Fukushima é uma das melhores regiões para o surf no Japão. Após o tsunami e o desastre nuclear, está agora interdita desde o dia 11 de março, data em que o surf foi banido da cidade. Antes desta data a região era um "surf spot" incrível, com direitas perfeitas quebrando em frente à central nuclear e em toda aquela costa.
![]() |
Usinas ao fundo |
O desastre ocorrido no local é considerado uma das maiores tragédias nucleares de todos os tempos. As explosões nas centrais nucleares e a consequente radioactividade libertada acabou com a vida naquela zona. As autoridades locais, elevaram o nível de emergência para o mais alto de todos, o nível 7.
Os problemas pós catástrofes, como exemplo as explosões foram suficientes para contaminar as águas com níveis de radiação 100.000 vezes mais altos do que o normal. Segundo a "Surfer Today", antes de 11 de março, Fukushima era conhecida pela qualidade das suas ondas.
Num raio de 140 kms existiam mais de 20 picos, todos eles com excelentes condições. West Coast, Kamioka, Nakoso e Toyoma eram os mais famosos. Em apenas alguns dias, os amantes do surf de Fukushima entenderam que a sua geração não irá surfar ali, até o fim de suas vidas.
Hoje, a vida não é possível mais por lá e muito menos o surf, quem sabe, por décadas ou séculos.
Fonte SurfTotal