolou na Praia do Bispo em Balneário de Barra do Sul - foto: Poleza
François Costa (CE) no brasileiro universitário na Praia do Bispo, Barra do Sul, Santa Catarina, 2009 - foto: Poleza
 
 
 
A marca PENA é uma das patrocinadoras desta nova etapa que terá como prêmio para o vencedor da divisão Open masculina um carro 0 km e para o vencedor da divisão feminina uma moto 0 km.

Os campeões universitários da Tour das divisões Iniciantes e Mestrado irão ganhar uma passagem para o Havaí, enquanto que o campeão da divisão Open ganharão uma passagem para Fernando de Noronha. A segunda fase deste torneio Universitário terá lugar entre 24 a 26 setembro em Barra do Sul (Santa Catarina).

adiv surf

BSP em Ubatuba na semana que vem

O Brasil Surf Pro chega a Ubatuba para mais uma emocionante etapa com os principais surfistas do Brasil no maior e mais importante campeonato do país.
O carioca Pedro Henrique arrancou a primeira nota 10 da história do Brasil Surf Pro nas grandes ondas do sábado na Praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP). - foto: Fábio Minduim
Mais uma vez o circuito brasileiro faz a sua parte para o planeta com a Plataforma socioambiental Petrobras Surf Pelas Florestas no litoral norte paulista, com atividades acontecendo na praia de Itamambuca e em comunidades da região norte do município, entre os dias 19 e 25 de setembro.

A Plataforma Petrobras Surf Pelas Florestas em Ubatuba, realizada em parceria com o Plano de Gestão Ambiental de Itamambuca – PGA, IPEMA, Projeto Tamar-ICMBio, AUS e a Prefeitura Municipal da Ubatuba, será bem movimentada.

Conta com espaços de conhecimento e integração socioambiental, palestras, visitas de escolas com equipe pedagógica, celebração do Dia da Árvore com mutirão de plantio, Café da manhã Socioambiental, expedição de conhecimento e limpeza do rio Itamambuca, além da soltura de tartarugas marinhas. As atividades possibilitarão a comunidade, lideranças socioambientais locais, público e até os surfistas, a ter uma convivência com a cultura de sustentabilidade, através de ações de engajamento e conhecimento dos bons exemplos de sustentabilidade da região.

O Projeto Juçara é um dos focos desse evento, iniciativa importante da região que conta com patrocínio do Programa Ambiental da Petrobras. Gestor do projeto, IPEMA, Instituto de Permacultura da Mata Atlântica junto com as comunidades da região e a ONG Akarui, desenvolveram uma técnica para extrair do fruto da palmeira Juçara, uma polpa com propriedades similares ao açaí que vem fazendo muito sucesso. Este trabalho tem objetivo de retirar a palmeira juçara da lista das espécies em risco de extinção.

“As belezas naturais de Ubatuba e o cenário espetacular do local do campeonato na praia da Itamambuca nos inspirou muito quando desenvolvemos o projeto Petrobras Surf Pelas Florestas. Com a maior cobertura florestal do país (90%) e uma comunidade ambiental muito engajada de ONGs, projetos e ambientalistas, o município da Ubatuba mostrou os melhores resultados de continuidade das iniciativas realizadas nesta etapa ano passado”, comenta o gerente de sustentabilidade do BSP, Glenn Suba.

Um marco do Brasil Surf Pro é seu plano de gestão ambiental, que desenvolveu critérios e práticas que mostram preocupação com a preservação ambiental das praias visitadas pelo circuito, como a preservação da vegetação de restinga e destinação correta dos resíduos gerados.

Um dos destaques desse ano é a iniciativa Surfista Verde, onde pontuações acima de 8 ganham 5 árvores plantadas e uma nota 10 ganha 50. Este compromisso da organização com surf radical vem engajando cada vez mais os atletas para a causa ambiental.

“Parabenizamos a postura dos organizadores do Brasil Surf Pro, que mais uma vez este ano demonstraram preocupação e engajamento com as questões ambientais deste evento. Temos certeza de que esta união de esforços irá garantir a realização de mais um campeonato de surfe sustentável em Ubatuba, com um perfil ecologicamente correto e socialmente responsável”, reforçou Cristiane Gil, assessora de Projetos Ambientais e Eventos Sustentáveis do município, que vem acompanhando e colaborando com este plano ambiental do Brasil Surf Pro em Ubatuba nos últimos dois anos.

O programa Petrobras Surf Pelas Florestas conta com apoio do Ministério do Meio Ambiente que entendeu a importância desse trabalho de sensibilização durante o Ano Internacional das Florestas (declarado pelo ONU). Em homenagem as florestas brasileiras será realizado doação de mudas da Palmeira Juçara através dos totens “Adote-Me” localizados no espaço.

O programa ambiental do BSP terá um amplo espaço na praia para a exposição “Ubatuba Sustentável”. Lá serão apresentandos projetos, Instituições e ONG’s em destaque na região como o PGA Itamambuca, Projeto Juçara/ IPEMA, Projeto TAMAR-ICMBio, Parque Estadual Serra do Mar, APA Marinha-LN, CBH-LN, PEIA, CETESB, ASSU, Ubatuba Birds, AUS, Escola de Surf do Zecão e Prefeitura de Ubatuba e participarão do cronograma das ações ao longo dos seis dias:

Terça-feira (20/09) – visita da equipe pedagógica Surf Pelas Florestas nas escolas municipais do extremo norte do município;

Quarta-feira (dia 21/09) – Mutirão de plantio de árvores próximo ao rio Itamambuca em celebração ao Dia da Árvore, 21 de setembro;

Quinta e sexta-feira (22 e 23/09) – visitação de escolas municipais e APAE no evento;

Sábado (24/09) – Café da manhã – Ubatuba Sustentável e Expedição rio Itamambuca;

Domingo (25/09) – Soltura de tartarugas marinhas com o Projeto Tamar


adiv surf

Gabriel Medina e Miguel Pupo em ondas artificiais do Wave Garden

Durante o WQS 6* em Zarautz houve vários dias sem ondas e os surfistas brasileiros Gabriel Medina e Miguel Pupo receberam o convite para ir testar este autêntico paraíso e fazer um heat, um contra o outro. Tu decides quem foi o vencedor  no vídeo abaixo

Miguel Pupo / Foto Wave Garden
O Wave Garden é um gerador de ondas perfeitas com características ideais para o surf e que possibilita a criação de um destino de surf em qualquer lugar no mundo e a sua prática em qualquer momento.

A tecnologia patenteada do Wave Garden pode ser aplicada a uma variedade de locais, incluindo lagos, lagoas, reservas naturais, tanques e permite experimentar a sensação de praticar o esporte, com ondas boas de diferentes tamanhos, formas e velocidades, de um jeito seguro e natural.
O primeiro Wave Garden ainda em fase de testes situa-se em Zarautz, no País Basco e já recebeu surfistas do World Tour como Jordy Smith, Bobby Martinez, Roy Powers entre outros.

Fonte SurfTotal