Filipe Toledo, Slater, Sally e Lakey vencem no US Open of Surfing

Terminou no último domingo (8), aos olhos de milhares de pessoas o fantástico evento em Huntington Beach, Califórnia. O Nike US Open of Surfing aconteceu de 30 de Julho e terminou no último domingo, 7 de Agosto, em Huntington Beach na Califórnia e contou com três importantes eventos: uma etapa de 4* do Pro Júnior América masculino e feminino, um ASP 6* Prime masculino e a última etapa do Women´s World Tour.

No último dia de competição, após uma semana intensa de surf, o mar encontrava-se com um metro e formação ordenada. As semifinais da última etapa do Women´s World Tour foram as primeiras a entrar para a água, com Lakey Peterson (USA) contra a atual campeã do mundo, Carissa Moore (HAW). Vale lembrar que Lakey, de apenas 16 anos, foi wildcard deste evento, mostrando muito surf que a levou até à final. Num heat super disputado contra Carissa, houve uma constante troca de ondas e de lugares, que só ficaram decididos com o 7.67 de Peterson que lhe daria a vitória com um score de 14.67 e a eliminação da campeã do mundo com 14.60.



Sally Fitzgibbons (AUS)
Na segunda semifinal, e não menos interessante, Coco Ho (HAW) enfrentou Sally Fitzgibbons (AUS). Um heat também muito interessante, decidido ao toque da buzina. Sally estava em segundo, e precisava de um 7.93 e faz um 8.23 no último minuto, garantindo assim o lugar na final com um score de 14.46 eliminando Coco Ho com um score de 14.16.


Sally Fitzgibbons (AUS)
 Na final encontraram-se então Lakey Peterson e Sally Fitzgibbons. Sally que já venceu três eventos da ASP este ano, destacou-se desde o início do heat com um 5.67 e um 7.50, liderando durante toda a final e vencendo com um score de 14.23. Lakey tornou-se vice-campeã do evento com um score de 12.40 no entanto, realizou uma incrível performance durante todo o campeonato, sagrando-se também campeã do pro júnior.

Sally Fitzgibbons termina este ano competitivo da melhor forma, com uma vitória num dos eventos mais importantes da época e com um segundo lugar no ranking do Women´s World Tour.



Lakey Peterson (EUA)
Na competição masculina Dusty Payne foi o primeiro a carimbar o passaporte para as semifinais, deixando para trás Tanner Gudauskas (USA), num heat que dominou por completo.

A segunda semifinal foi um dos momentos altos do dia, o campeão do mundo Kelly Slater enfrentou Taj Burrow numa batalha de gigantes. Taj começou da melhor forma com um 7.17 e um 6.77 deixando Slater em combinação, contudo, por pouco tempo. Alguns minutos depois, Slater faz um 7.10 e precisou de um 6.85. Imediatamente na sequência fez um 8.40 e passou para primeiro, situação que se manteve até o final, com Taj Burrow tentando de tudo até ao som da buzina. Slater avançou então para a semifinal com um score de 15.50 e Taj, que teve uma excelente participação, foi eliminado com 15.27.



Kelly Slater (EUA)
No terceiro heat, Dane Reynolds (USA), um dos favoritos à vitória, foi eliminado pelo jovem Kolohe Andino (USA). Também um heat disputado onde Andino liderou desde o início com um score de 10.44 face ao 10.33 de Dane Reynolds.

No último heat das quartas-de-final, Yadin Nicol (AUS) que esteve em destaque durante todo o campeonato venceu e convenceu os juízes, eliminando Royden Bryson (ZAF) com um score de 11.60. Estavam assim encontrados os finalistas das semifinais.



Kelly Slater (EUA)
No primeiro heat das semifinais, Slater esmagou Dusty Payne com um aéreo 360 de backside que ficará na história, e que lhe valeu um 9.77, a onda mais alta do evento. Faltavam 5 minutos para o final, Slater estava perdendo e precisava de um 6.73. Payne deixou-o ir numa esquerda e Slater acertou este aéreo e garante o lugar na final com um score de 17.94.

Na segunda semifinal, Yadin Nicol (USA) e Kolohe Andino (USA) "lutaram ferozmente" pelo tão valioso lugar na final, mas a vitória acabou por sorrir a Nicol com um score de 13.44 face ao 12.87 do jovem Kolohe de apenas 17 anos.



O público
A final ficou na história pelo autêntico show de Slater e pala inércia de Yadin face ao espectáculo. Yadin teve até aos 5 minutos finais sem surfar sequer uma onda, enquanto Slater continuava a aumentar o seu score. Começou com um 8.50 num brilhante aéreo reverse e depois realizou um 7.77 onde destruiu uma direita. Com um score de 16.27, Yadin ficou sem saber o que fazer e terminou na segunda posição com apenas três ondas surfadas e um score mínimo de 2.57.


Kelly Slater (EUA)
Desde o começo que Kelly Slater queria vencer esta competição e conseguiu. Milhares e milhares de pessoas assistiam a tudo na praia e o atual campeão do mundo estava radiante. Yadin Nicol com este resultado sobe para a 27ª posição no ranking único encontrando-se entre o top 32 para o corte do meio do ano. O próximo evento é em 20 de agosto, com a quinta etapa do World Tour em Teahupoo!

  Adiv Surf

Fonte SurfTotal