Danilo Rodrigo vence a segunda etapa do Brasileiro de Longboard


Irmãos Batista Atalanta e Halley fazem a festa em Itapuama ao vencerem o Long feminino e o Profissional Estadual
Pódio Profissional Estadual da segunda etapa do Brasileiro de Longboard 2012 em Itapuama - foto: Jocildo Andrade
Após quatro dias de competição na paradisíaca Praia de Itapuama, Município de Cabo de Santo Agostinho, litoral de Pernambuco, foram definidos os campeões da etapa inaugural dos Circuitos Amador e Profissional pernambucano e segunda do Brasileiro de Longboard e Nordestino de Stand Up Wave que fizeram parte das atividades do Circuito Club Social de Surf.

No domingo decisivo a chuva deu uma trégua e o público local lotou as areias de Itapuama para prestigiar as finais do Club Social de Surf 2012, que nas suas duas paradas, no Ceará e Pernambuco foram um grande sucesso unindo em um só evento as modalidades prancha, pranchão e stand up.

Longboard Feminino – Atalanta Batista atual bicampeã brasileira confirmou seu favoritismo e largou na frente em busca do tri em 2012. A local da Baía de Maracaípe que tem o surf no seu DNA pegou as melhores ondas da bateria e atingiu 13,83 para levantar a taça de campeã da etapa e deixar a carioca Mainá Thompson, que somou 10,50 com a segunda colocação. A paranaense Thiara Mandelli e a baiana Aline Chaves foram terceira e quarta colocadas, nesta ordem.

Stand Up Wave – O paulista Carlos Bahia que vem de uma recente cirurgia no joelho apostou todas as suas fichas para subir ao degrau maior do pódio na categoria Stand Up Wave. Bahia traçou com muita tranqüilidade a sua chegada até a final, onde enfrentou seu conterrâneo Picuruta Salazar vencedor da modalidade em ondas cearenses final de semana passado, o paulista Adriano Lima e o paraibano Junior Mantega. Com um bom posicionamento no pico e um surf radical dentro do critério ele abriu melhor a bateria somando 7,17 na primeira apresentação e 6,33 na segunda que trocou por 7,33 para encerrar sua performance e deixar Picuruta com o vice-campeonato.

Profissional Estadual – Na final do estadual profissional o local de Maracaípe Halley, mais um integrante da família Batista, não teve dificuldade para vencer os adversários, seus amigos do quinteto fantástico César Aguiar e Alan Donato e o paraibano Erbeliel Andrade. Halley começou melhor o embate com uma direita que ele ganhou nota 6,17, e na sequência soube administrar com muita disposição o resultado a seu favor. O cometa finalizou sua vitória com uma onda na casa dos 5 pontos e partiu na frente no ranking também do estadual, já que venceu em Fortaleza a primeira etapa do ANS Pro Tour. César Aguiar Molusco arriscou a virada na sua última onda, mas não foi suficiente para sair com o título terminando o evento com o segundo lugar. Erbeliel e Donato ficaram com o terceiro e quarto lugar, respectivamente.

Longboard Profissional – A categoria longboard profissional, última a cair no mar, conheceu seu campeão em um duelo de titãs protagonizado pelo atual campeão nacional o paulista Danilo Rodrigo e Halley Batista, que já havia vencido na pranchinha e garantiu seu nome na final do pranchão após vencer o paulista Alex Leco.

Danilo fez uma excelente campanha em todos os confrontos que disputou e na final contra o Cometa, que contava com o total apoio da torcida, não foi diferente. O local do Guarujá abusou da diversidade em suas manobras e eliminou na fase 1 Atalanta Batista, campeã no long pro feminino, no round 2 Jefson Silva (SP), na rodada dos 8 melhores passou pelo vice-campeão da etapa inaugural do circuito Geraldo Lemos, na semi derrotou Carlos Bahia em uma batalha super acirrada e para assegurar o caneco de campeão derrotou com o placar 13,54 x 11,10 Halley, que fez várias tentativas para reverter o resultado, mas sem sucesso ficando com o segundo posto.

No longboard Amador faturaram títulos o sergipano Robson Fraga (Long Adulto), o paraibano Junior Mantega (Long Master) e o pernambucano Ray Farias (Long Super Master).

Os resultados e ranking completo no link:http://www.surfbyte.com.br/Eventos/2012/csocial1202/br/>

O Circuito Club Social de Surf contou com o patrocínio do Club Social, apoio Secretária do Patrimônio da União, Governo do Estado e Secretaria de Esporte de Pernambuco, Governo Municipal de Cabo de Santo Agostinho, Ministério do Turismo, Governo Federal, Rotator e Teccel. Realização ANS (Associação Nordestina de Surf), ABL (Associação Brasileira de Surf) e Federação Pernambucana de Surf.

Resultados:

Longboard Adulto

1º Robson Fraga(SE)

2º Rodrigo de Sousa(RJ)

3º Geraldo Lemos(CE)

4º Márcio Grilo(SP)

Longboard Master

1º Junior Mantega(PB)

2º Paulo Giachetti(SP)

3º Marcelo Bibita(PA)

4º Nilton Santos(PB)

Longboard Super Master

1º Ray Farias(PE)

2º Ricardo Pilar(PB)

3º Linho Neto(PB)

Longboard Pro Feminino

1º Atalanta Batista(PE)

2º Mainá Thompson(RJ)

3º Thiara Mandelli(PR)

4º Aline Chaves(BA)

Stand Up Wave

1º Carlos Bahia(SP)

2º Picuruta Salazar(SP)

3º Adriano Lima(SP)

4º Junior Mantega(PB)

Profissional

1º Halley Batista(PE)

2º César Aguiar(PE)

3º Erbeliel Andrade(PB)

3º Alan Donato(PE)

Longboard Pro Masculino

1º Danilo Rodrigo(SP)

2º Halley Batista(PE)

3º Carlos Bahia(SP)

3º Alex Leco(SP)

Boas ondas no 1º evento da ASP em 2012

Teve início ontem (5) em Jan Juc, na Austrália, o primeiro evento da ASP, o Championship Moves Surfing Festival, WQS e Pro Júnior, em ondas de um metro e meio. O campeonato está previsto para terminar segunda-feira, 9.
Joe Van Dijk
A previsão era para ocorrer em Bells Beach, contudo, as condições estavam melhores em Jan Juc, onde todos os surfistas tiveram a oportunidade de competir. Joe Van Dijk o mais novo no evento, de apenas 13 anos, estreou no Pro Júnior já vencendo e garantiu presença na próxima fase, contudo, a grande estrela do round 1 foi mesmo Sean Mawson (AUS) ao realizar um excelente score de 14.25.

Já o WQS, Matt Banting (AUS), que mantém as competições Open e Pro Júnior, começou da melhor forma a sua temporada, com destaque para Mitch Baker (AUS) e Shane Holmes. No feminino, Philippa Anderson (AUS) mostrou todo o seu potencial, vencendo e avançando para a segunda fase.

Hoje, o segundo dia de competição, as condições mantiveram-se com ondas de um metro e meio e algum vento. Realizaram o round 2 do Pro Júnior masculino, e ficaram decididas as semifinalistas do pro júnior feminino.

Ellie-Jean Coffey (AUS) usou o seu afiado backside para atacar as direitas de Jan Juc e avançou para as semifinais onde irá enfrentar Bronte Macaulay (AUS). Philippa Anderson (AUS), destaque do primeiro dia, acabou sendo eliminada no round 2 do evento. Na outra semifinal, Nikki Van Dijk (AUS) enfrentará Naomi Stevic (AUS).

No masculino, Creed McTaggart (AUS) foi o destaque do dia, com um score de 16.50, até agora o melhor de todo o evento. Rory Jenkins (AUS), Wade Carmichael (AUS), Jake Sylvester (AUS) e Noa Deane (AUS) também impressionaram os juízes conseguindo notas acima dos 13.00 pontos.

Fonte SurfTotal