Está chegando a hora do Billabong Rio Pro


Uma triagem entre o campeão brasileiro Messias Felix e três cariocas vai apontar o último participante da etapa brasileira do WCT que começa na próxima semana no Rio de Janeiro
Gabriel Medina (SP)/Steve Robertson/ASP
                                                                       Kelly Slater (EUA)/Steve Robertson/ASP
                                                     Messias Félix (CE)/Steve Robertson/ASP

Está chegando a hora da apresentação dos melhores surfistas do mundo na etapa brasileira do WCT. Falta apenas uma semana para o início do Billabong Rio Pro, que vai promover o terceiro desafio da corrida pelo título mundial da temporada, entre os dias 8 e 19 de maio na Cidade Maravilhosa. A base principal está sendo montada novamente nas ondas do Postinho, na Barra da Tijuca, com a Praia do Arpoador também recebendo uma estrutura alternativa para sediar a competição, caso apresente melhores ondas durante o período reservado para o evento.

A disputa do título está acirrada neste início de temporada. O onze vezes campeão mundial, Kelly Slater, venceu a primeira etapa do ano na Gold Coast e manteve a primeira posição no ranking na segunda parada do ASP World Tour 2013 em Bells Beach, também na Austrália. No entanto, a vantagem dele para os australianos Mick Fanning e Taj Burrow, que dividem a segunda posição, é de apenas 50 pontos. O quarto colocado é o brasileiro Adriano de Souza, com a vitória conquistada na tradicional etapa de Bells Beach. E em quinto está o defensor do título mundial, Joel Parkinson, vice-campeão do Billabong Rio Pro no ano passado.

Slater não veio ao Brasil em 2012 porque estava contundido, mas já anunciou que vai participar de todo o circuito esse ano. "É bom começar na frente, mas a temporada é longa e muita coisa pode acontecer", disse Kelly Slater, após a vitória na Gold Coast. "O grupo atual do WCT é, talvez, o mais talentoso de toda a história do WCT e ainda teremos várias etapas pela frente. Só sei que estou comprometido para correr o circuito todo este ano".

Entre os talentos destacado por Slater, estão os integrantes do jovem time verde-amarelo que participa da divisão principal do ASP World Tour, que vêm sendo chamados pela mídia internacional como "Brazilian Storm". Adriano de Souza, o Mineirinho, já tem frequentado o seleto grupo dos top-5 do ranking mundial nos últimos anos. O também paulista Gabriel Medina assombrou o mundo com seus aéreos já na primeira temporada dele na elite, conquistando duas vitórias em 2011, na França e nos Estados Unidos.

O catarinense Alejo Muniz e os paulistas Miguel Pupo e Filipe Toledo, um dos estreantes do WCT esse ano, são mais três forças da nova geração brasileira e o experiente Raoni Monteiro completa a equipe que representa o país na disputa do título mundial de 2013. Pupo é o único que ainda não competiu esse ano por estar contundido. Mas, ele vem sendo substituído muito bem pelo catarinense Willian Cardoso, que barrou Kelly Slater na terceira fase da etapa de Bells Beach, encerrada com uma inédita vitória brasileira do paulista Adriano de Souza.

CONTUNDIDOS - Além de Miguel Pupo, o havaiano Fredrick Patacchia é outro lesionado que não participou das duas provas australianas que abriram o ASP World Tour 2013. Também do Havaí, John John Florence, se contundiu no primeiro desafio do ano na Gold Coast, assim como Gabriel Medina. Só que o brasileiro competiu em Bells Beach, enquanto o havaiano não vem nem defender o seu título de campeão do Billabong Rio Pro no Brasil. Além dele, o português Tiago Pires deve ser outro desfalque, pois sofreu uma lesão de ligamento no joelho esquerdo.

Medina ainda está em recuperação, mas antecipou sua ida para o Rio de Janeiro e já foi visto treinando no fim de semana nas ondas do Postinho da Barra da Tijuca, onde está sendo instalada a grande arena da etapa brasileira do WCT. Ele quer buscar um bom resultado para entrar na briga do título mundial, já que a vitória no Brasil poder valer a ponta do ranking .

"Eu me machuquei logo na primeira bateria do ano, torcendo o tornozelo quando voltava de uma manobra", contou Gabriel Medina, em entrevistas. "Ainda estou em tratamento, mas quero dar tudo de mim aqui no Brasil. Vejo a galera na praia, torcendo por mim, então quero dar show, fazer meus aéreos, minhas manobras e coisas novas também. Podem esperar".

Com a relação dos contundidos acima, quem deve ter uma nova chance de competir contra os melhores do mundo é o catarinense Willian Cardoso. Na etapa passada, em Bells Beach, ele conseguiu a proeza de bater a fera Kelly Slater, que vinha embalado da vitória na primeira etapa do ASP Tour 2013 na Gold Coast. Willian ficou bem perto da classificação para o grupo dos top-34 do WCT no ano passado e é o segundo "alternate" da temporada, atrás ainda do norte-americano Patrick Gudauskas. Ambos participaram das duas etapas da Austrália.

"Foi muito emocionante para mim vencer o Kelly Slater", disse Willian Cardoso. "Dominei a bateria o tempo inteiro, fiz o meu jogo e deu tudo certo. O mar estava perfeito em Bells Beach e entrei com muita vontade de ganhar dele, que é um mito para todos nós. No fim da bateria, ele (Kelly Slater) me deu os parabéns e falou super bem de mim em algumas entrevistas".

TRIAGEM BRASILEIRA - Cada etapa do ASP World Tour tem direito a escolher dois convidados (wildcard) para competir contra os melhores do mundo. A patrocinadora principal, Billabong, indicou um atleta da sua equipe, o campeão mundial Pro Junior da ASP, Jack Freestone, da Austrália. Já a organização do Billabong Rio Pro, decidiu fazer uma triagem este ano para definir o último participante da etapa brasileira do WCT. Fica com a vaga o vencedor da bateria especial que será disputada antes de iniciar a primeira fase da competição.

A disputa pelo "wildcard" da organização do evento será entre o atual campeão brasileiro, Messias Félix, do Ceará, o campeão estadual do Rio de Janeiro, Gustavo Fernandes, além dos também cariocas Jerônimo Vargas e Simão Romão. Os dois representam a Associação de Surf da Barra da Tijuca (ASBT) e o Arpoador Surf Club (ASC), respectivamente, entidades que estão entre os apoiadores do Billabong Rio Pro 2013.

Sobre o Billabong Rio PRO - O Billabong Rio Pro é a etapa brasileira do circuito mundial de surf, patrocinado pela Billabong. O evento é apresentado pela Prefeitura do Rio de Janeiro e pela RIOTUR, com patrocínio da Colgate Plax, parceiros Oficiais Bony Açaí e Água Bioleve, apoio da Monster Energy, Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ), Associação de Surf da Barra da Tijuca, Arpoador Surf Club e Favela Surf Club e realização da GEO.

Sobre a GEO - A GEO é a plataforma de eventos das Organizações Globo. Dedicada à promoção e realização de eventos de esportes, entretenimento e negócios, a GEO tem como objetivo criar oportunidades para as pessoas se encontrarem, se conectarem e se divertirem.

Sobre a Billabong - A Billabong é uma marca australiana fundada em 1973 pelo surfista e shaper Gordon Merchant e por sua esposa, Rena Merchant. Apaixonados pelo lifestyle da cultura surf, foram os inovadores do mercado de boardshorts. No Brasil desde 2000, pelo Grupo GSM Brasil, a Billabong se destaca como uma das principais representantes dos esportes de ação.


TOP-22 DO ASP WORLD TOUR 2013 - 2 etapas na Austrália:
1.o: Kelly Slater (EUA) - 11.750 pontos
2.o: Mick Fanning (AUS) - 11.700
2.o: Taj Burrow (AUS) - 11.700
4.o: Adriano de Souza (BRA) - 10.500
5.o: Joel Parkinson (AUS) - 9.750
5.o: Nat Young (EUA) - 9.750
7.o: Jordy Smith (AFR) - 8.250
8.o: Michel Bourez (TAH) - 7.000
9.o: Julian Wilson (AUS) - 6.950
9.o: Bede Durbidge (AUS) - 6.950
9.o: Kai Otton (AUS) - 6.950
9.o: Filipe Toledo (BRA) - 6.950
13: Josh Kerr (AUS) - 5.750
13: Jeremy Flores (FRA) - 5.750
13: C. J. Hobgood (EUA) - 5.750
16: Matt Wilkinson (AUS) - 5.700
16: Willian Cardoso (BRA) - 5.700
18: Adrian Buchan (AUS) - 4.500
18: Travis Logie (AFR) - 4.500
18: Brett Simpson (EUA) - 4.500
18: Raoni Monteiro (BRA) - 4.500
18: Adam Melling (AUS) - 4.500
-------outros brasileiros:
23: Gabriel Medina (SP) - 3.500 pontos
23: Alejo Muniz (SC) - 3.500
31: Miguel Pupo (SP) - 1.000

Acompanhe as novidades nas redes sociais:
Billabong Rio Pro - http://wctbrasil.com/rio13
Facebook - www.facebook.com/WCTBrasil
Twitter - WCT_Brasil
Instagram - wctbrasil

Contatos para Imprensa:

Assessoria de Imprensa Billabong Rio Pro e ASP
(48) 9988-2986
João Carvalho
jcarvalho@aspworldtour.com

GEO
(11) 2344-4200
Fabiane Abel
fabiane.abel@geoeventos.com
Juliana Carvalho
juliana.carvalho@geoeventos.com

Billabong
Agência Cartaz - (11) 3871-3030
Michele Dovoezem
michele@agenciacartaz.com.br 
Por:João Carvalho 

Havaianos reinam no primeiro dia do Ubatuba Pro Grand Slam


Connor Baxter foi o mais rápido na final contra mais cinco havaianos no Sprint Race e Babi Brazil confirmou o favoritismo no sábado do Mundial de Stand Up Padlle
                                                 Largada do Feminino/Renato Leonardi (SUP Club)
                                                                  Connor Baxter (HAV)/Luciano Meneguello (SUP Club)
Um grande público acompanhou o primeiro dia do Mundial de Stand Up Padle na Praia do Centro de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. No sábado, os havaianos se destacaram na categoria Sprint Race, a mais rápida do Ubatuba Pro Grand Slam. Eles disputaram o título remada a remada e Connor Baxter carimbou a faixa do campeão mundial Kai Lenny, como já havia feito no primeiro desafio do Stand Up Paddle World Tour 2013 no Chile. Em terceiro lugar ficou o vencedor da etapa brasileira em Ubatuba no ano passado, Mo Freitas. Já no feminino, a bicampeã brasileira Bárbara Brazil Nunes, a Babi Brazil, confirmou o favoritismo colecionando mais uma vitória na carreira.

Neste primeiro final de semana do Ubatuba Pro Grand Slam, estão sendo realizadas as provas de distância do Stand Up Padle. No sábado, foram as do Sprint Race com os competidores tendo que contornar duas boias no mar em um percurso total de 1 quilômetro. Foram disputadas várias baterias e os mais rápidos iam avançando até formar a grande final. No domingo, acontecem as corridas de longa distância, 6 Km para as categorias amadoras e 12 Km para as profissionais. Os melhores nas duas modalidades serão consagrados os campeões "overall" do SUP Race em Ubatuba. Na próxima semana, de 1 a 5 de maio, a atração na Cidade do Surf do litoral paulista será o SUP Wave nas ondas da Praia de Itamambuca.

Os havaianos dominaram a principal categoria do SUP Race no Ubatuba Pro Grand Slam, com seis deles barrando os últimos brasileiros nas semifinais. Na decisão do título, Connor Baxter largou na frente e manteve a primeira posição até a linha de chegada na Praia do Centro, em frente à Praça de Eventos na Avenida Iperoig. O atual campeão mundial, Kai Lenny, ficou em segundo lugar repetindo o resultado na etapa que abriu o Circuito Mundial de Stand Up Paddle em fevereiro no Chile. E o defensor do título em Ubatuba, o jovem havaiano Mo Freitas, que é filho de brasileiros, desta vez chegou em terceiro, mas pode se recuperar para tentar o título "overall" no Long Distance Racing neste domingo.

Diferente de Kai Lenny e Mo Freitas, o campeão do sábado nunca havia competido no Brasil. "Essa é a minha primeira vez aqui no Brasil e estou muito feliz com o resultado", disse Connor Baxter. "Comecei sem forçar muito nas eliminatórias, mas a cada nova fase fui aumentando o ritmo e na final comecei bem para me manter na frente até o fim. Essa vitória foi muito importante na minha briga com o Kai Lenny pela liderança do ranking".

O defensor do título mundial também gostou do resultado e destacou as belezas do litoral norte paulista. "Foi minha primeira prova de SUP Race no Brasil e eu acho o país lindo, especialmente Ubatuba", destacou Kai Lenny. "Fiquei em segundo, mas estou amarradão só por estar aqui. Agora preciso pensar em algumas estratégias para a prova de amanhã (domingo). Achei legal fazer a final entre amigos meus do Havai. Nós viajamos o mundo todo juntos e cada um deu o seu melhor para tentar vencer".

VITÓRIA BRASILEIRA - Entre as meninas que competiram na categoria profissional do Sprint Race, Babi Brazil parece imbatível no Stand Up Paddle. Bicampeã brasileira e defensora do título do Ubatuba Pro Grand Slam, a baiana festejou mais uma vitória no sábado. "A prova foi ótima. Achei a bateria bem difícil porque o mar estava muito agitado e esse formato de competição exige sorte. Se você cai da prancha, é muito difícil recuperar sua posição. Eu larguei bem e dei meu máximo para me manter em primeiro. Estou muito feliz com a vitória".

Na única bateria feminina, Babi Brazil derrotou a paulista Ariela Pinto (segundo lugar), a carioca Lena Guimarães Ribeiro (terceiro) e mais duas paulistas, Luciana Moller (quarto) e Aline Adisaka (quinto). No masculino, o igualmente bicampeão brasileiro do SUP Race, Luiz Carlos Guida, o "Animal", era a grande esperança de título verde-amarelo. Mas, o paulistano parou nas quartas de final, ao cair da prancha quando fazia a curva e uma das boias.

MELHORES BRASILEIROS - Os melhores brasileiros nas provas mais rápidas do SUP Race foram o carioca Vinnicius Martins e o paulista Marinho Cavaco. Eles chegaram em quarto lugar nas semifinais e apenas os três primeiros se classificavam para a grande final. "Fiquei amarradão mesmo assim", disse Vinnicius Martins.

"Eu larguei muito mal e fui buscando posições durante a prova", contou o carioca. "Cheguei a ficar em terceiro, mas na reta final me atrapalhei em uma onda e terminou na quarta colocação. Mas, deu pra ver que ninguém é de outro planeta e que, com treino e foco, você consegue chegar lá".

DOMINGO ÀS 10 HORAS - No sábado também foram disputadas as categorias amadoras do SUP Race, que agitaram o bom público que lotou a Praia do Centro no sábado em Ubatuba. Uma é especial para os competidores com até 16 anos de idade, enquanto as outras três são divididas pelo tamanho das pranchas utilizadas, 14 polegadas, 12´6´´ e Fun Race até 12´2´´. Eles também participam das provas de longa distância neste domingo, a partir das 10 horas novamente na Praia do Centro, em frente à Praça de Eventos da Av. Iperoig em Itaguá.

O Ubatuba Pro Grans Slam é uma realização da Prefeitura Municipal de Ubatuba, Fluir Stand Up, SUPCLUB, Waterman League, Confederação Brasileira de Stand Up Paddle (CBSUP), Associação Ubatuba de Surf (AUS), Cia Radical, com patrocínio de Board House, Gzero Tech e WG; co-patrocínio de New Advance, Art in Surf, Latitude 23; e apoio de Keahana, Raglan, Team Brazil, Silver Surf, Sup Flex, Surfers Paradise.

TRANSMISSÃO AO VIVO - o evento está sendo transmitido ao vivo pela internet através do site www.supclub.com.br

RESULTADOS DO SUP SPRINT RACE NO SÁBADO:

Profissional Masculino:
1 - Connor Baxter (HAV)
2 - Kai Lenny (HAV)
3 - Mo Freitas (HAV)
4 - Zane Schweitzer (HAV)
5 - Kody Kerbox (HAV)
6 - Noa Ginella (HAV)

Profissional Feminino:
1 - Babi Brazil (BA)
2 - Ariela Pinto (SP)
3 - Lena Guimarães Ribeiro (RJ)
4 - Luciana Moller (SP)
5 - Aline Adisaka (SP)

PROGRAMAÇÃO DO DOMINGO
10h00 - Largada da prova de longa distância do SUP Race das categorias amadoras divididas pelo tamanho das pranchas (14´, 12´6´´, Fun Race até 12´2´´ e Under 16) - trajeto de 6 Km
13h30 - Largada da categoria profissional do Long Distance Racing (12´6´´) - 12 Km
16h00 - premiação.

Por:João Carvalho - JBC Notícias e Assessoria

Sábado espetacular no Brasileiro de Surf na Bahia



A 2ª etapa do Circuito Brasileiro de Surf 2013 teve um sábado impressionante na praia de Stella Maris, Salvador, Bahia. Em ondas de um metro e com boa formação os melhores atletas do país mostraram alto nível de performances.
Os destaques do dia foram o pernambucano Gabriel Farias que explodiu em suas manobras com direito a belas inversões. O paraibano Elivelton Santos, autor de três aéreos reversos de qualidade em uma única onda também mostrou a força do seu surf.


A equipe do Rio de Janeiro foi constante e nomes como Lucas Chumbinho, Pedro Neves, Andress Almeida e João Victor contribuíram para a delegação assumir a liderança provisória do ranking.



Depois das emoções no dia, o público foi convidado a comparecer na Barraca do Lôro e presenciou uma apresentação de surf noturno com pranchas de led em parceria da Confederação Brasileira de Surf com a ANS – Associação Nordestina de Surf. A ação inédita no estado arrancou aplausos e elogios.
Para encerrar a noite, o músico e ex-surfista da elite mundial, o catarinense Teco Padaratz, deu um show com seu repertório de músicas próprias e grandes clássicos do surf, deixando o ambiente num clima de total bem estar.
“Não conhecia o surf pessoalmente, pois sou de Belo Horizonte. Estou encantada, emocionada e muito feliz de ver um esporte tão bonito e que motiva muitos jovens e pessoas de todas as idades”, elogiou Fernanda Mousserrat, turista mineira.
Neste domingo, a prova reiniciará às 7h30min e promete manter o alto nível das disputas.
Confira fotos na página do facebook da CBS http://www.facebook.com/cbsurf.cbs e veja ao vivo no link http://www.cbsurf.com.br/portal/
A 2ª etapa do Club Social/Circuito Brasileiro de Surf conta com o patrocínio da Sudesb, Governo do Estado da Bahia, Club Social, ANS, Radical Wave, Barraca do Lôro, Prefeitura de Salvador e apoio da Tim, FBS, pranchas Jaguara, Rede outlight, Surfbahia e Sol Express.

Fonte:CBSURF

Mundial de Stand Up Paddle agita a semana em Ubatuba


Segunda etapa do circuito iniciado no Chile terá disputas de Stand Up Race neste sábado e domingo na Praia do Centro e a do Stand Up Wave nos dias 1 a 5 de maio na Praia de Itamambuca
Cartaz do evento


Kate Brandi e Mo Freitas, campeões em Ubatuba 2012/Divulgação Fluir SUP
A cidade de Ubatuba, famosa por ser um palco histórico e tradicional do surfe, vai sediar neste fim de semana a segunda etapa do Stand Up Paddle World Series 2013, o circuito mundial da modalidade praticada com remo em pé nos pranchões. Grandes estrelas do esporte que vem crescendo bastante nos últimos anos, estarão se apresentando no Ubatuba Pro Grand Slam, que será realizado durante toda a semana na "Cidade do Surf" do litoral norte de São Paulo. Neste sábado e domingo, acontecem as disputas do Stand Up Race na Praia do Centro. E de 1.o a 5 de maio, o brasileiro Leco Salazar defende o seu título mundial na categoria Stand Up Wave nas ondas da Praia de Itamambuca.

Muitas estrelas internacionais estão confirmadas para competir em Ubatuba já neste fim de semana, como o atual campeão mundial do SUP Race, Kai Lenny, do Havaí, que tem dois títulos mundiais também na SUP Wave. Outra atração é mais um jovem havaiano, Mo Freitas, filho de brasileiros de apenas 15 anos de idade, que é considerado o menino prodígio do esporte. Ambos irão participar das duas categorias, Race e Wave.

Mas, quem largou na frente na corrida do título mundial do SUP Race em 2013 foi Connor Baxter. Ele carimbou a faixa do campeão Kai Lenny na final havaiana da etapa de abertura da temporada, disputada em fevereiro no Chile. Os dois se enfrentarão novamente em Ubatuba e será a primeira vez que grandes nomes do SUP Race mundial competirão no Brasil. Além deles, mais um havaiano, Zane Schweitzer, o dinamarquês Casper Steinfath, entre outros estrangeiros, terão pela frente vários brasileiros que podem aproveitar o fato de competir em casa no Ubatuba Pro Grand Slam.

Os bicampeões brasileiros do SUP Race profissional, o paulistano Luiz Guida, o "Animal", e a baiana Barbara Brazil, são as grandes promessas para um título verde-amarelo neste fim de semana na Praia do Centro. O palco do desafio será em frente à Praça de Eventos da Av. Iperoig. Nas categorias profissionais, tanto no masculino como no feminino, são utilizadas pranchas no tamanho 12´6´´ e a premiação é de 10 mil dólares. Já os amadores competirão em três categorias, de acordo com o tamanho das pranchas, 14´, 12´6´´ e Fun Race (até 12´2´´).

CIRCUITO MUNDIAL - A primeira etapa do Stand Up Paddle World Series 2013 foi realizada em fevereiro no Lago Grey, no Parque Nacional Torres Del Paine na Patagônia chilena. O Ubatuba Pro Grand Slam promove o segundo desafio do ano e o Circuito Mundial tem mais oito provas agendadas na França, Alemanha, Espanha, China, duas nos Estados Unidos e duas no Havaí, que fecha a temporada no mês de outubro em Turtle Bay, na ilha de Oahu.

O Stand Up Paddle é um dos esportes que mais cresce em número de adeptos pelas praias do Brasil e do mundo. Por aqui, famosos como os globais Luciano Huck, Nivea Stelmann, Isis Valverde, Yasmim Brunet e até Ana Maria Braga, entre tantos outros, já deram suas remadas em cima dos pranchões, que virou uma febre nacional por ser facilmente praticado no mar calmo, lagoas, rios, onde tiver água.

STAND UP PADDLE - De acordo com o Wikipédia, a enciclopédia livre da internet, o Stand Up Paddle (SUP) é originário das ilhas havaianas. No início da década de 60, os Beach Boys do Waikiki ficavam em pé nas suas longas pranchas, remando com pás para tirar fotos dos turistas aprendendo a surfar no Havaí. Ressurgiu como uma forma de os instrutores de surfe administrar seus grandes grupos de alunos, pelo fato de terem maior visibilidade ficando em pé na prancha. Como esporte, explodiu a partir dos anos 2000, quando Laird Hamilton e Dave Kalama passaram a usar materiais modernos na construção das pranchas e remos, deixando-os mais leves e resistentes.

No Brasil, o esporte também está bem organizado pela recém-criada Confederação Brasileira de Stand Up Paddle - http://www.absup.com.br. Inspirada na Association of Stand Up Paddle Professionals (ASUPP), os amigos Ivan Floater e Romeu Bruno, convidaram atletas de várias partes do país para fundar a Associação Brasileira de Stand Up Paddle (ABSUP), com objetivo de organizar nacionalmente o esporte. Após quatro anos, mais de 600 filiados e organizando o maior circuito de SUP Race do mundo, em março de 2013 a entidade se transformou em CBSUP (Confederação Brasileira de Stand Up Paddle).

O Stand up Paddle atualmente abrange as modalidades Wave, Race, Race Técnico (Slalom e Cross), Sprint, River SUP nas corredeiras (Sprint e Slalom), Long Distance (Downwind e Maratona), SUP Fish e SUP Polo. No Ubatuba Pro Grand Slam serão disputadas apenas as categorias mundiais das modalidades Race e Wave.

WAVE - A modalidade Stand Up Paddle Wave objetiva fundir as habilidades e possibilidades de desempenho do surfe clássico e moderno com o uso do remo. Desta forma, pretende-se que as potencialidades e características do equipamento prancha e remo sejam usadas em uma onda. Assim, somente surfar a onda sem o auxilio do remo não é o pretendido pelo SUP Wave.

RACE - A modalidade Race tem como objetivo creditar como vencedor o atleta com o maior potencial de rendimento da prancha com o remo, capaz de realizar o percurso estabelecido para a prova em menor tempo, ultrapassando assim a linha de chegada à frente dos demais, como uma corrida mesmo. A classificação geral é estabelecida por ordem de chegada.

O Ubatuba Pro Grand Slam é uma realização da Prefeitura Municipal de Ubatuba, Fluir Stand Up, SUPCLUB, Waterman League, Confederação Brasileira de Stand Up Padle (CBSUP), Associação Ubatuba de Surf (AUS) e Cia Radical; com patrocínio da Board House, GZero Tech e WG; co-patrocínio da New Advance, Art in Surf e Latitude 23; além do apoio da Keahana, Raglan, Team Brazil, Silver Surf, Sup Flex e Surfers Paradise.

Por:João Carvalho - 

1ª Etapa do Circuito ASN de Surf 2013

A abertura da temporada de competições em Niterói está agendada para acontecer nos dias 4 e 5 de maio, nas pesadas ondas da praia de Itacoatiara, com a realização da primeira etapa do Circuito ASN Cervejaria Noi / Compão de Surf 2013. As categorias que serão disputadas neste ano são: Open, Open Interna (só para locais), Master (acima de 35), Grand Master (acima de 40), e Junior (sub-18). A categoria Feminino está em stand by, e dependerá de ter inscritas. As meninas interessadas devem entrar em contato com o Renato "Mundongo" Bastos, presidente da ASN.
Seguindo uma determinação da FESERJ as inscrições custam R$60,00 (sessenta reais). Para os moradores de Niterói devem ser feitas na nova loja da WQSurf, no segundo piso do Plaza Shopping, próximo a praça de alimentação. Os moradores de outras cidades devem fazer a inscrição diretamente com o presidente da ASN, Renato Mundongo Bastos, através dos telefones 21 8166-4447, 8409-3822 ou 7741-3221. A passagem aérea para a Indonésia, oferecida pela Qatar Airways e AIT Surf Operadora de Turismo, será destinada ao campeão da categoria Open, que é aberta para todas as idades e surfistas de outras cidades. Os vencedores da Open Interna, Master e Junior viajarão para o Peru pela Taca Air Lines.

Neste ano foi introduzida uma nova regra para ganhar as passagens. Além de vencer o ranking, o atleta obrigatoriamente terá que tirar fotos para divulgação das marcas dos patrocinadores que garantiram essa atrativa premiação. Muito importante isso, sem participar da ação de marketing para divulgar os patrocinadores, não vai levar a passagem! Para participar do ranking da ASN, o atleta terá que fazer a filiação até a primeira etapa, no valor de R$30,00, que deverá ser pago junto com a inscrição da etapa. Surfistas não filiados podem competir, mas não pontuarão no ranking, e consequentemente não disputarão a premiação oferecida para o ranking.

Após a entrada de algumas ressacas, o fundo de areia ficou muito bom, e tem quebrado boas ondas em Itacoatiara. As previsões indicam a entrada de outras ressacas, o que garantirá a boa qualidade das ondas, e elevará o nível das disputas.

Por João José Macedo 

Estudantes do Brasil vão invadir Maresias

A praia de Maresias recebe nos dias 18 e 19 de maio estudantes de todo o Brasil para o O'Neill Festival Universitário de Surf 2013. Além da competição, o final de semana promete reunir muita gente bonita num clima de diversão, integração, entretenimento e festa. As disputas acontecem nas categorias Masculina SP (para universitários da capital paulista), Masculina Open, Formados e Feminina, ambas abertas a estudantes e graduados de todo o país, assim como o Tag Team por Estados e a tradicional Expression Session.
Dando início às atividades, uma série de atrações culturais e esportivas gratuitas acontecem nas principais faculdades de São Paulo, agitando a galera para a Festa Oficial de Abertura e pra etapa em Maresias. Destaque para a Exposição Surf Art, Tarp Surf, Slackline, Caricaturas, Surf Photo e Live Paint.

As inscrições para o campeonato são limitadas e podem ser feitas a partir do dia 29 de abril nowww.ibrasurf.com.br.

O Festival Universitário de Surf 2013 é apresentado pela O'Neill com patrocínio da Star Point, 51 Ice e Riachuelo. Apoio: Crocs, Lupo, Surfing Village, Water Classic, Miss Sirena, Smith Optics, Bully's, Dragon Slacklines e Cabecafeita.com. Divulgação: Fluir, Waves, VTV SBT. A realização é do Ibrasurf em parceria com a APSU, ASM, ASSS, FPS, CBS e Liga Paulista Universitária. Projeto aprovado pela Lei Paulista de Incentivo ao Esporte através da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Governo do Estado de São Paulo.

Fonte Ibrasurf

Vitória no Billabong Rio Pro vale a liderança no ASP Tour 2013


Kelly Slater, Joel Parkinson e Adriano "Mineirinho", estão entre os seis surfistas que podem decidir a ponta do ranking na grande final da etapa brasileira do WCT
Adriano de Souza(BRA)/Kirstin Scholtz (ASP)


Kelly Slater (EUA)/Kirstin Scholtz (ASP)

O Rio de Janeiro vai sediar mais um importante evento esportivo no mês de maio, a única passagem anual dos melhores surfistas do mundo pela América do Sul. O palco principal do Billabong Rio Pro é nas ondas do Postinho, no início da Barra da Tijuca, como no ano passado. E a Praia do Arpoador continua como segunda alternativa para a etapa brasileira do WCT, que acontece no período de 8 a 19 de maio, na base que apresentar as melhores ondas. A vitória no Brasil vale a liderança na corrida pelo título mundial do ASP World Tour 2013.

Entre os cinco primeiros no ranking, das duas etapas da Austrália, a liderança pode ser decidida na grande final do Billabong Rio Pro. O paulista Adriano "Mineirinho" de Souza, entrou na disputa ao badalar o sino do troféu dos campeões no segundo desafio do ano, em Bells Beach. Ele subiu para o quarto lugar e pode assumir a ponta se repetir a vitória emocionante de 2011 na Barra da Tijuca, quando a etapa brasileira do WCT voltou à capital carioca.

"Não vejo a hora de pisar nas areias e surfar no Rio de Janeiro. Para mim, é mais do que uma honra poder defender a bandeira brasileira nas ondas da Cidade Maravilhosa. Só em vestir a camiseta (de competição) do evento, já é um feito enorme pra mim. Espero que consigamos repetir o sucesso de 2011, depois desta conquista tão importante que foi a de Bells Beach", comenta Mineirinho. Com a vitória em 2011, ele se tornou o primeiro brasileiro na história do WCT a liderar a corrida pelo título mundial.

Já em 2012, também no Billabong Rio Pro, foi a vez de Joel ‘Parko’ Parkinson, 32 anos, iniciar a caminhada rumo ao primeiro troféu de campeão do ASP World Tour. A final contra o havaiano John John Florence, 20 anos, foi a primeira das quatro que o australiano disputou no ano passado.

"A etapa do Rio foi superimportante para mim em termos de título mundial. Foi o meu melhor resultado até aquele ponto e me deu muita força para a sequência da corrida pelo titulo do circuito. Esse ano será ainda mais importante porque o top 10 está muito apertado e até agora não tem nenhum favorito ao título", destaca Joel Parkinson.

Patrocinado pela Billabong, Parko decidiu as outras duas etapas patrocinadas pela marca australiana em 2012. Perdeu a do Taiti nos tubos de Teahupoo para Mick Fanning, 31 anos, mas venceu a mais importante da temporada, o Pipeline Masters no Havaí, para sacramentar a conquista do título mundial de 2012. Tirou a coroa de Kelly Slater, 41 anos, campeão nos dois últimos anos, com os dois começando a temporada decidindo a primeira etapa na Gold Coast.

BRAZILIAN STORM - Slater largou na frente, mas ambos pararam no "Brazilian Storm" no segundo desafio do WCT 2013, em Bells Beach. O catarinense Willian Cardoso, 27 anos, derrotou o onze vezes campeão mundial na terceira fase. No duelo seguinte, o carioca Raoni Monteiro, 30 anos, barrou o defensor do título, Joel Parkinson. O estreante Filipe Toledo, 18 anos, também brilhou e o campeonato mais tradicional do ASP World Tour terminou com a inédita vitória brasileira de Adriano de Souza.

"Todos nós já vimos o que o Gabriel Medina é capaz de fazer e estamos começando a ver quão bom o Filipe Toledo será. São dois surfistas incríveis e será um desafio para quem enfrentá-los no Rio de Janeiro", falou Joel Parkinson, que espera fazer outra final no Billabong Rio Pro. "Eu gostaria que fosse com o Raoni Monteiro. Ele está na melhor fase da sua carreira, depois de alguns anos difíceis com lesões. Além disso, gostaria de levá-lo de volta pra Bells, para uma revanche".

LIDERANÇA NA FINAL - Além de Parko e Mineirinho, os outros surfistas que podem decidir o primeiro lugar no ranking na grande final do Billabong Rio Pro são o líder Kelly Slater, os australianos Mick Fanning e Taj Burrow, 34 anos, que dividem o segundo lugar por apenas 50 pontos de diferença, e o novato Nat Young, 21 anos. O norte-americano surpreendeu em Bells Beach ao chegar à final contra Adriano de Souza e está empatado com Joel Parkinson em quinto lugar na classificação geral.

No entanto, matematicamente, 25 surfistas da elite dos top-34 do ASP Tour têm chances de liderar o ranking com a vitória no Billabong Rio Pro. Inclusive os outros brasileiros que competiram na divisão de elite este ano, como o estreante Filipe Toledo (nono lugar no ranking), Willian Cardoso (16º), Raoni Monteiro (18º), Gabriel Medina (23º) e Alejo Muniz (23º). A única exceção é Miguel Pupo, que está contundido e vem sendo substituído por Willian Cardoso, que já barrou o líder Kelly Slater em Bells Beach.

ASP WOMEN´S TOUR - Enquanto no masculino a corrida do título está só iniciando, no ASP Women´s Tour o Brasil já inaugura a reta final da temporada. Depois do Rio, restarão apenas duas provas para definir a campeã mundial de 2013. A briga pela ponta do ranking na capital carioca estará restrita às cinco primeiras colocadas, Carissa Moore (HAV), Tyler Wright (AUS), Courtney Conlogue (EUA), Sally Fitzgibbons (AUS), que venceu a etapa brasileira do WCT no ano passado, e a defensora do título mundial, Stephanie Gilmore (AUS).

SOBRE O BILLABONG RIO PRO - A etapa brasileira do ASP World Tour, Circuito Mundial de Surf Profissional, é patrocinada pela Billabong com apresentação da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e RIOTUR e apoio da Monster Energy, Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ), Associação de Surf da Barra da Tijuca (ASBT), Arpoador Surf Club e Favela Surf Club. Realização do evento: GEO.

SOBRE A GEO - A GEO é a plataforma de eventos ao vivo das Organizações Globo. Dedicada à promoção e realização de eventos de esportes, entretenimento e negócios, a GEO tem como objetivo criar oportunidades para as pessoas se encontrarem, se conectarem e se divertirem.

SOBRE A BILLABONG - A Billabong é uma das marcas pioneiras da surfwear mundial, fundada em 1973 na Austrália pelo surfista e shaper Gordon Merchant e sua esposa, Rena Merchant. Apaixonados pelo lifestyle da cultura surf, foram os inovadores do mercado de boardshorts. No Brasil desde 2000, pelo Grupo GSM Brasil, a Billabong se destaca como uma das principais representantes dos esportes de ação.

TRANSMISSÃO AO VIVO E REDES SOCIAIS:
Billabong Rio Pro - http://wctbrasil.com/rio13
Facebook - www.facebook.com/WCTBrasil
Twitter - WCT_Brasil
Instagram - wctbrasil

CONTATOS PARA IMPRENSA:

Assessoria de Imprensa Billabong Rio Pro e ASP
João Carvalho - (48) 9988-2986 ou (84) 2010-9286
jcarvalho@aspworldtour.com

GEO - (11) 2344-4200
Fabiane Abel - fabiane.abel@geoeventos.com
Juliana Carvalho - juliana.carvalho@geoeventos.com

Billabong - Agência Cartaz - (11) 3871-3030
Michele Dovoezem - michele@agenciacartaz.com.br

TOP-22 DO ASP WORLD TOUR 2013 - 2 etapas na Austrália:
1.o: Kelly Slater (EUA) - 11.750 pontos
2.o: Mick Fanning (AUS) - 11.700
2.o: Taj Burrow (AUS) - 11.700
4.o: Adriano de Souza (BRA) - 10.500
5.o: Joel Parkinson (AUS) - 9.750
5.o: Nat Young (EUA) - 9.750
7.o: Jordy Smith (AFR) - 8.250
8.o: Michel Bourez (TAH) - 7.000
9.o: Julian Wilson (AUS) - 6.950
9.o: Bede Durbidge (AUS) - 6.950
9.o: Kai Otton (AUS) - 6.950
9.o: Filipe Toledo (BRA) - 6.950
13: Josh Kerr (AUS) - 5.750
13: Jeremy Flores (FRA) - 5.750
13: C. J. Hobgood (EUA) - 5.750
16: Matt Wilkinson (AUS) - 5.700
16: Willian Cardoso (BRA) - 5.700
18: Adrian Buchan (AUS) - 4.500
18: Travis Logie (AFR) - 4.500
18: Brett Simpson (EUA) - 4.500
18: Raoni Monteiro (BRA) - 4.500
18: Adam Melling (AUS) - 4.500
-------outros brasileiros:
23: Gabriel Medina (SP) - 3.500 pontos
23: Alejo Muniz (SC) - 3.500
31: Miguel Pupo (SP) - 1.000
Por:João Carvalho- Assessoria de Imprensa Billabong Rio Pro e ASP 

2 ª Etapa do Circuito Brasileiro de Surf amador

                                                                  Cartaz do evento.


A 2 ª etapa do Circuito Brasileiro promovido pela CBS – Confederação Brasileira de Surf será realizada nos dias 27 e 28 de abril, em  Praia de Stella Mares, Salvador e contará com  seis categorias.  A apresentação de surf noturno acontecerá no sábado, às 20 horas, na praia do Flamengo.
 Entre as equipes, o estado de Pernambuco vem liderando com o Ceará, atual campeã brasileiro, em segundo. A etapa terá a inédita exibição do Club Social de Surf Noturno com pranchas de LED, sendo a quarta apresentação desde a primeira que foi em janeiro deste ano. O público promete marcar presença e prestigiar o evento inédito no estado.
No Club Social de Surf Noturno, as pranchas com LED usam tecnologia importadas da Espanha onde foram feitas por Johny Cabianca, brasileiro que também é shaper(quem faz pranchas) do  Gabriel Medina, sensação brasileira na elite mundial do surfe e campeão mundial Júnior 2010 da International Surfing Association (ISA), torneio anual que terá nova edição em junho. A etapa da Confederação na Bahia é decisiva na formação da seleção.



Geração de campeões
Em 1988, o atual Brasileiro CBS ganhou autonomia e em 2013 será aniversário de vinte e cinco anos e do circuito oficial da Confederação, formatado para revelar e aprimorar a competitividade da nova geração do surf verde-amarelo sem deixar de trazer medalhas dos Mundiais, a exemplo do mundial Master, realizado de 6 a 14 de abril, no Equador.
 Flávio “Teco” Padaratz, ex-surfista profissional e hoje músico, esteve na primeira final oficial da CBS, e agora, duas décadas e meia depois, está confirmado para abrilhantar com sua banda 5 .11 o final de tarde que terá Banda Black Zion na Praia do Flamengo, o mesmo palco do Club Social de Surf Noturno com pranchas de LED a partir das 20 horas do sábado.
Entre as estrelas da apresentação com pranchas de LED estarão o baiano Armando Daltro, campeão em 1987 da Mirim do I Radical Wave de Surf da Bahia, quinto na primeira vinda oficial do Brasileiro de Surf entre estados ao nordeste em 1988, e em 2000 campeão mundial do World Qualifying Serie, logo após o Bi de Teco Padaratz (1992/1999).
A dupla vencedora estará ao lado do niteroiense líder do brasileiro profissional, Bruno Santos e o noronhense Caia Souza que, ao contrário de Daltro, já possuem experiência no Club Social Noturno com pranchas de LED, já que participaram da exibição em Fernando de Noronha, ilha na qual Caia é a principal referência e anfitrião do surf local.

 Olho no Mundial
Muitos atletas disputarão nas ondas de Stella Mares uma vaga ao ISA World Surfing Júnior, confirmado para 8 a 16 de junho na Nicarágua, onde passará a ter uma quarta categoria com a estreia da Mirim (Sub 16) Feminina com dupla, igual a Júnior (Sub 18), mantido o total de doze atletas com a permanência dos quartetos masculinos nas duas categorias.
A cearense Larissa Santos tem apenas quinze anos e é a Campeã Brasileira e atual líder na Júnior Entre os Mirins, Rafael Venuto, do Ceará, e Wallace Sampaio, da Bahia, estão na ponta por duas vagas, mas havendo um descarte após Salvador, podem sofrer ataque de muitos, a exemplo do pernambucano Douglas José, do alagoano Júlio Cesar e do potiguar Israel Silva Júnior. Outros nomes como Ivan Silva, Douglas “Dodô”.
Na categoria Júnior a disputa também promete por atletas como Gabriel Farias.
A etapa de Salvador contará com a volta de atletas Sub 18 experientes em busca de vaga no pelotão brazuca ao ISA Júnior na Nicarágua, que terá o técnico Gabriel Macedo tentando superar os ótimos resultados anteriores.
Iniciantes de volta a Bahia
Apesar de não haver disputas Iniciantes (Sub 14) nos Mundiais, o alto nível dessa categoria é sempre presente no disputa do Brasileiro CBS, é nela o primeiro título nacional de nomes da elite mundial como o carioca Raoni Monteiro e os paulistas Adriano de Souza e Filipe Toledo.
O hoje líder Sub 14 da CBS é Jonas Rodrigues, o Marretinha, da Paraíba, mas há muitos outros que almejam a ponta com chances reais, em especial o baiano  Taiwan Chan, o pernambucano Cauã Nunes e o “paulistinha” Kauê Germano .
A segunda etapa do Circuito de seleções da Confederação Brasileira de Surf (CBS) conta com o patrocínio do Governo da Bahia/Sudesb, Radical Wave, Pranchas Jaguara, Rede Outligth, Grand Hotel Stella Mares, Revista Fluir, Waves e Surfbahia.
Adicione a CBS no facebook pelo link https://www.facebook.com/cbsurf.cbs?fref=ts e veja informações no site oficial http://www.cbsurf.com.br/portal/
INSCRIÇÕES
Enviar e-mail a CBS - cbsurf@uol.com.br – com dados pessoais, categoria a disputar, e o comprovante do depósito na conta bancária da entidade.
Bradesco 
Agência 1172-0 
Conta corrente  28.591-9 
Em nome da: Confederação Brasileira de Surf
CNPJ: 02.995.720/0001-60,
Telefone da CBS:  71 8844-1127
 Hospedagem -
 POUSADA VERDE MAR
71 3374-7492 
A tarifa que foi acordada para o Campeonato de Surf foi:

 Apartamento Stand Single:
    R$ 190,00

 Apartamento Stand Duplo:
    R$ 210,00
Apartamento Superior Single:
   R$ 209,00

Apartamento Superior Duplo:
   R$ 231,00


Apartamento Luxo Single:
   R$ 228,00

Apartamento Luxo Duplo:
   R$ 252,00

Ranking 2013 da Confederação Brasileira de Surf (CBS)

Seleções
1º Pernambuco 1000 Pontos
2º Ceará 900 pts
3º Paraíba 810 pts
4º Rio Grande do Norte 729 pts
5º Bahia 656 pts
6º Alagoas 590 pts

Open Feminina
1º Larissa dos Santos CE 1000 pontos
2º Estefany Freitas CE 900 pts
3º Rayssa Fernandes PB 810 pts
4º Yanca Costa CE 729 pts

 Júnior Feminino
1º Larissa dos Santos CE 1000 pontos
2º Edjane Oliveira PB 900 pts
3º Carol Sousa PB 810 pts
 4º Yanka dos Santos CE 729 pts

Iniciante
1º Jonas Marretinha 1000 pontos
2º Taiwan Chan BA 900 pts
3º Cauã Nunes PE 810 pts
4º Kauê Germano SP 729 pts
Mirim
1º Douglas José PE 1000 pontos
2º Israel Junior RN 900 pts
3º Júlio Cesar AL 810 pts
4º Wallace Junior BA 729 pts

Junior
1º Israel Junior RN 1000 pontos
2º Ivan Silva PE 900 pts
3º Douglas José PE 810 pts
4º Rafael Venuto CE 729 pts
Open
1º Thalis Luís PE 1000 pontos
2º José Francisco PB 900 pts
3º Saulo Barros CE 810 pts
4º Arlan Duarte RN 729 pts

1ª Etapa do Circuito Cilindro Vale do Curu


Texto: Organização do evento

O circuito cilindro vale do curu começará nos dias 27 e 28 de abril na praia do Guajiru(Trairi), o circuito somara pontos para o circuito Paracuru de surf amador que já teve a sua primeira etapa no ronco do mar, o circuito regional vale do curu 2013, esse ano só terá 3 etapas (Guajiru , Lagoinha e Paracuru);

A etapa do Guagiru será praide os campeões somaram 1500 pontos. 

Agradecemos a todos os participantes, atletas, apoiadores e colaboradores e principalmente a CILINDRO PRO SURF que não mede esforços pra ajudar o circuito, a prefeitura municipal de TRAIRI que na pessoa do sr. Marcelo(sec. de turismo) que na primeira reunião que teve conosco já deu sinal positivo para o evento , obrigado a todos e vamos lá se DEUS quiser
Patrocinador: CILINDRO PRO SURF.

Apoio: Prefeitura de Trairi, Pousada bons amigos, Guajiru kaite surf, D´cofibras, Comtec, Grupo JoacI gomes , Ki-onda, ASPA. IPIX, Deposito de Madeira Bom Preço, Federação de surf do Ceara.

Divulgação: www.cearasurf.com www.surfguru.com 
www.conexaosurf.com 

Realização: THE BROTHERS

Novas etapas no Peru fortalecem a participação do país andino no Circuito Mundial da ASP


Três estreias estão confirmadas para os meses de junho e julho, sendo uma do ASP World 3-Star e duas pelo ASP South America Pro Junior 2013 decisivas na disputa do título de campeão sul-americano Sub-20 da temporada

Sofia Mulanovich (PER)Kirfa Lens / Properu

Guillermo Satt em Arica no Chile/Rodrigo Farias / Aqua Sagrada
Estão confirmados para os meses de junho e julho no Peru, três novos eventos da Association of Surfing Professionals, entidade máxima que organiza as principais competições de surfe profissional no mundo. O país andino abriu o calendário 2013 do Circuito Mundial Feminino e do Longboard masculino em janeiro, agora em junho realizará uma etapa do ASP 3-Star masculino e em julho duas provas decisivas do ASP South America Pro Junior Series. Este circuito define o campeão sul-americano Sub-20, além dos surfistas que irão representar o continente no Mundial Pro Junior da ASP, fortalecendo a participação do Peru no cenário internacional do esporte.

"Desde 1994, com as provas realizadas em Punta Rocas, uma das ondas mais famosas do mundo, o Peru vem buscando mostrar ao mundo a magia e excelência das ondas do seu litoral e o altíssimo padrão técnico dos seus surfistas, aliados a uma organização impecável, com destaque para o trabalho atual da FEPTA - Federação Peruana de Tabla - e o apoio de órgãos públicos, como o IPD e PromPeru", ressalta Roberto Perdigão, diretor regional da ASP na América do Sul. "Com praias fantásticas para o surfe e ondas de qualidade world class, classificadas entre as melhores do mundo, vai dividindo com o Brasil um papel de liderança continental do esporte, promovendo torneios de grande porte no calendário do circuito mundial profissional da ASP".

O Ilo Moquegua Pro Piedras Negras foi marcado para abrir uma nova "perna" latino-americana no meio do ano, formada por três eventos consecutivos. O do Peru será realizado nos dias 3 a 8 em Moquegua. Depois tem outra prova igualmente com nível 3 estrelas de 750 pontos nos dias 10 a 15, o já tradicional Maui & Sons Arica World Star Tour nas grandes ondas de El Gringo, em Arica, no Chile. E nos dias 17 a 23, o ASP 6-Star de 3.500 pontos, Los Cabos Open of Surf, em San Jose del Cabo, no México. As três competições são válidas para a disputa pelas dez vagas que o ranking mundial unificado indica para completar a elite dos top-34 do ASP World Tour.

PRO JUNIOR - Para a nova geração de surfistas com até 20 anos de idade, as duas novas etapas do Peru serão decisivas para a formação da equipe sul-americana que vai disputar o título mundial Pro Junior de 2013 em Portugal no mês de setembro. O melhor é que os confrontos acontecerão em duas praias classificadas como "world class" pela excelente qualidade das suas ondas. A primeira delas é o Doo Australia Pro Junior em Lobitos, que vai substituir a etapa feminina do ASP 6-Star disputada no ano passado, por uma Sub-20 combinada igualmente com nível máximo 6 estrelas para as meninas e uma 2 estrelas masculina.

Este primeiro desafio acontece nos dias 19 a 21 de julho e na semana seguinte, de 25 a 27, a Playa Elio de Huanchaco, também no litoral norte do Peru, será palco do Huanchaco Pro Junior. Esta praia já é conhecida internacionalmente por sediar o evento mais importante do Longboard mundial, o único com nível máximo 6 estrelas do ASP Longboard Qualifying Series , no mês de janeiro.

Agora é o futuro do esporte que vai ter o privilégio de competir nas ondas de Huanchaco, na etapa nível 4 estrelas masculina e 2 estrelas feminina que fecha a participação expressiva do Peru nos calendários mundiais da ASP em 2013. Serão cinco etapas no total, sendo uma feminina e uma masculina do ASP World Star, uma do Longboard e duas seletivas sul-americanas para a decisão do principal título mundial para os surfistas com até 20 anos de idade.

Segundo o Diretor Regional da ASP South America, o brasileiro Roberto Perdigão, as etapas da ASP são fundamentais para o desenvolvimento e o crescimento da carreira daqueles atletas que desejam alcançar o topo do esporte a nível profissional, além de divulgar o país para todo o mundo, como aconteceu com o Brasil nas últimas décadas. O Perú começou a sediar eventos da ASP em 1994 e dez anos depois a peruana Sofia Mulanovich conquistou o único título mundial da América do Sul no ASP World Championship Tour (WCT), que é a Fórmula 1 do surfe profissional mundial, alavancando a realização de provas femininas no país andino que tem ótimas ondas em todo o seu litoral.

"Somos hoje muito gratos aos promotores de eventos, pessoas credenciadas pela ASP e envolvidas na comercialização e na produção dos grandes eventos do circuito mundial que acontecem atualmente no Peru", enaltece Roberto Perdigão. "O Javier Reáteguy da Entretainment Producciones, o Chalo Espejo do Perú Surf e o Richard Navarrete da Olas Norte, são atualmente, sem sombra de dúvidas, as maiores locomotivas do surfe profissional peruano pelo excelente padrão de organização dos seus eventos. Com isso, atraem a parceria e o patrocínio das mais expressivas empresas da iniciativa privada do Perú, além das maiores marcas do segmento surfe que buscam somar esforços com o objetivo de apoiar os atletas do seu país no ASP World Ranking".

PRÓXIMAS ETAPAS DA ASP SOUTH AMERICA EM 2013:
Mai 20-26 - ASP Prime Coca-Cola Quiksilver Saquarema Pro na Praia de Itaúna, Saquarema (RJ) - BRASIL
Jun 03-08 - ASP 3-Star Ilo Moquegua Pro Piedras Negras em Ilo, Moquegua - PERU
Jun 10-15 - ASP 3-Star Maui & Sons Arica World Star em El Gringo, Arica - CHILE
Jul 12-14 - Pro Junior - Imbituba Pro Junior na Praia da Vila, Imbituba (SC) - BRASIL
Jul 19-21 - Pro Junior - Doo Australia Pro Junior em Lobitos, Piura - PERU
Jul 25-27 - Pro Junior - Huanchaco Pro Junior na Playa Elio, Huanchaco - PERU
Ago 16-18 - Pro Junior - Hurley Pro Junior na Prainha, São Francisco do Sul (SC) - BRASIL
Ago 26-28 - ASP 2-Star Surf Eco Festival na Praia de Jaguaribe, Salvador (BA) - BRASIL
Ago 29-31 - Pro Junior - Surf Eco Festival na Praia de Jaguaribe, Salvador (BA) - BRASIL
Out 29-03 - ASP Prime - Santa Catarina Prime a confirmar na Praia da Vila, Imbituba (SC) - BRASIL

João Carvalho - Assessoria de Imprensa da ASP South America - joao@aspsouthamerica.com.br