Cinco brasileiros na terceira fase do Oakley World Junior

Ian Gouveia e Marco Fernandez ganharam os duelos brasileiros da repescagem para se juntar aos outros três que estrearam com vitórias na Indonésia

Pelo segundo dia consecutivo, as direitas de Keramas receberam o Oakley World Pro Junior em Bali. Mas, só depois das 13 horas, quando as ondas apresentaram melhor formação. Mais dois brasileiros passaram para a terceira fase nos duelos verde-amarelos da repescagem. O baiano Marco Fernandez derrotou o potiguar Italo Ferreira na primeira bateria da quinta-feira e na terceira o pernambucano Ian Gouveia superou o catarinense Gustavo Machado. Com isso, cinco brasileiros vão disputar classificação para as oitavas de final na Indonésia.

Ian Gouveia (BRA) / Steve Robertson (ASP)
"As ondas estavam bem difíceis na hora da nossa bateria", lamentou Ian Gouveia, que ainda pegou um tubo profundo, mas a onda fechou a saída dele. "Esta é a minha primeira vez aqui em Bali e estou adorando, procurando surfar o máximo que posso e me divertir também. Pena que teve duas baterias só entre brasileiros hoje (quinta-feira) e dois acabaram saindo do campeonato".

A quinta-feira foi mais um dia de ondas perfeitas em Keramas para a primeira das três etapas do Circuito Mundial Pro Junior da ASP. Nas direitas de 4-5 pés, os jovens surfistas com até 21 anos de idade pegaram belos tubos e puderam apresentar todo o repertório de manobras modernas nas longas paredes das ondas, com alguns até usando os aéreos no famoso reef break que o tubo é a principal característica.

Marco Fernandez ganhou a primeira bateria do dia com notas 7,33 e 6,83 em duas ondas seguidas. Com elas, passou fácil pelo potiguar Italo Ferreira com uma larga vantagem de 14,16 x 6,10 pontos. O outro duelo brasileiro foi mais fraco de ondas e Ian Gouveia somou duas notas na casa dos 4 pontos para derrotar Gustavo Machado por 8,60 a 7,64.

O único que enfrentou um surfista de outro país foi o catarinense João Paulo Abreu, no penúltimo confronto da repescagem e da quinta-feira em Bali. Mas, o japonês Kaishu Tanaka não deu qualquer chance para ele com os dois tubos que achou para vencer a bateria com notas 8,00 e 7,67. Na quinta-feira, estes 15,67 pontos só não superaram os 16,60 do norte-americano Jake Halstead contra o português Frederico Morais.
Garrett Parkes (AUS) / Steve Robertson (ASP)
Os japoneses ganharam os dois últimos duelos da repescagem e voltarão a enfrentar brasileiros na terceira fase. O baiano Marco Fernandez compete contra Arashi Kato na quinta bateria e o pernambucano Ian Gouveia disputa a última vaga para as oitavas de final com Kaito Ohashi.

Já o primeiro a competir será o campeão sul-americano Sub-20 deste ano, o paulista Filipe Toledo, na quarta bateria com o sul-africano Shaun Joubert. Na 12.a, o paranaense Peterson Crisanto enfrenta o australiano Dean Bowen e a disputa seguinte será outro confronto Brasil x África do Sul na Indonésia.

Dylan Lightfoot é o adversário do paulista Caio Ibelli, que no passado foi semifinalista do Oakley World Pro Junior em Keramas. Dos brasileiros, Caio foi quem fez a melhor apresentação em Bali, mas em Canggu, que sediou os dois primeiros dias do evento. Lá, ele estreou com vitória por 15,77 pontos, somando uma nota 8,5.

Para o paulista Deivid Silva, o potiguar Italo Ferreira e os catarinenses João Paulo Abreu e Gustavo Machado, que não conseguiram vencer nenhuma bateria na Indonésia, a chance de recuperação será na etapa inédita do Circuito Mundial Pro Junior da ASP na América do Sul. O Brasil Open de Surf será realizado nos dias 24 de outubro a 02 de novembro na Praia do Arpoador, logo após o encerramento da "perna brasileira" de fim de ano da ASP South America também no Rio de Janeiro.
Tanner Hendrickson (HAV) /  Steve Robertson (ASP)
Terceira fase - 17º lugar - US$ 1.200 e 1.750 pontos:
1.a: Davey Cathels (AUS) x Michael February (AFR)
2.a: Beyrick de Vries (AFR) x Thomas Woods (AUS)
3.a: Medi Veminardi (REU) x Vasco Ribeiro (PRT)
4.a: Shaun Joubert (AFR) x Filipe Toledo (BRA)
5.a: Marco Fernandez (BRA) x Arashi Kato (JAP)
6.a: Garrett Parkes (AUS) x Evan Thompson (EUA)
7.a: Keanu Asing (HAV) x Eziekel Lau (HAV)
8.a: Jack Freestone (AUS) x Darmaputra Tonjo (IDN)
9.a: Dale Staples (AFR) x Jake Halstead (EUA)
10: Conner Coffin (EUA) x Tanner Hendrickson (HAV)
11: Kiron Jabour (HAV) x Kaishu Tanaka (JAP)
12: Peterson Crisanto (BRA) x Dean Bowen (AUS)
13: Caio Ibelli (BRA) x Dylan Lightfoot (AFR)
14: Ryan Callinan (AUS) x Dylan Goodale (HAV)
15: Maxime Huscenot (FRA) x Andrew Doheny (EUA)
16: Ian Gouveia (BRA) x Kaito Ohashi (JAP)
Oitavas de final feminina - 9.o lugar - US$ 1.000 e 3.750 pontos:
1.a: Sarah Mason (NZL) x Gabriela Leite (BRA)
2.a: Dimity Stoyle (AUS) x Leila Hurst (HAV)
3.a: Faye Zoetmulder (AFR) x Nao Omura (JAP)
4.a: Bianca Buitendag (AFR) x Alessa Quizon (HAV)
5.a: Felicity Palmateer (AUS) x Lani Doherty (EUA)
6.a: Joanne Defay (FRA) x Maud Le Car (FRA)
7.a: Philippa Anderson (AUS) x Quincy Davis (EUA)
8.a: Coco Ho (HAV) x Ren Hashimoto (JAP)