Aconteceu no dia 26 de abril na praia de Itacoatiara a primeira etapa do Circuito ASN Cyclone / Secretaria de Esporte Nova Geração 2015. O evento que abriu a temporada de competições em Niterói foi disputado no canto da pedra do Costão com ondas de até um metro, fortes e irregulares. A escolha das mesmas foi fundamental na disputa das baterias, e a novíssima geração da cidade e do Estado do Rio de Janeiro mostrou atitude e disposição.
O evento foi marcado pelo equilíbrio entre as cidades. Saquarema levou vantagem com três vitórias, do Daniel Templar na Iniciante (Sub-14), Carol Bonelli na Escolinha Feminino e Rickson Falcão na Pré-Petit (Sub-8). Niterói foi representada pelo título do Pedro Henrique Canero na Petit (Sub-10). Kauai Pinheiro de Arraial do Cabo venceu a Infantil (Sub-12) e o carioca Diego Cordeiro faturou a Escolinha Masculino.
Um dos diferenciais desse campeonato voltado para as crianças é o envolvimento familiar. A vibração dos pais, torcedores e amigos na areia era grande a cada onda bem surfada. A presença da ambulância da Unimed foi importante, pois realizou três pequenos atendimentos entre os jovens competidores.
Daniel Templar, atual campeão do circuito nas categorias sub-12 e sub-14, começou bem o ano. Ele abriu a bateria final com duas fortes batidas em uma direta, recebeu a maior nota do campeonato, e se manteve no topo da Iniciante. O cearense Luca Bezerra surfou pela primeira vez em Itacoá, demonstrou ter se adaptado as difíceis condições do mar, fez boas escolhas durante todo evento e chegou na segunda colocação. Bernardo Ribeiro de Arraial do Cabo ficou em terceiro, e Danilo de Souza, único local do pico presente na decisão, ficou precisando da segunda boa nota e terminou em quarto.
Apesar da pouca idade Kauai Pinheiro é um dos mais experientes entre a garotada. Na Infantil ele encontrou a onda salvadora e conseguiu a virada em cima do seu principal oponente, o niteroiense e morador do Forte do Imbuí, Caio Knappi. Em suas primeiras participações, Vinicius Ramon e Lennon Gaseta chegaram a final e terminaram respectivamente em terceiro e quarto.
Pedro Henrique Canero foi o melhor em 2014 entre surfistas de até 8 anos. Competindo agora na Petit, ele venceu a primeira etapa e começou bem o ano. Os saquaremenses Diego Templar e Rafael Lutfy eram seus principais concorrentes. Diego ficou com o vice e Rafael foi o terceiro. O niteroiense Kyle Azeredo voltou as competições, avançou para afinal e terminou em quarto.
Além de ter excelente ondas, Saquarema é celeiro de grandes atletas. Na semana anterior Rickson Falcão havia vencido o estadual na categoria Pré-Petit. Botou para baixo em Itacoatiara e também venceu o campeonato da ASN. O cearense Guilherme Lemos, filho do experiente Geraldo Lemos, escolheu as direitas em direção a pedra e garantiu o segundo lugar. Rafael Azeredo ficou o terceiro e Matheus Shenkel em quarto.
O carioca Diego Cordeiro saiu do Leme e venceu a categoria Escolinha Masculino. Igor Queiroz é um dos mais atirados entre a nova geração niteroiense. Na final ele também botou pra baixo e terminou em segundo. Brian Pacheco é o atual campeão do ranking, mas nesta etapa ficou em terceiro. Marcus Vinicius Sá Freire completou a decisão na quarta colocação.
Todas as meninas que participaram do campeonato mostraram atitude nas difíceis condições do mar. Na final Carol Bonelli conseguiu a pontuação necessária em sua última onda e se sagrou campeã. Luiza Repsold surfou as maiores durante todo campeonato e na decisão não foi diferente. Ficou precisando de uma segunda boa nota, e acabou sofrendo a virada. Yumi Tominaga foi a terceira e Duda Mergulhão, que foi a campeã do circuito em 2014, desta vez ficou em quarto.
A segunda etapa do Circuito ASN Cyclone / Secretaria de Esporte Nova Geração 2015 está agendada para o dia 4 ou 5 de julho, mas antes a Associação de Surfe de Niterói realizará a primeira etapa do circuito principal nos dias 23 e 24 de maio, com a renovação das principais premiações para este ano.
O Circuito ASN Cyclone / Secretaria de Esporte Nova Geração 2015 tem patrocínios da Cyclone, Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Niterói, Unimed Leste Fluminense, Compão, Organics Acessórios, TSN e Pranchas Bou.
Divulgação ASN Biênio 2015/16
www.asn.org.br
Circuito ASN Cyclone Itacoatiara