Força do mar provoca destruição em Maracaípe

A força do mar dos últimos dias inundou ruas da praia da Maracaípe, no litoral Sul, situada no município de Ipojuca, destruindo parte da estrada que dava acesso ao local. A rede de energia elétrica e os canos que faziam o abastecimento também não resistiram e foram danificados.O s moradores estão sem água há quatro dias. Nas pousadas que ficam à beira-mar o momento é de reconstrução.
O proprietário de restaurante Eduardo Fernandes conta que teve prejuízos e que a prefeitura ainda não realizou reparos no local: ”A maré levou a rua e parte da propriedade da gente, derrubou o muro e o telhado do restaurante, derrubou postes. Desde segunda-feira que a gente vem solicitando que seja um trabalho preventivo com máquinas de colocação de areia e ainda não foi feito nada”, afirma.
Sem rua, os carros não podem passar e uma parte da praia está isolada. Preocupados com os prejuízos que podem ter, os comerciantes alugaram máquinas por conta própria para tentar, pelo menos, amenizar a situação.
Os moradores cobram uma solução da prefeitura de Ipojuca. O aposentado Elísio Chalaça, que viu a maré levar parte do que ele construiu faz um apelo: “É preciso que o poder público de Ipojuca faça alguma coisa porque nós não suportamos mais essa agonia”.
O secretário de Tecnologia e Infraestrutura de Ipojuca Erivelto Lacerda diz que um serviço paliativo deve ser feito nas próximas duas semanas e que a obra definitiva será feita no mês de outubro.
“Vamos fazer um engorda natural da própria areia da praia. Estamos esperando o maquinário para que toda a faixa de extensão possa dar acesso aos turistas. A partir de outubro vamos começar a implantar um sistema de tecnologia para que no próximo inverno não tenhamos esse problema”, explica.


Fonte: pe360graus.com