SALVADOR / Bahia - Surfista local Bino Lopes , 23, venceu o Billabong Eco Festival na Praia de Jaguaribe, em Salvador, Brasil. Marcando 17,00 (de um possível 20 pontos), derrotando o jovem talento Michel Rodrigues na final.
O jovem Michael Rodrigues fez um nome para si mesmo, fazendo a final em ambos os ASP South America Pro Junior World 2 e Star-eventos. Ele começou a final de sábado, mandando aéreos, enquanto seu adversário Lopes fez o power surfe usando mais as bordas da prancha.
"A Bahia é um lugar de sorte para mim", disse Michael Rodrigues. "Mesmo sem ter ganho os eventos estou feliz por ter feito ambas Finais. As condições estavam difíceis hoje e eu fiquei muito desgastado nas eliminatórias anteriores. A correnteza estava muito forte e o vento também. Então, eu vou analisar o que deu errado para que eu possa melhorar e ganhar da próxima vez. "
Depois de uma semana cheia de boas condições, com céu ensolarado e ondas divertidas, o Billabong Surf Eco Festival terminou em condições de tempestade com vento maral e ondas de 4-6pés (1-2 metros) de altura. As condições desfavoráveis no entanto, não foram suficientes para espantar a multidão da praia no dia final do evento.
"A multidão, que veio hoje para torcer por mim foi essencial", disse Lopes. "Toda a energia que vem da praia e minha família me ajudou muito. Foi muito emocional. Estou tão feliz que eu ganhei! "
Pelo quarto ano consecutivo, o Billabong Surf Eco Festival foi realizado em Salvador, na Bahia, no Brasil e pela terceira vez o Pro Junior Sul-americano rolou no mesmo local. O organizador do evento, Railton Lemos, comemorou mais um evento de sucesso e o fato de que um surfista local venceu o evento pela primeira vez.
"Terminamos com chave de ouro", disse Railton Lemos. "Tudo funcionou muito bem e fomos capazes de colocar a Bahia no mapa de eventos esportivos internacionais, em um lugar mais conhecido por sua tradição de Carnaval. Há surf aqui também! Eu gostaria de agradecer o apoio da ASP, Billabong e todos os patrocinadores que ajudaram a tornar este evento possível. Há mais por vir no próximo ano. "
O Festival Eco Surf é trazido a você por produções Dende e Axe Mix e apresentado pela Billabong e é patrocinado pelo Estado da Bahia, a cidade de Salvador e Petrobras, Skol, Azul Airlines e Monster Energy. Juntos, os organizadores do evento combinam esportes com apresentações artísticas locais para promover a educação ambiental em toda a semana em Jaguaribe.
FINAL ASP BILLABONG SURF ECO FESTIVAL:
Campeão: Bino Lopes (BRA) - 16,00 - US $ 5.000 e 500 pontos
Vice-campeão : Michael Rodrigues (BRA) - 11,00 - US $ 2.500 e 375 pontos
SEMIFINAIS - 3 º lugar - $ 1.750 e 281 pontos:
1: Michael Rodrigues (BRA) 9,25 x 8,35 Elivelton Santos (BRA)
2: Bino Lopes (BRA) 10,75 x 10,25 Christiano Spirro (BRA)
Quartas de final - 5 º lugar - $ 1.100 e 211 pontos:
1: Elivelton Santos (BRA) 12,65 x 10,35 Pablo Paulino (BRA)
2: Michael Rodrigues (BRA) 13,25 x 10,50 Cesar Aguiar (BRA)
3: Bino Lopes (BRA ) 12,65 x 10,75 Marco Fernandez (BRA)
4: Christiano Spirro (BRA) 10,15 x 6,75 Dennis Tihara (BRA)
Fonte:Surfguru