Búzios recebe a 2ª etapa do BSP

Na temporada em que comemora os 25 anos, o Circuito Brasileiro volta à Praia de Geribá e surfistas prometem show em nome do meio ambiente

A partir desta quarta-feira, 13, até 17/7, a praia de Geribá, no Balneário de Búzios, recebe os principais nomes do surfe brasileiro para a 2ª etapa do Brasil Surf Pro. A competição da elite masculina e feminina brasileira abriu a temporada de surfe em Cupe, Pernambuco, e, agora, promete arrasar no “beach break” de Geribá.

Jano Belo / Foto Fabio Mindium - Divulgação: Brasil1
O atual campeão brasileiro, Jean da Silva, é um dos favoritos. “Estou bastante confiante para essa etapa, essa é a segunda vez que irei competir em Geribá. Cheguei alguns dias antes para me adaptar às ondas”, explica Jean. Outro que aparece bem é Jano Belo. O paraibano chegou à quarta fase do WQS Prime, que rolou na última semana na África do Sul.

Esse ano o Brasil Surf Pro tem mais um motivo para comemorar. Além da super premiação, o campeonato brasileiro completa 25 anos. Para o diretor executivo da Abrasp, Marcelo Andrade, o surfe vive um grande momento. ”O Circuito Brasileiro atingiu o prêmio de 1 milhão de reais, que era um grande sonho dos atletas e da organização. Esse valor dá força para modalidade. É uma meta que foi alcançada pela Abrasp e pelos atletas, com o apoio dos patrocinadores. O surfe só vem crescendo”.


Outra pessoa que acompanhou essa evolução é a experiente surfista Andréa Lopes. Mesmo com o anúncio da aposentadoria no fim do ano passado a tetracampeã brasileira não resistiu aos charmes e ao mar de Búzios. “Esse ano eu me permiti não competir, mas é difícil largar o osso. Faço isso desde os 14 anos e abandonar do nada é muito estranho. Essa etapa será ótima pelo lugar, pelas ondas. Estarei 100% nas ondas, empolga-se Andréa.  

Jean da Silva / Fabio Minduim - BSP Rio 
Os melhores surfistas do Brasil prometem um show de manobras em busca dos R$ 200 mil de prêmio oferecidos na etapa de Búzios, que acontecerá de 13 a 17 de julho.

Skol Expression Session
- No sábado os surfistas voarão voar em busca das melhores manobras, na esperada Skol Expression Session. A Skol também fará ação de relacionamento na praia, emprestando equipamentos como pranchas, barracas, cadeiras, raquetes de frescobol etc para o público.

Petrobras e Skol apresentam o Brasil Surf Pro 2011, o patrocinio é da Hawaiian Dreams (HD) e Prefeitura de Buzios. Apoio da Oi Futuro, dos canais SporTV e Multishow e da TV Jam, da Secretaria dos esportes de Buzios e da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro FESERJ. O campeonato conta com recursos da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, organização da ABRASP, realização e produção Brasil1 Esporte e MaxSports.


Ranking Brasil Surf Pro 2011

Masculino
1 Tomas Hermes (SC) - 1.000 pontos
2 Bruno Galini (BA) - 860
3 Alan Jones (RN) - 730
3 Jano Belo (PB) - 730
5 Marcio Farney (CE) - 610
5 Caio Ibelli (SP) - 610
5 Krystian Kymerson (ES) - 610
5 Simão Romão (RJ) - 610
Feminino
1 Diana Cristina (PB) – 1.000 pontos
2 Tita Tavares (CE) – 860
3 Luana Coutinho (SP) – 730
3 Gabriela Leite (SC) – 730
5 Suelen Naraísa (SP) – 610
5 Monik Santos (PE) – 610
5 Juliana Quint (SC) – 610
5 Gabriela Teixeira (RJ) – 610
Andrea Lopes / Foto Fabio Minduim
Surfe com consciência ambiental - Durante os dias de campeonato a praia e a cidade se movimentarão além da maré das ondas. Diversas atividades agitarão não só a areia, mas todo o balneário em torno do tema "preservação das florestas". Durante as cinco etapas de 2011 da maior competição de surfe do país acontecerão ações a fim de informar, educar e engajar a sociedade local e os surfistas, dentro da plataforma sustentável Surfe Pelas Florestas, criada pela Petrobras, patrocinadora oficial do Brasil Surf Pro.

Entre as expedições educativas que rolarão em Búzios estão excursões com crianças do município pelas APAs da região. Elas farão plantio de mudas, mutirão de limpeza e reconhecimento da fauna e flora local, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente que explicará para os alunos a importância desta unidade de conservação para a região.


Na opinião do consultor ambiental do Brasil Surf Pro, Glenn Suba, "esses ecossistemas oferecem uma oportunidade única de fomentar a consciência do público participante sobre a importância que as florestas possuem em nossas vidas, assim como as áreas verdes em nossas cidades e as consequências da real possibilidade de seu desaparecimento".

Alan Jones foi o vencedor da Expression Session, na praia do Cupe / Foto Fabio Minduim 
Os estudantes também terão oportunidade de curtir a área da competição. Eles visitarão o campeonato na Praia de Geribá, e serão recebidas pela equipe de sustentabilidade do BSP 2011 para visita guiada pela estrutura do evento. Além disso, gincanas ecológicas e atividades pedagógicas com foco na preservação das florestas e do meio ambiente completarão a empolgação dos jovens visitantes.

No fim de semana um Café da Manhã Socioambiental com mais de 90 convidados abordará em linhas gerais os desafios de Búzios. Já as crianças da Rocinha Surf Escola participarão de intercâmbio social. Elas serão levadas para Búzios e disputarão uma bateria especial, além de realizar o plantio de mudas na APA do Pau Brasil


Durante os cinco dias de campeonato haverá coleta seletiva e destinação final dos resíduos, além da inauguração oficial da Cooperativa de catadores COCARE do Búzios.


Surfistas Verdes:
Para engajar nessa “onda” ambiental as feras do surfe o evento criou os “Surfistas verdes”. Cada onda surfada que receber nota igual ou acima de oito corresponderá ao plantio de cinco árvores. Já a tão esperada nota 10 vai gerar 50 plantios. A estimativa é que sejam plantadas 500 árvores até o final do evento para esta ação, dependendo da performance dos surfistas, que estão fazendo a parte deles. Na primeira etapa, no Cupe, foram 20 ondas no critério excelente, exatamente na média esperada de 100 árvores.
Foto Divulgação
A carboneutralização é outra novidade. Todas as emissões de CO2 do campeonato e de seus participantes serão calculadas e neutralizadas com um número correspondente de árvores no corredor ecológico Tinguá-Bocaina no Rio de Janeiro.

Brasil Surf Pro terá projeto de capacitação em Câmera Man

O projeto BSP
– Câmera Man quer aproximar 10 adolescentes do mundo da televisão, dando a oportunidade deles experimentarem uma profissão: câmera man. Sob responsabilidade de uma das maiores produtoras do Brasil, a KN Vídeo, o curso de três dias acontecerá durante as competições e terá quatro horas diárias de duração. A proposta é mostrar aos adolescentes como funciona uma câmera de vídeo, os enquadramentos, as lentes, os tripés, operação de vídeo, iluminação e captação de áudio.

As aulas teóricas serão ministradas na tenda Oi Futuro, montada junto a estrutura da competição, e as aulas práticas serão “ao vivo”. Os alunos se revezarão na operação de uma das câmeras da transmissão ao vivo do BSP no site do evento e gravarão imagens para reportagens sobre o evento. Uma experiência única, uma chance imperdível de estar e fazer parte dos bastidores da transmissão de um grande evento esportivo.


Os vídeos e reportagens gravadas pelos alunos serão disponibilizados no site oficial do evento, divulgando assim este trabalho.


Programação Tenda Oi Futuro

15/07 - quinta

9h as 13h: Capacitação de Câmera Man - aula teórica
13h as 14h: Almoço

16/07 - sexta

9h as 13h: Capacitação de Câmera Man - aula teórica
13h as 14h: Almoço
14h as 18h: Clínica de Surf - palestra shaper / aula prática surf

17/07 - sábado

9h as 13h: Capacitação Câmera Man - aula prática
13h as 14h: almoço
14h as 18h: Capacitação Câmera Man - aula prática

Adiv Surf