Tentativa será realizada no 8º Festival de Praia Ecovias que terá várias atrações ao público neste domingo no quebra mar

Os participantes estarão no mar para “dropar” a onda, a partir das 12h50. A ideia é reunir o maior número e atletas com suas pranchas na Praia do José Menino. Para garantir o feito, é preciso uma boa logística. Afinal, coordenar dezenas de surfistas ao mesmo tempo não é uma tarefa fácil. Para isso, membros do Pioneiros Surf Clube, os surfistas da antiga, alguns que começaram a praticar o esporte ainda na década de 60, com madeirite, estarão no apoio.
“Estamos chamando todos os surfistas de pranchinhas e praticantes de SUP para participar dessa grande festa. Também queremos o apoio do público. A tentativa depende de vários fatores, como a condição da maré e, principalmente, da vontade da galera”, afirma o idealizador do evento, Rico de Souza, justificando a escolha da Cidade para o evento. “Nada mais justo do que Santos, onde o surf começou no Brasil. Onde há tradição”, fala.
Segundo ele, o grande objetivo do recorde é chamar atenção da comunidade para os riscos e efeitos do Aquecimento Global. “Os surfistas têm essa missão e sabem da importância da defesa do meio ambiente. É uma forma de conscientizarmos todos e também promoveremos outras ações, como o Passeio Regata Onda Lima, com pranchas de SUP, e a distribuição de mudas nativas ao público”, complementa Rico.
Junto à tentativa do novo recorde, o 8º Festival de Praia Ecovias terá vários atrativos, desde às 8 horas. Desde disputas radicais até passeios e demonstrações. O dia começa com um evento de natação e de surfski. Logo depois, às 8h35, todos os inscritos no Passeio Regata Onda Limpa sairão da areia para remar por três quilômetros.
Na sequência, às 10h40 é a vez do Tag Team Vivo, um revezamento de remadas em pranchas de SUP, feito em duplas, garantindo muita emoção ao público. Entre os participantes, nomes de ponta, como Mario Cavaco, líder do ranking brasileiro de SUP.
A programação segue às 11h25 com a Porto Seguro Auto Expression Session, uma bateria sem regras, valendo a manobra mais radical no SUP, também com competidores conhecidos, como Carlos Bahia e Renato Wanderley, grande conhecedor do pico e campeão brasileiro em 2012. Antes da tentativa do recorde, o público ainda acompanhará a Expression Session da Associação Santos de Surf, desta vez com pranchinhas.
“Teremos cinco passagens aéreas para o Peru distribuídas nesses eventos. Duas para a melhor dupla do Tag Team Vivo, uma para a Porto Seguro Auto Expression Session, outra para a Expression Session da Associação Santos de Surf e mais uma que será sorteada entre os participantes do Passeio Onda Limpa”, anuncia Rico de Souza, lembrando que toda programação do evento está disponívelno link ricosurf.globo.com/noticias/surf/festival-de-praia-ecovias-2014/.
MÃE E FILHO JUNTOS – O 8º Festival de Praia Ecovias reunirá muitos surfistas, apaixonados pelo mar. Um verdadeiro encontro da “tribo” do surf. Entre os participantes estará Milena Amaral e seu filho, Théo Cabeleira. A hoje empresária, proprietária de uma rede de lojas de biquínis, a Água Marinha, já foi bodyboarder profissional e continua com sua relação com o mar, agora praticando o SUP, tanto nas remadas quantos nas ondas, e também a canoa havaiana (recentemente representou o Brasil no Mundial da modalidade).
No Festival de Praia Ecovias, ela participará com Théo do Tag Team Vivo. Apesar de enfrentarem duplas fortes, eles mostram animação. Porém, mais do que isso, para Milena, o que valerá será o momento especial que passará com o filho. “Tenho certeza de que ficará na lembrança da família toda, inclusive da milha filha Yasmin, que em breve estará conosco curtindo as ondas de SUP”, afira Milena, que é assídua no Quebra-Mar.
“Adoro praticar esporte com a minha família. Será um momento único. Adoramos o SUP e sempre caímos na água em família”, acrescenta Milena, que terá na torcida o marido, Rogério Mendes, também destaque da modalidade, mas que ficará de fora, por uma fratura no dedo da mão, que o impossibilita de remar.
Théo, que está com dez anos, também competirá na Porto Seguro Auto Expression Session. No ano passado, ele chamou a atenção na disputa, por ser o caçula. “Será muito legal. Vou me esforçar e, se os adultos vacilarem, talvez eu leve alguma coisa”, afirma o sempre radical Théo. “Acho que ele vai viver aquele sonho de criança, surfando ao lado de seus ídolos”, completa Milena.
O 8º Festival de Praia Ecovias 2014 é uma realização da Rico Esporte e Comunicação, com patrocínio da Ecovias, copatrocínios da Porto Seguro Auto e Vivo, com apoios da Federação Paulista de Surf, FPSUP, Associação Santos de Surf, Pioneiros Surf Club, The Surfer’s Journal Brasil, VitShop, Rádio Rock, Art in Surf, RCH Sports, Prefeitura de Santos/Secretaria Municipal de Esportes.
Por:Fabio Madarei
Santos quer voltar ao Guiness Book