Billabong Rio Pro completa uma semana de adiamentos


As condições do mar não mudaram no Rio de Janeiro e a repescagem da etapa brasileira do WCT acabou adiada mais uma vez, para as 7 horas da sexta-feira
Adam Melling e Bede Durbidge/Daniel Smorigo / ASP

Billabong Rio Pro/Daniel Smorigo / ASP

Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ) - A tentativa de realizar a repescagem do Billabong Rio Pro na quinta-feira acabou frustrada, pois as condições do mar continuaram as mesmas dos últimos dias no Rio de Janeiro. A quinta-feira amanheceu praticamente sem vento, com Sol, céu azul e nada de ondas para a continuação da etapa brasileira do WCT, que tem prazo até domingo para ser encerrada na capital carioca. A comissão técnica se reuniu às 6h30 e logo anunciou uma nova chamada para as 7h00 da sexta-feira, completando-se assim uma semana de adiamentos no Postinho da Barra da Tijuca.

A expectativa é de que o tempo só mude durante à tarde ou à noite, com a frente fria que já atingiu o sul do país e deve trazer um novo swell (ondulação) para o Rio de Janeiro. Certeza mesmo é que o Billabong Rio Pro 2013 será finalizado nos últimos dias do seu prazo. Até agora só foi realizada a primeira fase na quinta-feira da semana passada. Esta rodada de apresentação dos melhores surfistas do mundo não é eliminatória. Os vencedores das doze baterias avançaram direto para a terceira fase e os perdedores têm uma segunda chance de classificação na repescagem, que vem sendo adiada desde a última sexta-feira.

Entre os que escaparam de estar vivendo essa ansiedade da volta do evento, estão os ponteiros do ranking mundial que podem brigar pela liderança até em uma final do Billabong Rio Pro entre eles. É o caso do número 1, Kelly Slater, do vice Mick Fanning, do quarto colocado Adriano "Mineirinho" de Souza e do atual campeão mundial Joel Parkinson e o americano Nat Young, que estão empatados em quinto lugar na classificação geral das duas etapas que abriram o ASP World Tour 2013 na Austrália.

A exceção é o australiano Taj Burrow, que divide a vice-liderança do ranking com Fanning. Ele perdeu para o havaiano Sebastian Zietz em sua estreia na quinta-feira passada e vai disputar o primeiro duelo eliminatório da etapa brasileira do WCT com o campeão carioca Gustavo Fernandes. Outros seis brasileiros também perderam as suas primeiras baterias e vão ter que encarar o tudo ou nada da repescagem. São tantos que um duelo verde-amarelo acabou formado na 11.a das doze baterias, entre dois tops da elite, o catarinense Alejo Muniz e o paulista Miguel Pupo, que estão hospedados juntos no Rio de Janeiro. 
Por:João Carvalho