Depois de dois adiamentos, a Primeira Etapa do Circuito ASN Cervejaria Noi / Compão de Surf 2011 foi realizada nos dias 11 e 12 de junho, na praia de Itacoatiara, no canto do Costão, com sol e ondas clássicas de até um metro e meio.
No sábado, tiveram boas ondas, fortes e ligeiramente balançadas, exigindo um bom preparo físico dos atletas. No domingo, o mar ficou clássico, com condições ideais para elevar o nível das disputas. Paralelamente ao campeonato também ocorreu o evento Limpando e Reciclando, organizado pelo Instituto Ecológico Aqualung, coordenado em Itacoatiara pela bióloga Marta Visser. O objetivo da limpeza da praia é conscientizar as pessoas para não sujar as praias e os oceanos.
Na entrega de prêmios também ocorreu uma homenagem póstuma ao Sidnei da Compão, que durante seis anos trabalhou serviu a rapaziada do surf e veio a falecer no último dia 11 de março.
O evento fechou com chave-de-ouro, em clima de amizade e confraternização. Após a entrega de prêmios, um bonito calhambeque distribuiu gratuitamente duzentos litros de chopp da Cervejaria Noi, aprovadíssimo pela galera, além de energéticos Mad Dog, com show ao vivo de Renato Roquete e Banda. Alegria total para todos os presentes em Itacoatiara!
Confira o resumo do evento no vídeo:
Em bateria eletrizante, Leo Trigo comandou o show de surf em ondas de um metro e meio, na final da categoria Master, que ficará marcada com uma das melhores da história da ASN. Ele surfou a melhor onda da decisão, aplicando fortes batidas. Recebeu 9,25 dos juizes, e deixou seus concorrentes em situação complicada, largando na frente na disputa por uma das passagens aéreas para o Peru oferecidas pela AIT Surf Operadora de Turismo e Taca Air Lines.
Os cariocas Leo Chinês (2º) e Luiz Menezes (3º), além do local Rafael Mignani (4º) também apresentaram um surf de alto nível. Menezes surfou o melhor tubo do campeonato, além de mandar um aéreo na final, mas só foi suficiente para deixá-lo na terceira colocação. Ao término da bateria até os juizes aplaudiram.