Billabong Rio Pro no Postinho reabre na quinta-feira


O mar já começou a balançar no Postinho da Barra da Tijuca e a organização da etapa brasileira do WCT decidiu fazer uma chamada às 6:30 horas para a repescagem

Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ) - A arena do Billabong Rio Pro no Postinho da Barra da Tijuca que está fechada desde domingo será reaberta nesta quinta-feira. No início da tarde da quarta-feira, a organização da etapa brasileira do WCT anunciou uma chamada às 6:30 horas para a repescagem da primeira fase, que vem sendo adiada desde sexta-feira da semana passada no Rio de Janeiro.

"O mar já deu uma balançada hoje (quarta-feira), então resolvemos fazer a chamada para os atletas que vão disputar a repescagem", contou Xandi Fontes, um dos organizadores do Billabong Rio Pro. "Não podemos confirmar se haverá ou não a competição ainda, mas não podemos perder nenhuma chance de aproveitar o tempo daqui pra frente. Vamos analisar as condições do mar para ver se vai ter onda para rolar as baterias, mas nosso objetivo é sempre o de colocar os melhores surfistas do mundo pra competir nas melhores ondas possíveis".

A expectativa é pela entrada de um novo swell (ondulação) na orla carioca, trazido pela frente fria que já atingiu o sul do país com uma massa de ar polar. O prazo do Billabong Rio Pro vai até domingo e até agora só foi realizada a primeira fase na quinta-feira da semana passada. A chamada desta quinta-feira é primeiramente para os surfistas que estrearam com derrotas, pois os vencedores passaram direto para a terceira fase e não precisam competir na repescagem.

O primeiro duelo eliminatório da etapa brasileira do WCT será disputado pelo australiano Taj Burrow, que divide a vice-liderança do ranking mundial com Mick Fanning, e o campeão carioca Gustavo Fernandes. Outros seis brasileiros também perderam na quinta-feira passada e as únicas vitórias verde-amarelas foram conquistadas pelos paulistas Adriano "Mineirinho" de Souza e Gabriel Medina, que fez os recordes do campeonato no primeiro dia. Agora, quem perder de novo termina em 25.o lugar e recebe 8 mil dólares pela participação no Billabong Rio Pro.
Por:João Carvalho