Maresias será cede do Mundial de Stand Up Paddle Wave

Pela primeira vez em São Paulo, de 22 a 30 de outubro, o Brasil recebe os melhores atletas do mundo na etapa Mundial de Stand Up Paddle Wave, e mostra que o esporte pode ser praticado até por quem nunca teve contato com uma prancha de surf

“Até quem estiver deitado na areia vai ficar de pé”. É assim que a praia de Maresias recebe no próximo dia 22 de outubro o AlmaSurf Mormaii International Stand Up World Tour, etapa válida pelo campeonato mundial de SUP Wave, que acontece pela primeira vez nas areias de São Sebastião, em São Paulo. O evento conta com a presença de watermen de todo mundo, vindos principalmente do Hawaii, Califórnia, França, Tahiti, Austrália, e outros países da Europa como Dinamarca e Holanda, além do Brasil.

Picuruta, que ocupa ao 16ª posição no ranking, estampa a programação visual do evento com uma bomba surfada em Sapinus, na etapa realizada no Tahiti.
O Brasil está muito bem representado pelo santista Leco Salazar, que é o atual vice-líder do ranking. Leco pode alcançar a liderança do Circuito com uma vitória em casa. Aliás, ele venceu a etapa brasileira de 2010, que aconteceu em Ibiraquera, sul da Santa Catarina, e teve bom desempenho nas etapas do Hawaii. “Neste ano raspei em algumas etapas, mas conquistei um bom vice na França e um terceiro na Califórnia. Está na hora de eu ser campeão para brigar pelo título”, diz Leco, que é filho do lendário surfista Picuruta Salazar, que também estará na disputa em Maresias.

O jovem havaiano Kai Lenny, sensação mundial dos boardsports de apenas 19 anos, campeão Mundial de 2010, já considerado um fenômeno do esporte, tem presença confirmada nas areias de São Sebastião e promete dar um show nas fortes ondas do Canto do Moreira. “Ouvi falar muito bem das ondas de Maresias, que são potentes e cavadas, ideais para o meu estilo de surf. Vou ao Brasil motivado para conquistar mais uma vitória e buscar o título mundial. Chego para vencer.” O havaiano fala com gana e esperança, já que ele pode se tornar Bicampeão Mundial, caso ele vença a etapa AlmaSurf Mormaii International. “Ser bi de uma modalidade tão charmosa como o Stand Up World Tour é um privilégio para qualquer esportista. Estou muito motivado para essa competição. É sempre bom vir ao Brasil”, diz Kai Lenny, que é apontado como o novo Laird Hamilton dos boardsports.

Outros renomados watermen disputam o pódio em Maresias, como os franceses Antonie Delpero e Peyo Lizarazu, respectivos 3º e 4º colocados no Circuito. O time havaiano vem em peso, com Robin Johnston e Aaron Napoelon, 5º e 6º do ranking, além de Kody Kerbox, Ikaika Kalama, Bonga Perkins, Duane Desoto, Kala Alexander, Garret MacNamara, Kainoa McGee, entre outros. Dos Estados Unidos, os nomes são Chuck Patterson e Sean Poynter, e do Tahiti, Vetea David. E do Brasil, Alexandre Magrinho (14º) corre no evento principal. Luis Saraiva e Caio Vaz, líder e vice do ranking brasileiro, também são presenças confirmadas. E outros riders como Carlos Bahia (30º) e Fabiano Tissot; participam dos trials classificatórios para o evento principal.

No evento principal competirão 32 atletas. Esse time será formado pelos 24 melhores ranqueados no Circuito até o momento, mais os quatro primeiros atletas classificados na triagem que antecede o evento principal, os dois primeiros do ranking brasileiro classificados no IWC2011, mais dois convidados. Nesta etapa, a premiação total é de US$ 10 Mil, sendo que o primeiro colocado fica com US$ 3,5 Mil.

Para o público: Clínicas de SUP
Com base no slogan “Até quem estiver deitado na areia vai ficar de pé”, a organização pretende mostrar ao grande público que o esporte está ao alcance de todos, e que até quem nunca subiu sobre uma prancha de surf pode praticar o Stand Up Paddle. Clínicas e aulas de SUP de graça acompanhadas por instrutores profissionais recebem os interessados nas mesmas areias de Maresias, sendo que os melhores alunos serão premiados pela organização do evento.